Secador de cabelo – vale a pena comprar um Parlux?

beautyst

Antes de mais, eu tenho de referir que este artigo expressa a minha experiência pessoal com o secador de cabelo Parlux que refiro mais à frente (fui eu que comprei) e não tem necessariamente de ser a mesma experiência para outros cabelos semelhantes ou diferentes do meu. Andava curiosa com um secador de cabelo Parlux há imenso tempo, e o que me levou a tomar a decisão de comprar um (apesar de gostar daquele que tenho) foi o feedback super positivo que recebi quando deixei uma pergunta nas minhas redes sociais sobre qual o secador de cabelo que não dispensam. Escusado será dizer que quase toda a gente respondeu Parlux! Após esta sondagem decidi comprar o meu Parlux, marca presente em inúmeros salões de cabeleireiro, e hoje venho contar-te o que achei e também as diferenças entre os modelos mais famosos da marca. Vamos a isso?

Secador de cabelo Parlux – a história da marca

No final dos anos 70, após muitos anos de pesquisa e colaboração com muitos dos melhores salões de cabeleireiro italianos, o jovem Paolo Parodi – Diretor da Parlux – começou a sua carreira num projeto profissional que se tornaria um gigante mundial. O seu primeiro produto, o famoso “Superturbo 1500”, foi rapidamente um sucesso devido ao seu incrível motor profissional de alta resistência e aos seus interruptores fáceis de usar.

Ao longo dos anos, foram criados vários modelos Parlux, onde se foram distinguindo o poder dos motores, fator aliado à vida longa dos mesmos, ao peso leve e mais recentemente, a partir de 2004, a partir do modelo Parlux 3200, a inclusão da tecnologia Ionic & Ceramic que deve o seu sucesso, não só ao motor, mas também às cerâmicas que cobrem o isolamento, a grelha e o dispositivo. Estas cerâmicas emitem iões negativos garantindo que o cabelo seca mais rapidamente deixando-o macio, liso e brilhante.

Em 2010 foi lançado o Parlux 3800, um secador de cabelo de tamanho e peso ideais para os salões de cabeleireiro, com um silenciador incorporado, pela primeira vez, nesta área dos secadores profissionais. Em 2011 foi lançado o primeiro silenciador para os secadores Parlux, que permite reduzir o som dos mesmos em 45%. Desde esta data já foram entretanto lançados vários modelos, entre os quais o Parlux 385 Power Light, criado para as necessidades dos cabeleireiros: design ergonómico, equilíbrio, ruído mínimo e, por último, mas não menos importante, sustentável, com a sua insígnia Eco-Friendly Parlux (cujo objetivo é produzir produtos com baixo impacto ambiental).

Secador de cabelo com sistema Ionic & Ceramic?

Ao longo dos anos, a tecnologia foi melhorando, e o sistema Ionic & Ceramic de facto trouxe mais um ponto diferenciador para a marca, do qual um cabeleireiro moderno não pode prescindir: melhorou e acelerou a secagem do cabelo, preservando a hidratação natural do mesmo. Este sistema é agora uma característica indispensável nos secadores de cabelo Parlux mais recentes (convém sempre confirmar mediante o modelo que se vai comprar). O efeito combinado da cerâmica e da carga de iões negativos permite que o calor não resseque a estrutura externa do cabelo. Essa nova tecnologia preserva a humidade natural dos cabelos, tornando-os mais brilhantes e macios. As gotas de água transformam-se em micro moléculas que são absorvidas pelo próprio cabelo, deixando-o com um toque diferente e melhor do que com um secador “normal”.

beautyst

Secador de cabelo Parlux, que modelo escolher?

Há vários modelos da marca, e deixo abaixo para consulta as principais diferenças entre eles (consultei na marca), onde as grandes diferenças recaem na inclusão ou não da tecnologia Ionic & Ceramic, a potência do motor, o jato de ar e o peso. Alguns dos modelos têm várias cores, e ainda podem comprar-se à parte o silenciador ou um difusor para cabelo encaracolado (o que comprei não traz e só vi um à venda que já trazia o difusor incluído). Quanto mais recentes também mais horas de duração do motor (modelos mais recentes entre 2.500 a 3.000 horas).

Parlux 2800 – Tecnologia Ionic & Ceramic: Não; Potência: 1.760 watts; Jato de ar: (m3/hora): 67; Peso (gramas): 598

Parlux 3200 Compact – Tecnologia Ionic & Ceramic: Não; Potência: 1.900 watts; Jato de ar: (m3/hora): 69; Peso (gramas): 490

Parlux 3200 Ceramic Ionic – Tecnologia Ionic & Ceramic: Sim; Potência: 1.900 watts; Jato de ar: (m3/hora): 69; Peso (gramas): 530

Parlux 3500 Super Compact – Tecnologia Ionic & Ceramic: Não; Potência: 2.000 watts; Jato de ar: (m3/hora): 73; Peso (gramas): 510

Parlux 3500 Ceramic Ionic – Tecnologia Ionic & Ceramic: Sim; Potência: 2.000 watts; Jato de ar: (m3/hora): 73; Peso (gramas): 510

Parlux 3800 Ceramic Ionic – Tecnologia Ionic & Ceramic: Sim; Potência: 2.100 watts; Jato de ar: (m3/hora): 75; Peso (gramas): 500

Parlux 385 Power Light Ceramic Ionic – Tecnologia Ionic & Ceramic: Sim; Potência: 2.150 watts; Jato de ar: (m3/hora): 79; Peso (gramas): 450

Parlux Advance Light Ceramic Ionic – Tecnologia Ionic & Ceramic: Sim; Potência: 2.200 watts; Jato de ar: (m3/hora): 83; Peso (gramas): 450

Parlux Alyon – Tecnologia Ionic & Ceramic: Sim; Potência: 2.250 watts; Jato de ar: (m3/hora): 83; Peso (gramas): 422

Secador de cabelo Parlux – o modelo que comprei

Faço notar que o secador que eu já tinha anteriormente era muito bom, e aquilo que eu procurava era um secador que reduzisse o habitual frizz pós-secagem. Depois de consultar algumas das especificações de vários modelos, escolhi o Parlux Advance Light Ceramic Ionic na cor branca (há outras cores), uma vez que é dos mais recentes e com características que eu procurava: a tecnologia Ionic & Ceramic e o botão de ar frio.  O botão de ar frio é uma funcionalidade de que gosto (não vi se existe em todos os modelos da marca, mas para quem faz questão convém confirmar). Escolhi a cor branca pois produz menos “ruído visual” que um secador preto ou de cor, mas para quem gosta há cores bem divertidas. O secador é este. E aqui podes ver as outras cores.

secador de cabelo parlux

Secador de cabelo Parlux – a minha opinião e se voltaria a comprar

Confesso que estava super curiosa em testar um secador Parlux. Não tinha de ser especificamente este, mas queria mesmo perceber todo o burburinho em torno da marca. Ponto número um: nunca o design da marca (ou mesmo do logotipo) me seduziu (não é para gozar, mas isso é importante para mim. Enquanto consumidora, sempre achei o design da marca um pouco “tosco”). Mas, design à parte, esta é a minha opinião:

  • O secador é super leve, bem mais leve do que o que eu tinha e que já é um excelente secador (este da Braun). Só isso já é um alívio para o meu braço!
  • O fio elétrico é enooorme, o que é espetacular. Se levares o secador para um quarto de hotel em que não dê para o usar no WC, podes esticar o fio à vontade até perto de um espelho. O mesmo para o uso em casa. Achei ótimo!
  • O ruído é inferior a um secador “normal”, ainda assim fiquei com curiosidade no silenciador que podemos comprar à parte e que tal como referi promete reduzir o ruído em 45%.
  • Funcionalidades: o modelo que comprei tem 2 velocidades (mais do que suficientes!), 2 temperaturas quentes (o modelo Alyon traz 4 temperaturas para quem prefere e não confirmei quantas temperaturas têm todos os outros modelos), sendo que a menos quente (temperatura média) já seca muito bem e rápido (achei mais rápido que o secador que eu tinha, que já era bom a esse nível). Para finalizar o penteado, fiz um brushing para fios mais alinhados, com escova de modelar (a minha escova é esta) e usei a temperatura mais quente. Este secador tem botão de ar frio (cool shot que também funciona para secar sem calor caso se pretenda), e que eu acho fundamental para passar no fim da secagem para menor frizz (único senão é que temos de ficar a carregar no botão –  já estava habituada a que isto não acontecesse no meu secador anterior). Para quem pretende saber se o modelo Parlux em questão tem este botão de ar frio, convém confirmar.
  • Vem com 2 saídas de ar, uma mais larga que a outra (no meu cabelo uso por norma uma saída de ar menos larga, e no cabelo da minha filha uma mais larga).
  • Para quem me perguntou como é que seco o cabelo, inicio sempre com um produto protetor térmico, depois penteio, seco a maior parte de cabeça para baixo enquanto massajo as raízes do cabelo para maior volume e finalizo com escova de modelar, para ficar mais “certinho”.
  • Resultado no meu cabelo: vamos à parte importante? Testei o secador em situações diferentes:
    • Num dia muito húmido e com chuva e em que usei antes de secar o protetor de calor Genesis da Kérastase. Neste dia muito húmido o cabelo ficou mesmo com menos frizz do que se tivesse usado o meu secador habitual.
    • Num dia com pouca humidade (mas ainda com alguma) e em que usei antes de secar 2 gotas de óleo (atenção à minha recomendação mais à frente) e o Potion 9 da Sebastian. Resultado logo após a secagem? Notei mesmo diferença! Logo de imediato. Menos frizz. O cabelo ficou incrível, bonito, sem frizz, brilhante, nem quis acreditar, notei mesmo DI-FE-REN-ÇA (nem foi preciso usar prancha, coisa que uso para selar o cabelo e ficar com frizz reduzido a nada, mas que estraga tanto os fios! No entanto faço notar que o meu cabelo já é liso)!
    • Num dia com pouca humidade (mas ainda com alguma) e em que usei antes de secar o protetor de calor Chronologiste da Kérastase. Neste dia senti o mesmo que no exemplo anterior, ou seja, efetivamente foi o secador o responsável pela redução do frizz, e não os produtos que usei.
    • Não testei num dia sem humidade, mas claro, o resultado só pode ser melhor (se é possível!).
    • Nota muito importante: ter sempre em atenção para não usar antes de secar o cabelo óleos finalizantes que sejam inflamáveis ou que digam que são apenas finalizantes (confirmar esta informação na embalagem do óleo ou na cartonagem do mesmo).
  • Preço: comprei  por 99,20 € em promoção (preço sem promoção: 124 €) na Loja do Shampoo. A encomenda chegou super rápido, em 2 ou 3 dias. Comprei aqui.
  • Há acessórios para comprar à parte, como o silenciador e difusores (confirmar o modelo).

Resumindo: estou super satisfeita com a compra, o resultado dispensou o uso de prancha para alinhar o cabelo nos dias com menos humidade e reduziu bastante o frizz no dia com muita humidade (mas o meu cabelo já é liso, e eu procurava mesmo era menos frizz, embora eu já tenha pouco por colocar em prática algumas táticas que explico mais abaixo em artigos linkados). Compraria de novo sim! Ou seja, correspondeu àquilo que eu queria, que é um secador que efetivamente diminui o frizz do cabelo (não a zero, mas diminui mesmo consideravelmente face ao excelente secador que eu já tinha antes), um secador muito leve e fácil de manejar, com um fio comprido, muito potente (reduzindo o tempo de secagem) e mais silencioso do que eu pensava.

Artigos cuja leitura aconselho para quem procura soluções anti-frizz:

  1. Lavagem do cabelo
  2. Cronograma capilar
  3. Táticas anti-frizz
  4. Óleo + Leave in

Agora só falta mesmo testar o secador Dyson, mas será melhor que este…?! E compensará a diferença de preço? A quem já testou peço para deixar aqui o feedback nos comentários e o meu agradecimento desde já! Para quem já testou um Parlux, também sugiro deixar a experiência nos comentários.

Fotografia: Márcia Soares

Imagem composta com o modelo Parlux: Beautyst

Disclaimer: este artigo não é patrocinado, eu comprei este secador de cabelo. Este artigo não contém links afiliados.

Posts relacionados

Óleo capilar + leave in – uma resposta anti frizz

Há muito tempo que tenho tido uma abordagem cada vez mais consciente relativamente ao meu cabelo, evitando sempre que possível, danos desnecessários. Por isso desde há anos que gosto de usar produtos no meu cabel...

Novembro 3, 2020

O melhor champô de frequência e que uso há anos

Qual o melhor champô que uso? Esta pergunta é super difícil, pois eu adoro vários champôs e sem os quais eu não consigo viver! Mas se me perguntarem qual o melhor champô de frequência que uso e aquele que nunca f...

Outubro 29, 2020

Produto de beleza mais caro preferido das minhas entrevistadas

Quando fiz as entrevistas às minhas convidadas, uma das perguntas que coloquei foi "Qual o produto de beleza mais caro que usas ou usaste"?. Hoje é dia de saberes qual o produto de beleza mais caro usado pelas mi...

Outubro 20, 2020

4 comentários

  1. Marta diz:

    Tenho um Parlux de 2013 , nao sei bem qualno modelo mas sei que ja é com ions , recentemente e por me ter esquecido do meu parlux em portugal comprei o Dyson , e como diz o meu cabeleireiro aqui , ele é realmente o ferrari dos secadores , o problema e que se nao tens mão ( profissional ) para ele , é um desperdicio de dinheiro , realmente é um secador , potetente , seca ate em modo frio, mas nao fica um cabelo sem frizz como promete ( pelo menos o meu ) logo ai fiquei desiludida , e como tenho o cabelo fino , mesmo usando o secador na potencia menor o meu cabelo fica todo embarassado 😅😏 o meu cabeleireiro diz que para uso domestico aconselhava antes o dyson , mas um modelo que e fininho e traz montes de acessorios a usar , ele diz que esse modelo sim trabalha para ti .

    1. Joana Alvares diz:

      Marta, muito obrigada pela tua partilha! Consegues deixar aqui um link desse modelo Dyson que referes? Um grande beijinho, Joana

  2. Paula Cristina Camacho Charrano Viegas da Silva diz:

    Olá, fiquei curiosa em relação ao secador.
    Tenho um cabelo muito forte, com tratamentos técnicos e o eu cabeleireiro falou-me na marca GHD, algum feedback?
    Parabéns pelo blog.
    Paula silva

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Paula! Já ouvi falar bem, mas nunca usei nem tenho feedback sobre a marca. Um grande beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist