Queda de cabelo normal ou deflúvio telógeno crónico?

queda de cabelo

Aqui está um assunto que é mais do que recorrente e onde continuamos a ter todas imensas dúvidas! É mais do que normal termos queda de cabelo todo o ano pois cerca de 10%-15% do nosso cabelo está em fase de queda (telogénese). Se pensarmos que na nossa cabeça podemos ter 100.000 fios de cabelo, uma perda de até 100 / 150 cabelos por dia é considerada fisiológica, enquanto um valor superior pode indicar uma doença. Então como distinguir o que é uma queda de cabelo normal ou um deflúvio telógeno crónico? Pedi ao Dr. Rui Oliveira Soares, meu dermatologista e especialista em tricologia (cabelo), para nos explicar como distinguir uma situação normal de uma situação patológica.

queda de cabelo

queda de cabelo

queda de cabelo

P: Queda de cabelo todo o ano: como distinguimos o que é normal ou se é um deflúvio telógeno crónico (DTC)?

R: A diferença entre estas duas situações estabelece-se com base em 3 parâmetros:

1.Clínica: Em primeiro lugar, a intensidade da queda é bastante superior no DTC – mais de 200 cabelos / dia no DTC e abaixo de 150 na queda dita “normal”. Esta diferença pode ser estabelecida através do teste de lavagem (efetuado na consulta após alguns dias sem lavar). Por outro lado, a queda no DTC é ondulante, com períodos de muito maior queda e outros de maior acalmia.

Resultados da tricoscopia

2.Tricoscopia (técnica de visualização com aumento): No DTC os cabelos da região temporal têm diâmetro reduzido, e esta redução afeta a maioria dos fios (sem variabilidade). Numa situação normal, esta redução de diâmetro não existe.

Análise do fototricograma

3.Fototricograma (técnica na qual se rasura o couro cabeludo e 48h depois é registada imagem que tem tratamento digital – mede o crescimento e o diâmetro dos cabelos): Enquanto na normalidade o número de cabelos que crescem menos (na fase de telogénese) estará abaixo de 15%, no DCT estará claramente acima.

Rui Oliveira Soares (dermatologista)

queda de cabelo

É importante saberes então como distinguir estes dois tipos de queda. No caso de um deflúvio telógeno crónico deverás fazer um tratamento adequado, ao passo que uma queda normal não requer intervenção médica. O ciclo normal do cabelo está sujeito a vários processos de sinalização molecular, alguns deles ainda não são completamente conhecidos, para além de sofrer influência de estímulos extra foliculares, por exemplo a nível endócrino, vascular e nutricional. Quando existem alterações a nível do ciclo piloso ou da própria estrutura dos folículos pilosos no couro cabeludo, podem ocorrer eventos de queda de cabelo.

queda de cabelo

queda de cabelo

Em caso de dúvida é importante chegares ao diagnóstico correto. Também eu passei muito tempo sem conseguir chegar ao diagnóstico e tratamento certo para a minha doença de cabelo, a alopécia androgenética, mas com o tratamento adequado hoje sinto-me em controlo desta doença, e não o contrário. Também é muito importante distinguires no teu caso o que é normal ou não para ti, se tens áreas do couro cabeludo a começarem a ficar visíveis ou se notas claramente uma progressiva perda de densidade capilar.

Tens dúvidas sobre a tua queda de cabelo?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

SU da Davines, a SUUUPER linha capilar after sun!

Esta é uma das perguntas que provavelmente mais recebo nesta altura do ano: “Uma boa linha capilar after sun?” e a realidade é que até aqui eu sinto que ainda não tinha encontrado “A” gama capilar para uso no ver...

Julho 17, 2024

Terapia com laser/luz de baixa potência na alopécia androgenética

A alopécia androgenética pode afetar 80% dos homens e 40% das mulheres. Uma vez que o tema da terapia do laser / luz de baixa potência tem vindo a aparecer cada vez mais sobre a forma de produtos intermináveis qu...

Julho 9, 2024

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

4 comentários

  1. Beatriz diz:

    Muito obrigada por todos os esclarecimentos que fazes neste blog! É muito bom poder encontrar informação tão detalhada sobre um assunto tão pouco abordado e com tanto lixo online. Continuação de bom trabalho!

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada pelas tuas palavras Beatriz. Fico muito feliz! Um grande beijinho, Joana

  2. Jennifer diz:

    Concordo 500% com o comentário da Beatriz. Excelente trabalho, esclarecedor e ante todo responsável. Obrigada!

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada! Um grande beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024