Hidratação – como mudar MESMO a textura da pele?

pele hidratada

Este é um artigo que eu já queria escrever há IMENSO tempo, porque dei de caras com uma fotografia minha que mostra claramente uma grande falta de hidratação no rosto (vê abaixo o antes e o depois!) – o que se percebe na textura, nas linhas e bastante na zona do contorno ocular. Depois de pensar sobre como falar deste tema, percebi que, entretanto, mudei algumas rotinas nos meus cuidados do rosto, e hoje em dia já nem me revejo na foto que originou a vontade de escrever sobre hidratação e mudança na textura da pele. A hidratação da pele é fulcral para o aspeto da mesma. Uma pele que tem linhas e textura irregular muitas vezes necessita APENAS dos cuidados certos. Estes são os meus 5 truques para uma pele super hidratada, lisinha e sem linhas!

1 – Hidratação e hábitos saudáveis

Vamos começar por aqui pois os nossos hábitos fazem mesmo muita diferença na qualidade e hidratação da pele. E são grátis! O que alterei, da primeira para a segunda foto? Passei a dormir mais (essencial para a renovação celular), passei a beber 2 litros de água por dia (em vez de um copo de água de vez em quando), passei a ingerir vitaminas muito regularmente – como 2 peças de fruta e pelo menos 3 a 4 porções de vegetais por dia, e a fazer exercício físico 3 x por semana (isto é bastante importante para oxigenar a pele e “retirar” substâncias indesejáveis, como os radicais livres). Sim, isto realmente teve bastante impacto na minha pele (e no meu cabelo também)! Por outro lado reservei o meu copo de vinho para o fim de semana! O álcool desidrata imenso a minha pele.

pele hidratada

É importante esclarecer que nestas fotos não houve alterações feitas, em programas de edição de imagem, no aspeto da minha pele.

2 – Hidratação e utilizar um sérum com ácido hialurónico

Segredo essencial para uma pele ultra hidratada e repulpada! A primeira vez que usei um sérum especificamente com esta finalidade, o meu marido comentou: “A tua pele está tão suave!”. E era mesmo verdade! Estava a usar o sérum Hydra-Hyal da Filorga, um favorito cá em casa (que o meu marido adora usar também). Porque é que um sérum com ácido hialurónico faz tanta diferença? Porque esta é uma substância endógena da nossa pele e que vamos perdendo com a idade. Por isso a pele vai-se tornando mais seca, menos viçosa e com menos glow!

Vou deixar aqui algumas sugestões de séruns com ácido hialurónico. Quando usamos um produto com ácido hialurónico, sobretudo se for um sérum devemos procurar um que tenha vários pesos moleculares deste ingrediente (alto peso molecular hidrata intensamente a superfície da pele, médio peso molecular hidrata intensamente as camadas intermédias da pele e baixo peso molecular hidrata intensamente as camadas mais profundas). Este tipo de produto pode ser usado por todas as peles (mesmo as oleosas). Uma pele oleosa tem excesso de gordura/lípidos (e não de água). E a desidratação é um sinal de falta de água (e não de falta de lípidos). Até é bastante comum encontrarmos peles oleosas que estão desidratadas. ATENÇÃO! Depois de um sérum com ácido hialurónico é imprescindível a utilização de um hidratante. Não caias no erro de usar apenas o sérum com ácido hialurónico. É fundamental “selar” a hidratação obtida com o sérum através do hidratante (isto não é verdade para todos os tipos de séruns mas é verdade para aqueles que têm ácido hialurónico).

1) Hydra-Hyal – Filorga, 2) HA Intensifier – Skinceuticals, 3) Pure Hyaluronic Serum – Pestle & Mortar 4) Intensive Hyaluronic Serum – Esthederm, 5) Sérum Hydra Ampoule B3 – SVR

serum acido hialuronico3 – Hidratação, qualidade da pele e suplementos de ácido hialurónico e de colagénio

Este é um tema que suscita sempre imensa curiosidade, e que sim, faz MESMO diferença! Atenção que tratando-se de suplementos alimentares deves ver com um profissional de saúde se existe alergia a qualquer um dos componentes. No meu caso, após terem ambos sido indicados em consulta de dermatologia nunca mais parei de fazer. Faço suplemento de ácido hialurónico todo o ano, e o de colagénio 10 dias por mês. Já falei sobre este tema aqui.

4 – Hidratação e utilização de produtos diferentes dentro das mesmas gamas / marcas de produtos

Tal como já expliquei atrás, hidratante não tem de significar gorduroso (mas atenção, devemos sempre escolher um produto adequado ao tipo de pele)! Se a tua pele for oleosa não deves usar produtos para pele seca, obviamente. Aos 35 anos alterei vários produtos na minha rotina de rosto, optando pelas versões mais hidratantes. Por exemplo, usar um desmaquilhante, um cleanser ou um tónico que hidratam é algo que já altera, e de que forma, a hidratação do rosto. A este nível não posso deixar de mencionar o desmaquilhante da Avène, o cleanser da Cerave e o tónico Rose da Pixi, produtos que eu amo e que hidratam imenso a pele (e de que já falei aqui)! Um segredo para um boost máximo de hidratação? O sérum  Hydro-Plumping Re-Texturizing Serum Concentrate da Kiehl’s. Parece um copo de água para a pele! E por vezes aplico-o como hidratante depois do sérum de ácido hialurónico. Pele lisinha garantida.

Por outro lado, um truque que tenho colocado em prática, é usar sempre ou 2 cremes no contorno ocular, ou um sérum de ácido hialurónico seguido do creme do contorno ocular, tal como referi neste vídeo. Existe um cuidado específico com ácido hialurónico para a zona ocular para usar antes do hidratante de olhos, este, da Esthederm.

5 – Tratamentos médico-estéticos – preenchimentos com ácido hialurónico e mesoterapia

Já falei sobre este tema aqui, aqui e mais recentemente aqui, e é mesmo verdade que quando fazemos um preenchimento com ácido hialurónico a textura e a qualidade da pele mudam. Sente-se quase de imediato! O ácido hialurónico tem a capacidade de reter 1.000 vezes o seu peso em água. Sinto de facto mudanças muito grandes na hidratação e na qualidade da pele. Mais recentemente experimentei a mesoterapia, de que falei aqui. O efeito na hidratação é menos marcado do que quando faço um preenchimento, no entanto em simultâneo é feito um shot de vitaminas que melhoram a textura da pele.

Estes são os meus 5 truques para aumentar exponencialmente a qualidade e a hidratação da pele do meu rosto! Quais os teus truques?

Fotografia: Yellow Savages

Fotografia: Ricardo Lamego

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu utilizo e/ou conheço todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. 

Posts relacionados

Branqueamento dentário em casa: voltava a fazer?

Branquear os dentes é algo que pode fazer muita diferença no nosso aspeto. É muito curioso como tantas vezes me perguntam como é que eu tenho os dentes tão brancos. Fazer um branqueamento dentário com o acompanha...

Setembro 22, 2020

Filler – as questões mais perguntadas e a linha Skin Perfusion

Vou novamente dentro de dias fazer o meu filler no rosto, ou seja, um preenchimento com ácido hialurónico. E porquê? Com a idade perdemos volume facial que não é possível repor através de produtos cosméticos. Ess...

Julho 2, 2020

Preenchimento com ácido hialurónico – a minha review

Fazer um preenchimento com ácido hialurónico não é algo que tenha decidido de ânimo leve. Percebi que com a idade há profundas alterações ao nível do rosto, nomeadamente a perda de volume facial, que acontece "à ...

Março 10, 2020

2 comentários

  1. Vanda diz:

    Olá Joana,
    Descobri o teu projeto há poucos dias e estou adorá-lo, não só porque me identifico a 200% com o teu problema da alopécia androgenética, como achei todos os artigos que li até agora muitos informativos e interessantes. Parabéns!
    Relativamente a este artigo sobre hidratação, qual o hidratante que recomendarias para uma pele de uma mulher de 54 anos, o leite creme da Embryolisse ou o hydra-plumping da Kiels?
    A tua foto deste artigo está fantástica, gosto muito do corte de cabelo e dos brincos! São nacionais?
    Obrigada e continuação do excelente trabalho.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Vanda! Que bom, fico muito feliz com a tua opinião! 🙂 Para 54 anos, e claro, dependendo da pele, daria preferência a um sérum de manhã e à noite antes do hidratante, como por exemplo um sérum de ácido hialurónico (tens várias opções como o sérum de ácido hialurónico da Pestle & Mortar, ou o Hydra-Hyal da Filorga, ou mesmo o sérum de ácido hialurónico da Esthederm). Pode ser interessante fazeres um sérum de vitamina C adicionalmente, de manhã (tenho artigo aqui no site sobre este tema, basta pesquisares por “vitamina C” na lupa da homepage, no canto superior direito). Relativamente a um hidratante, como referi, depende IMENSO do tipo de pele. Se houver questões de pele associadas deves recorrer ao dermatologista (consulta 1 x por ano). O Hydra-Plumping da Kiehl’s é um sérum para pele desidratada. É ótimo e gosto muito de usar no inverno quando a minha pele desidrata mais. O Embryolisse é excelente, diria que dá quase para qualquer pele (de mista a seca), sensível ou não. Mas na rotina da manhã é importantíssimo, de seguida, usar um protetor solar (365 dias por ano). Um grande beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist