Favoritos Haircare 2019 – como mudou o meu cabelo!

favoritos cabelo

Antes de mais um Bom Ano! Finalmente consegui voltar ao site e às minhas publicações! Dezembro foi um mês muito complicado para conseguir manter o site com a regularidade de publicações habitual. A viagem para comemorarmos os 50 anos do meu marido acabou por ocupar grande parte do mês de Dezembro, e claro, o Natal, Ano Novo e todos os jantares e reuniões de amigos fizeram com que eu não conseguisse atualizar o site como gostaria. Tive muitas saudades de aqui vir. E garantidamente Janeiro será o mês em que farei um balanço sobre os produtos favoritos que usei em 2019, nas categorias de Haircare, Skincare, Makeup e Body. Pareceu-me bem dividir por 4 temas pois são questões muito díspares e como vou entrar em pormenor em cada produto ninguém merece um texto interminável!

Regras deste top 10 de produtos favoritos de 2019

Antes de começar, quero referir que no conjunto de favoritos de 2019 Haircare não há qualquer parceria ou publicidade. Nem faria sentido que assim fosse. Vários produtos foram-me oferecidos e deixo em cada um essa indicação. A minha opinião baseia-se em utilizações regulares, pelo que produtos que eu só tenha usado 2 ou 3 vezes não entram neste top de produtos favoritos. Sem dúvida que em 2019 escrevi vários artigos que suscitaram muito interesse, como este onde explico como eliminar o frizz do cabelo, ou este onde explico como se faz a lavagem (tantas pessoas continuam a fazer mal) ou até este onde explico TUDO sobre cronograma capilar.

Claro que esta minha paixão por cabelos vem também da procura por um cabelo mais bonito. Pelo facto de ter alopécia androgenética sempre ambicionei ter um cabelo bonito, composto e brilhante, e sem dúvida que 2019 foi o ano em que me senti melhor com o meu cabelo, graças a todos os cuidados que tenho com ele, o tratamento medicamentoso que faço, bem como o acompanhamento médico que tenho com o Dr. Rui Oliveira Soares, e também a vários produtos que descobri e outros que mantive na minha rotina de Haircare. Foi muito difícil escolher apenas 10 produtos, mas tinha de tomar a decisão de optar pelo meu Top 10. Curiosa?

1. Champô Hexaphane Frequência

Produto que compro.

Impossível dizer apenas que este é um favorito de 2019, pois é um favorito de há muitos anos! É um champô que uso há mais de 10 anos como champô de frequência e foi-me prescrito na primeira consulta de cabelo que fiz. A sua base lavante é bastante suave, é inclusivamente um champô que pode ser usado por toda a família (bebés, crianças e adultos) e ao mesmo tempo que limpa em suavidade, preserva o equilíbrio capilar deixando o couro cabeludo saudável e indicado na higiene diária do couro cabeludo sensível. No meu caso sinto que é essencial para não ter descamação do couro cabeludo (por isso uso-o no mínimo 3 x por semana – eu faço lavagens diárias) e deixa-me o cabelo super soltinho, brilhante e com volume. Contém piroctona olamina que ajuda precisamente na manutenção do couro cabeludo livre de impurezas e descamação.

Podes ver este produto aqui.

2. Champô Trikare C

Produto que compro.

Este champô despertou-me a atenção a partir do momento em que o abordei neste artigo, onde o Dr. Rui Oliveira Soares falou de vários champôs a utilizar por tipo de cabelo. Este champô tem na sua composição cafeína (que poderá ter um efeito, embora bastante limitado, na alopécia), ácido glicólico, um alfahidroxiácido que ajuda, tal como no champô anterior, a manter o couro cabeludo livre de películas. Tem ainda piroctona olamina, também importante para a descamação e saúde do couro cabeludo, bem como biotina, glicerina e pantenol que dão um aspeto mais bonito à haste capilar. Já reparaste que falo bastante sobre couro cabeludo, e ainda hoje me faz bastante confusão quando alguém menciona que tem oleosidade e descamação no couro cabeludo há anos. O impacto que isso tem na saúde e na queda do cabelo é enorme, pelo que aconselho que tenhas sempre à tua disposição no mínimo 1 champô que permita fazer uma esfoliação química regular (procura ácido salicílico, glicólico ou piroctona olamina na composição).

Podes ver este produto aqui.

favoritos beleza3. Champô de Exceção Phytokératine Extrême

Produto que compro.

Um favorito de sempre da Phyto, para mim é um champô de excelência, luxuoso e incrível e a um preço bastante simpático. Porque é que gosto tanto dele? Faz uma reparação extrema e dá nutrição ao cabelo sem pesar nada! Falo com propriedade pois o meu cabelo é fino e oleoso na raiz, e este champô deixa-me o cabelo super macio, brilhante e sedoso. Tem uma ação reparadora extrema (com reparação da matéria graças à queratina vegetal e reparação lipídica graças à manteiga de sapoti e óleo de baobá) e uma ação hidratante de reforço graças à extração de amor-perfeito que hidrata e reforça o cabelo. Este champô não tem sulfatos, sendo uma opção para quem procura especificamente esse tipo de produto. Eu utilizo champôs com e sem sulfatos sem qualquer problema (é uma falsa questão a dos sulfatos – um dia vou explicar isto melhor!). Para cabelos extremamente danificados esta linha apresenta também o Creme de Cuidado Lavante Phytokératine Extrême, uma fórmula sem sulfatos e não espumante (nesse caso utiliza-se o Champô de Exceção Phytokératine Extrême 2 x semana em alternância com o Creme de Cuidado lavante).

Podes ver este produto aqui.

4. Condicionador Extra-Doux da Ducray

Produto oferecido que decidi passar a comprar.

Já falei imensas vezes sobre a importância de usarmos condicionador no cabelo. Se há muitos anos um condicionador (ou amaciador, como se designava) parecia ter apenas como função amaciar os cabelos secos e crespos ou difíceis de pentear, a verdade é que o condicionador faz muito mais do que isso e é para mim um produto obrigatório. Não devemos esquecer que o champô abre as cutículas do cabelo para o lavar e o condicionador tem como função fechar essas mesmas cutículas, dando um aspeto alinhado e hidratado ao cabelo. Descobri este condicionador este ano, depois de a marca mo ter oferecido, e foi amor à primeira utilização. É um creme fundente, super hidratante, com cheirinho suave e pode ser usado pelas nossas filhas com idade superior a 3 anos. Deixa de imediato uma sensação de máxima hidratação na haste capilar, tendo uma concentração elevada em glicerina e apresentando ainda na sua composição pantenol e manteiga de karité. Desembaraça perfeitamente o cabelo e deixa-o alinhado. Gosto de deixar como tempo de pose no mínimo 2 minutos.

Podes ver este produto aqui.

5. Complexe 5 e Phytopolléine (Ex aequo)

Complexe 5 comprei e depois foi-me oferecido, Phytopolléine foi-me oferecido e voltaria a comprar.

Este foi o ano em que introduzi estes cuidados de couro cabeludo e não podia estar mais feliz. Isto porque continuo a afirmar que uma boa saúde do couro cabeludo é deveras importante na saúde do cabelo. E tanto assim é que vários são os médicos que os recomendam para o cuidado semanal do cabelo. Para mim são produtos com objetivos bastante semelhantes, são ambos utilizados antes da lavagem em cabelo seco, aplicados risca por risca e fazendo uma massagem de seguida. Estes produtos tonificam os vasos sanguíneos e bulbo piloso, purificam e normalizam o couro cabeludo e reequilibram o fluxo de sebo. Têm assim uma ação revitalizante e estimulante do couro cabeludo. Ambos têm um cheiro intenso que eu adoro dada a elevada concentração de óleos essenciais. No caso do Complexe 5 pode surgir uma sensação de calor que é devida à ativação da microcirculação. Estes produtos não devem ser usados na gravidez e amamentação uma vez que não há testes nessas circunstâncias, nem devem ser usados na véspera ou dia de uma coloração ou descoloração. O Complexe 5 contém óleo essencial de laranja e óleo essencial de lavanda. O Phytopolléine contém óleos essenciais de cajepute, limão, alecrim, salva e cipreste e ainda óleo de gérmen de milho. Ambos têm como tempo de pose recomendado 20 minutos e utilização 1 a 2 vezes por semana.

Podes ver estes produtos aqui e aqui.

6. Karité Nutri Óleo de Nutrição e Phytoelixir Óleo Subtil (Ex aequo)

Karité Nutri Óleo de Nutrição comprei e Phytoelixir Óleo Subtil foi-me oferecido. Ambos voltaria a comprar.

Continuando este percurso maravilhoso pelos cuidados de cabelo, algo em que apostei definitivamente em 2019, com provas bem visíveis a nível de saúde e brilho no meu cabelo, estes dois produtos são também pré-lavagem, aplicando-se nas hastes capilares em cabelo seco com o objetivo de nutrir os fios em profundidade. O tempo de pose recomendado para o Karité Nutri Óleo de Nutrição é de 5-10 minutos. No caso do Phytoelixir Óleo Subtil adorei a sua multiplicidade de utilizações: 10 minutos em pré-lavagem ou algumas gotas misturadas com o champô aumentam a sua ação nutritiva (diria que também seria interessante aplicar umas gotas na máscara de nutrição que utilizarmos – quero experimentar desta forma em breve!) ou ainda pode ser usado toda a noite para um resultado de nutrição e regeneração intensas. Na minha opinião o Karité Nutri tem uma ação um pouco mais leve (ideal para quem tem medo de usar óleos pré-lavagem), e o Phytoelixir Óleo Subtil uma ação mais nutritiva, embora eu use os dois e com nenhum eu sinto o cabelo pesado ou oleoso depois da lavagem. O Karité Nutri Óleo de Nutrição contém na sua composição óleo de karité, óleo de rícino, manteiga de karité e óleo de soja. O Phytoelixir Óleo Subtil contém óleo de gema de ovo, óleo de gérmen de trigo, óleo de karanja e óleo de camélia (rico em ácidos gordos essenciais). Podem ser usados 1 a 2 vezes por semana.

Podes ver estes produtos aqui e aqui.

7. Máscara Mythic Oil Cabelos Normais a Finos

Produto que compro.

Antes de eu começar a fazer cronograma capilar, juro que achava que máscaras e condicionadores serviam para o mesmo. Não entendia o porquê de cada produto. Enquanto a máscara tem a capacidade de fornecer à haste capilar alguns ingredientes, o condicionador tem como função primordial fechar as cutículas do cabelo e “amaciá-lo”. Sou uma consumidora muito regular de máscaras e condicionadores e isso transformou o meu cabelo em apenas alguns meses. Sigo o cronograma capilar para “não me perder” e tem sido uma excelente ajuda. Também consumo este tipo de produtos (máscaras e condicionadores) no supermercado. Sinto que são bastante eficazes e a um preço bem em conta, sendo que a Ultra Suave é das marcas que mais gosto. No entanto gosto de usar marcas diferentes e por norma escolho 2 ou 3 máscaras de hidratação, 2 ou 3 de nutrição e 2 ou 3 de reconstrução. Descobri esta máscara mais para o final do ano, mas já a utilizei tantas vezes que merece um lugar de destaque aqui no Top 10 de 2019. Embora tenha óleo de raiz de gengibre na composição, os ingredientes em maior concentração são hidratantes (glicerina e álcoois gordos) fazendo com que esta máscara aparentemente de nutrição seja de hidratação (mas eu diria uma hidratação +). A sua untuosidade é notória, é uma máscara que não escorre nada (pontos extra por isso!) e a cor creme com um brilho subtil aliado ao perfume maravilhoso para mim transformam-na numa máscara mítica (em concordância com o nome!).

Podes ver este produto aqui.

favoritos cabelo8. Protetor de calor Extreme Play Safe 230º da Redken

Produto que me foi oferecido e que voltaria a comprar.

Fico muito aflita quando recebo mensagens de seguidoras que me dizem que usam ferramentas de calor (secador, prancha, ferro de enrolar) sem usar qualquer proteção de calor. Isto porque o calor danifica sem dúvida a haste capilar, fazendo com que as ligações de dissulfureto se comprometam (o que dará ao cabelo um aspeto estragado, seco e sem brilho) que é tudo o que não queremos! Este ano a marca ofereceu-me este protetor de calor e logo na primeira utilização fiquei rendida. Deixa o cabelo impecável, alinhado, com um toque macio e forte ao mesmo tempo (difícil de colocar por palavras), talvez devido à presença de proteínas hidrolisadas de trigo, milho e soja, fazendo deste um produto de tratamento fortificante da haste capilar e de proteção contra o calor. Uma pequena quantidade é mais do que suficiente! No meu cabelo 2 ervilhas bastam nos comprimentos.

Podes ver este produto aqui.

9. Suplementos Ecophane pó e Cystiphane

Ambos comprei, e no final do ano a Biorga ofereceu-me o Ecophane pó. 

Também este ano falei bastante de suplementos, mas quero deixar este alerta: os suplementos não substituem uma alimentação variada e equilibrada e em vários casos nem são necessários! É uma questão que deverá ser abordada com um profissional de saúde no quadro das queixas apresentadas. A este nível não posso deixar de mencionar que uma consulta de cabelo pode fazer toda a diferença quando o assunto é queda excessiva, problemas de couro cabeludo e falta de densidade. O Ecophane em pó (lata e saquetas têm a mesma composição) é um suplemento que uso já há vários anos, e este ano não foi exceção! Está indicado na queda de cabelo moderada a severa, contém um hidrolisado de proteínas de trigo 6x mais concentrado que os comprimidos e ainda biotina, zinco, vitamina B5 e vitamina B6. A vantagem de se usar um hidrolisado proteico tem a ver com o facto de a queratina (que constitui o cabelo) ser uma macromolécula, sendo demasiado grande para ser absorvida. O baixo peso molecular de um hidrolisado garante maior disponibilidade dos aminoácidos metionina e cistina que intervêm na formação da queratina e estabelecem as ligações de dissulfureto. Contém também prolina e ácido glutâmico, aminoácidos que fazem parte da estrutura primária da queratina. Este ano descobri também o Cystiphane, numa formação incrível sobre cabelo a que assisti, e percebi que iria querer experimentar, uma vez que  está indicado na queda de cabelo/perda de densidade ocasional ou crónica, especialmente nos casos de alopécia androgenética. Isto está relacionado com o facto de ter a maior concentração de cistina no mercado – 2.000 mg/ dia. De forma dose dependente, estudos clínicos mostram que uma quantidade elevada de cistina aumenta a multiplicação das células germinais do folículo piloso, aumentando a fase de crescimento e proliferação celular (fase de anagénese), a síntese de proteínas, o número das fibras capilares e o seu diâmetro. De facto, este ano pude comprovar um crescimento brutal do cabelo e uma sensação de cabelo “mais forte e mais espesso”. Irei continuar sem dúvida a usar estes dois suplementos como complemento aos meus cuidados capilares.

Podes ver estes produtos aqui e aqui.

10. Ampolas anti-queda Triphasic Progressive da René Furterer

A marca ofereceu-me e eu voltaria a comprar.

Este é aquele produto de culto anti-queda que eu sempre quis usar desde mais nova e que por vários motivos acabei por nunca experimentar. Estava na minha Wishlist desde há muito tempo e este ano fiz um tratamento de várias semanas com ele, que também mostrei nas minhas redes sociais. Apliquei-o à noite, pois de manhã no meu cabelo muito fino e oleoso na raíz não permitiu um excelente resultado para sair à rua. As ampolas contêm 3 fases ativas (a última é misturada no exato momento da aplicação), retardando a queda, estimulando o crescimento e prolongando a fase de anagénese (fase de crescimento e proliferação celular). O couro cabeludo fica menos visível e em estudos clínicos e marca demonstrou +7.490 cabelos após 3 meses de tratamento. A aplicação é bastante agradável, com a sua ponteira que ajuda a fazer uma massagem. Estas ampolas contêm extrato de pfaffia (ingrediente patenteado que favorece a microcirculação), de laranja amarga (otimiza a vascularização e previne a rigidificação das fibras de colagénio que leva a queda de cabelo), de curbicia (ingrediente patenteado ideal para tratar o couro cabeludo com tendência oleosa para regular a hiperprodução da glândula sebácea, causa de queda de cabelo progressiva), de alcaçuz (reabsorve a micro-inflamação do bolbo piloso, fator agravante de queda de cabelo) e de biotrinina (ingrediente que atua nos três momentos decisivos da fase de anagénese – nascimento, crescimento e maturidade). Estes ingredientes no conjunto ajudam a manter durante mais tempo o cabelo na fase de proliferação celular, travando a queda. Existem ainda as Ampolas Anti-queda Reacional para situações mais pontuais.

Podes ver este produto aqui.

favoritos cabelo

Parabéns a todas as corajosas que conseguiram ler este meu Top 10 de produtos de Haircare em 2019. Prometo mostrar em breve o Top 10 de produtos de Skincare! E qual é o teu top 10 de produtos de cabelo?

Fotografia: Yellow Savages

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu utilizo todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo tem links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. 

Posts relacionados

Chick Habit: a Sofia e os seus favoritos de beleza

O Chick Habit surgiu em formato blog em 2016 quando a Sofia ainda trabalhava na revista Vogue e o seu interesse por beleza, já antigo, estava cada vez mais palpitante. Começou por partilhar de tudo um pouco sobre...

Maio 26, 2020

Os meus 5 produtos Neostrata favoritos

Não é segredo nenhum que a Neostrata é uma das minhas marcas favoritas DE SEMPRE! E porquê? Porque cumpre todos os critérios e mais algum para uma pele com as preocupações que tenho: cuidados anti-envelhecimento ...

Maio 21, 2020

O podcast da Mariana Soares Branco & beauty thoughts

Depois de ter entrevistado a Mariana Soares Branco, esta foi a primeira vez que alguém me pôs a ouvir um podcast. Primeiro porque o formato não me dizia muito até aqui, mas depois de “perceber” a mecânica achei n...

Maio 14, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist