Como lavar o cabelo?

rui oliveira soares

Já falei aqui sobre o cronograma capilar e sobre os resultados que consegui. O cronograma capilar é algo muito importante e que podes fazer a um custo relativamente baixo e em casa, para teres o cabelo muito mais saudável, hidratado e alinhado. Mas é muito importante saberes como lavar o cabelo. Isto porque a maioria de nós o lava mal! Também já fiz um artigo que explica como eliminares o frizz do cabelo e que podes ler neste link. Há um antes e um depois de todos estes cuidados no meu cabelo, sem qualquer dúvida! Eu nem acredito que passei a maior parte da minha vida sem saber tudo isto, e agora quero poder partilhar isto contigo pois todas as mulheres têm o direito de ter um cabelo bonito e hidratado. E não é preciso produtos caros, apenas tempo. Então, como lavar o cabelo?

rui oliveira soares

Apenas nas raízes

Aplicas champô no cabelo todo, incluindo os comprimentos? Errado! O champô deve ser colocado apenas nas raízes e não nos comprimentos. E porquê? Porque a gordura está presente apenas na raiz e a espuma do champô é mais do que suficiente para limpar os comprimentos. Confusa? Achas que não faz sentido? Continua a ler. O champô nos comprimentos não faz nada pelos comprimentos, antes pelo contrário. Já pensaste por que tens comprimentos secos e cheios de frizz? Usa apenas nos fios caso tenhas feito exercício físico e o cabelo tenha ficado muito transpirado (como eu faço, mas nesse caso escolho um champô sem sulfatos como é o caso deste da Martiderm que eu amo e também uso noutros dias).

rui oliveira soares

Condicionador: sim ou não?

O cabelo é revestido por inúmeras cutículas. Repara, o champô abre a cutícula do cabelo para remover a oleosidade e sujidade. Com as cutículas abertas os fios ficam prontos para receber ingredientes hidratantes, nutritivos ou reparadores (que estão presentes em máscaras por exemplo). Mas depois, sim, temos de fechar as cutículas novamente. Mesmo se nessa lavagem não tivermos usado uma máscara. Não só para “selar” esses ingredientes nos fios, como para o deixar brilhante e alinhado (um cabelo com cutículas abertas tem um aspeto seco e desalinhado). Os condicionadores têm por norma um pH baixo (mais baixo que as máscaras), por isso conseguem fechar as cutículas e dar um aspeto liso e bonito ao cabelo. A única altura em que não precisamos de usar condicionador depois de uma máscara é se esta última tiver um pH baixo (menos de 4). Mas é raro as marcas em Portugal mencionarem o pH. Depois de uma máscara (e sim, no caso de quem faz cronograma capilar fazemos 2 a 3 máscaras por semana de acordo com um esquema de que falei aqui) é preciso colocar SEMPRE condicionador também. Pelos motivos que expliquei. Nunca ninguém nos ensinou assim, certo? Mas faz toda a diferença!

rui oliveira soares

Champô por tipo de cabelo e temperatura da água

Já fiz, em colaboração com o Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista especialista em cabelo, um artigo sobre champôs por tipo de cabelo, que podes ler aqui.

Relativamente à temperatura da água, como num banho, utilizar água muito quente é prejuducial para o cabelo, bem como (e principalmente) para o couro cabeludo. Por isso deves usar sempre água morna, e no fim, se conseguires, fazer um jato de água fria, para o deixar mais brilhante (eu faço sempre, verão ou inverno).

Champô seco: sim ou não?

Muitas vezes recebo perguntas sobre champô seco. Eu não uso. Não é uma opção para utilizar de forma regular. Está mais do que provado que lavagens frequentes não enfraquecem o cabelo (é um mito). Aliás, deixar sujidade e oleosidade no cabelo, sim, é prejudicial. Por isso para mim é uma situação de último recurso e não como um substituto da lavagem.

Mais esclarecida sobre como lavar o cabelo? O que andas a fazer mal? O que fazes bem?

Fotografia: Yellow Savages

 

 

Posts relacionados

Dr. Rui Oliveira Soares – Webinar sobre cabelo

Os temas sobre cabelo têm gerado sempre imensas questões aqui no site e nas minhas redes sociais. Por isso, em colaboração com o Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista e Secretário Geral do Grupo de Tricologia d...

Maio 19, 2020

10 estratégias no tratamento da queda de cabelo

Este é um tema que é razão de queixa de muitas mulheres! Mas é preciso compreender que a queda de cabelo é normal! 10% do nosso cabelo está em fase de queda (fase de telogénese) pelo que o que não é normal é não ...

Abril 15, 2020

Perucas – próteses capilares – e tratamentos por Cláudia Piloto

Quem não conhece o trabalho da Cláudia Piloto? Filha de Lúcia Piloto, trabalhou durante anos nos cabeleireiros da família. Há já vários anos tem o seu próprio projeto e espaço, onde faz o acompanhamento de mulher...

Abril 7, 2020

8 comentários

  1. Ana Margarida Branco diz:

    Olá Joana.

    Eu apenas uso máscara e não condicionador, mas a partir de agora isso já não vai acontecer graças a este post! Como sofro de cabelo com frizz e como fiz “balayage” vou passar a incluir na minha rotina diária o CC para cabelos com cor ou química. Contudo, gostaria de saber qual o condicionador que aconselha usar após a máscara.

    Obrigada.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana Margarida! Podes usar o condicionador que mais gostares. É um pouco indiferente. Faria sentido um artigo só sobre condicionadores? 😉 Beijinhos, Joana

  2. Ana Margarida Branco diz:

    Olá Joana. Depois de ler o seu artigo sobre os 10 melhores produtos para o cabelo, decedi que irei experimentar o condicionador da Ducray. Obrigada pelos seus excelentes conselhos e artigos. Beijinhos.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana Margarida! Que bom! Tenho a certeza de que irás gostar muito. É adaptado a qualquer tipo de cabelo, até a crianças com idade acima dos 3 anos. Um beijinho, Joana

  3. Rita Guerra diz:

    Olá! estou a fazer o CC. aplico as máscaras seguidas do amaciador, mas agora ao ler sobre os produtos em rodapé, fico um pouco “de pé atrás” porque tenho usado a mythic oil como máscara de nutrição (e não como de hidratação)… tenho notado o cabelo muito oleoso e comprei um shampoo de volume. obrigada pelos seus conselhos e artigos tão bem escritos. beijinhos e bom ano

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Rita! Existem duas máscaras Mythic Oil, uma para cabelos finos e outra para cabelos grossos, com composições diferentes. Qual é que estás a usar? O cabelo está muito oleoso porquê? Tens usado máscara nas raízes? Tens usado muita quantidade? Tens enxaguado bem com água morna? Um beijinho grande!

  4. Maria Ana diz:

    Eu uso o Champo Hexafane desde que tive uma queda severa de cabelo em 2016. Mas como tenho o cabelo liso e curto, nunca uso condicionador para não ficar com aquele aspecto pesado e oleoso…

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Maria! Mas o condicionador não é suposto dar-te esse efeito pesado e oleoso. É imprescindível para fechar as cutículas das hastes capilares e dar um ar brilhante, alinhado e saudável ao cabelo. Há vários condicionadores excelentes para cabelo fino. 🙂 Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist