Rolo de massagem para o rosto: sim ou não?

rolo jade quartzo

Recentemente fiquei interessada em descobrir todo o hype em torno do rolo de massagem para o rosto. Tenho um rolo destes há algum tempo que comprei pela piada do objeto em si sem saber se faria algum sentido. Hoje em dia a minha opinião é sustentada e foi exatamente isso que me fez abordar este tema. Este é um daqueles objetos que fica bem no Instagram e que algumas marcas vendem, como por exemplo a Herbivore, a Yu Ling Rollers ou até a White Lotus. Mas serve para alguma coisa? A moda do jade roller ou do rolo de quartzo rosa veio para ficar? Vou mostrar-te como o utilizo e se existe afinal alguma evidência científica por trás deste objeto.

A origem da utilização do rolo de massagem

É incrível, mas sim, este é um hábito de beleza com origem no século XVII na China, onde o quartzo rosa e também o jade eram utilizados para reparar e descongestionar a pele. Frequentemente chamada de “gelo dos deuses” a requintada pedra rosa era a favorita dos curandeiros (atenção, nunca me verão a falar de coisas “ditas” alternativas que não têm eficácia demonstrada, mas achei piada contextualizar em termos históricos). De qualquer forma, na China acreditava-se que este tipo de pedras tinha poderes místicos o que levava a que fizessem parte dos rituais de beleza, há 14 séculos atrás.

Para que serve o rolo de massagem?

Este rolo, aperfeiçoado ao longo de vários séculos, foi concebido para descongestionar e dar um efeito refrescante à pele. A pedra é um elemento frio, e, mais que não fosse por esse motivo, pode dar um up ao rosto em apenas alguns segundos, uma vez que a temperatura fria estimula a circulação. Mas, a massagem suave que o rolo proporciona, facilita a drenagem linfática, que é o principal sistema de desintoxicação do corpo. Pode ainda ser utilizado para potenciar a penetração dos cuidados cosméticos, depois de usarmos as mãos.

Mas atenção, o rolo de massagem não é um milagre e não irá alterar dramaticamente uma pele com grande falta de firmeza – se este é o caso há opções cosméticas, mas principalmente opções médico estéticas a considerar.

rolo quartzo jade

 

Benefícios imediatos e a longo prazo do rolo de massagem

Quando fiz uma pesquisa na Pubmed sobre a utilização do rolo de massagem, encontrei apenas esta publicação de 2018, e que embora se baseie na utilização do rolo em apenas 12 pessoas (onde se analisa o efeito imediato) e em 14 pessoas (onde se analisa o efeito durante 5 semanas) a conclusão sugere que a utilização do rolo de massagem aumenta o fluxo sanguíneo na pele em termos imediatos e aumenta a vasodilatação quando utilizado de forma mais continuada. Achei interessante que alguém se tenha dado ao trabalho de estudar o efeito dos rolos de massagem na pele de uma forma sistematizada!

De forma imediata este gesto refresca a pele, alisa traços, descongestiona os olhos e o rosto. O frio ajuda ainda a iluminar a pele. Em todo o caso, é importante referir que após cada utilização o rolo deve ser lavado com um gel de limpeza suave. No que toca a utensílios de rosto, a higiene tem de ser a palavra de ordem! A longo prazo a utilização do rolo pode ajudar a melhorar algumas características da pele, uma vez que dinamiza a circulação sanguínea, nomeadamente a elasticidade da pele, a reduzir alguns sinais de envelhecimento, contribuindo para a eliminação de algumas imperfeições.

Como utilizar o rolo de massagem no rosto?

O rolo de massagem pode ser utilizado de várias formas. Eu uso imediatamente ao acordar, sempre frio (tiro do frigorífico), faço uma ligeira massagem, primeiro na zona dos olhos, aproveitando que o rolo está o mais frio possível nas primeiras aplicações, e depois no rosto (de acordo com um esquema que vou mostrar já de seguida). Após a utilização lavo-o com um gel de limpeza, deixo-o secar numa toalha e volto a colocar no frigorífico numa bolsa própria. Depois tomo o meu duche e coloco os meus cuidados cosméticos.

O rolo de massagem também pode ser utilizado de manhã após a limpeza, tonificação e hidratação da pele ou à noite, após a limpeza, tonificação e hidratação da pele e aplicando umas gotas de óleo facial (o que ajudará o rolo a deslizar pela pele com facilidade). Eu não utilizo óleos faciais, mas para quem gosta, esta pode ser uma opção interessante. A massagem deve ser feita com uma pressão suave e o movimento deve repetir-se 3 vezes. Massaja-se secção por secção, do queixo até à testa de acordo com o esquema abaixo. Massaja-se o rosto com a pedra maior, do interior para o exterior do rosto, no sentido ascendente, e a pedra menor na zona do contorno ocular, bem como no queixo. Pode terminar-se com a pedra maior na zona do pescoço, fazendo movimentos laterais ascendentes. O rolo deve ser usado como mostro na imagem abaixo.

como usar rolo de massagem

Truques para usar o rolo de massagem

Estes são apenas 3 truques para dar utilização ao rolo de massagem:

  • Colocar o rolo de massagem no frigorífico para uma massagem super fresca e descongestionante!
  • Fazer a massagem durante a aplicação de uma máscara de tecido para potenciar os efeitos e a absorção do produto. Faz diferença? Talvez, mas é um ritual no mínimo relaxante!
  • Utilizar de manhã para um ritual refrescante, ou à noite com um óleo facial, tal como já descrevi, para um ritual noturno de beleza.
Tipos de rolo de massagem

Há vários tipos de rolos, desde os de jade, os de quartzo rosa, os de metal e até de ametista… Vamos analisar:

  • O rolo de jade e o rolo de metal já são naturalmente frios e não necessitam propriamente de ser colocados no frigorífico.
  • O quartzo rosa aguenta a temperatura (fria ou quente) durante um longo período de tempo, por isso o rolo de quartzo rosa é uma excelente opção se queremos usá-lo durante mais de 1 minuto ou 2.
  • O jade é uma pedra mais suave que o quartzo rosa, por isso um rolo feito de quartzo rosa durará mais se por exemplo cair ao chão ou levar algumas pancadas…
  • O rolo de ametista é muitas vezes “vendido” como uma solução para purificar a pele e tratar a acne, mas deve ser feita investigação nesse sentido e não encontrei qualquer publicação que justificasse este tipo de claim. Atenção à publicidade sem suporte!

rolo de ametista

E tu, utilizas o rolo de massagem? E se sim, de que forma?

Montagens: Beautyst

Imagem explicativa para utilização do rolo de massagem gentilmente cedida pela Lierac a meu pedido

Posts relacionados

Ultra Facial Barrier Balm: hidratação e reparação “on the go”!

Uauuuuu! A Kiehl’s nunca deixa de surpreender, verdade? Hoje o assunto é o Ultra Facial Barrier Balm que todos cá em casa adoramos (ou adorávamos, pois, acabou em três tempos!). Afinal o que é esta novidade? Como...

Abril 13, 2024

Sérum Vinopure da Caudalie: 2x menos borbulhas numa semana!

Borbulhas aí por casa? Aqui sim. A acne atinge uma grande proporção de jovens, mais de 80%, e ainda cerca de 30% das pessoas na idade adulta, com uma predominância maior entre as mulheres. O que é a acne, quais a...

Março 27, 2024

La Protection Idéale, novo 3 em 1: pele segura nas ruas da cidade!

Nos meandros do mundo da cosmética, nem sempre encontramos uma marca que não apenas atende às nossas expectativas, mas também nos surpreende a cada passo do caminho. A Eisenberg pode ainda não fazer parte da roti...

Março 20, 2024

4 comentários

  1. iraci diz:

    Gostei.. Muito interessante.

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada! 🙂 Um beijinho, Joana

  2. Denise diz:

    Olá!
    Muito informático e esclarecedor este post. Tinha as minhas dúvidas se estes rolos funcionavam de verdade, mas após ler este post, vou comprar um! Por aqui dá para ter uma boa orientação de como usar, adorei! 👏🏼👏🏼☺️

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom Denise, ainda bem que foi esclarecedor! Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024