Pele e cabelo: 10 descobertas incríveis em 2 anos Beautyst

pele

O projeto Beautyst fez 2 anos a 6 de Maio. Um dia muito feliz e importante para mim. O projeto arrancou na minha cabeça e no papel bem antes disso, levou muitos meses de preparação e saber que tenho uma plataforma que consegue ajudar tantas pessoas e que já conta com quase 1.000.000 (sim, 1 milhão!) de visualizações, é algo que eu não esperava! Também durante este período eu aprendi MUITAS coisas. Porque tive contacto com muitas marcas e produtos, porque alterei vários hábitos de vida e porque pude experimentar diversos tratamentos. Hoje vou mostrar as 10 descobertas que mudaram a minha pele e o meu cabelo nestes 2 anos de projeto!

2 anos de projeto Beautyst

Antes de mais deixo aqui aquele que foi o resumo destes 2 maravilhosos anos!

 

E agora vamos às 10 descobertas que mudaram a minha pele e cabelo nestes 2 anos!

1. “Rotina de rosto” e budget investido

Sou fã de vários cuidados cosméticos. A minha pele é mista a seca e para quem procura as soluções que melhor funcionaram na minha pele falei sobre os meus Favoritos de Skincare de 2019 aqui e sobre os meus Favoritos de Skincare de 2020 aqui.

Mas quando me perguntam qual a “rotina de rosto” adequada a alguém, eu sou aquela pessoa que não acredita em rotinas pré feitas. Claro que há coisas básicas: a limpeza, a hidratação e a proteção solar. Mas até um protetor solar pode ser hidratante e dispensar o uso de um creme hidratante. Nunca falei de uma rotina de rosto durante 2 anos, exatamente por esse motivo. E os produtos cosméticos que existem são tão diferentes uns dos outros, que para uma mesma pele (e com necessidades semelhantes) é possível fazer inúmeras combinações de produtos. A minha pele não tem as mesmas necessidades 365 dias por ano. No verão faço várias alterações à rotina de rosto. Se a pele está mais sensível por algum motivo mudo algumas coisas. Olhar para uma rotina de rosto como algo estanque e que se mantém igual todo o ano não me faz sentido. Por isso gosto de aprofundar este tema nos meus Workshops, onde dou inúmeras sugestões.

Quanto ao budget, diria que se vamos querer investir então que seja em séruns: num antioxidante, num sérum de ácido hialurónico, num renovador celular. Há hidratantes e mesmo produtos de limpeza ou tónicos acessíveis. O que costumo dizer, é que se algo resulta mesmo na nossa pele e se vemos resultados é para manter. Mas se gastamos dinheiro e não vemos resultados, porquê continuar? Uso produtos acessíveis: o desmaquilhante de olhos, o gel de limpeza do rosto, o hidratante diário da manhã. Falei de todos eles nos artigos sobre favoritos de skincare. Mas em produtos onde pretendo a máxima eficácia e resultados visíveis – então sim, eu prefiro investir naqueles que me trazem RESULTADOS. Não acredito em dupes (produtos cosméticos baratos que supostamente fazem “o mesmo” que outros mais caros). Basta comparar antioxidantes e produtos com vitamina C para perceber isso. Para fazer essa comparação teríamos de avaliar uma série de parâmetros na pele, a capacidade de penetração de um produto e os resultados efetivos. Mas é possível usar produtos mais acessíveis sim, desde que eles resultem.

2. Hábitos de vida GRATUITOS com impacto na pele, cabelo e corpo

Hábitos que tiveram um impacto enorme e que transformaram a minha abordagem aos cuidados de rosto, cabelo e corpo? São cuidados gratuitos, que qualquer pessoa pode fazer na sua casa. Durante estes 2 anos de projeto Beautyst eu ainda os valorizei mais. Um deles foi ter passado a dormir melhor. Eu dormia em média 5 a 6 horas e passei a dormir em média 7 a 8. Claro que tive de prescindir de certas coisas, mas dormir mais teve um impacto enorme no meu bem-estar, no meu peso e na minha pele (mais hidratada, luminosa, suave – afinal durante a noite a renovação celular acontece a uma velocidade 30 x superior que durante o dia).

Também a prática de exercício físico foi algo em que apostei muito nos últimos 2 anos. Acabei com a falsa ideia de que os produtos cosméticos / massagens é que têm impacto no nosso corpo – isso não podia estar mais errado. São cuidados complementares. Faço exercício 3 x por semana e em casa, desde a pandemia. É grátis, basta levantarmo-nos do sofá. Com isto eu tonifiquei o meu corpo e a pele, consigo manter o peso e é um passo importantíssimo para gerir o stress (que impacta a pele e o cabelo – já expliquei melhor o impacto do stress no cabelo aqui). Uma pele e um cabelo bonitos e um corpo em forma que nos faz sentir bem beneficia MUITO destes hábitos. A minha abordagem à alopécia androgenética e à queda de cabelo não podia ser mais holística: bons hábitos aliados ao tratamento medicamentoso. A alimentação também tem um impacto grande no cabelo: falei sobre esse assunto aqui.

beautyst

Continuamos a dormir pouco, a comer o que nos apetece, a sermos sedentárias, a não ingerir água e a depositar TODA a responsabilidade num produto cosmético. Isto não faz sentido.

3. Preenchimento com ácido hialurónico e pontos de luz

Com o passar dos anos, o rosto perde volume e ganha rugas, sulcos. O que noto mais no meu rosto são os sulcos nasogenianos. Fazer preenchimento com ácido hialurónico mudou a minha pele, pois dá-me o volume que vou perdendo com a idade e porque a qualidade da pele é efetivamente melhorada (fica muito mais suave e hidratada). Isto não é possível atingir com produtos cosméticos. Quanto aos “pontos de luz”, trata-se de uma técnica Fillmed onde se colocam pontos de ácido hialurónico imediatamente abaixo do arco da sobrancelha, fazendo com que o olhar fique mais bonito, expressivo e aberto (com a idade as pálpebras têm também tendência a descair). Já falei sobre preenchimento aqui e aqui. Faço todos os meus procedimentos médico estéticos, incluindo os pontos de luz, com a minha dermatologista, a Dra. Marisa André, na Clínica Laser de Belém.

preenchimento

4. Tratamento para as olheiras com Nanosoft e NCTF

Uma das grandes descobertas nestes 2 anos de projeto Beautyst foi o tratamento para as olheiras com o famoso NCTF através do dispositivo Nanosoft. Já falei sobre este tema aqui e aqui. Nas minhas olheiras escuras e de componente genética poucos são os produtos que têm um efeito visível (e eu acho que já testei tudo o que existe para olheiras). Um dos produtos que mais gosto é o AOX Eye Gel, um antioxidante para usar apenas na rotina da manhã antes do creme do contorno ocular. À noite a Ampoule Relax também tem tido algum impacto no tom das olheiras e hidratação da pele. Dormir bem e evitar beber álcool ajudam, bem como usar o rolo de massagem frio nesta zona (por vezes uso de manhã). Mas posso dizer que com este tratamento eu vi diferenças muito efetivas na cor das olheiras. Neste artigo mostro o antes e depois.

5. Cronograma capilar e botox capilar

Apesar de já fazer cronograma capilar há bastante tempo (há uns 4 anos, e não apenas nos últimos 2 anos deste projeto), a verdade é que para mim este é dos gestos que mais impacta o meu cabelo. Apesar de haver várias teorias sobre o cronograma, e muitas delas não fazerem grande sentido em termos práticos e científicos, a verdade é que graças ao cronograma capilar eu consigo ter os comprimentos do cabelo hidratados e mais alinhados. Foi dos cuidados regulares que mais alterou o frizz do meu cabelo. Já falei sobre o cronograma capilar aqui e dicas anti frizz aqui e aqui. Para quem não tem paciência nenhuma para seguir o cronograma, fazer bem a lavagem do cabelo, como expliquei aqui, usar um condicionador em cada lavagem e fazer 1 a 2 máscaras por semana já fará muita diferença.

cronograma capilar

Quanto ao botox capilar, muita atenção a este termo, pois tudo depende do produto usado! Há salões que fazem botox capilar quando na realidade se trata de um alisamento. O botox que faço ajuda a domar o cabelo (sem alisar), ficando mais brilhante, bonito e alinhado. Já falei sobre este tema aqui. Faço o meu botox capilar com o Eddy no Unique Hair & Body Clinic. Super recomendo o trabalho do Eddy. Mas para quem procura um alisamento, então é o que deve mencionar no salão.

6. Truque do óleo capilar + leave in (para quando não seco o cabelo)

Foi das coisas que mais mudou o aspeto do meu cabelo nos dias em que não o seco. Aliás, estou a tentar usar o secador o menos possível – uso quando quero dar aquele up que só consigo com a secagem e brushing. O truque de usar óleo seguido de um leave in funciona mesmo para quem quer controlar o cabelo (o frizz e o ressecamento) de uma forma bem simples e prática. Os produtos que funcionam melhor no meu cabelo para este efeito são: o óleo Oil Reflections Light da Wella ou o L’Huile Précieuse da Sisley e como segundo passo o Creme Phytokératine Extrême da Phyto ou o Potion 9 da Sebastian. Já expliquei como fazer este truque e opções possíveis mediante o cabelo, aqui. Para inúmeras dicas sobre produtos de cabelo, já falei sobre os meus Favoritos de Cabelo de 2019 aqui e sobre os meus Favoritos de Cabelo de 2020 aqui.

Sisley hair rituel

7. Secador de cabelo

Tive a oportunidade de testar 2 secadores que queria testar há muito tempo. O Parlux, que comprei, e cuja review ultra completa fiz aqui. E mais recentemente o secador Dyson, que me foi oferecido pela marca, e que efetivamente mudou a perceção que tenho sobre um secador de cabelo. Entre um e outro o Dyson é claramente superior. Expliquei todas as razões e tudo sobre o Dyson aqui. No entanto para quem pretende investir bastante menos num secador, o Parlux pode fazer todo o sentido. Para mim um dos turnoffs do Parlux é ter a temperatura mais alta demasiado quente, por isso uma recomendação é comprar um secador da marca que tenha várias posições de temperatura ou usá-lo nas temperaturas médias e baixas. Ambos secam rápido e controlam melhor o frizz que outros secadores. Mas depois de ter experimentado o Dyson, muito honestamente não quero outra coisa. O meu secador Dyson é este.

8. Os meus truques para melhorar o aspeto da pele de forma VISÍVEL

Nestes dois anos de projeto Beautyst também eu melhorei o aspeto da minha pele. Usei suplementos para a pele (adoro este de colagénio, 10 saquetas por mês, e este ou este de ácido hialurónico, que faço todos os dias). Alterei vários hábitos na minha vida, usei produtos específicos e falei sobre todos eles aqui, pelo que aconselho a leitura do artigo. A diferença entre o antes e depois é BASTANTE visível!

pele hidratada

9. Tratamento para a gordura localizada Sculpsure e acompanhamento por nutricionista

Já falei sobre este tratamento aqui e aqui, mas é muito importante referir que alguém que não pretende alterar qualquer hábito de vida (alimentação / exercício) não faz sentido investir num tratamento como estes. Eu eliminei toda a gordura localizada que tinha na barriga, mas simultaneamente fiz alterações na minha alimentação (e passei a fazer mais exercício). Também o acompanhamento pela nutricionista Rita Andrade fez toda a diferença no meu peso. Mesmo que não queiramos manter esse acompanhamento mais tarde, é essencial uma consulta de nutrição. Eu já aprendi tanto sobre o que comer e quando comer, que tenho hoje em dia o peso que tinha aos 20 anos. Não faço dieta. Aliás, odeio o termo dieta. Eu tenho um plano alimentar que sigo. Não me custa, é 100% adaptado aos meus horários e hábitos e gosto de tudo o que como. O tratamento Sculpsure e o acompanhamento de nutrição faço na Clínica MindEat.

10. Tratamento para manchas, rugas e lesões vasculares

Zero manchas na pele? Sim, eu consegui isso com o tratamento Three for Me. Já falei sobre este tratamento aqui e aqui. É importante explicar que este tratamento atua em manchas existentes. Ele não previne manchas futuras (aí podemos usar um sérum antimanchas, por exemplo, para ajudar a tratar e prevenir novas manchas). Mas com apenas duas sessões a minha pele ficou sem manchas e uniforme como eu não tinha há anos! Passo a maior parte dos meus dias sem usar maquilhagem. Este tratamento é life changing! Aconselho os locais que menciono em ambos os artigos, onde o acompanhamento por dermatologista é fundamental e para sabermos se está indicado (ou não) no nosso caso. Depois do verão estou a equacionar fazer uma sessão de manutenção.

Na foto abaixo percebe-se a diferença nos lentigos solares na zona do nariz (lentigos não são sardas, são manchas provocadas pelo sol) e na hiperpigmentação acima do lábio superior.

manchas castanhas na pele

 

Estas foram as 10 descobertas que fiz nestes 2 anos e que mudaram mesmo a minha vida. Falo de soluções que têm resultados VISÍVEIS. Sei que ainda há muito por descobrir e adoro poder partilhar as minhas descobertas aqui!

pele

 

Quais os gestos, produtos ou tratamentos que são life changing para ti?

Fotografia: Márcia Soares e montagens Beautyst

Posts relacionados

Boas férias (e 5 coisas obrigatórias este verão)!

Faltam-me 15 dias para ir de férias, tenho ainda 4 temas que estou a preparar para publicação no site, e apesar de adorar o meu trabalho (adoro mesmo) este ano está a pedir mesmo uma pausa! Após mais de 1 ano de ...

Julho 15, 2021

Influencers – enquadramento jurídico, parcerias e impostos

Há poucos dias publiquei um artigo sobre redes sociais e parcerias, legislação e transparência, que pode ser consultado aqui. Para completar esta informação com o respetivo enquadramento jurídico, pareceu-me muit...

Março 18, 2021

Redes sociais e parcerias: legislação e transparência

Queria falar sobre este assunto há algum tempo, pois trabalho em redes sociais e na área digital neste projeto, 100% dedicada a ele há cerca de 3 anos. Mas sinto que falta muito por explicar sobre redes sociais e...

Fevereiro 18, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist