Vinoperfect Sérum da Caudalie: 3.9 x mais eficaz nas manchas

vinoperfect serum caudalie

# Artigo escrito em parceria com a Caudalie. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. A primeira vez que vi uma prescrição do Vinoperfect Sérum da Caudalie em consulta de dermatologia fiquei bastante intrigada. Afinal pensava que era um sérum antimanchas sem “o poder” que leva um dermatologista a considerá-lo como uma hipótese terapêutica em manchas. Desde essa altura que o Vinoperfect Sérum da Caudalie me começou a despertar um ainda maior interesse. Hoje vou mostrar qual a diferença do Vinoperfect Sérum da Caudalie, 4 verdades sobre manchas e a minha experiência!

beautyst

Vinoperfect Sérum da Caudalie – o sérum antimanchas mais vendido em farmácia

Este sérum é o mais vendido em farmácia1, no segmento tratamento antimanchas e luminosidade. A cada 20 segundos vende-se um Vinoperfect Sérum da Caudalie no mundo2. Inicialmente lançado em 2005, viu agora em 2021 a sua eficácia aumentada quase 4 vezes.

Mathilde Thomas, co-fundadora da marca, foi inspirada por uma tradição ancestral, que a levou a estudar a seiva dos sarmentos de videira de onde provém a viniferina. Antigamente, nos vinhedos franceses, a seiva de videira era usada pelas mulheres que a aplicavam no rosto e nas mãos para atenuar as manchas e iluminar a pele.

A viniferina é originária do extrato natural de seiva de videira, com 3 ações, comprovadas:

  1. Previne o aparecimento de manchas ao regular a tirosinase, enzima responsável pela sobreprodução de melanina
  2. Corrige a cor de manchas existentes, de qualquer tipo (lentigos solares, manchas da idade, manchas de acne, melasma, manchas pós inflamatórias) ao regular a produção de melanina
  3. Ilumina e unifica a tez, para uma pele mais luminosa
vinoperfect serum caudalie
As 4 verdades para quem quer melhorar a aparência das manchas na sua pele

1. É importante perceber junto de um dermatologista qual a origem das manchas, a profundidade e perceber se é necessário ajustar alguma terapêutica instituída ou fazer algum medicamento. Pode ser necessário fazer um peeling ou mesmo um laser – já falei sobre a minha experiência com o tratamento de laser + luz pulsada que foi muito eficaz em manchas. Estes tratamentos atenuam manchas já existentes mas não previnem novas manchas por isso podem ter de ser feitos regularmente.

2. A proteção solar é fundamental para quem procura prevenir a aparência de manchas. Um sérum antimanchas é importante sim MAS o uso do protetor solar diário é fulcral. Por exemplo, quem tem melasma, sabe muito bem que basta uma tarde na esplanada para “estragar tudo”. Ou mesmo que a luz azul emitida pelos ecrãs pode piorar o quadro. Quem faz um produto antimanchas tem de saber que deve complementar SEMPRE com o uso do protetor solar.

3. Consistência: usar o tratamento antimanchas exatamente como referido pela marca. Se a marca, neste caso a Caudalie, mostra uma redução de 63% no tom das manchas com 2 utilizações diárias, com 1 frasco seguido (que dura 56 dias), não podemos dizer que não resultou se só aplicámos o produto esporadicamente ou de forma diferente da indicada.

4. Importante para avaliar os resultados é tirar fotos antes e depois, com luz natural e sem maquilhagem. Assim é possível aferir os resultados reais. Como nos vemos ao espelho todos os dias perdemos a noção do que se passa na nossa pele.

Ingredientes antimanchas

É comum questionarem-me sobre os ingredientes antimanchas em produtos cosméticos. Há vários cuja eficácia está comprovada, nomeadamente:

A viniferina:

A viniferina é uma patente exclusiva Caudalie – não a encontramos noutros produtos cosméticos. Vantagens da viniferina e do Vinoperfect Sérum da Caudalie?

  • Regula a tirosinase e faz regredir as manchas existentes
  • Redução de 63% na aparência das manchas com apenas 1 frasco (que dá para 56 dias) com utilização 2 x por dia: manhã e noite – de manhã utiliza-se após o antioxidante e antes do hidratante e protetor solar, à noite utiliza-se a seguir ao renovador celular e antes do hidratante
  • Previne manchas futuras – para prevenção de manchas é recomendada 1 aplicação diária
  • Pode ser usado em qualquer tipo de manchas e todas as peles
  • Pode ser usado por grávidas e mulheres a amamentar
  • Pode e deve ser usado também no verão, mesmo com exposição solar e pode ser usado na rotina da manhã e mesmo reaplicar antes do protetor solar na praia / piscina
  • É não comedogénico e oil free – até as peles oleosas podem usar. A textura é ultra leve e desaparece na pele
  • Contém esqualeno de azeite, um ingrediente higroscópico que confere hidratação (água) sem conferir gordura

Inibidores da produção de melanina:

  • alfa e beta arbutina
  • ácido kójico
  • vitamina C em concentrações elevadas
  • polifenois como o resveratrol e derivados, o ácido elágico, o ácido gentísico, a glabridina
  • extratos vegetais (soja, mirtilo, chá verde)
  • niacinamida
  • retinoides
  • ácido azelaico e derivados

Inibidor da conversão de plasminogénio em plasmina:

  • ácido tranexâmico

Promotores da renovação celular:

  • alfahidroxiácidos como o ácido glicólico e o ácido láctico
  • betahidroxiácidos como o ácido salicílico
  • retinoides

vinoperfect serum caudalie

O que muda no Vinoperfect Sérum da Caudalie em 2021?

A marca Caudalie tem vindo a reinventar as suas fórmulas, com uma maior percentagem de naturalidade o que leva a consequentes alterações. A primeira gama alterada neste “Repack” que a marca fará a todas as suas linhas (incluindo as embalagens), foi a gama Resveratrol Lift (já falei de dois produtos que adoro desta gama no meu artigo sobre Favoritos de Skincare de 2020, aqui). Em Janeiro deste ano toda a gama de desmaquilhantes foi alterada e agora chega a vez da gama Vinoperfect. O objetivo com estas alterações é oferecer propostas mais naturais e mais clean. A Caudalie é a marca de cosmética que mais contribui para a iniciativa 1% For the Planet doando 1% de toda a sua faturação (não dos lucros, mas da faturação) para o ambiente, o que é uma iniciativa de louvar.

O emulsionante usado na nova versão deste sérum, inspirado na natureza, mimetiza a organização em camadas da estrutura da pele. Ao mesmo tempo que a Caudalie alterava a sua fórmula best-seller, conseguiu favorecer a penetração da viniferina, otimizando a sua ação sobre as manchas e com uma eficácia 3.9 vezes superior à fórmula anterior. “Sem querer” aumentou a eficácia do seu anterior sérum em 4 vezes. Ou seja, uma fórmula mais clean e mais eficaz.

vinoperfect serum caudalie

Resultados do Vinoperfect Sérum da Caudalie em diversos tipos de manchas

É possível ver neste link o resultado em vários tipos de manchas, após apenas 1 frasco. A célebre hashtag da marca #after1bottle tem uma razão de ser. Em todos os tipos de pele, os resultados do novo Vinoperfect Sérum da Caudalie, foram observados em:

  • manchas do sol (ou lentigos solares)
  • manchas de hiperpigmentação após um episódio inflamatório como acne ou uma cicatriz
  • manchas hormonais e melasma (muitas vezes conhecido como “pano de gravidez”) ou após alterações hormonais (gravidez, tratamentos, …)
  • manchas de envelhecimento ou instaladas, frequentes a partir dos 40 anos (no rosto, decote, ombros e mãos)
A minha experiência com o Vinoperfect Sérum da Caudalie

Adoro testar produtos que prometem EFICÁCIA. Por isso testei o novo Vinoperfect Sérum da Caudalie durante 2 meses (sem mexer na restante rotina de rosto), e embora já tivesse tratado manchas com o tratamento laser e luz pulsada de que já falei aqui, a realidade é que a pele está muito luminosa e uniforme – recebo muuuitos elogios nas minhas redes sociais. Adicionalmente sei que o tratamento laser + luz pulsada que fiz não previne futuras manchas e para mim é essencial fazer um cuidado antimanchas na minha rotina. Achei a textura excelente, ela desaparece completamente na pele, permitindo usar outros séruns / produtos. Uma vez que tenho um fototipo elevado, a minha pele tem ainda maior tendência para hiperpigmentar, pelo que o uso de um sérum antimanchas (para prevenção e correção) é indispensável nos meus cuidados de skincare. Quanto à composição, deixo de seguida a lista INCI, para quem tiver curiosidade de ver. O perfume é muito leve, mais leve que na versão anterior.

Aqua/water/eau, butylene glycol, glycerin, cococaprylate/ caprate, squalane, palmitoyl grapevine shoot extract, polyglyceryl-3 distearate, bisabolol, glyceryl stearate, xanthan gum, caprylyl glycol, microcrystalline cellulose, polyacrylate crosspolymer-6, potassium sorbate, glyceryl stearate citrate, citric acid, sodium phytate, sodium hydroxide, parfum (fragrance).(243/032)

beautyst

Qual a gama completa Vinoperfect da Caudalie e onde a encontrar?

Esta gama é composta por vários produtos que se encontram em farmácias e parafarmácias e online por exemplo nos links que refiro:

  • Sérum (apto para todas as peles, mesmo as oleosas) de que já falei. Encontra-se online, por exemplo aqui.
  • Essência iluminadora com ácido glicólico para aplicar nas duas rotinas (manhã e noite) com as mãos, como tónico ou essência. Durante a exposição solar usar só à noite. Apta para todos os tipos de pele mesmo as oleosas. Encontra-se online, por exemplo aqui.
  • Creme de dia e creme de noite – cremes ultra confortáveis, adaptados a uma pele normal, mista e seca. O creme de dia tem uma textura fresca e aveludada, com nácares iluminadores muito discretos e de origem natural e o creme de noite contém ácido glicólico, enzima de papaia e viniferina, que assegura uma ação antimanchas para uma renovação adicional. O creme de dia encontra-se online, por exemplo aqui. O creme de noite por exemplo aqui.
  • Máscara glicólica – maravilhosa, para potenciar a luminosidade da pele, rica em ácido glicólico, em AHAs naturais (ácido láctico, tartárico, cítrico) e em viniferina. Ilumina e alisa a pele. Nota-se mesmo de imediato na pele! Todas as peles podem usar. Se forem muito sensíveis não recomendo. Encontra-se online, por exemplo aqui.
  • Creme de mãos antimanchas – tenho sempre na minha secretária, é um creme bem hidratante e com ação antimanchas, o que é raro encontrar num creme de mãos! Encontra-se online, por exemplo aqui.

vinoperfect

vinoperfect

vinoperfect

Já usas este sérum ou algum produto da gama Vinoperfect da Caudalie? Qual a tua experiência?

Fotografia: Márcia Soares

1. Caudalie é líder no mercado despigmentante facial em valor e em unidades, dados de Dezembro de 2020, fonte hmR, Health Market Research. 2. Fonte interna baseada no sell-in 2019.

Disclaimer: Este artigo contém links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. A minha experiência com a marca é verdadeira.

Posts relacionados

Institut Esthederm: os solares que não dispenso há 3 anos

A marca Institut Esthederm é referência em solares! Antes de conhecer toda a filosofia da marca, de que já falei aqui, para mim ainda não estava clara a razão pela qual estes solares são bastante diferenciadores ...

Junho 8, 2021

Sérum com ácido hialurónico? 5 novidades!

Já referi (talvez umas 500.000 vezes!) que a utilização de um sérum com ácido hialurónico é talvez das coisas mais simples que podemos usar para melhorar intensamente a hidratação e a textura da pele. Já falei de...

Abril 27, 2021

Silimarina e o novo antioxidante Silymarin CF para pele oleosa

Depois de já ter falado inúmeras vezes sobre os benefícios dos antioxidantes numa rotina de rosto antienvelhecimento, desta vez o centro das atenções é a pele oleosa e/ou com tendência acneica e a silimarina (em ...

Março 25, 2021

2 comentários

  1. Laudina Cecilio diz:

    Adoro a linha vinoperfect.
    É perfeita para atenuar, ou mesmo “tirar” as manchas.
    Gostei muito do post. ❤️

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom! Adoro receber os vossos feedbacks! Um beijinho grande! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist