Óleo capilar + leave in – uma resposta anti frizz

Sisley hair rituel

Há muito tempo que tenho tido uma abordagem cada vez mais consciente relativamente ao meu cabelo, evitando sempre que possível, danos desnecessários. Por isso desde há anos que gosto de usar produtos no meu cabelo que me permitem evitar o secador e outras ferramentas de calor e obter fios alinhados, hidratados e sem frizz. Usar um óleo capilar e um leave in ajuda muito e eu vou explicar tudo. Já fiz um artigo no site sobre frizz de cabelo, com várias sugestões, que podes ler aqui. Mas este truque, do óleo + leave in, é um truque que faço há muito tempo e que resulta MESMO! Há vários produtos que podemos usar com esta finalidade, mediante o tipo de cabelo e hoje vou falar sobre a minha experiência.

Óleo capilar – primeiro passo em cabelo enxuto

Um dos produtos que mais tenho gostado de usar no cabelo é um óleo capilar (e com várias finalidades – atenção, há muitos tipos de óleos diferentes, alguns só servem para finalizar, outros são pré-champô e outros são multifunções). Já falei de um óleo que adoro, o óleo Lazartigue, neste artigo. Para além deste, e depois de a marca me oferecer, fiquei mesmo (MESMO) fã do óleo de cabelo da Sisley. Ambos não contêm silicones, dando um acabamento mais “natural”. Enquanto que o óleo da Lazartigue pode ser usado de várias formas (no artigo explico 4 formas de o usar) e aconselho para todos os cabelos que gostam de sentir mesmo o “efeito nutrição” de um óleo, o da Sisley “desaparece” mais no cabelo e é incrível. Qualquer um dos dois eu aconselho de olhos fechados, cada um com um cheiro mais maravilhoso que o outro.

Mais recentemente e depois de ver a Bel a falar da combinação dos óleos da Wella com o leave in Potion 9 da Sebastian, conselhos do cabeleireiro Bruno Lotufo, experimentei o Oil Reflections Light que é muito bom, a um preço bem em conta. Tem silicone para quem prefere esse toque (atenção, não há problema NENHUM em usar produtos com silicones, são substâncias regulamentadas e seguras!).

oleo para cabelo Lazartigue

oleo para cabelo Wella

Leave in – segundo passo depois do óleo capilar

Não me lembro desde quando uso leave ins, mas seguramente há muitos anos! Podes ver aqui alguns leave ins de que já falei. Um leave in é um creme de cabelo, que colocamos em cabelo húmido com a finalidade de finalizar o penteado, dando mais hidratação e alinhando os fios. Há inúmeros leave ins no mercado, há uns que já testei e deixaram-me o cabelo empastado e gorduroso e outros que resultaram tão bem que se tornaram favoritos!

Um dos meus favoritos é o Creme de Exceção Phytokératine Extrême, que ao aplicar no cabelo e deixando-o secar ao natural (sem fontes de calor) endurece. A vantagem de endurecer no cabelo é que ele seca da forma como o penteamos. Por isso depois de endurecer, basicamente o que faço é pentear, e mais nada. Super fácil. Um leave in que também endurece no cabelo é precisamente o Potion 9 de que falei atrás. Outro leave in de que gosto muito é a emulsão nutritiva Nutricerat da Ducray, não tendo tanto este efeito marcado de “duro”, mas deixando o cabelo super macio. Gosto muito também.

O BC Peptide Repair Rescue Serum de Pontas Danificadas é um leave in que super recomendo para cabelos muito secos / danificados / grossos. Por vezes gosto de aplicar ao fim de semana (ele pesa um pouco no meu cabelo fino, mas é fabuloso). Truque, como em todos os produtos mencionados neste artigo: saber dosear consoante o tipo de cabelo.

phytokeratine extreme

Potion 9

nutricerat

Combinações possíveis de óleo capilar + leave in e como fazer?

Como fazer? Super fácil. Depois de lavar (ver aqui como lavar corretamente o cabelo) e passar o condicionador, e já depois de seco com a toalha (não esfregar), basta pentear o cabelo, colocar primeiro o óleo de cabelo e logo de seguida o leave in. Quanto às quantidades, vê a minha nota mais abaixo. Depois basta pentear, deixar secar ao natural e voltar a pentear (depois de o cabelo e os produtos estarem secos e/ou duros).

Claro que este método faz sentido para quem não tem de sair logo de casa ou quem não se importa de sair ainda de cabelo molhado ou ainda para quem lava o cabelo ao fim da tarde por exemplo e tem tempo de o deixar secar ao natural antes de ir dormir. Para quem tem muito cabelo e que demora HORAS a secar, pode passar primeiro o secador em baixa temperatura (ou ar frio) para tirar a maior quantidade de humidade, e colocar os produtos logo de seguida, ainda em comprimentos húmidos.

Podes encontrar no Instagram do Bruno Lotufo uns tutoriais interessantes (aqui sobre óleos e aqui sobre o Potion 9). Nota: impossível usar as quantidades que ele refere no meu cabelo (não dá mesmo! mas adapto) mas pode resultar em cabelo muito longo e grosso, é tentar.

dark oil

bc peptide repair

Atenção! Estas são apenas algumas combinações possíveis! Agora o mais difícil? Escolher o melhor duo para cada cabelo (só testando!) e saber dosear cada produto. Por exemplo, no meu cabelo, aguento bem com 1 pump e meio a 2 pumps de óleo (se for o da Lazartigue basta ½ a 1 gota, não mais!) e no caso do leave in 2 a 3 pumps, mediante o produto. Agora é mesmo encontrares a dupla certa, testares, e olá cabelo bonito e brilhante!

Já usas este tipo de combinação no teu cabelo? Que produtos funcionam contigo?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Secador de cabelo – vale a pena comprar um Parlux?

Andava curiosa com um secador de cabelo da Parlux há imenso tempo, e algo que me levou a tomar a decisão de comprar um (apesar de gostar daquele que tenho) foi o feedback super positivo que recebi quando deixei u...

Novembro 10, 2020

O melhor champô de frequência e que uso há anos

Qual o melhor champô que uso? Esta pergunta é super difícil, pois eu adoro vários champôs e sem os quais eu não consigo viver! Mas se me perguntarem qual o melhor champô de frequência que uso e aquele que nunca f...

Outubro 29, 2020

Produto de beleza mais caro preferido das minhas entrevistadas

Quando fiz as entrevistas às minhas convidadas, uma das perguntas que coloquei foi "Qual o produto de beleza mais caro que usas ou usaste"?. Hoje é dia de saberes qual o produto de beleza mais caro usado pelas mi...

Outubro 20, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist