Botox capilar – tudo o que precisas de saber

botox capilar

Recentemente voltei a fazer o meu botox capilar no cabeleireiro Unique em Lisboa. Um procedimento que tem como objetivo alinhar as cutículas dos fios de cabelo, dando-lhe muito brilho, reduzindo o frizz e domando-o. Apesar de não ter como objetivo ser um alisamento o botox capilar acaba por dar um efeito mais liso se usarmos a prancha durante o procedimento (também pode ser feito em cabelo encaracolado, mas nesse caso é usado apenas o secador de cabelo), mas tem outras vantagens como a reconstrução dos fios e uma textura mais saudável. Queres saber tudo sobre este procedimento?

O que me levou a fazer o botox capilar?

A primeira vez que fiz foi praticamente há um ano atrás, exatamente no mesmo cabeleireiro. Na altura eu procurava uma solução que me ajudasse a reduzir o frizz do cabelo, sobretudo na zona das raízes, onde, por causa do meu tratamento para a alopécia androgenética, tenho sempre imensos fios a nascer. Também pretendia não ter de usar o secador de cabelo tantas vezes para ter o cabelo alinhado. Nesta zona do cabelo, onde tenho tantos fios a nascer, como é mesmo junto ao couro cabeludo, eu não posso usar os produtos do cronograma capilar, como máscaras e condicionadores (método de que já falei inúmeras vezes e que ajuda IMENSO a reduzir o frizz do cabelo e a dar-lhe um aspeto mais saudável).

Há um ano usámos um botox capilar da Portier que tinha um cheiro muito mais ativo e me deu uma ligeira sensação de ardência no couro cabeludo. Desta vez usámos um outro, o Let Me Be Botox Matizador. Mais à frente vou deixar todos os pormenores sobre este produto. O resultado há um ano atrás foi muito bom, o cabelo ficou super alinhado e com um aspeto mais saudável. Reduziu muito ligeiramente o volume e deixou-o mais “alisado” embora o meu cabelo já seja liso (fica apenas com uns pequenos jeitos se não uso secador e/ou prancha). É importante explicar que “botox capilar” é um nome genérico usado para um procedimento que tem como objetivos alinhar a fibra capilar, fechar as cutículas para um cabelo com menos frizz, mais brilho e reconstruído, MAS depende do produto / marca usados no cabeleireiro. O feedback que vou deixar é com a marca que usei desta vez no Unique.

Antes de começarmos a fazer o procedimento, o Eddy esteve a avaliar o meu cabelo e couro cabeludo e a aferir as necessidades do mesmo. Acertou em TUDO, fez uma avaliação espetacular em que me referiu que eu tinha os comprimentos um pouco debilitados pelo uso da prancha (mesmo apesar de todos os cuidados que tenho – mas a utilização de prancha nos últimos tempos teve as suas repercussões!), a precisar de hidratação (nota para usar condicionadores hidratantes em vez dos nutritivos ou reconstrutores e continuar o meu cronograma capilar certinho). Nas fotos abaixo vemos o meu cabelo apenas lavado e seco ao ar.

botox capilar antes

botox capilar antes

botox capilar antes

botox capilar antes

botox capilar antes

botox capilar

botox capilar antes

botox capilar antes

Lavagem e aplicação do botox capilar

Como é então feito este procedimento? No dia do tratamento, fazemos em primeiro lugar uma lavagem com um champô que deixa os cabelos perfeitamente limpos. Neste caso usámos o Clean Remover Shampoo da Great Lengths. Como eu já tinha lavado o cabelo nesse dia (porque fiz exercício logo de manhã e não ia deixar o cabelo sujo e transpirado), a aplicação deste champô no salão foi muito suave, praticamente sem esfregar.

Posteriormente o Eddy passou o cabelo bem por água, secou-o ligeiramente com o secador e aplicou o Let Me Be Botox Matizador, um produto que dá um alinhamento perfeito, restauração e reparação do cabelo, para além de matizar (embora eu não tenha o cabelo loiro, este produto ajuda a dar um brilho espetacular e a evitar os tons alaranjados do cabelo castanho – que se conseguem perceber nas fotos do antes). Este produto alisa e matiza os cabelos, devido aos pigmentos Ultra Blue e Anti Yellow, que em conjunto neutralizam o tom amarelado / alaranjado dos fios, devolvendo a cor desejada. Este produto contém propriedades emolientes e nutritivas, formando uma camada protetora nos fios, dando um aspeto super natural e com muito brilho. O produto tem uma cor azulada / arroxeada e foi aplicado mecha por mecha com todo o cuidado, passando de seguida o pente para o produto envolver cada fio. O acompanhamento do Eddy em todo o processo foi para lá de incrível, um profissional ótimo que recomendo mesmo!

botox capilar

botox capilar

botox capilar

botox capilar

botox capilar

botox capilar

Tempo de pose do botox capilar

Depois de aplicar o produto, uma das coisas que me foi explicada, foi que como tenho o cabelo muito fino e a pele sensível não o aplicámos diretamente no couro cabeludo, fazendo antes a aplicação por toda a extensão dos fios sem nunca tocar na pele, mas com imenso cuidado para apanhar esses cabelos mais pequenos que eu tanto queria domar. Depois de aplicar o produto o Eddy disse-me que iríamos esperar entre 30 a 40 minutos, dependendo de como o meu cabelo iria responder. Depois de 40 minutos o cabelo foi então passado por água, de seguida usámos o secador para retirar o excesso e depois passámos a prancha para selar o produto nos fios. O Eddy explicou-me que este produto pode ser usado em cabelo encaracolado, mas nesse caso não passa a prancha, apenas o secador. De imediato eu senti o cabelo com um toque muito mais saudável, hidratado e reconstruído, como um passo de magia e com um brilho incomparável! O cheiro do produto é muito agradável, não senti qualquer ardência nem odor ativo, antes pelo contrário. Gostei muito da opção do B-Btox Let me Be Pro Salon.

botox capilar

botox capilar

Composição do botox capilar – Botox Blond Matiz Let Me Be

Para todas as que querem saber a composição, aqui deixo a lista INCI, um produto que apresenta álcoois gordos para a hidratação dos fios, manteigas e extratos de côco para a nutrição, bem como hidrolisados de proteínas e aminoácidos para a reconstrução. No final, textura transformada, ultra brilho e tom corrigido! Nesta composição não se encontra formol ou amoníaco e os ingredientes descritos cujos nomes são mais “difíceis” de perceber são agentes condicionantes, conservantes e que controlam a viscosidade do produto. Por isso, sim, para quem perguntou a composição não “faz mal” ao cabelo, pode ser usada em cabelo pintado e todos os tipos de cabelo, sem receios.

Composição: Cetearyl Alcohol, Ceteareth-20, Isopropyl Palmitate, EDTA, Glutamic Acid, Coconut (Cocus Nucifera) Extract, Theobroma Cacao Extract, Cetrimonium Chloride, Methylchloroisothiazolinone / Methylisothiazolinone, Paraffinum Liquidum, BHT, PEG 90M, Cyclopentasiloxane (And) Dimethiconol, Cyclopentasiloxane (E) Dimethicone, Tamarindus indica Extract, Cinnamomum Zeylanicum Bark Extract Acorus Calamus Root Extract Commiphora Myrrha Resin Extract, Olea Europaea (Olive) Fruit Oil, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, PARFUM ( Alpha-Isomethyl Ionone/ Benzyl Salicylate/ Butyphenyl Methypropional/ Citral/ Citronellol/Coumarin/Geraniol/ Hexyl Cinnamal/ Hidroxyisohexyk 3-Cyclohexene Carboxaldelyde/ Limonene), Citric Acid, Acid Violet 43, Hydrolized Wheat Protein, Hydrolyzed Soy Protein, Carbocysteine, Threonine, Serine e Aqua.

let me be b-btox botox capilar

Quanto tempo dura e qual o preço do botox capilar?

No procedimento anterior que fiz no ano passado, senti os resultados deste tratamento durante vários meses, talvez 6 a 7 meses. Nunca fiquei com “efeito raíz” sendo que o efeito foi desaparecendo gradualmente. Desta vez o Eddy explicou-me que no meu cabelo posso fazer este tratamento de 6 em 6 meses, embora há quem faça de 4 em 4. E faz-me sentido, por isso mais para o final do ano irei avaliar como está o cabelo e quando voltarei a precisar. Para o comprimento do meu cabelo, paguei 80 € (que incluiu todo o processo, lavagem, aplicação do produto, secagem e passagem da prancha). O preço varia de acordo com o comprimento do cabelo.

botox capilar

botox capilar

botox capilar

botox capilar

Cuidados a ter depois de fazer o botox capilar e resultados após a lavagem

Depois de fazer o botox capilar, temos de ficar 2 dias sem lavar o cabelo. Eu fiz este procedimento numa 6ª à tarde e só voltei a lavar o cabelo na 2ª feira de manhã. Durante estes dois dias não podemos prender o cabelo, usar ganchos ou elásticos. E basicamente os cuidados são só esses. Depois de lavar o cabelo em casa notei: um brilho muito intenso, cabelo perfeitamente alinhado, redução do frizz. Deixei de usar secador, pois o cabelo fica com um ar natural e domado (não usava sempre, mas se queria um aspeto melhor acabava por usar). Não senti redução do volume, não ficou nada com aspeto “lambido”. Sei que irei usar secador para dias em que queira mais volume nas raízes (como sempre) ou que pretenda aquele efeito “esticado de prancha”, mas para o dia a dia é mesmo uma boa solução para o meu cabelo e era exatamente o que eu pretendia!

É importante referir que após lavar o cabelo em casa ele não fica igual ao que mostro na foto do depois. Obviamente passa o efeito “prancha” mas fica muito mais brilhante e domado que na foto do antes e desde a altura em que fiz o botox capilar nunca mais voltei a sentir necessidade de usar secador.

botox capilar antes depois

E tu, já fizeste botox capilar? E se sim, onde? E que produto foi usado? Gostaste dos resultados?

Disclaimer: este artigo não é patrocinado. Eu paguei todos os serviços efetuados no cabeleireiro Unique. Este artigo tem como objetivo mostrar a minha opinião pessoal e a minha experiência com o botox capilar.

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Alda Gomes e a sua rotina de beleza com o cabelo

A Alda Gomes é uma atriz linda (por dentro e por fora) com quem tive o prazer de estar a falar durante umas horas sobre cabelo (o seu, o meu, o cabelo das mulheres com quem nos cruzamos). Um assunto que toca a nó...

Junho 23, 2020

Proteção solar e cabelo – o que escolher?

Depois de ter enviado uma Newsletter específica sobre proteção solar de rosto, chegou a vez de falar sobre proteção solar e cabelo. Acredito que existem várias dúvidas, por isso pedi ajuda ao dermatologista Dr. R...

Junho 9, 2020

O stress e o impacto na queda de cabelo – o que fazer?

Este é um dos assuntos que mais gosto de focar quando me fazem perguntas sobre queda de cabelo, uma vez que genericamente se fala sobre o stress e impacto na queda de cabelo, mas efetivamente acho que quem se pre...

Junho 2, 2020

2 comentários

  1. Alexandra diz:

    Olá. Gostei de conhecer este produto e quero experimentar. Também tenho alopécia e o cabelo já com tendência a ondulação e sempre com cabelos novos no ar…entao quando chove, fico com o cabelo HORRÍVEL. A cabeleireira já me falou em alisamento sem formol, e que o cabelo fica com muito brilho e deixo de usar o secador, mas tenho medo. Não conhecia o botox capilar, vou ver se a minha cabeleireira tem este produto. Beijinhos

    1. Joana Alvares diz:

      Exatamente por todas estas questões que mencionas é que decidi partilhar este procedimento com o produto mencionado no artigo. O resultado é muito natural e domei finalmente aqueles incomodativos cabelinhos pequeninos que ficavam sempre espetados no ar! 🙂 Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist