Favoritos Skincare 2019 – a pele que nunca tive!

favoritos skincare

Uma das coisas que mais prazer me tem dado neste início de ano é fazer uma retrospetiva e pensar nos produtos que realmente fizeram a diferença no meu cabelo, pele, corpo e maquilhagem ao longo de 2019. Já falei aqui sobre os produtos de cabelo que mais me surpreenderam em 2019 e que tiveram um impacto muito positivo, e visível, no meu cabelo. Um dos temas que tenho adorado aprofundar é também a área de Skincare. Tal como no artigo anterior sobre produtos de cabelo, neste artigo também não existe qualquer parceria ou publicidade, e todos os produtos são usados por mim numa base regular, por isso utilizações esporádicas não contam para o produto constar deste Top 10 de favoritos do ano. Vamos lá? Estes são os meus Favoritos Skincare 2019:

Sono, exercício físico, alimentação e hidratação

Em 2019 foi um dos anos em que mais me apliquei na minha pele, se não o ano em que mais me apliquei. Isto porque os resultados cada vez mais visíveis na minha pele me deram força e incentivo para continuar a cuidar bem dela. Uma das questões que sinto ser da extrema importância esclarecer é que não há milagres, quando os nossos hábitos não são saudáveis. E muito menos à medida que vamos envelhecendo e a nossa pele se transformando tanto. Dormir bem, fazer exercício físico e ter uma boa alimentação, bem como hidratar a pele a partir do interior faz mesmo toda a diferença! Noto isto por exemplo em férias, em que passo a dormir bastante mais (somos todos muito dorminhocos em casa!). Durante o sono a proliferação celular é 30x superior do que de dia, para além de que a barreira cutânea é mais permeável à noite, o que faz com que determinados ingredientes cosméticos sejam mais eficazes e bem aproveitados. Um exemplo? O ácido glicólico, um dos meus ingredientes favoritos anti-envelhecimento, de que já falei aqui, bem como outros ingredientes (tendência) de que já falei aqui. Aos 41 anos a minha maior preocupação é a hidratação da pele, o grão afinado e a “luz”, uma vez que não tenho rugas e tenho muito poucas manchas. Por isso os produtos de que vou falar, e que são os meus Favoritos Skincare 2019, transmitem exatamente estas preocupações.

1. Cleanser Cerave

Produto que compro.

Não é mentira nenhuma se eu disser que a marca Cerave é aquela em que penso imediatamente quando falamos de excelentes cuidados da pele a um custo acessível. Esta marca desenvolve os seus produtos em conjunto com dermatologistas e é incrível como em produtos como este cleanser se sente de imediato na pele uma diferença em relação a tudo o resto que já experimentámos. Este é um cleanser que pode ser usado também como gel de banho, no entanto eu gosto de o usar apenas no rosto (apto para rosto e corpo) e confesso que sinto que é tão precioso que não quero “desperdiçar” uma gota. A sensação que se tem quando se aplica é que estamos a colocar algo extremamente hidratante, mas sem pesar absolutamente nada. Limpa suavemente o rosto mas deixa-o tão confortável como se tivéssemos acabado de aplicar um creme. O cleanser contém 3 ceramidas (um dos constituintes da pele) e ácido hialurónico, e não tem qualquer perfume (pontos extra por isso!). A textura cremosa entre gel e hidratante, de cor esbranquiçada translúcida é um luxo. Depois de ter experimentado este cleanser já adquiri outros 2 produtos da marca e nenhum me desiludiu! Também disponível para pele oleosa.

Podes ver este produto aqui.

favoritos skincare

2. Desmaquilhante suavizante Avène

Produto que compro.

A desmaquilhagem está na ordem do dia, e todo o hype de volta do método double cleansing (dupla limpeza). Este método consiste na utilização de um produto de base oleosa (bálsamo ou óleo por exemplo) e de seguida um de base aquosa. No meu caso, que já fiz a dupla limpeza para perceber se funcionaria na minha pele, este método manifestou-se demasiado “agressivo” se feito diariamente (tal como eu previa). A minha pele ficou mais seca e mais sensível, provavelmente com a barreira hidrolipídica um pouco comprometida. Este ano de 2020 a limpeza dupla vai estar presente na minha rotina de Skincare apenas 1x por semana (antes de uma 2ª máscara de rosto por semana) e não mais. De facto a dupla limpeza é bastante eficaz MAS não estou convencida quanto às mais valias da mesma de uma forma diária (e bi-diária menos). A barreira hidrolipídica da pele é bastante frágil, e devemos procurar manter os lípidos da pele para que a mesma não seja comprometida. No meu caso, prefiro usar um desmaquilhante em leite seguido de um tónico. Passo o desmaquilhante 2 vezes no rosto, e este ano (como em anteriores) este desmaquilhante da Avène mostrou resultados supreendentes na minha pele e mesmo que não usasse sérum ou hidratante nenhum a seguir, a minha pele já se iria aguentar super bem apenas com a desmaquilhagem. Incrível? Não aconselho que seja utilizado por uma pele oleosa pois é bastante rico. Na sua composição podemos encontrar água termal Avène, óleo mineral e ácido hialurónico.

Podes ver este produto aqui.

3. Tónico Rose da Pixi

Produto que compro.

Se há produto sem o qual sou capaz de viver após a desmaquilhagem é o tónico. Se há uns anos o tónico poderia servir para reequilibrar o pH da pele após a utilização de um sabonete por exemplo (os sabonetes têm por norma um pH mais ácido e por isso o tónico tinha inicialmente essa função), hoje em dia a sua utilização pode fazer sentido para complementar uma desmaquilhagem com leite / loção e também “oferecer” à pele algum(ns) ingrediente(s) que esteja(m) presente(s) na fórmula e que poderá(ão) ajudar a suavizar, esfoliar ou a equilibrar a pele (dependendo do tipo de pele). Gosto de usar 1 a 2 vezes por semana um tónico com ácido glicólico. Mas a minha rotina de tónicos é sobretudo composta pelo Face Vinegar da Gallinée (tem ácido láctico e pró e prebióticos), e de dia adoro usar este tónico da Pixi, porque suaviza de imediato a pele (nota-se a cada utilização) deixando-a hidratada, fresca e repulpada. Na sua composição podemos encontrar água de rosa damascena, glicerina, aloé vera, extratos de flores, ácido hialurónico e apesar do cheirinho não contém qualquer perfume, sendo perfeitamente adaptado a uma pele sensível, normal e seca, acalmando a pele, minimizando a vermelhidão e dando suavidade, normalizando os níveis de hidratação e removendo quaisquer impurezas que tenham resistido à desmaquilhagem.

Podes ver este produto aqui.

4. Essência Hydraliane da SVR

Produto que me foi oferecido e que voltaria a comprar.

Esta foi uma das grandes descobertas de 2019 e sem dúvida que todo o feedback positivo que recebi ao longo deste ano leva-me a crer que esta essência veio para ficar. Não atribuí lugares a estes 10 Favoritos Skincare 2019, mas certamente que este estaria no top 5. O que é uma essência? É um passo imprescindível na rotina de pele? Não. Mas esta essência faz diferença nos níveis de hidratação e maciez da pele? Sim, toda! Como se usa? Após o tónico (caso se utilize, se não se utilizar é após a limpeza / desmaquilhagem) e antes dos cuidados seguintes (séruns / cremes hidratantes).

Basta aplicar algumas gotas com as mãos, e prosseguir com o nosso sérum e/ou hidratante. Gosto tanto deste produto que o utilizo manhã e noite. O que noto na pele? Mais hidratação, pele mais macia, lisa e isso deve-se certamente ao ácido hialurónico presente na composição, bem como à glicerina. Dá uma sensação de grande conforto à pele, mesmo a sensível e não deixa toque gorduroso. Um boost de hidratação do qual já não prescindo.

Podes ver este produto aqui.

Atualização a 9 de Abril de 2020: esta essência será substituída por uma nova versão em breve! Super curiosa com esta novidade.

favoritos skincare

5. Creamy Eye Treatment with Avocado da Kiehl’s

Produto que compro.

Nos cuidados dos olhos, bem como nos cuidados do rosto, dou primazia a ingredientes eficazes no envelhecimento. Privilegio o ácido hialurónico (hidratante), as vitaminas C e E (antioxidantes), a cafeína (descongestionante) bem como outros ingredientes que encontro no meu creme de olhos habitual da Neostrata de que já falei aqui. O creme de olhos Skinactive da Neostrata é bastante eficaz, no entanto não tem uma textura altamente nutritiva, algo que encontrei no Creamy Eye Treatment with Avocado da Kiehl’s e assim que o descobri passei a fazer layering na zona do contorno ocular. O resultado: uma pele muito nutrida, sem linhas (praticamente não tinha, mas este creme ajudou) e que deixa a pele impecável para posterior colocação do corretor de olheiras, por exemplo. Até agora não conheci creme de olhos mais nutritivo, mas não o aconselho sozinho como prevenção anti-envelhecimento, pois a sua ação é acima de tudo a nível de nutrição. Em termos de layering, este deverá ser o 2º (ou último) creme aplicado na zona ocular uma vez que dificilmente se encontrará textura mais rica que esta. Na sua composição encontramos (como seria de esperar pelo nome) óleo de abacate (hidratante), betacaroteno (antioxidante) e manteiga de karité (protege a pele da desidratação, restaura a elasticidade e melhora o aspeto da pele).

Podes ver este produto aqui.

6. Cuidado preenchedor multicorretivo instantâneo Age Protect da Uriage

Produto que me foi oferecido e que voltaria a comprar.

Quando me foi apresentado este cuidado da Uriage eu não fazia ideia que iria gostar tanto da sua textura e das suas promessas uma vez que é um cuidado tão completo que uma rotina de rosto anti-envelhecimento tem todo o interesse em o adotar, em complemento à proteção solar diária. E é exatamente assim que eu o tenho usado, depois do(s) sérum(ns) e antes do protetor solar. Ou à noite, depois do(s) sérum(uns) e antes do creme de noite. Surpresa número 1 para mim foi o facto de não ter perfume (a minha pele é bastante sensível e a ausência de perfume nas composições é algo que me deixa sempre muito satisfeita). Surpresa número 2 foi a sua textura. Diria que estamos perante um hidratante que se deve comportar tão bem numa pele mais seca quanto numa pele mista. A sensação de absorção é imediata, mas deixa a pele bem hidratada. A composição é muito interessante com ácido hialurónico (hidratante), bem como vitaminas C e E (antioxidantes), palmitato de retinol (até agora os retinoides são os ingredientes anti-envelhecimento mais eficazes, dependo claro está do tipo de retinoide) e ainda água termal da Uriage (acalma uma pele sensível ou reativa). Apresenta ainda agentes óticos aperfeiçoadores, deixando a pele lisa. É um cuidado preenchedor que pode ser ainda usado como base de maquilhagem! Muito interessante! Well done, Uriage!

Podes ver este produto aqui.

7. Embryolisse leite creme concentrado

Produto que compro.

Estamos perante um produto de culto utilizado vezes sem conta nas mais variadas circunstâncias, tipos de pele e idades e um favorito de sempre das mulheres francesas. Para mim é um hidratante super competente, deixa a pele tão macia (razão pela qual é também usado como base de maquilhagem) e tem uma textura linda, entre creme e loção, nada gorduroso mas bastante hidratante. É curioso que este foi um produto que quando usei inicialmente não me convenceu completamente (quem nunca?), mas depois de dar uma segunda oportunidade passei a amar (quem nunca também?). Penso que isto acontece por diversos motivos, ou porque a pele está a passar uma “fase”, ou porque foi utilizado demasiado produto ou por outra razão. A realidade é que estou muito contente por ter dado uma segunda oportunidade ao leite creme concentrado da Embryolisse, uma vez que hoje em dia é um dos hidratantes que mais uso (dia e noite) e que resulta bem quando faço layering porque tem uma textura bastante fluida (embora deixe a pele como veludo) e que aceita bem outros produtos por baixo e por cima. E tudo isto a um preço bastante simpático. Não deverá ser usado como único produto numa rotina anti-envelhecimento pelo facto de estarmos apenas perante um excelente hidratante. Apresenta na sua composição proteínas de soja, aloé vera, bem como óleo mineral (o emoliente mais usado na indústria cosmética e farmacêutica) e ácidos gordos numa fórmula bastante fluida que também pode ser usada em SOS em situações de desidratação.

Podes ver este produto aqui.

8. Sérum de ácido hialurónico da Pestle & Mortar

Produto que me foi oferecido e que passei a comprar.

Produto descoberta de 2019, sem dúvida que foi “o” produto que passei a idolatrar e a querer todos os dias perto de mim e um dos top Favoritos Skincare 2019. Isto porque é um sérum bastante concentrado em ácido hialurónico com vários pesos moleculares (o que permite hidratar as camadas mais profundas, bem como à superfície), transformando a pele de dia para dia, dando uma hidratação inigualável. A textura é maravilhosa, uma água gelificada e transparente (só pontos a favor!). Bastam 2 a 3 gotas para sentirmos que a pele fica de imediato mais suave e com as utilizações cada vez mais bonita e repulpada. Uso de manhã após a essência e a vitamina C. Também uso à noite quando vou de viagem (uma vez que só levo 1 cuidado com ácido hialurónico). Este é um verdadeiro produto unissexo, imprescindível em qualquer idade, qualquer rotina e qualquer pele. Na sua composição, para além do ácido hialurónico de vários pesos moleculares, contém ainda glicerina e pantenol. Por isso este sérum dá uma hidratação sem comparação à pele, ajuda na diminuição de linhas e rugas, dá elasticidade e deixa a pele fresca e cheia de glow. O facto de não ter perfume é a cereja no topo do bolo!

Podes ver este produto aqui.

favoritos skincare

9. Ampolas Photo-Age da Martiderm

Produto que compro.

Numa rotina anti-envelhecimento a vitamina C é um dos ingredientes que faz todo o sentido introduzir, pela capacidade de uniformizar o tom de pele e desvanecer pequenas manchas (manchas grandes e acastanhadas devem ser vistas com o dermatologista) iluminando a pele, por ajudar na síntese de colagénio e pelo facto de ser antioxidante. É por isso que um dos ingredientes que eu valorizo na minha rotina de Skincare é a vitamina C em percentagem elevada (acima de 10%). Este ingrediente faz sentido utilizar de manhã, em sérum ou ampolas. No entanto a vitamina C é bastante instável em contacto com o ar, pelo que a apresentação em ampolas é bastante interessante. Já experimentei vários produtos com vitamina C e as ampolas Photo-Age da Martiderm, com 15% de vitamina C (L-ácido ascórbico), foram um must a que regressei em 2019, depois de me ter aventurado nos séruns (sem garantia de que a vitamina C seria 100% eficaz nas últimas utilizações). Estas ampolas contêm ainda 5% de proteoglicanos, uma molécula de origem vegetal, hidratante e refirmante, que melhora a elasticidade da pele. A ampola tem um conteúdo líquido e amarelado, bastante fluido, nada cremoso, que ao ser aplicado na pele a deixa bastante lisa após a absorção (eu espero uns minutos antes de colocar os produtos seguintes porque a textura é um pouco “oleosa” e no meu caso não absorve de imediato). Não é o produto ideal para uma pele oleosa, que deverá procurar uma formulação oil-free. Pelo efeito iluminador e tensor que sinto na pele, este é sem dúvida um favorito de 2019 a manter em 2020!

Podes ver este produto aqui.

10. Sérum Alta Potência R da Neostrata

Produto que compro.

Finalmente o número 10! Antes de falar dos maravilhosos resultados com a utilização deste sérum, eu tenho de referir que este é um produto que NÃO PODE ser usado de qualquer maneira nem em qualquer pele. Só deverá ser utilizado, com muita atenção, por peles já habituadas a alfahidroxiácidos – AHA – (exemplos: ácido láctico, ácido glicólico e outros facilmente reconhecíveis pelos nomes em inglês lactic acid e glycolic acid na lista de ingredientes dos produtos cosméticos). Este sérum contém ácido glicólico e palmitato de retinol (este último é um ingrediente anti-envelhecimento por excelência). O ácido glicólico, tal como referi aqui, é um dos meus ingredientes favoritos em cosméticos, pela capacidade espetacular de alisar, iluminar e afinar o grão da pele. MAS (em maiúsculas!) este produto tem uma concentração elevadíssima de ácido glicólico e outros AHA pelo que numa pele “virgem” em AHA irá sensibilizá-la demasiado. É um produto que uso o ano todo, à exceção das alturas em que faço exposição solar. Uma simples bombada deste maravilhoso sérum é mais do que suficiente para todo o rosto. A textura é muito fluida, amarelada quase transparente, sem perfume e bastante agradável (embora possa dar sensação de picada precisamente pela percentagem elevada de AHA). Não deve ser usado de manhã por ser fotossensibilizante e ainda assim, mesmo só usando à noite, é imprescindível a utilização de protetor solar todas as manhãs! A minha pele “vira” outra com este produto. Lisa, grão fino, cheia de glow. Quando sinto a minha pele mais sensível, faço uma pausa. Em vez de usar todas as noites, faço 2 a 3 x por semana, intercalando com o Sérum Jeunesse da Gallinée, por exemplo. Para quem ainda não usa AHA recomendo começar primeiro com um tónico ou produto de limpeza, depois passar para um produto com percentagem baixa como 1 a 5% (creme ou sérum por exemplo). NÃO utilizes este produto a não ser com uma abordagem lenta. Este é um dos meus produtos favoritos que usei religiosamente em 2019!

Podes ver este produto aqui.

 

Todos este produtos fazem parte da minha rotina de Skincare e a minha pele adora-os. Estou tão satisfeita que sinto que mesmo sem maquilhagem está tudo bem! A minha pele está tão hidratada, lisa e repulpada que acredito que a minha atenção a todos os pormenores de que falei neste artigo fizeram MESMO a diferença em 2019!

E tu, que produtos estão no teu Top?

Fotografia: Ricardo Lamego

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu utilizo todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. 

 

 

Posts relacionados

Chick Habit: a Sofia e os seus favoritos de beleza

O Chick Habit surgiu em formato blog em 2016 quando a Sofia ainda trabalhava na revista Vogue e o seu interesse por beleza, já antigo, estava cada vez mais palpitante. Começou por partilhar de tudo um pouco sobre...

Maio 26, 2020

Os meus 5 produtos Neostrata favoritos

Não é segredo nenhum que a Neostrata é uma das minhas marcas favoritas DE SEMPRE! E porquê? Porque cumpre todos os critérios e mais algum para uma pele com as preocupações que tenho: cuidados anti-envelhecimento ...

Maio 21, 2020

O podcast da Mariana Soares Branco & beauty thoughts

Depois de ter entrevistado a Mariana Soares Branco, esta foi a primeira vez que alguém me pôs a ouvir um podcast. Primeiro porque o formato não me dizia muito até aqui, mas depois de “perceber” a mecânica achei n...

Maio 14, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist