Sobre.

Olá! Eu sou a Joana. Quando fiz 40 anos decidi criar o projeto Beautyst com a ajuda de dermatologistas, outros médicos e especialistas para mostrar como devemos cuidar da nossa pele, cabelo e corpo de forma correta.

O meu projeto nasce de algo que adoro, e naturalmente transmite a forma como encaro a vida. Por isso é para mim tão importante partilhar contigo a sua razão de ser. Espero sinceramente que gostes e te sintas em casa!

Beautyst Joana Alvares

Antes de te explicar em pormenor cada bocadinho do meu percurso, mostro-te a reason why do projeto Beautyst neste vídeo.

Porque é que criei este projeto?

Sempre trabalhei em Marketing e adorava o que fazia, mas o ritmo a que vivia a empresa onde eu trabalhava não é o ritmo a que devem viver as pessoas. Tive de optar entre a minha vida /saúde / família e o meu trabalho, e decidi escolher os primeiros. Quando fiz essa escolha, este projeto foi o espaço que imaginei para partilhar coisas bonitas e outras de que sentia falta.

Este website fala sobre o quê?

Sobre beleza. Sempre senti muita escassez de informação credível na área da beleza, pele, cabelo e corpo. Talvez por ter uma doença de cabelo, ser acompanhada por um dos grandes experts de cabelo em Portugal e por isso ter a noção do que resulta e o que é marketing. É difícil saber quem são os bons especialistas e profissionais. E talvez porque os médicos sempre fizeram parte da minha vida (o meu pai, o meu marido, a maior parte das pessoas com quem trabalhei até hoje), sei que estudaram e trabalharam muitos anos para serem os maiores especialistas na sua área. Têm milhares de horas de formação. Hoje em dia é muito comum desvalorizar estes milhares de horas de formação que tem um especialista. E sobrevalorizar pessoas com meia dúzia de horas de formação. Faz muito sentido para mim abordar a beleza neste prisma, com os meus dramas e questões de uma mulher que chega aos 40 anos, mas que se suporta em especialistas (médicos e outros) que realmente podem desmistificar as minhas dúvidas e as de muitas mulheres.

Beautyst Joana Alvares

Sinto que tenho uma missão?

Sim! A vida de uma mulher de 40 anos, em Portugal, mãe e profissional, é muito dura. Quero ajudar estas mulheres, expondo as minhas fragilidades, procurando as respostas certas junto dos profissionais certos, trazendo informação relevante, partilhando dicas úteis, onde podem fazer compras de forma acessível e onde não devem gastar dinheiro.

Se acho que sou bonita?

A minha relação com o espelho não é fácil. E sobretudo desde que cheguei à idade que tenho, que só reparo no que não quero… mas adoro cuidar de mim e invisto muito tempo a ler e a estudar sobre o assunto. Se acho que sou bonita? Uns dias sim, outros dias nem por isso!

Beautyst Joana Alvares

Também vou falar da experiência com a minha doença de cabelo?

Sim. Desde a adolescência que tenho uma doença de cabelo chamada alopécia androgenética que me faz ter menos cabelo que uma pessoa normal. Isto tem dominado grande parte da relação comigo mesma, pois mexe imenso com a minha auto-estima. Só foi possível parar e reverter a situação graças ao acompanhamento médico que tenho. Por isso é tão importante para mim partilhar esta história com outras mulheres e poder ajudá-las. Tenho encontrado muitas mulheres que estão perdidas e sinto que posso fazer diferença nas suas vidas! Este projeto começou quando propus ao médico que me acompanha há quase uma década falarmos em conjunto sobre cabelo.

Foi fácil criar este projeto?

Não. Foi um processo de muitos meses e de auto aprendizagem. Para criar algo bonito e relevante, é preciso ser-se muito sério no que se faz. É preciso perceber bastante sobre vários assuntos (como o design, a fotografia, redes sociais, marketing digital, vídeo, gestão…), ter gosto em escrever e criar conteúdos que sejam relevantes para quem os lê, o que neste caso significa trabalhar em conjunto com os especialistas certos. Como pretendo fazer algo muito bom, o meu nível de exigência é elevado e por isso não basta fazer “mais do mesmo”.

Beautyst Joana Alvares

O que vou mostrar?

Vou mostrar como pode uma mulher cuidar de si, quer tenha 40 anos, quer tenha mais ou menos idade. Vou partilhar o que faço, vou procurar respostas às dúvidas que tenho, junto de médicos e outros especialistas como nutricionistas, com foco em resultados reais.

Vou falar de marcas?

Vou falar de marcas que façam sentido para mim, pela sua relevância no tratamento de problemas de pele e cabelo, com as quais eu já tenha tido uma excelente e consistente experiência. A minha intenção não é transformar este site num catálogo de produtos pois isso não é interessante. Por outro lado, essa experiência é pessoal, e nem todas as pessoas se vão dar bem com os produtos ou tratamentos de que eu falar. A minha pele e o meu cabelo podem reagir de forma diferente dos de outras pessoas. Costumo dizer que encontrar um bom produto é como encontrar o par ideal de jeans!

Vou ter artigos patrocinados?

Posso ter. No entanto quando eu falo de um produto ou marca e se o artigo é patrocinado, vou sempre indicar que se trata de uma parceria. Isto porque é obrigatório por lei. A legislação em vigor determina que todas as parcerias têm de estar identificadas logo no início da publicação (artigo, Stories, feed, etc.) e é muito importante para o consumidor saber o que é ou não pago. Por uma questão de transparência. Trabalhei muitos anos em Marketing Farmacêutico e as regras são tão apertadas que sinto que a publicidade nas redes sociais / internet deve de ser clara. De qualquer forma só vou mostrar ou fazer parcerias com produtos ou serviços que eu sinta que são uma real mais valia para quem me lê.

Como vou viver deste projeto?

Acredito que há várias formas de parcerias. A área digital está a crescer a um ritmo tão rápido, que a forma como os projetos digitais se sustentam vai transformar-se na mesma escala. Este projeto tem uma área de formação associada com Workshops que trazem retorno financeiro para o mesmo, bem como consultorias individuais (one-to-one), links afiliados (com produtos que são uma mais valia para quem me lê) e parcerias diversas.

Beautyst Joana Alvares

Aceito fazer parcerias com marcas?

Tendo em conta o meu nível de exigência é muito provável que só seja possível fazer parcerias com uma percentagem muito baixa das marcas que me procuram. Só falo do que aconselho a 100% e depois de devidamente validado junto de dermatologistas e outros médicos.

Vou mostrar ofertas e produtos que recebes?

Só vou mostrar aquilo que pela minha experiência fizer sentido mostrar. Se gostar muito de algo, sim, irei partilhar. Caso contrário não. Todas as parcerias para mostrar produto estão identificadas obrigatoriamente no meu site e nas minhas redes sociais. Se não estiverem identificadas é porque não são parcerias.

Qual é a minha formação?

Eu sou licenciada em Arquitetura de Interiores. Nunca exerci, embora continue apaixonada por essa área! Trabalhei durante 15 anos em Marketing na Indústria Farmacêutica, em várias empresas e enquanto trabalhava fiz 3 pós-graduações em Marketing, uma delas numa área que me fascinou: o Marketing Digital. Sinto que tenho uma formação muito diversificada e que sei fazer várias coisas muito diferentes umas das outras. Geria um portefólio de 8 milhões de euros anuais. Mas também sei fotografar, percebo de design e da área digital. Gosto de escrever. Tenho muita sorte!

Quem faz as minhas fotografias?

Estou a trabalhar com vários fotógrafos porque considero que a fotografia é uma mais valia no meu projeto. Também fotografo, mas maioritariamente as minhas fotos são profissionais. Neste momento trabalho com a Inês Ferraz da Yellow Savages e com a Márcia Soares. As fotografias desta página foram tiradas pelo Ricardo Lamego.

Quem faz os meus vídeos?

Sou eu. No entanto a edição é feita por videógrafos. Os vídeos de apresentação do meu projeto foram feitos pela Carolina Monteverde da Smilestories.

Beautyst Joana Alvares

Por que não publico todos os comentários?

Porque prezo que este espaço, sendo o meu, seja pautado pelo respeito entre todos e pela educação, e todos os comentários que não cumpram esses critérios não são publicados. As críticas são sempre bem-vindas e publicadas quando feitas de forma positiva e construtiva.

Uso Photoshop?

Sim, apenas para dar mais luz e equilibrar os tons. Não faço correções como retirar borbulhas ou rugas, retirar manchas ou pelos, uniformizar tom de pele ou emagrecer zonas do corpo. As únicas fotos do projeto que tiveram uma edição diferente são as desta página, pois são editoriais, no entanto as correções foram mínimas.

Beautyst Joana Alvares

O que desejo com este projeto?

Sinto que as mulheres cuidam pouco de si, e muitas vezes não sabem como se cuidar. Preferem investir em roupas do que na sua pele. Talvez porque é mais fácil. Cuidar da pele, do cabelo e do corpo exige estudo, informação, horas de leitura, muita dedicação. Por isso o que desejo é partilhar o que sei e melhorar a vida de muitas mulheres com o meu trabalho. Espero que esta seja uma plataforma de partilha de ideias e espero aprender muito também! 🙂

DISCLAIMER
  • Todos os tratamentos de que falo foram-me prescritos em consulta da especialidade e traduzem a minha experiência pessoal, que não deve ser extrapolada para outras pessoas e/ou situações. Sempre que necessitares de um tratamento ou aconselhamento fala com um profissional de saúde.
  • Qualquer publicidade no meu site e/ou redes sociais estará devidamente identificada com #PUB e/ou #PARCERIA, de acordo com a legislação em vigor. 
  • Todos os produtos que me são oferecidos e que eu mostro estarão devidamente indentificados com #OFERTA de acordo com as boas práticas da publicidade nos meios digitais.

 

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist