Olheiras – o que fazer?

olheiras

Disclaimer: Os produtos usados neste tratamento foram oferta da Fillmed. Nota importante: O meu objetivo não é incentivar ao recurso a este procedimento, mas sim informar sobre a experiência que tive com o mesmo. Todos os procedimentos médico-estéticos devem ser avaliados com o médico. Esta é sem dúvida uma das coisas que sempre me incomodou no rosto, tendo em conta que tenho olheiras mesmo muito marcadas desde que era criança. Tanto que o primeiro produto de maquilhagem que utilizei foi um corretor de olheiras. Não é segredo nenhum e já partilhei nas redes sociais, que tenho estado a fazer um tratamento para as olheiras que consiste num total de 5 aplicações de uma solução de mesoterapia da Fillmed: o NCTF 135 HA aplicado com um dispositivo novo, o Nanosoft. Quando a Fillmed me convidou a fazer este tratamento eu confesso que já tinha experimentado de tudo e nenhum creme (NENHUM) resultou comigo. Nem mesmo dormir mais resulta nas minhas olheiras. Aliás, quando durmo mais ainda é pior (pela estase sanguínea que acontece durante a noite). Então, no caso de olheiras o que fazer? Vou falar do meu caso, que são olheiras escuras.

olheiras

Um tratamento com um dispositivo inovador

Antes de mais quero explicar que este é um tratamento médico-estético, devendo por isso ser apenas feito por médico experiente com este tipo de procedimentos. Por outro lado, quaisquer questões de saúde devem ser mencionadas ao médico, bem como medicamentos que a pessoa esteja a tomar. Este tratamento é inovador pela forma como é feita a aplicação de uma solução que contém ácido hialurónico e um cocktail de outros ingredientes, o NCTF 135 HA. O dispositivo novo utilizado, o Nanosoft, é um dispositivo com agulhas que se monta numa seringa (do mesmo modo que uma agulha convencional) mas neste caso tem 3 microagulhas com 0,6mm de comprimento por onde esta solução (ou outras) são injetadas na pele levando estas substâncias à matriz dérmica. O protocolo, que já tem resultados bastante promissores, compreende 3 sessões com intervalos de 15 dias e duas sessões finais com intervalos de 1 mês. No meu caso fiz o 1º tratamento no dia 26 de Julho, o 2º no dia 7 de Agosto, o 3º no dia 28 de Agosto, o 4º no dia 24 de Setembro e o 5º no dia 5 de Novembro, também de acordo com as disponibilidades minha e da médica. Durante todo o protocolo (entre Julho e Novembro) eu não alterei nenhum produto usado na zona ocular para conseguir aferir bem os resultados (usei apenas durante 2 dias um novo creme para o contorno dos olhos, uma vez que o meu habitual acabou entretanto).

olheiras

olheiras

Uma solução usada para várias queixas de pele e para as olheiras

NCTF 135 HA é o nome da solução utilizada neste tratamento para as olheiras, um complexo que também é usado em mesoterapia para rejuvenescimento da pele (fiquei com curiosidade em experimentar também com esta finalidade). Contém ácido hialurónico e 59 ingredientes revitalizantes da pele (vitaminas, aminoácidos, coenzimas e ácidos nucleicos) tendo como indicações comprovadas: luminosidade da pele (+144%(1)), hidratação (+132% (1)), homogeneidade (+52% (2)), rugas (-33% (2)) e poros reduzidos (-59% (2)). O NCTF 135 HA pode ser usado em qualquer idade* e tipo de pele para corrigir visivelmente os sinais do envelhecimento e é particularmente adaptável a mulheres e homens que procuram um aspeto menos cansado e uma pele com aparência mais saudável. Esta solução tem de ser administrada em ambiente clínico por um médico com formação e experiência em técnicas de injeção em multipuntura, pelo que não pode ser feito por pessoal não médico (nunca deverás realizar um procedimento médico-estético sem ser com um médico muito experiente nesta área).

*Não pode ser utilizado em crianças, grávidas ou mulheres a amamentar

(1) Estudo sobre os efeitos das injeções intradérmicas repetidas, com NCTF 135 HA, nas consequências do envelhecimento cutâneo da face, 2011. Estudo prospetivo, multicêntrico e aberto, conduzido em 17 centros. 40 pacientes incluídos (média de idades 51,5 anos), 3 dos quais abandonaram o estudo. 4 sessões com intervalos de 15 dias e 1 sessão após 30 dias. (2) Avaliação clínica da eficácia antienvelhecimento da mesoterapia com NCTF 135 HA, em voluntários saudáveis, 2014. Estudo prospetivo, centro único e aberto. 20 pacientes incluídos (média de idades 49,25 anos), 2 dos quais abandonaram o estudo. 3 sessões com intervalos de 15 dias e 2 sessões com intervalos de 30 dias.

olheiras

olheiras

olheiras

A minha avaliação sobre o tratamento

Devo começar por dizer que estava muito cética, tal como a Dra. Marisa André, a minha dermatologista. Isto porque as olheiras são provavelmente das queixas que menos respondem a variadíssimos tratamentos. Nas primeiras 2 aplicações não vi resultados na cor das olheiras, embora notasse a pele bastante mais hidratada. Após a 3ª aplicação já tive resultados visíveis na cor, tanto que não só a dermatologista, como a equipa de enfermagem da clínica me referiram ver resultados na cor das olheiras. Onde vi maiores diferenças foi sem dúvida depois do 4º tratamento: senti uma redução bastante grande na cor (eu tinha olheiras castanhas muito escuras!), percetível até na quantidade de maquilhagem que passei a colocar (bastante menos para ter um olhar mais “fresco” e luminoso). Não fiquei com zero olheiras (nem era essa a expectativa nem as promessas do tratamento) mas sinto-me com um ar bastante mais jovem pela luz que se devolveu à zona ocular. A Dra. Marisa André explicou-me que agora que os 5 tratamentos terminaram podemos eventualmente colocar ácido hialurónico na zona, mas que o “grande trabalho” em muito foi avançado. Estou bastante satisfeita porque reduzi bastante a cor das minhas olheiras, já não tenho um ar tão abatido e cansado como tinha habitualmente (mesmo dormindo bastante!).

olheiras

olheiras

olheiras

Perguntas que me colocaram sobre este procedimento
  • Preço: o preço deste procedimento varia muito de clínica para clínica, de médico para médico, sobretudo em Portugal onde a oferta é pequena. Além disso estes tratamentos também podem fazer parte de um protocolo conjunto com laser, peelings e/ou preenchimentos o que afeta bastante o preço individual. Cada sessão poderá rondar os preços da mesoterapia convencional mas deverá ser visto caso a caso.
  • Efeitos secundários: no imediato, as pápulas apenas (que são bem visíveis nas fotos) que demoram de 12 a 24 horas a desaparecer totalmente (no meu caso desapareceram sempre em 3 a 4 horas nas 5 sessões); até então não existem outros efeitos secundários registados, mas podem ocorrer. Vou deixar no final do artigo mais informação sobre este ponto.
  • Duração do efeito final: é muito relativo… depende do tipo de pele e da quantidade de sessões efetuadas. Após o protocolo de 5 sessões, seis meses é o tempo que se respeita para pelo menos mais 1 sessão e manter o resultado das anteriores.

olheiras

olheiras

  • É preferível a um preenchimento na zona com ácido hialurónico? Para as olheiras escuras sim. Para além de ser mais seguro para uma zona de risco potencial, a constituição de NCTF 135 HA é altamente compensadora para o défice de ingredientes que comprometem a zona do contorno ocular. As múltiplas punturas são também benéficas para ativar a neocolagénese (novo colagénio) e a formação de novos vasos capilares repondo a microcirculação e minimizando as olheiras.
  • Quem é intolerante à dor, como pode fazer? Pode aplicar um anestésico local e a dor torna-se completamente impercetível. No meu caso não usei anestésico e foi perfeitamente suportável (lacrimejei umas vezes e claro que senti as microagulhas, mas não achei complicado).
  • Médicos que façam este tratamento: Eu fiz com a minha dermatologista, Dra. Marisa André, na Clínica Laser de Belém, em Lisboa. Deixo aqui também a indicação de outros médicos que fazem esta técnica noutras zonas do país: Porto: Dr. Enrique Galvez (Clínica Endul) e Dra. Teresa Almeida (Clínica EME); Norte do país: Dra. Cristiana Macedo (consultório em Braga), Dr. Edgardo Malheiro (Famalicão), Dra. Helena Cerqueira (Braga), Dra. Emília Magalhães (Clínica Pele Sã, Braga); Centro do país: Médicas da Clínica Rejuvemed, Leiria e Coimbra; Algarve: Dr. Pedro Viegas (Faro) e Longevity Health & Wellness Hotel (Alvor); Funchal: Dra. Marta Pereira (consultório) e Dra. Bárbara Pereira (consultório).

olheiras

olheiras

As fotografias nestas condições de iluminação são muito difíceis para mostrar o verdadeiro resultado final. Ainda assim deixo uma montagem que fiz, sem qualquer alteração nas fotos originais, e onde se consegue perceber bem a diferença entre o 1º tratamento e o 5º (no 5º a foto mostra os resultados obtidos ao fim do 4º tratamento – o 5º iria ser feito após a fotografia).

olheiras

Prometo trazer em breve mais pormenores sobre este tratamento, até porque também colocámos a solução noutras zonas, nomeadamente nas rugas do pescoço. Confesso que fiquei fã e agora penso que o meu rosto poderia também beneficiar bastante da mesma solução NCTF 135 HA como tratamento para a luminosidade e hidratação de todo o rosto. O que gostavas de saber mais sobre este procedimento?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este tratamento foi-me oferecido na totalidade pela Fillmed. 

Contraindicações: O Nanosoft não deve ser utilizado em abrasões da pele, feridas abertas, cortes e cicatrizes. O Nanosoft não deve ser utilizado em erupções cutâneas, infeções da pele ou em qualquer outra área da pele com lesão ou doença.

Advertências e precauções: O Nanosoft destina-se a utilização única, por profissionais de saúde. A sua reutilização pode provocar uma infeção ou outra doença/lesão. Os dispositivos, utilizados ou não utilizados, não devem ser fechados novamente ou removidos da seringa, salvo se não houver alternativa, ou tal ação for solicitada por um procedimento médico específico. O Nanosoft não se destina à aspiração de líquidos. Se o dispositivo parecer estar danificado ou quebrado, deve ser descartado e usar-se um novo dispositivo.

Reações adversas: Foram observadas reações adversas locais, incluindo edema, eritema e descoloração da pele no local da injeção, provavelmente provocadas pela substância injetada e não pelo Nanosoft. As reações adversas relacionadas ao uso do Nanosoft incluem pequenos riscos de micro-hemorragias (pontos de sangue autolimitadores que desaparecem no tempo normal de coagulação). Outras reações adversas potenciais relacionadas com o uso do dispositivo podem raramente incluir infeção no local da injeção.

Posts relacionados

Nova gama VinoHydra da Caudalie: hidratação à medida

Esta é uma das minhas gamas de eleição da Caudalie graças ao poder incomparável de hidratação que proporciona e pelo facto ser "a gama Caudalie" para pele sensível. A gama muda agora de nome para VinoHydra (em ve...

Julho 30, 2024

Dupla fotoproteção nos solares gama branca Esthederm?

Os protetores solares da gama branca Esthederm são adaptados à pele sensível, intolerante, hiper-reativa e/ou hiperpigmentada. Uso há anos o Photo Reverse sem cor na altura da praia para prevenir e atenuar as man...

Junho 29, 2024

12 protetores solares imperdíveis e as novidades mais quentes!

Tenho de começar por dizer que o protetor solar é, sem dúvida, o meu produto cosmético favorito e o produto antienvelhecimento número 1. 80% dos sinais de envelhecimento da pele são devidos à exposição solar todo...

Junho 8, 2024

4 comentários

  1. Catarina Cavaleiro diz:

    Eu gostava de perguntar quais ou outros tipos de tratamento que experimentou antes deste e para os quais viu algum efeito, mesmo que reduzido quando comparado com este. Pergunto porque tenho olheiras escuras e com frequência papos, e gostaria de os tratar ou atenuar, só com creme ou massagem. Tem sugestões?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Catarina! Nunca fiz outro tratamento médico-estético para as olheiras. Utilizei já vários cremes, sem grande efeito nas minhas olheiras que têm componente genética e são mesmo muito escuras (não desaparecem mesmo com boas noites de sono). Quanto aos papos, se não desaparecem durante o dia podem ser gordura e tal deve ser avaliado junto do dermatologista ou cirurgião plástico. Se são papos mais proeminentes durante a manhã e que desaparecem ao longo do dia (retenção hídrica), podes por exemplo fazer uma massagem com rolo (de quartzo rosa ou jade, colocas no frigorífico ou congelador e fazes movimentos de dentro para fora ao acordar) ou podes experimentar a Iris da Foreo. Se por algum motivo tenho papos de manhã é o que costumo fazer e ajuda. Ao colocares o creme, deves sempre fazer movimentos de dentro para fora (do lacrimal para o canto externo do olho) para ajudar a drenar. Tens uma linha muito interessante, a Skin Perfusion, com um creme de olhos muito interessante e que está disponível em clínicas médicas. Vou falar sobre a marca em breve. Um beijinho! Joana

  2. Susana diz:

    Boa tarde! Eu gostaria de saber a quantidade que se aplica de produto em cada olheira! Se é 1,5 ml em cada olheira ou 1,5 ml nas duas. Porque já me disseram ambas as opções. Obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Susana! A quantidade não chegou a ser a totalidade do frasco de NCTF. Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024