11 soluções de beleza para cabelo sem as quais não consigo viver

5 Sens René Furterer

Seguindo o mesmo raciocínio deste artigo, sobre os 10 produtos de beleza de rosto sem os quais não consigo viver, decidi alargar este tema para outras áreas e começo pelas soluções de beleza para cabelo sem as quais não consigo viver. É mesmo muito difícil para mim eleger apenas meia dúzia de soluções, não só porque sou uma verdadeira apaixonada por tudo o que me faça sentir BEM mas também porque se trata da minha área de trabalho e por esse motivo conheço mesmo MUITOS recursos. Devido à minha alopécia androgenética e a anos com uma baixa auto-estima, hoje posso dizer que me orgulho do meu cabelo, que apesar de fino, é saudável, brilhante e (acho que) bonito (é assim que o sinto). Estas são as 11 soluções de beleza para cabelo sem as quais eu não consigo viver.

Mas antes… a importância de distinguir uma doença de cabelo (e com quem)

Acho extremamente importante referir que um cabelo bonito começa com um cabelo saudável! E uma alopécia androgenética (perda de densidade capilar), ou uma alopécia fibrosante frontal (recuo da linha frontal do cabelo e perda – ou não – de sobrancelhas), ou mesmo um deflúvio telógeno crónico (queda de cabelo que não cessa) são doenças e carecem de tratamento em consulta de cabelo, com um dermatologista. Também são motivos para consulta: dor no couro cabeludo, dermatite seborreica que não passa apesar do uso de champôs, prurido… enfim, muitas são as condições de cabelo que podem afetar o aspeto e saúde do mesmo. Como há muito poucos dermatologistas dedicados à área da tricologia (cabelo) no nosso país, deixo aqui a referência de alguns que conheço bem: em Lisboa, o Dr. Rui Oliveira Soares (Centro de Dermatologia de Lisboa), Dra. Marisa André (Clínica Laser de Belém), Dra. Nélia Cunha (Skinboutique); Aveiro: Dr. David Serra, Porto: Dra. Filipa Ventura (Clínica Epidermis) e Dra. Filipa Osório (Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina). Na Madeira, a Dra. Rubina Alves.

Avançando então para as 11 soluções de beleza para cabelo sem as quais eu não consigo viver.

1. Champô Sunrise Rituals da Voir

voir champô

Um champô que uso há vários anos e sobre o qual já falei aqui e aqui. O Champô Sunrise Rituals da Voir é provavelmente um dos champôs que mais uso. Porquê? Deixa o cabelo muito bem lavado, alinhado e brilhante e sinto que em parte ajuda também a reduzir o frizz capilar. Trata-se de um champô sem sulfatos (falei sobre o tema e indiquei 6 champôs de que gosto muito aqui) e que pode ser usado diariamente, suaviza e adiciona brilho ao cabelo.

Com uma mistura de ácido hialurónico e ácido láctico, é um champô cremoso que deixa os fios com aspeto hidratado, indicado especialmente em cabelos com falta de brilho e com frizz. O aroma é bem suave e gosto de o usar sempre que procuro um good hair day (por isso o uso tanto). O único ponto menos positivo que realço tem a ver com a comunicação da marca que alega menos queda de cabelo, cabelo mais forte e espaçamento das lavagens com a utilização deste champô, e “sem químicos agressivos” (a legislação não permite a entrada de produtos cosméticos no mercado que sejam prejudiciais para a saúde),… alegações estas que não fazem sentido. Ainda assim, nota 10 para este champô.

Onde comprar? Aqui.

2. Condicionador Genesis da Kérastase

vencedores sweetawards

É provavelmente o meu condicionador favorito e já falei dele inúmeras vezes (como por exemplo aqui e aqui) porque é extremamente hidratante, dos melhores (ou mesmo o melhor) que já usei a este nível. Após algumas utilizações (e logo desde a primeira vez) podemos perceber que o cabelo fica mais suave, incomparavelmente mais hidratado e com menor tendência a quebrar. É um creme untuoso que não escorre, extremamente hidratante e cremoso, com um aroma energizante, enriquecido com uma combinação de células nativas de edelweiss e raiz de gengibre. Nutre em profundidade sem pesar o cabelo, que fica mais uniforme, sem frizz, mais alinhado e mais brilhante.

Onde comprar: Aqui.

3. Máscara capilar (4 soluções)

Colour Protect Lazartigue

Sou incapaz de não usar máscaras. Elas são essenciais para um cabelo com aspeto hidratado e nutrido, com menos frizz, mais brilhante e com aspeto saudável. Este será o tema onde vou ter a maior dificuldade em escolher uma só máscara, isto porque faço cronograma capilar, tema sobre o qual já falei aqui e aqui. Isso significa que uso pelo menos 3 tipos de máscaras diferentes (hidratação, nutrição e reconstrução – nos links dos artigos anteriores expliquei como diferenciar os 3 tipos de máscara).

Ainda assim, se tivesse que escolher um só tipo de máscara, escolheria uma máscara de hidratação, uma vez que o meu cabelo não é muito seco nem está propriamente danificado. No entanto não sou fiel a uma só por isso fará mais sentido referir aquelas que mais uso: Colour Protect da Lazartigue, Genesis e Hydra-Apaisant (esta também dá para couro cabeludo) da Kérastase e Delicadeza de Aveia da Ultra Suave. A máscara Phytojoba que eu tanto usava (como hidratação) foi substituída pela Nutrition (também Phyto) e deixou, na minha opinião, de pertencer à “categoria de hidratação” sendo sem dúvida uma máscara de nutrição para cabelo muito seco.

Onde comprar: Aqui (Colour Protect da Lazartigue), aqui (Genesis da Kérastase), aqui (Hydra-Apaisant da Kérastase) e aqui (Delicadeza de Aveia da Ultra Suave).

4. A dupla que uso nos dias em que não seco o cabelo

oil reflections potion 9

Para quê inventar quando esta dupla funciona TÃO bem e é a dupla que mais uso desde há anos para finalizar o cabelo sempre (ou quase sempre) que não o seco com secador? Esta dupla consiste na aplicação de um óleo seguido de um creme leave in com efeito “memória de forma” para deixar o cabelo alinhado, sem frizz e que seca conforme o penteamos. Genial. Para este truque esta é a dupla que mais uso: Oil Reflections Light da Wella + Potion 9 da Sebastian.

O Oil Reflections Light da Wella é um óleo que resulta muito bem em cabelo fino (enquanto molhado) para fazer o truque anti frizz de que já falei aqui (existe também a versão normal “não Light” para cabelos normais a espessos). Este óleo não funciona para finalizar cabelo fino, mas em cabelo molhado (a diferença entre aplicar em cabelo molhado ou seco é ENORME) parece um pequeno milagre. Uso-o como cuidado nutritivo (aplico 2 pumps e penteio) antes de aplicar o Potion 9.

O Potion 9 é um creme leave in com efeito “memória de forma”. Em 1990, quando John Sebastian e Geri Cusenza fizeram uma viagem à floresta amazónica, descobriram plantas que foram a inspiração para criar esta fórmula revolucionária: um cuidado “mágico” infundido com extratos botânicos. Continua a ser um dos produtos mais icónicos da marca e mais pedido em salões de beleza e é um clássico de todos os tempos. Adequado para todos os tipos de cabelo, mantém e sustenta o estilo e penteado (liso ou encaracolado) por mais tempo, enquanto penetra profundamente na cutícula para deixar o cabelo suave, saudável e flexível. Eu aplico 2 pumps no cabelo e penteio só com pente. O truque é: ao secar, o cabelo vai adquirir o “formato” com que foi penteado. Primeiro vai ficar “rijo” mas basta passar o pente ou escova e como um passo de magia o cabelo adquire um toque extraordinário, sem frizz e alinhado. É fantástico!

Onde comprar: Aqui (Oil Reflections Light) e aqui (Potion 9, há 50, 150 e 500 ml).

5. Sérum Termo Protetor da Lazartigue

Protetor térmico Serum d'Exception Lazartigue

Não me canso de falar sobre este protetor de calor…! Falei deste sérum com todo o pormenor aqui e é o que mais uso antes de secar o cabelo. Porquê? Uma solução que soma imensos pontos na textura e no acabamento não gorduroso. Não pesa mesmo em cabelos finos (como o meu!) e tem uma sensorialidade incrível com um aroma maravilhoso a flor de laranjeira, numa textura ultra leve (tão leve que facilmente me esqueço de aplicar só 1 ou 2 pipetas, e chego a usar 3, resultando lindamente). O cabelo fica uuuultra macioooo e com um cheirinho delicioso que perdura! Adoro usar naqueles dias em que quero um toque extra de suavidade. Adicionalmente ajuda a controlar o frizz.

Este sérum contém extrato de sementes de chia (que ajuda a manter a água dentro da fibra capilar e forma uma barreira protetora na parte externa – ainda protege dos danos causados pelo calor e melhora a aparência dos fios); óleo de Marula (concentrado em ómegas 9 e 6, conhecido pela sua utilização no cabelo, deixa o cabelo suave e reparado) e Polycare® Split Therapy (derivado da semente de Cyamopsis tetragonoloba (guar), sela as pontas e revela a beleza do cabelo). Trata-se de um sérum que pode ser usado de 2 formas: 1) como protetor térmico, aplicando 1 a 2 pipetas sobre o cabelo húmido, enxugado com toalha, antes de usar o secador ou outras ferramentas de calor; 2) como um leave in, aplicando 2 pipetas sobre o cabelo já seco para deixar os fios hidratados (sem usar ferramentas de calor). Deve ser aplicado primeiro nas mãos, aquecido e só depois aplicado nos comprimentos e pontas. Uma vez que é um 2 em 1 ainda por cima é perfeito para viagens.

Onde comprar: Aqui.

6. Le Spray Volume Corps & Densité da Hair Rituel by Sisley

Le Spray Volume Corps & Densité Hair Rituel by Sisley cabelo fino soluções de beleza para cabelo

Das melhores descobertas de 2023, foi um spray que comecei a usar para dar mais volume ao cabelo depois de receber algumas dicas da marca e como o utilizar (num tratamento capilar que fiz na Maison Sisley junto à Avenida da Liberdade). Falei sobre ele aqui, no artigo sobre 5 boas soluções cosméticas para cabelo fino ou fraco. O que é? É um spray para aplicar antes de secar o cabelo (aplico-o depois do protetor de calor apenas nas raízes) que levanta instantaneamente o cabelo e proporciona corpo e densidade, um cabelo com muito mais volume e de longa duração. A textura é leve sem efeito pegajoso e deixa o cabelo mesmo muito mais encorpado! O aroma é fabuloso (o aroma de todos os produtos Hair Rituel by Sisley é verdadeiramente único), não contém álcool (aleluia, pois muitos sprays deste tipo contêm) e realmente funciona! Price point acima da média, mas vale cada cêntimo e dura mesmo imenso.

Contém goma de Boswellia (texturiza e molda o cabelo, proporciona um levantamento desde as raízes para um efeito volumoso), uma resina voluminosa (proporciona um efeito de matéria imediato e duradouro), proteínas de casca de arroz (efeito volumador intenso e de longa fixação) e pro-vitamina B5 (fortalece a fibra capilar). Como aplico: faço 3 riscas no topo do couro cabeludo e pulverizo a uma distância mínima de 20 cm, 2 pulverizações em cada risca, depois de já ter aplicado o meu protetor de calor. Penteio e prossigo para a secagem. Massajo a zona das raízes durante a secagem. Resultado: volume brutal! Reminder para comprar um novo que o meu está quase no fim.

Onde comprar: Aqui.

7. Óleo para finalizar o penteado (3 soluções)

5 Sens René Furterer soluções de beleza para cabelo

Depois de secar o meu cabelo eu aplico SEMPRE umas gotas de óleo para dar mais brilho e controlar o frizz. Na impossibilidade de escolher um só, pois habitualmente vario, indico aqui os três que eu mais tenho usado para finalizar o meu cabelo: o Oil for All da Redken, sobre o qual já falei aqui, e que é um óleo que até as mais medrosas podem usar (mesmo as de cabelo ultra fino e oleoso), o 5 Sens da René Furterer, sobre o qual falei aqui, e que embora se pareça pela embalagem e “promessa” com um outro óleo para pele e cabelo, realmente FUNCIONA no cabelo (sem o deixar gorduroso!… prometo!) e finalmente o óleo Elixir Ultime da Kérastase, sobre o qual falei aqui, um produto icónico da marca, que até pode ser usado antes de secar o cabelo (já tenho misturado o protetor de calor e depois umas gotinhas deste óleo antes de secar… e depois para finalizar). Este último é talvez o mais “nutritivo” mas ainda assim o meu cabelo adora-o de verdade.

Onde comprar: Aqui (Oil for All), aqui (5 Sens, há 50 e 100 ml) e aqui (Elixir Ultime).

8. Óleos pré champô

soluções de beleza para cabeloFaço todas as semanas um tratamento nutritivo e estimulante pré champô. Falo do Complexe 5 (para o couro cabeludo) e do Óleo Karité Nutri ou do Huile des Rêves (para os comprimentos). O Complexe 5 tonifica os vasos sanguíneos e bulbo piloso, purifica e normaliza o couro cabeludo e reequilibra o fluxo de sebo. Tem uma ação revitalizante e estimulante do couro cabeludo. Tem um aroma intenso dada a elevada concentração de óleos essenciais: óleo essencial de laranja bio, óleo essencial de lavanda bio e óleo de rícino bio. Não deve ser usado na gravidez e amamentação.

Já o Óleo Karité Nutri é um óleo para a nutrição dos comprimentos, que contém na sua composição óleo de karité, óleo de rícino, manteiga de karité e óleo de soja. Deixa os fios extremamente nutridos. Eu aplico também uma vez por semana enquanto atua o outro óleo no couro cabeludo. Deixo atuar ambos no mínimo 20 minutos, mas por norma aplico ao fim de semana e deixo-me ficar com eles 2 a 3 horas. De seguida lavo o cabelo como habitualmente. Outra solução que uso exatamente com esta função é o Huile des Rêves da Lazartigue, de que falei aqui, que funciona especialmente bem no meu cabelo como tratamento pré champô e não tanto para finalizar cabelo fino como o meu.

Onde comprar: Aqui (Complexe 5), aqui (Óleo Karité Nutri) e aqui (Huile des Rêves).

9. Olaplex 3

soluções de beleza para cabelo olaplex 3Estive a pesquisar no meu site e fiquei espantada por ainda não ter falado desta pequena maravilha num artigo totalmente dedicado ao icónico Olaplex 3! Entretanto foram lançadas outras soluções que prometem “recuperar” o estado do cabelo, à semelhança do Olaplex 3, e vou falar de 2 delas (e bem interessantes) muito em breve. Faço o Olaplex 3 uma vez por semana (como lavo o cabelo todos os dias é fácil escolher qualquer dia da semana). O Olaplex 3 é um tratamento de manutenção e reparação do cabelo para uso em casa que promete a melhoria no brilho, suavidade e resistência do cabelo. Desenvolvido com a patenteada fórmula de Olaplex Bis-Aminopropil Diglicol Dimaleate, regenera o cabelo seco e quebradiço e oferece uma maravilhosa sensação de maleabilidade e hidratação.

Com o uso regular sinto o cabelo com um aspeto saudável e a verdade é que não me imagino sem um produto deste tipo. Pode ser usado sempre que se achar necessário, entre uma vez por semana (cabelo danificado), 2 a 3 vezes por semana (cabelo muito danificado até observar melhorias) ou uma a duas vezes por mês para manter o cabelo com um aspeto bonito e saudável. Basta aplicar em cabelo molhado e escorrido (molhado mas não lavado com champô), distribuir bem uma boa quantidade e pentear. Deixar atuar no mínimo 10 minutos (eu deixo sempre muito mais, até 2 ou 3 horas) e depois faço a lavagem do cabelo (nesse dia sempre com o champô e condicionador Olaplex também, mas pode usar-se qualquer champô e condicionador).

Onde comprar: Aqui (há a tradicional embalagem de 100 ml, a edição especial de 250 ml e em coffret).

10. Le Baume Restructurant Nourrissant da Hair Rituel by Sisley

soluçoes de beleza para cabelo Le Baume Restructurant Nourrissant Hair Rituel by SisleyDois produtos da mesma marca num artigo que só menciona algumas escolhas reflete bem a experiência out of this world e os resultados que eu consigo observar com a Hair Rituel by Sisley. Demorei a perceber como se usa este produto, mas depois de “acertar” nunca mais encontrei algo igual. O Le Baume Restructurant Nourrissant é um bálsamo pré-champô de nutrição profunda que uso durante toda a noite para uma reparação intensa (pode também ser usado 30 minutos antes de lavar o cabelo para uma nutrição expresso). Nutre, repara e reestrutura intensamente e dura UMA ETERNIDADE! Para cabelos finos, curtos ou de comprimento médio, aplica-se o equivalente a uma avelã e em cabelos grossos, muito secos ou compridos, aplicam-se duas a três avelãs de produto. O truque (atenção que é muito importante!) é aquecer bem nas mãos até se transformar numa espécie de óleo, aplicar em todo o comprimento do cabelo, delicadamente e pentear. É sempre necessário lavar depois o cabelo, quer se deixe atuar toda a noite ou meia hora. Aplica-se apenas uma vez por semana, não mais.

Onde comprar: Aqui.

11. Add-ons à minha terapêutica para a alopécia androgenética

Lambdapil ISDIN 5 α alfa plus

Uso dois add-ons e tenho falado destas duas soluções com bastante frequência. Simplesmente porque são duas respostas que podem potenciar o tratamento medicamentoso para a alopécia androgenética. O primeiro é o suplemento Lambdapil 5 α Plus, de que falei aqui e aqui, que contém uma fórmula inovadora com eficácia demonstrada na manutenção de um cabelo saudável e em situações muito frequentes como uma menor densidade capilar, o alargamento do “risco” do cabelo, o couro cabeludo mais visível, o aparecimento de “entradas” e menos densidade no topo da cabeça. A marca não pode comunicar desta forma nem eu posso falar em indicações mas é o suplemento que eu considero para queda + alopécia androgenética (dada a presença de vitaminas B3, B5, B6, B8 ou biotina, zinco, L-cistina e ingredientes com eficácia demonstrada na alopécia androgenética – nas dosagens indicadas, muito importante – extrato de Serenoa repens (palmeto), com uma ação antiandrogénica com inibição não competitiva da 5-alfa redutase do tipo I e II; Cucurbita pepo (óleo de semente de abóbora), com uma ação sobre o recetor do tipo II, ação positiva no crescimento do cabelo através da inibição da 5-alfa redutase, extrato de Pygeum africanum, com uma dupla ação: inibe a 5-alfa redutase dose-dependente tipo I e II e tem uma ação fitoestrogénica, e extrato de Equisetum arvense ou cavalinha).

Atenção: não superar a dose diária recomendada. Destina-se apenas a adultos. Não deve ser utilizado como substituto de uma alimentação variada e equilibrada e de um modo de vida saudável. Manter fora do alcance das crianças. Não recomendado para mulheres grávidas ou a amamentar. Pedir aconselhamento ao médico ou farmacêutico. As cápsulas são de origem bovina.

Crescina 1300

A outra solução são as ampolas Crescina, com eficácia demonstrada na perda capilar (não substitui o tratamento medicamentoso para a alopécia androgenética, mas pode usar-se como add-on). Há já dois anos que faço dois ciclos de 4 meses com as ampolas Crescina e vou continuar a usar dada a eficácia (mostrei aqui o meu exemplo). É muito importante explicar que pode haver perda de densidade capilar sem uma expressiva queda de cabelo, como é o meu caso. A apresentação com a qual senti mais resultados foi Crescina 1.300 HFSC, que é uma preparação dermocosmética de uso tópico (em ampolas) para aplicação no couro cabeludo, que ajuda a promover o crescimento fisiológico do cabelo em casos de perda de densidade capilar (sem uma queda expressiva). É muito prático realizar este tratamento (uso cerca de 1 hora depois de aplicar o minoxidil tópico que já é, em si, vasodilatador), não deixa o cabelo oleoso, e utilizo-o sempre à noite. Após aplicar sinto de imediato a ativação da microcirculação local. É fácil de usar: 5 dias seguidos com pausa de 2 dias (uso durante a semana e faço a pausa ao fim de semana). Estou precisamente neste momento a terminar um ciclo de 4 meses. Falei de Crescina com todo o pormenor aqui.

Onde comprar: Aqui (Lambdapil 5 α Plus) e aqui (Crescina 1.300 HFSC).

 

São estas as 11 soluções de beleza para cabelo (traduzidas num número um pouco maior de produtos concretos) sem as quais não consigo viver.

 

Quais as soluções de beleza para cabelo sem as quais não consegues viver?

Posts relacionados

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024