Favoritos de cabelo 2020 – os meus indispensáveis!

beautyst joana alvares

2020 terminou, e em Janeiro é inevitável falar do ano que passou e quais os meus produtos favoritos de 2020! E este ano começo pelos produtos favoritos de cabelo. Com a pandemia muitos cuidados se alteraram este ano. Fui muito mais descontraída na finalização, sequei muito menos vezes o cabelo, usei mais produtos leave in e óleos e sinto que fiz escolhas mais saudáveis. Ainda o tentei deixar crescer mas não tinha nada a ver comigo. O “meu corte” é mesmo um bob curto, com o qual me sinto bem e chique. Mantive sempre o cronograma capilar e apliquei várias dicas anti frizz, de que já falei aqui, aqui e também aqui. Para quem é curiosa, relembro que os artigos sobre produtos favoritos de 2019 se encontram divididos em 4 categorias que podem consultar: skincare aqui, cabelo aqui, maquilhagem aqui e corpo aqui. Hoje vou falar dos favoritos de cabelo de 2020! Preparada?

Artigos sobre produtos favoritos e regras destes artigos

Sem nenhuma ordem específica vou mostrar-te quais os meus produtos favoritos de cabelo em 2020! Aproveito para referir que estes artigos sobre produtos favoritos não são parcerias, vou mostrar os produtos que usei mais e os que adorei. Alguns foram oferecidos, outros foram comprados, mas isso foi indiferente na altura de escolher os favoritos. Porque recebo inúmeros produtos de marcas, é também importante explicar que é humanamente impossível experimentar TUDO o que me enviam. O meu feedback, para ter relevância, é feito com base em consistência na utilização. Relembro que o meu cabelo é oleoso nas raízes, fino e liso, tenho uma alopécia androgenética e lavo o cabelo diariamente.

1. Champô Antiqueda e Antienvelhecimento Martiderm & Champô Anaphase+

favoritos cabelo

Ambos são favoritos e uso há vários anos! O champô da Martiderm foi prescrito por uma dermatologista há anos e a realidade é que me deixa o cabelo bem volumoso, bonito e brilhante apesar de não ter sulfatos. Limpa perfeitamente o couro cabeludo e é um extra para quem faz tratamentos antiqueda (recordo que os champôs são cuidados cosméticos e complementares a um tratamento antiqueda – podes ver 10 estratégias antiqueda aqui). Este champô tem um cheirinho suave de que gosto muito com uma textura que não escorre, meio translúcida e amarelada. Contém ácido hialurónico e um complexo exclusivo da marca, o Hair System 3GF, que a marca refere estimular a vascularização, atrasar a queda e promover a ancoragem do cabelo. Contém ainda biotinil, ácido olanóico e apigenina, vitaminas e aminoácidos. Deixa o cabelo muito bonito e brilhante.

Como usar: é um champô de frequência e pode ser usado todos os dias sem receio. Recordo que devemos usar o champô apenas nas raízes, e a lavagem deve cumprir algumas regras, de que já falei aqui, para cabelos com menos frizz e mais hidratados. Onde encontrar: Por exemplo aqui.

Outro champô favorito que usei imenso em 2020 foi o champô Anaphase+, uso há anos, é um champô de complemento para tratamentos antiqueda, deixa o cabelo muito bem lavado e com volume (usar champôs nos comprimentos pode levar ao ressecamento dos fios, tal como expliquei aqui), e é um dos que mais uso naqueles dias em que quero o cabelo EM BOM! Contém ruscus, biotina, vitaminas B5 e B6 e monolaurin. Contém ainda ácido cítrico e ácido salicílico que ajudam a fazer uma esfoliação suave do couro cabeludo.

Como usar: é também um champô de frequência, mas não uso mais que 2 a 3 x por semana. Onde encontrar: Por exemplo aqui.

2. Condicionador de couro cabeludo Nioxin (uso o sistema 2)

favoritos cabelo

Aqui está um produto que eu achava não fazer sentido nenhum mas que desde que comprei usei SEMPRE, em todas as lavagens (só parei cerca de duas semanas após ter feito o meu microtransplante). Já falei sobre este condicionador com todo o pormenor neste artigo. É um condicionador específico para couro cabeludo, não aconselho que seja usado nos comprimentos, pois ele não tem poder hidratante suficiente (e pode até ressecar os fios), ele parece ativar a microcirculação do couro cabeludo e é isso que gosto tanto nele, não pesa absolutamente NADA e funciona muito bem, mesmo em cabelo oleoso e fino como o meu. Foi um produto que comprei, gastei e voltei a comprar e vou continuar a usar sem dúvida!

Como usar: Pode ser usado em todas as lavagens diretamente no couro cabeludo após enxaguar o champô. Há vários sistemas Nioxin, como já referi e expliquei neste artigo. Eu uso o sistema 2, para cabelo natural (não pintado) com afinamento progressivo. Onde encontrar: Por exemplo aqui. Comprei inicialmente o tamanho de 300 ml, mas rapidamente passei para a embalagem de 1 litro (vou enchendo a mais pequena com este).

3. Máscara e condicionador Genesis da Kérastase

favoritos cabelo

Em 2020 foi o ano em que apesar de ter cumprido o cronograma capilar, fiz algumas trocas nas máscaras, pois o cronograma não é um esquema “estanque”, é apenas uma forma de cuidar do nosso cabelo. Se em 2020 optei por fazer mais máscaras de nutrição e reconstrução, a verdade é que percebi lá para meio do ano que é na fase de hidratação que o meu cabelo se “porta” melhor (isto não é específico do conceito de máscara de hidratação, mas sim das máscaras que eu usei). Em 2020 foi lançada a gama Genesis para queda e quebra, da Kérastase. Apesar de não ter adorado o champô (usei muito poucas vezes) eu adorei quer a máscara quer o condicionador desta linha, hidratam mesmo bem o cabelo. Esta é das melhores máscaras de hidratação que já usei, deixa o cabelo hiper hidratado mas sem pesar. Não adoro o cheiro desta gama, mas os resultados fizeram-me esquecer desse pormenor. E o condicionador acompanha as características da máscara, deixa os fios muito bem hidratados sem pesar (apostei mais em condicionadores hidratantes durante 2020).

Como usar: Para quem faz cronograma capilar pode usar como máscara de hidratação (esquemas aqui). O condicionador pode ser usado em todas as lavagens. Onde encontrar: A máscara por exemplo aqui e o condicionador por exemplo aqui.

4. Condicionador Repair da Lazartigue

favoritos cabelo

Um dos condicionadores que adorei descobrir em 2020! É um condicionador de que já falei neste artigo. A gama Repair é a minha favorita da marca para uma reparação que se sente mesmo! O condicionador transforma a textura do cabelo parecendo “um penso para o cabelo”. É um creme branco espesso e opaco com um aroma a “spa”. Esta gama contém queratina vegetal, por isso uso este condicionador no máximo 2 x por semana. Adoro esta linha e recomendo para quem gosta de produtos de reparação. O champô e máscara da mesma linha Repair (esta uso na fase de reconstrução) são maravilhosos (a máscara pode ser usada de 2 formas diferentes, explico neste artigo). Usar estes 3 produtos numa mesma lavagem dá ao cabelo um toque perfeitamente alinhado, reparado e com um toque de cuidado extremos! Esta linha não pesa, mesmo em cabelo fino e/ou oleoso, como o meu.

Como usar: Uma vez que tem queratina vegetal eu uso o condicionador no máximo 2 x por semana. A máscara uso na fase de reconstrução do cronograma capilar. O champô uso sempre que quero essa sensação de cuidado reparador. Onde encontrar: Por exemplo aqui. A máscara podes encontrar aqui e o champô aqui.

5. Nutritive 8h Magic Night Serum da Kérastase

favoritos cabelo

Em 2020 utilizei imenso este cuidado nutritivo de noite da Kérastase! É um produto que comprei, gastei e voltei a comprar. Este é um cuidado específico de noite para nutrir os cabelos sem pesar mesmo nada. E tanto é que usei sempre 2 pumps por noite e no dia seguinte só lavava o cabelo pois tenho raízes oleosas (e resíduo do minoxidil que aplico todas as noites), pois os comprimentos ficam sempre sedosos e “sequinhos”. Não há que haver medo de usar este produto, mesmo para quem tem cabelo fino (como é o meu caso). Ele pode ser usado todas as noites, mesmo que no dia seguinte não se lave o cabelo. Deixa-o sedoso e bonito e o cheirinho é leve e muito agradável. Vou continuar a usar em 2021 sem dúvida! Contém extrato de raiz de íris e uma mistura de 5 vitaminas, incluindo vitamina E. Tem uma textura cremosa e leve adaptando-se a todos os cabelos, sendo rapidamente absorvido pelo cabelo.

Como usar: à noite, em cabelo húmido ou seco (eu usei sempre em cabelo seco). Para o meu comprimento usei 2 pumps (a marca refere de 2 a 4 pumps), penteando de seguida e deixando atuar toda a noite. Onde encontrar: Por exemplo aqui.

6. Óleos capilares da Sisley + Lazartigue + Elixir Ultime da Kérastase + Oil Reflections Light da Wella

favoritos cabelo

Dá para perceber que este foi o ano dos óleos? Dos cuidados que mais usei em 2020, e de várias formas diferentes. Como estes quatro óleos têm características diferentes, vou explicar como os utilizei e foi impossível escolher apenas um!

Já falei do óleo capilar da Sisley neste artigo. É um óleo que tem um resultado fabuloso em cabelo fino, pode ser usado antes da secagem ou como leave in. Basta uma pequena quantidade, 1 pump é o suficiente no meu cabelo. Também uso como cuidado leave in da forma que expliquei no mesmo artigo. O cheirinho é fabuloso, usei vários produtos Sisley em 2020, todos FANTÁSTICOS (só é mesmo pena o preço), mas este óleo é do melhor que há e vale cada cêntimo! Não pesa e deixa o cabelo muito bem nutrido.

O óleo capilar Lazartigue é um cuidado que dá para usar de 4 formas diferentes (podes saber mais neste artigo)! Embora ele refira ser um óleo seco, de todos os que refiro aqui ele é mesmo o menos “seco”. Ele resulta muito bem em cabelo médio e grosso. Em cabelo fino a quantidade tem de ser MÍNIMA (mesmo! no meu cabelo, para finalizar só posso usar ½ gota!). A forma como usei mais este óleo em 2020 foi como máscara noturna, 3 gotas nos comprimentos (mas tem de se lavar na manhã seguinte).

O óleo Elixir Ultime foi-me oferecido numas filmagens e foi dos óleos finalizantes que mais usei em 2020. Resulta muito bem não só para finalizar como também pode ser usado antes da secagem. Mais uma vez basta uma pequena quantidade. Usar um óleo depois da secagem é um dos truques mais simples para reduzir bastante o frizz.

O óleo Oil Reflection Light da Wella é um óleo que resulta mesmo bem em cabelo fino (existe também a versão normal “não Light”). Uso habitualmente como cuidado antes do creme leave in (sem secar). É uma opção acessível e que resulta. Também pode ser usado durante a noite para nutrição dos fios e o cabelo absorve tudo (usei 3 a 4 pumps à noite e o meu cabelo absorveu tudo, não ficou oleoso e se não quisesse não precisava de lavar na manhã seguinte).

Como usar: todos este óleos podem ser usados antes da secagem e depois da secagem (como cuidado finalizante). Muita atenção às quantidades! Cada cabelo funciona com uma quantidade diferente. Quantidades que resultam no meu cabelo: Óleo Sisley: 1 pump para finalizar ou secar e 2 a 3 pumps para usar em conjunto com creme leave in; Óleo Lazartigue: ½ gota para finalizar ou secar ou usar em conjunto com creme leave in e 3 gotas para usar como máscara noturna (mas é preciso lavar no dia seguinte); Óleo Elixir Ultime: ½ pump para finalizar ou secar (não usei de outras formas); Óleo Oil Reflections Light: 2 pumps (para usar em conjunto com creme leave in) e 2 a 3 pumps para deixar como máscara noturna. Atenção: Ajustar as quantidades dos óleos mediante o cabelo: um óleo capilar é do tipo de produtos onde é mais fácil errar nas quantidades, mais vale começar por muito pouco e ir aumentando consoante a experiência! Onde encontrar: O óleo da Sisley por exemplo aqui, o Óleo Lazartigue por exemplo aqui, o Óleo Elixir Ultime por exemplo aqui e o Oil Reflections Light por exemplo aqui.

7. Potion 9 da Sebastian

favoritos cabelo

Um creme leave in que adorei descobrir em 2020 e dos produtos que mais usei e falei dele aqui. Este produto é muito versátil, contém 9 extratos botânicos que ajudam a restaurar a hidratação dos fios. Fornece simultaneamente uma fixação flexível e pode ser usado de duas formas: como creme leave in (sem usar ferramentas de calor) ou como produto para usar antes da secagem. Além de óleos contém proteínas hidrolisadas de seda e trigo e vitamina B5. É um creme que cuida de cada fio de cabelo, deixando o cabelo mais macio. A textura é um creme translúcido (cor de laranja) com um cheiro suave e agradável. Dos produtos favoritos de cabelo que mais usei em 2020.

Como usar: eu uso quase sempre como cuidado leave in (sem fontes de calor). Coloco primeiro o óleo da minha eleição, penteio e depois 2 a 3 pumps do Potion 9 (a minha embalagem, que é esta da imagem, não dispensa o produto sempre da mesma forma, único ponto contra, às vezes é preciso carregar mais vezes). Atenção, há uma versão “Lite” que não é o mesmo produto! Depois penteio, deixo secar ao natural (o cabelo endurece e fica com a “forma” com que secou) e depois penteio novamente. O cabelo fica lindo, alinhado, hidratado e com um aspeto brilhante e saudável. Mas atenção às quantidades. A primeira vez que usei coloquei produto a mais e o cabelo ficou um pouco baço. Onde comprar: Por exemplo aqui (há 3 apresentações: 50 / 150 / 500 ml).

8. Protetor de calor Chronologiste da Kérastase

favoritos cabelo

Já falei deste protetor de calor neste artigo. Mais uma gama lançada em 2020 pela Kérastase (relançamento). Desta gama Chronologiste sou também fã da máscara (é uma máscara de hidratação MARAVILHOSA, deixa o cabelo mesmo “desmaiado” como eu gosto e fica aqui a nota como produto destacado). Este protetor forma uma camada sobre os fios, tendo propriedades filmogénicas o que o torna tão interessante, reduzindo imenso o frizz. Foi o protetor de calor que provavelmente mais usei em 2020 por este motivo e um dos favoritos do ano. Ele protege o cabelo do calor, revitaliza e suaviza o cabelo. Contém ácido hialurónico, abyssine e vitamina E. A marca refere que este produto protege o cabelo do calor até 230°C (nenhum protetor de calor pode prometer zero danos capilares!) e oferece 24 horas de controlo anti frizz. Deixa o cabelo cheio de movimento, com um cheiro delicioso a chá de rosa, madeiras leves e almíscar. A textura é um creme gelificado branco translúcido.

Como usar: antes de utilizar ferramentas de calor. No meu cabelo uso 3 pumps, espalhando por todos os comprimentos quase desde as raízes (sem tocar no couro cabeludo). Onde comprar: Por exemplo aqui. A máscara da mesma linha que é ótima, aqui.

9. Geleia Phytodefrisant da Phyto e o cuidado de retoque da mesma gama

favoritos cabelo

Já falei desta geleia (e do cuidado de retoque) aqui! É um cuidado de culto da Phyto, criado em 1969, com imagem renovada em 2020, a propósito do lançamento de outros produtos da mesma linha. Este cuidado icónico recebeu o Prémio Allure “Best of Beauty” por 6 vezes nos EUA. Mantém o brushing por mais tempo, protege o cabelo do calor (embora eu use em conjunto com protetor de calor) e da humidade. É um produto que também ajuda a dar um acabamento mais liso. A textura é um gel invisível, sem perfume. Contém goma guar, com propriedades filmogénicas, bloqueando a humidade e dando forma ao cabelo. Excelente descoberta de 2020 que passei a usar sempre que uso secador, e se tornou rapidamente num dos favoritos do ano que terminou! Uma nota adicional para o incrível cuidado de retoque da mesma linha, para controlar o frizz a qualquer momento do dia (também falei dele aqui) e que tem um cheirinho divinal.

Como usar: após a lavagem e em cabelos muito molhados, repartir a geleia uniformemente das raízes até às pontas com a ajuda de um pente (coloco só uma ervilha para o meu comprimento). Não passar por água e proceder ao brushing (também testei sem calor mas não gostei do resultado). Uso um protetor de calor primeiro (embora não seja necessário) e logo de seguida uma ervilha desta geleia. O cuidado de retoque utiliza-se a qualquer hora do dia, basta rodar o aplicador para “On”, passar o pincel nos fios de cabelo e voltar a rodar o aplicador para “Off”. Onde comprar: A geleia por exemplo aqui e o cuidado de retoque por exemplo aqui.

10. Suplemento Phytophanère

favoritos cabelo

Quem me conhece sabe que sou fã dos suplementos Ecophane Pó e Cystiphane. Cuidados excelentes que dão mesmo resultado! Este ano, por vários motivos, não consegui fazer facilmente a rotina com o Ecophane pó a seguir ao pequeno almoço e quando dei por mim estava a fazer o suplemento dia sim dia não (a eficácia de um suplemento depende também da consistência e sabia que assim não iria ter os melhores resultados). Estava numa fase com mais stress e muito trabalho e por isso optei por experimentar o suplemento Phytophanère. Muito prático, apenas 2 cápsulas pequenas ao pequeno almoço, e o meu cabelo respondeu muito bem, com brilho e queda controlada. Este suplemento contém vitaminas E, B2, B6, C, biotina, ácidos gordos e zinco que ajudam a manter a boa qualidade das unhas e cabelo. É um suplemento que existe num pack de 4 meses de tratamento a um preço bastante acessível vs produtos concorrentes, o que pode pesar na altura da escolha.

Como usar: 2 cápsulas ao pequeno almoço durante 4 meses. Atenção: consultar sempre o médico ou farmacêutico antes de tomar um suplemento alimentar. Onde encontrar: Por exemplo aqui.

Menções honrosas – produtos de cabelo 2020

 

Não posso deixar passar alguns cuidados ao lado, e decidi criar uma categoria de menções honrosas neste artigo com alguns cuidados adicionais que gostei muito em 2020!

O secador de cabelo Parlux foi uma excelente descoberta de 2020! Falei com todo o pormenor deste secador neste artigo. O melhor secador que já usei até hoje, leve, muito rápido a secar, e que deixa o cabelo alinhado e com muito menos frizz (usando a técnica que descrevo no artigo). Onde encontrar: O modelo que tenho, por exemplo aqui

O condicionador Braé de volume foi um dos favoritos do ano, adorei, bem espesso, deixa o cabelo cuidado sem pesar, e quase parece uma máscara. A ampola Revival da mesma marca foi uma boa descoberta, é um produto profissional e deixa o cabelo com aquele efeito “desmaiado” de tão cuidado que fica (pode ser usada 1x por semana). Uma ampola dá para várias utilizações. Onde encontrar: por exemplo aqui. (a ampola ainda não existe à venda)

A máscara Phytoelixir é das máscaras mais nutritivas que já usei e utilizei em 2020 sempre que quis uma nutrição profunda! O tempo de pose pode ser maior ou menor consoante a espessura do cabelo. Onde encontrar: Por exemplo aqui.

Uma máscara low cost que adoro usar e não foi exceção em 2020, é a máscara de Óleo de Abacate da Ultra Suave (nutrição), usei, usei, usei! Também usei MUITO a máscara Delicadeza de Aveia da Ultra Suave (hidratação) e o condicionador da mesma linha (que, entretanto, teve uma alteração na composição). Favoritos a um preço bem em conta. Onde encontrar: Em supermercados.

Apesar do preço proibitivo, das melhores gamas que já testei na vida, os produtos de cabelo da Sisley são INCRÍVEIS! Só espero que os produtos que tenho (champô e condicionador) durem para sempre (uso naqueles dias em que quero um cuidado ultra luxuoso e recomendo para todas as pessoas que não se importam de investir à séria em produtos de cabelo). Onde encontrar: Por exemplo aqui (o champô) e aqui (o condicionador).

Last, but not the least, a máscara de cabelo da Gallinée, marca de que tanto gosto, foi uma agradável surpresa. É uma máscara de hidratação, contém ácido láctico e prebióticos, água fermentada de arroz e óleo de mafura. Usei sempre nos comprimentos (confesso que não tive coragem de usar no couro cabeludo, embora a embalagem refira que seja apta para tal). A sensação é a de estarmos a usar um cuidado de rosto mas no cabelo, uma textura ultra fundente, branca opaca, como um creme, que deixa o cabelo muito hidratado. O cheiro é super suave, quase inexistente, mesmo como eu gosto. Basta aplicar em cabelo (e couro cabeludo) já lavado e escorrido, deixar atuar e enxaguar (usei como máscara de hidratação). Onde encontrar: Por exemplo aqui.

 

Estes foram os meus produtos favoritos de cabelo de 2020! Continuei a usar várias soluções que mostrei no artigo sobre favoritos de cabelo 2019, e que partilhei muitas vezes nas minhas Stories ao longo de todo o ano! E os teus favoritos de cabelo de 2020, quais foram?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens com produtos: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é uma parceria. Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo.

Posts relacionados

Corpo – os meus produtos favoritos de 2020

Os produtos que uso no corpo têm como objetivo dar-me um bem estar extra, mas não há soluções cosméticas milagrosas para a gordura localizada ou para a flacidez, é muito importante explicar que alguns tratamentos...

Janeiro 19, 2021

Produtos favoritos de skincare 2020 – pele saudável aos 42!

2020 foi o ano em que testei produtos maravilhosos, foi o ano em que o site Beautyst se estabeleceu com quase meio milhão de visualizações, o que é incrível! Muitas foram as marcas que me enviaram produtos para t...

Janeiro 12, 2021

Nioxin – a minha experiência com a marca

A marca Nioxin faz parte daquelas “soluções milagrosas” que qualquer pessoa com afinamento de cabelo, queda, perda de densidade e/ou alopécia, já ouviu certamente falar. A razão pela qual demorei tantos anos a qu...

Dezembro 8, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist