Álcool e pele – depois das festas como recuperar?

alcool e pele

Fim do ano, Natal, refeições à mesa que se estenderam estes dias, e seguramente houve quem bebesse o seu vinho favorito e o tradicional champanhe na passagem de ano (eu, eu, eu!). Mas e o efeito do álcool na pele? Sou apreciadora de vinho e gosto de bebidas alcoólicas qb, adoro cocktails, uma caipirinha, um mojito, e tenho a noção que nada disto me faz bem. Por isso reservo o consumo de álcool para o fim de semana, porque a vida não é uma prisão e eu gosto de apreciar também esses momentos. Hoje vou partilhar contigo algumas notas sobre este tema e também dicas extremamente úteis para não cairmos numa ressaca de beleza. Aqui, como em tudo, o segredo está na moderação!

Excessos alimentares e “detox”

Nós temos orgãos que fazem o “detox” do organismo, o fígado e os rins. Não precisamos de fazer uma desintoxição, esse é um mercado apetecível em que o marketing entra em força! Mas… o álcool pode ter vários efeitos na pele e sendo diurético o primeiro sinal que podemos sentir é desidratação. Quem nunca ficou com a pele macilenta e pálida após ter bebido álcool?

Essa desidratação leva a que o organismo tenha tendência para fazer retenção de líquidos (a água que estiver em reserva) deixando por exemplo o rosto e olhos mais inchados. Com o consumo regular de álcool a nossa pele ressente-se, podemos observar vasos sanguíneos e derrames varicosos proeminentes e eritema. Pessoas que têm problemas de pele, como por exemplo a rosácea, notam que com o álcool a vermelhidão piora.

alcool e pele

Álcool, pele e nutrientes

O consumo excessivo de álcool tem também como efeito desprover o corpo de vitaminas e nutrientes fundamentais para a função da pele, nomeadamente as reservas de vitaminas A, B, C e zinco. As vitaminas A e C são poderosos antioxidantes (já falei sobre este tema aqui onde expliquei o que são antioxidantes e radicais livres). A vitamina C também contribui para a síntese de colagénio, essencial para uma pele firme.

O álcool inibe a função da hormona antidiurética. Esta hormona, libertada sobretudo à noite, faz com que não tenhamos de ir à casa de banho tantas vezes. Mas se bebermos álcool à noite teremos mais vontade de ir à casa de banho. A perda de líquidos associada, a perda de magnésio e potássio traduz-se na manhã seguinte em linhas e olheiras no rosto.

Álcool, pele e outros beauty betrayers

A nossa dieta pode mesmo acelerar o envelhecimento da pele. Os beauty betrayers como gorduras trans, cafeína, álcool, comidas processadas, açúcar, entre outros, promovem o envelhecimento da pele. Cada vez que ingerimos álcool consumimos calorias “vazias”, sem qualquer interesse nutricional, “roubando” nutrientes e beleza ao nosso organismo e à nossa pele. O álcool também desequilibra o delicado sistema hormonal, gera stress no fígado (um orgão importante para uma pele com glow) e afeta a circulação sanguínea na pele. Por isso, como disse no início, moderação, para não acabarmos com uma ressaca de beleza!

álcool e pele

Dicas práticas para minimizar os efeitos do álcool na pele

Escolher o que se bebe: Primeiro que tudo é importante beber com moderação e escolher o que se bebe. As bebidas alcoólicas cheias de açúcar como os cocktails devem ser limitadas, pois adicionalmente o açúcar pode estimular a glicação, processo que conduz à formação de moléculas que são nocivas para a pele (nalgumas pessoas o açúcar também pode estimular a acne – Webinar sobre acne com a dermatologista Dra. Marisa André aqui). Eu prefiro beber vinho tinto.

Hidratação: É muito importante fazer uma boa hidratação enquanto bebemos álcool – devemos beber bastante água durante essa refeição, antes de dormir e no dia seguinte – faço sempre isto!

Repor nutrientes: Para repor os nutrientes perdidos, nada como frutas e vegetais frescos! Se ao álcool adicionarmos alimentos muito salgados estaremos a contribuir para uma maior retenção de água.

Dicas da nutricionista: Dicas da minha nutricionista Rita Andrade: “Nos dias seguintes aos excessos devemos preferir peixe a carne, evitar açúcar e álcool e dormir cedo para mimar o organismo. Se bebemos em excesso, podemos começar o dia com um chá de gengibre (com raspas de gengibre fresco), chá verde e canela e um kiwi”.

Ainda sobre as dicas da Rita Andrade, após os excessos podemos sentir a barriga inchada e enjoo. Podemos sentir-nos melhor com algumas águas aromatizadas. Aqui ficam as suas receitas:

  • Água detox #1: 1/2 pepino fatiado fino, 10 fatias de gengibre fresco, 2 rodelas de limão, 10 folhas de menta, 1 rodela fina de aipo. Colocar no frigorífico com água durante a noite e beber durante o dia a seguir aos excessos.
  • Água detox #2: Igual à 1 mas apenas com pepino, limão, menta e água.
  • Água detox #3: 10 morangos (podem ser congelados), 2 fatias de limão, sumo de 1 limão e 5 folhas de manjericão desfeitas. Juntar água e gelo, levar ao frigorífico para repousar no mínimo 5 horas e beber.
  • Água detox #4: Fazer um chá de hibisco e enquanto ainda está quente juntar 3 rodelas de limão, 3 rodelas finas de gengibre e raspa de gengibre e juntar 10 folhas de majericão. Colocar no frigorífico 12 horas.
  • Água detox #5: Ferver os seguintes ingredientes: açafrão da terra, raspas de gengibre fresco, sumo de 1 limão, canela, pimenta caiena e chá verde. Beber como chá quente.

 

O álcool seca imenso a minha pele, faz-me ficar mais inchada, com mais olheiras, com mais textura e linhas. Pode também influenciar negativamente uma alopécia androgenética. Por isso reservo o consumo de álcool no dia a dia para 1 a 2 vezes por semana. A partir dos 35 anos senti uma diferença muito grande com quase todos os hábitos menos saudáveis: repercussões visíveis na minha pele e cabelo.

Também sentes, como eu, diferença na tua pele quando bebes álcool?

Fotografia: Yellow Savages

Bibliografia consultada e sugerida: Dra. Anjali Mahto, “Bíblia dos Cuidados da Pele”; Dra. Yael Adler, “O Fascinante Mundo da Pele”; Jolene Hart, “Eat Pretty”, Sugestões pós excessos da nutricionista Rita Andrade em @ritaandrademindeat

Posts relacionados

Menopausa, as 5 alterações na pele e a nova gama Arkéskin

A população mundial está a envelhecer. Uma em cada oito pessoas no mundo terá, em 2030, mais de 65 anos. Se antes aos 40 anos se poderia ser considerado “velho”, hoje dizemos que os 40 são os novos 30, e que os 5...

SVR – as novidades Refresh & Relax para o contorno ocular

A marca SVR tem sido uma grande surpresa em muitos aspetos! Boa relação qualidade preço, produtos eficazes, boas apostas para pele sensível e para muitas preocupações diferentes de pele. É uma marca regular na mi...

Fevereiro 9, 2021

Ácido hialurónico: injetável, suplementos e produtos cosméticos

Este ano fiz 42 anos e sem dúvida que das maiores transformações que senti na minha pele foi com a utilização de ácido hialurónico injetável, produtos cosméticos com este ingrediente e suplementação. É natural, c...

Dezembro 22, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist