Alopécia fibrosante frontal – o que é e como tratar?

Uma condição de cabelo cada vez mais frequente e à qual poucas pessoas dão a real importância (tendo em conta a urgência no tratamento), é a alopécia fibrosante frontal. Nesta doença podemos ver um recuo da linha de implantação do cabelo (sensação de testa grande), bem como assistir a perda parcial ou total das sobrancelhas. Uma vez que a alopécia fibrosante frontal carece de tratamento imediato e urgente, pedi ao Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista e especialista em cabelo e secretário geral do grupo de tricologia da Sociedade Portuguesa de Dermatologia, para nos esclarecer sobre este tema.

Alopécia fibrosante frontal – causas

Rui Oliveira Soares: Esta misteriosa doença surge pela primeira vez no fim do século passado. Desde o início deste século vem aumentando de incidência, de modo a atualmente ser uma doença relativamente frequente.

Desconhece-se a causa da alopécia fibrosante frontal, mas parecem importantes a genética, fatores hormonais e fatores ambientais ainda desconhecidos. A principal associação é com doença tiroideia, particularmente com hipotiroidismo. Faz parte das alopécias cicatriciais – doenças que levam a perda de cabelo definitiva por destruição dos folículos, que são as fábricas que produzem o cabelo.

Afeta sobretudo as mulheres, e mais frequentemente inicia-se no período peri-menopausa (40 a 60 anos).

alopecia fibrosante frontal

Alopécia fibrosante frontal – como se manifesta?

Na sua forma mais comum, provoca perda progressiva das sobrancelhas e recuo da linha frontal de implantação (testa grande). É frequente também a perda de pêlo corporal.

O diagnóstico precoce é muito importante e consegue-se nas formas muito iniciais por tricoscopia (técnica de aumento). A descamação circular à volta da emergência dos cabelos (com ou sem vermelhidão) é o aspeto mais importante. Os cabelos muito finos que vemos habitualmente na zona frontal desaparecem. À medida que o processo avança, vão desaparecendo os orifícios foliculares.

Alopécia fibrosante frontal – tratamento

O tratamento da alopécia fibrosante frontal varia com a fase da doença:

  • Doença estável, sem sinais de atividade: finasterida é o medicamento indicado
  • Doença com atividade: doxiciclina, hidroxicloroquina, isotretinoína, tacrolimus tópico, corticoide tópico ou intra-lesional são as opções
  • Doença galopante (rápida progressão e atividade): ciclosporina, corticoide oral e corticoide intra-lesional são as melhores opções

Quase sempre conseguimos parar a progressão da doença com os medicamentos. O principal problema é que muitas vezes o diagnóstico é tardio, já numa fase em que houve grande destruição de cabelo. Isto geralmente deve-se a incapacidade dos não dermatologistas (e mesmo de alguns dermatologistas) de diagnosticar a doença numa fase inicial, o que permitiria evitar a perda definitiva do cabelo.

Quando a área de alopécia é estável no tempo e não existem sinais de atividade há mais de um ano, é possível o transplante de cabelo. É prudente efetuar uma prova com alguns folículos e avaliar a sobrevivência dos mesmos após um ano. Em caso de sucesso, então avançar com o transplante. No longo prazo, a sobrevivência do cabelo transplantado é menor que nas pessoas sem doença, e isto deve ser explicado ao paciente antes de efetuar o procedimento.

Rui Oliveira Soares (dermatologista)

alopecia fibrosante frontal

É muito importante olhar para a perda progressiva das sobrancelhas e/ou para o recuo da linha frontal do cabelo com a maior importância. Como vimos o diagnóstico precoce é muito importante para se evitar a perda permanente dos fios.

Conheces alguém com este tipo de queixas?

Fotografia inicial: Márcia Soares

Fotografias de casos clínicos: gentilmente cedidas pelo Dr. Rui Oliveira Soares

 

Posts relacionados

Hair Prodigieux Le Masque: a heroína perfeita

Foi um alívio quando a Hair Prodigieux Le Masque da Nuxe foi lançada. Parecia ser aquilo que esperava, uma máscara pré champô nutritiva, eficiente, com uma boa composição. Decidi experimentar.

Outubro 14, 2025

Cronograma capilar (CC): recuperação após meses de stress

Durante 9 meses passei por uma das maiores provas de fogo da minha vida com muito stress associado. Fui-me esquecendo de mim entre tanta coisa descurei completamente os cuidados com o meu cabelo. Em simultâneo pa...

Julho 24, 2025

Lambdapil: 3 aliados para reforço capilar com nova imagem

Como me colocam muitas questões sobre o suplemento que tomo, o Lambdapil 5 α Plus da ISDIN, e também sobre a diferença em relação aos outros suplementos capilares da marca, e a propósito da mudança de imagem sei ...

Julho 2, 2025

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2025