Manchas na pele, rugas e derrames – este é “O” tratamento

manchas na pele

Disclaimer: Este tratamento foi-me oferecido e este artigo foi escrito em parceria com a Cynosure, no entanto todos os pontos de vista abordados neste artigo correspondem totalmente à minha experiência e opiniões pessoais. Ando há várias semanas ansiosa por escrever este artigo. Hoje venho falar do tratamento que mudou a minha vida, eliminou as minhas manchas na pele e está indicado nos sinais de envelhecimento da pele, como rugas e lesões vasculares. Parece magia? Não é, e existe! Hoje vou explicar com todo o pormenor as mais valias do tratamento Three For Me, realizado com o equipamento Icon, da Cynosure. A Cynosure apresenta também no seu portefólio o SculpSure, um equipamento que usei na gordura localizada da barriga com ótimos resultados, e de que já falei aqui e aqui. O protocolo Three for Me promete exatamente aquilo que qualquer mulher procura: uma solução eficaz em manchas, rugas e lesões vasculares (como derrames). Queres saber tudo?

icon

Manchas na pele – o que me levou a experimentar este tratamento

Nunca tive muitas manchas na pele, mas com 42 anos é quase impossível não termos manchas (ou rugas ou lesões vasculares). Tinha alguns lentigos solares (pequenas manchas tipo sardas, provocadas pela exposição solar) de que nunca gostei (não eram sardas, eram mesmo marcas do sol). Através de uma rotina de rosto específica, de que já falei aqui, consegui diminuir imenso a intensidade das minhas manchas. Mas pretendia atingir uma pele 100% uniforme e luminosa! Na área dos equipamentos para procedimentos estéticos existe muita oferta, mas não é demais relembrar, que aqui, bem como na área da dermocosmética, da suplementação e dos medicamentos, interessa ter acesso a estudos de eficácia e a publicações sobre os mesmos, para ter a garantia de que serão eficazes e seguros. Sem robustez científica as “promessas” podem não passar de meras promessas e não haver garantia de segurança.

Nestas fotografias conseguimos ver os meus lentigos solares, mas foi bastante difícil apanhar a dimensão das manchas com a iluminação presente e a lente da câmara. As manchas são (eram) bastante mais visíveis do que se percebe nas imagens abaixo.

manchas na pele

manchas na pele

O que é o tratamento Three For Me?

O tratamento Three For Me tem este nome uma vez que trata os 3 problemas mais comuns da pele num único tratamento (que pode compreender por norma 1 a 3 sessões):

  1. Manchas na pele
  2. Derrames e outras lesões vasculares
  3. Rugas e linhas de expressão

manchas na pele

Para além destas indicações, este tratamento pode ainda ser usado nas seguintes situações:

  • Cicatrizes cirúrgicas e cicatrizes de acne
  • Tratamento de estrias
  • Rejuvenescimento da pele
  • Cloasma / melasma (pode e deve ser feito tratamento prescrito pelo médico em associação – consultar o dermatologista)
  • Irregularidades da pele

O tratamento Three For Me é um protocolo onde se utiliza o equipamento Icon da Cynosure, e está indicado em linhas de expressão, rugas, marcas da idade, manchas na pele ou danos provocados pelo sol e lesões vasculares. E tudo isto em simultâneo, ou seja, um mesmo tratamento para todas estas indicações. É um procedimento seguro, não invasivo, é rápido (cada sessão dura 30 minutos) e com um tempo de recuperação mínimo. Cada sessão é realizada em dois passos:

  1. Numa primeira passagem trata a descoloração e os vasos faciais, usando uma tecnologia chamada Luz Pulsada Intensa (ou IPL). A IPL dirige-se a danos provocados pelo sol, como lentigos solares, manchas na pele (manchas castanhas ou manchas “da idade”) e lesões vasculares como derrames, vasos faciais e rosácea.
  2. Na segunda passagem é usada a tecnologia laser, que renova suavemente a pele ao promover a síntese de colagénio e elastina, fundamentais para a estrutura de suporte da nossa pele. Com esta tecnologia consegue-se a melhoria de linhas de expressão, rugas, cicatrizes e outras imperfeições da superfície da pele.
manchas na pele
Resultados clinicamente comprovados em manchas na pele e outras indicações

De seguida deixo várias imagens de antes e depois onde conseguimos avaliar a eficácia do tratamento com o equipamento Icon em manchas na pele, em rugas, rosácea, cicatrizes e outras indicações.

manchas na pele

Antes e depois de 2 tratamentos – fotografias gentilmente cedidas por R. Coverman, MD

 

manchas na pele

Antes e 4 meses depois de 1 tratamento – fotografias gentilmente cedidas por A. Sato, MD

 

manchas na pele

Antes e 1 mês depois de 1 tratamento – fotografias gentilmente cedidas por D. Vandam, MD

 

rugas

Antes e depois de 1 tratamento – fotografias gentilmente cedidas por H. Alibhai, MD

 

rugas

Antes e 1 mês depois de 1 tratamento – fotografias gentilmente cedidas por H. Alibhai, MD

 

rosacea

Antes e depois de 6 tratamentos – fotografias gentilmente cedidas por Cynosure

O tratamento e resultados

Quantos tratamentos são necessários? Um tratamento típico envolve um a três procedimentos por norma, com intervalos de um mês. O médico que utiliza este equipamento irá recomendar qual o plano de tratamento mais adequado a cada pessoa. Eu fiz um tratamento e com apenas uma sessão fiquei sem manchas, o que achei impressionante (não esperava de todo!). Iremos avaliar a necessidade de mais sessões, ou se esta bastará.

Como nos sentimos durante o tratamento? Dói? Durante os tratamentos Three For Me sentimos um desconforto na pele semelhante ao desconforto sentido na depilação a laser. Eu senti uma sensação quente e de picada, existe um desconforto local sim, mas achei tolerável, o próprio equipamento tem um sistema que arrefece a pele e não utilizei anestésico local (por norma não utilizo em procedimentos no rosto). Após o tratamento pode ocorrer alguma vermelhidão e inchaço semelhante a uma ligeira queimadura solar. Pode e deve discutir-se com o médico a necessidade de anestesiar localmente as áreas a tratar, por exemplo com a aplicação de um creme anestésico.

Quando podemos ver resultados? Sentimos uma melhoria contínua da pele durante e após cada tratamento. As manchas castanhas desaparecem ao fim de uma a três semanas. Eu fiquei sem quaisquer manchas na pele ao fim de uma semana. Com o tratamento as manchas ficaram assinaladas com pequenas crostas, que ao saírem, deixaram a pele tão uniforme que eu tive dificuldade em acreditar nos resultados (mostro o pós procedimento no final do artigo)! Os resultados gerais devem melhorar progressivamente ao longo de seis meses, à medida que a pele responde naturalmente ao tratamento. Os resultados serão naturalmente diferentes de pessoa para pessoa.

manchas na pele

Preços e locais

Qual o preço do tratamento? Onde fiz o meu tratamento? Cada sessão do tratamento Three For Me tem um valor aproximado de 220 €, no entanto este valor pode variar consoante a clínica, e caso se pretenda ter a certeza, deverá contactar-se a clínica previamente. Para os resultados obtidos, achei o valor perfeitamente ajustado, o resultado obtido é impressionante e não atingível com produtos cosméticos. Eu fiz este tratamento na Clínica Dermochiado em Lisboa, com o dermatologista Dr. Alexandre Catarino.

alexandre catarino

dermochiado

alexandre catarino

Onde encontrar o equipamento Icon para fazer este tratamento? Este tratamento está disponível em diversas clínicas médicas em todo o país e ilhas. Estes são os locais onde neste momento é possível encontrar este equipamento:

Espero que em breve na zona do Porto exista este equipamento, pois tive imensos pedidos para essa zona do país! Assim que haja mais locais com o equipamento Icon, irei atualizar esta lista de locais.

Indicações, retomar a vida normal e evidência científica

Em que situações pode ser usado o tratamento Three For Me? Este tratamento pode ser realizado com segurança na maioria dos fotótipos de pele, com o objetivo de rejuvenescer e melhorar os efeitos decorrentes da exposição solar, como rugas, manchas na pele e lesões vasculares faciais.

Quando posso retomar a minha vida normal? Podemos retomar a nossa vida no mesmo dia do tratamento. É importante referir que a pele pode ficar vermelha e inchada e as atividades sociais poderão ser retomadas um a dois dias após o tratamento. Podemos usar maquilhagem no final do tratamento se quisermos. Uma vez que as manchas na pele ficarão com pequenas crostas nos dias seguintes, podemos usar maquilhagem para as cobrir, até caírem por si.

Existe evidência científica sobre este equipamento e os resultados? Sim, neste link podes encontrar as referências bibliográficas que sustentam a utilização deste equipamento, no botão “View Clinical Data”.

Que possíveis efeitos secundários podem acontecer? Vou deixar no final deste artigo um disclaimer com possíveis efeitos secundários. Para quem me perguntou, eu não experienciei qualquer efeito secundário.

Como decorreu este procedimento comigo?

A minha experiência de uma sessão correu muito bem. Eu estava muito curiosa com os resultados e queria fazer desaparecer de vez as minhas manchas na pele! Isso fez com que encarasse o dia com bastante otimismo! O Dr. Alexandre Catarino observou a minha pele previamente, as manchas na pele, uns pequenos derrames e de seguida explicou-me como iria decorrer o tratamento. Foi sempre muito cuidadoso e atencioso e utilizou um dispositivo previamente ao tratamento, o Skintel (que também faz parte do Icon), o único medidor de melanina aprovado pela FDA que determina de forma quantitativa o índice de melanina da pele para definir os parâmetros mais adequados. Limpou a minha pele com esta água Sebiaclear da SVR e já com a pele totalmente seca passou primeiro a IPL e depois o laser. O tratamento em si demorou cerca de 30 minutos. Fizemos o tratamento no rosto e também no pescoço.

skintel

manchas na pele

manchas na pele

icon

alexandre catarino

icon

No final colocou-me umas compressas húmidas o que me deu uma sensação fresca e um creme cicatrizante. Depois deste tratamento, nos dias seguintes fiquei com umas pequenas crostas nas zonas das manchas, que foram desaparecendo. Ao final de uma semana já não tinha crostas e as manchas desapareceram como um passo de magia! Fiquei com uma textura de “quadradinhos” na pele devido ao laser, mas isto é normal e vai desaparecendo com o tempo. No meu caso foi desaparecendo gradualmente durante cerca de duas – três semanas. Essa textura irá desaparecer completamente e não é motivo de preocupação.

manchas na pele

manchas na pele

manchas na pele

alexandre catarino

Cuidados da pele pós procedimento

Que cuidados utilizei pós procedimento? O Dr. Alexandre Catarino indicou-me um protetor solar cicatrizante e referiu que poderia manter o C E Ferulic mas eliminar todos os produtos com ácidos esfoliantes ou retinoides. Na rotina da manhã usei para lavar o rosto um cleanser hidratante (usei este), um tónico nutritivo e apaziguante (este), o C E Ferulic, seguido do sérum calmante com ácido hialurónico Phyto Corrective, do hidratante (de manhã usei este que é muito leve) e o protetor solar (usei o indicado ou o Advanced Brightening UV Defense, protetor solar anti manchas). À noite para fazer a limpeza do rosto utilizei sempre este desmaquilhante (não usei maquilhagem durante alguns dias, mas podia se quisesse), sempre em gestos muito suaves, de seguida o sérum Phyto Corrective e o hidratante (achei excelente usar o Emollience ou o Triple Lipid Restore – este último muito bom para pele seca e envelhecida). Fiz algumas vezes a máscara Phyto Masque para hidratar e apaziguar a pele sensível ou sensibilizada e que pode ser usada pós procedimento. Não fiz qualquer esfoliação física nem usei a Foreo. Vou avaliar com o Dr. Alexandre quando poderei retomar os meus cuidados de pele habituais (AHA, retinoides, esfoliação, etc).

Que cuidados devemos ter antes e depois do tratamento Three For Me?

a) Antes do tratamento a minha pele foi devidamente limpa com a água micelar já referida que retirou qualquer resíduo que eu tivesse na pele. Eu não levava maquilhagem, mas se se levar, deve retirar-se por completo antes do procedimento.

manchas na pele

b) A aplicação de pacotes de gel fresco, compressas húmidas frescas ou gel de arrefecimento não oclusivo imediatamente após o tratamento, pode ajudar a aliviar a comichão e o ardor que possa ocorrer. No meu caso foram aplicadas compressas húmidas o que foi bastante agradável depois do procedimento e posteriormente o médico colocou-me um creme cicatrizante.

icon

manchas na pele

c) Cremes e loções tópicos, se forem oclusivos, podem provocar o aparecimento de acne e devem ser evitados até que a pele recupere o epitélio.

d) Após o tratamento é permitida uma limpeza suave e a utilização de cosméticos não irritantes. Recomenda-se que os retinoides sejam interrompidos duas semanas antes do tratamento inicial e ao longo de todo o tratamento. A utilização de retinoides durante o tratamento pode resultar em efeitos secundários indesejáveis e numa recuperação mais prolongada.

e) As pessoas propensas a surtos de acne devem evitar cremes hidratantes ou maquilhagem pesada durante 24 horas após o tratamento.

f) Ao longo da recuperação, devem evitar-se lesões e exposição ao sol durante pelo menos duas semanas após os tratamentos. É altamente recomendável que, entre tratamentos, se utilize um filtro solar com fator de proteção elevado (SPF 50) ou superior. Quem está em tratamento deve também continuar a usar SPF 50 ou superior até seis meses após o tratamento final, sempre que estiver ao ar livre.

g) Após a área de tratamento ter recuperado, poderá ocorrer alguma comichão ou secura. Isto irá desaparecer gradualmente. A utilização de hidratantes não irritantes pode proporcionar algum alívio.

dermochiado

icon

Próximos passos?

Após uma única sessão e no meu caso, um só tratamento já fez uma enoooorme diferença nas minhas manchas na pele! Estou muito surpreendida com os resultados – o efeito é PhotoShop! Irei publicar também um próximo artigo com os resultados finais. Os pequenos derrames que eu tinha junto ao nariz praticamente desapareceram. Tinha umas linhas na testa (não tenho rugas) que desapareceram também.

manchas na pele

Assessment – primeiros resultados só com uma sessão

Deixo de seguida as fotografias dos primeiros dias pós procedimento (resultados com apenas uma sessão) tiradas com o meu telemóvel. O objetivo é mostrar a real evolução sem qualquer filtro ou maquilhagem para se perceber como respondeu a minha pele.

manchas na pele

Lado esquerdo: dia a seguir ao tratamento. Lado direito: dois dias a seguir ao tratamento

 

manchas na pele

Lado esquerdo: quatro dias a seguir ao tratamento. Lado direito: sete dias a seguir ao tratamento

Sete dias depois já não tinha quaisquer manchas (fiquei super feliz!), ainda tinha uma pequena crosta na testa que entretanto caiu, e ainda um pouco de textura que entretanto regularizou completamente ao fim de quase 3 semanas. A minha avaliação não podia ser melhor, para mim este tratamento é life changing!

 

Se houver alguma questão, podes deixar as tuas dúvidas em comentário a este artigo para que eu te possa responder. Curiosa com este tratamento?

 

Fotografias de casos clínicos gentilmente cedidas pela Cynosure

Fotografia do procedimento: Márcia Soares

Fotografias pós procedimento: tiradas por mim com o meu telemóvel

 

Disclaimer: Este tratamento foi-me oferecido pela Cynosure. A minha opinião é sincera e tudo o que foi referido neste artigo foi com o objetivo de mostrar a minha experiência individual com este tratamento. Este artigo não substitui uma consulta médica com o objetivo de avaliar a necessidade ou a indicação deste tratamento para cada caso específico, tendo em conta a história clínica de cada pessoa.

Possíveis efeitos secundários do tratamento: Um baixo risco de comichão prolongada, vermelhidão (eritema) e bolhas. Existe o risco de hiper-pigmentação pós-inflamatória (PIH), hipopigmentação, queimaduras, eritema, edema, hematomas, ou formação de bolhas, alguns dos quais podem resultar na formação de cicatrizes. Estas complicações são geralmente devido à sobreposição de impulsos, ou à realização de muitas passagens em níveis mais elevados de energia. Eritema transiente (vermelhidão) ou edema (inchaço) imediatamente após o tratamento. Alguns dias alguns pós tratamento pode surgir um tom bronzeado, que consiste em impurezas castanhas na superfície da pele. Este efeito secundário é um ponto clínico desejável. Existe sempre o risco de infeção após o tratamento, resultando potencialmente nos efeitos secundários referidos acima. A erupção de acne é um potencial efeito secundário do tratamento com Laser Fracionado 1540. Outros efeitos secundários podem incluir: Exacerbação das lesões de acne sob oclusão. Estas podem geralmente ser tratadas com preparações tópicas ou com a tomada de antibióticos por curto prazo. Irritação por contacto a medicamentos tópicos, tais como antibióticos tópicos, protetores solares, compostos contendo fragrâncias e conservantes utilizados em produtos corticosteroides de utilização tópica. A maioria dos casos de irritação termina com a descontinuação da utilização do agente irritante. A hiperpigmentação é geralmente transitória e desaparece com o tempo. Pode também responder ao tratamento com retinoide tópico, ácido glicólico e ácido azelaico, peeling suave com ácido glicólico, hidroquinona, ou tratamentos à base de luz. A hipopigmentação é menos comum do que a hiperpigmentação, mas pode ser permanente. A hipopigmentação pode desenvolver-se 12-48 meses após o tratamento. Infeções: podem ocorrer infeções bacterianas e infeções fúngicas entre dois a dez dias após o tratamento. As espécies Staphylococcus, Pseudomonas e Candida são as mais comuns e devem ser tratadas com agentes sistémicos para evitar cicatrizes ou outras complicações. O tratamento apropriado da ferida pode ajudar a minimizar a incidência da infeção. Cicatriz hipertrófica: Apesar de rara, pode ser tratada precocemente com esteroides, gel de silicone, ou com um dispositivo laser ou de luz específico para tratamento vascular.  As áreas mais propensas a cicatrizes são o queixo, mandíbula, pescoço e região perioral. Aconselha-se a pessoa tratada a entrar em contacto com o médico que fez o tratamento caso ocorra algum efeito colateral.

Disclaimer: Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos mencionados através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo. 

Posts relacionados

Tónico – porquê trocá-lo pela Lotion Essence?

Um tónico é dos produtos que mais gosto de usar na minha rotina de rosto, e não concebo não utilizar. Há quem passe diretamente da limpeza para a aplicação do sérum ou creme, mas eu não consigo. Falta-me sempre u...

Janeiro 14, 2021

Gravidez, alterações e cuidados com a pele e cabelo

Um dos temas mais pedidos para abordar nesta plataforma foi a gravidez, as alterações que acontecem e os cuidados com a pele e cabelo. Durante as minhas duas gravidezes segui os cuidados indicados pelos meus médi...

Novembro 17, 2020

Tudo sobre a acne com a dermatologista Dra. Marisa André

Um dos temas mais pedidos de SEMPRE para abordar aqui no site Beautyst é o tema acne. Isto acontece porque muitas das pessoas que lêem os meus conteúdos têm esta doença (na idade adulta) bem como os seus filhos. ...

Outubro 15, 2020

2 comentários

  1. Carla Costa diz:

    Muito, muito obrigada, muito informativo, sem dúvida!!!
    Já agora, que cuidados devemos ter a partir do momento em que fazemos este tratamento?
    Ou seja:
    Nunca mais podemos apanhar sol? (incluo sempre exposição com proteção solar 50+).
    Existe risco das manchas reaparecerem?
    Com que frequência devemos analisar a pele após o tratamento?
    As manchas desaparecem mesmo na integra, ou ficam “camufladas”?
    Muito obrigada!!!!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla! Estas manchas ficam eliminadas com o tratamento. Mas podemos e devemos manter os nossos cuidados para evitar futuras manchas e danos na pele, como a utilização de um fator de proteção elevado todos os dias do ano (sim, mesmo em dias nublados) e a utilização de produtos que podem ajudar a manter a pele uniforme, como a utilização de um antioxidante com percentagem elevada de vitamina C (entre 10-20%), produtos específicos (como séruns ou cremes despigmentantes e até mesmo protetores solares com esta característica). As manchas não ficam “camufladas”, desaparecem sim, e claro, os resultados dependem de pessoa para pessoa. Atenção que o melasma deve ser enquadrado num tratamento específico pelo dermatologista (melasma são habitualmente manchas castanhas e grandes, diferentes dos lentigos solares que parecem sardas – as que eu tenho). Podemos apanhar sol, claro, mas devemos fazê-lo de forma segura. Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist