Haircare 2022 Beauty Diaries

haircare 2022

Chego a um dos artigos que mais gosto de escrever: os meus cuidados de cabelo! É manifestamente para mim uma conquista, com uma alopécia androgenética, falar sobre cuidados de cabelo. É mesmo muito difícil para quem tem uma alopécia aspirar a ter um cabelo bonito e com aspeto saudável, mas a verdade é que cada vez me sinto melhor com o meu cabelo e isso deve-se aos cuidados que tenho. Por isso, na forma de um diário de beleza, partilho hoje os gestos e produtos que fizeram a diferença nos cuidados de haircare 2022!

NOTA IMPORTANTE: este é o meu trabalho, eu tenho contacto regular com muitas marcas e recebo inúmeras PR Samples. Não defendo o consumo desenfreado e uma pessoa normal não precisa de ter muitos produtos!

Tratamentos

Antes de começar pelo óbvio, pela lavagem, eu devo dizer que o meu cabelo adora tratamentos capilares! Há gestos dos quais não prescindo e sinto, por esse motivo, uma diferença grande no aspeto geral do meu cabelo. Começo por referir que o fim de semana é o momento por excelência em que gosto de cuidar do cabelo. Sábado e domingo são sempre dias de mimo! Ao sábado costumo aplicar um tratamento de couro cabeludo e outro de comprimentos. Para o couro cabeludo usei em 2022 maioritariamente o Complexe 5 da René Furterer, um produto que já uso há vários anos, e que contém óleo essencial de laranja e óleo essencial de lavanda, com o objetivo de tonificar os vasos sanguíneos e bulbo piloso, purificar e normalizar o couro cabeludo e reequilibrar o fluxo de sebo. Imediatamente após a aplicação surge uma sensação de calor que é devida à ativação da microcirculação, sensação que eu adoro particularmente. Basta aplicar no couro cabeludo 1 a 2 x por semana (só aplico 1), massajar, esperar no mínimo 20 minutos e lavar o cabelo. Enquanto isso, nos comprimentos utilizo o Karité Nutri Óleo de Nutrição da René Furterer, que contém na sua composição óleo de karité, óleo de rícino, manteiga de karité e óleo de soja. É um óleo para nutrir os comprimentos e para se utilizar antes da lavagem. Pode ser usado 1 a 2 vezes por semana. Já falei de ambos os produtos aqui.

Outro tratamento que faço ao fim de semana, por norma ao domingo, é o Olaplex 3, de que já falei aqui. Calor, tintas, alisamentos, etc., são processos que danificam a estrutura do nosso cabelo. O nosso cabelo tem pontes de ligações muito fortes – as pontes de dissulfureto. Mas essas pontes podem danificar-se dando um aspeto estragado aos fios. Olaplex 3 é um tratamento reconstrutor das pontes de dissulfureto. Embora eu não consiga dizer que este é um tratamento milagroso (continuo a receber mensagens de pessoas com cabelo muito danificado que referem que não sentem diferenças – mas acredito que estamos a falar de pessoas com o cabelo já tão danificado que o que precisam mesmo é de um corte de cabelo), a verdade é que os meus fios ficam transformados e este produto faz mesmo MUITA diferença no meu cabelo. Uso-o uma vez por semana. A marca refere que em cabelos mais danificados (o que não é o meu caso) se pode usar com maior frequência. Deve aplicar-se em cabelo molhado não lavado com champô (lavado apenas com água mas enxuto) deixando atuar no mínimo 10 minutos (eu deixo atuar 2 a 3 horas), e no fim lavo normalmente com o champô e condicionador Olaplex (o 4 e o 5 respetivamente). O cabelo fica outro!

Não posso deixar de referir que em 2022 foi o ano em que finalmente conheci a marca Crescina e com a qual tive TÃO boa experiência! Uma verdadeira solução de haircare de 2022. É uma marca com uma solução única no mercado, que tem opções, não só, para a perda de densidade capilar (falta de cabelo) como para a perda de densidade capilar + queda de cabelo. Efetivamente fiz 2 tratamentos este ano e notei imenso cabelo novo a nascer, um tratamento que fiz como add on à terapêutica medicamentosa para a alopécia androgenética e que resultou mesmo (para quem tem alopécia é um add on, não um substituto do tratamento instituído pelo dermatologista)! Já falei com todo o pormenor sobre Crescina, as 12 soluções da marca, os estudos que comprovam a eficácia e as 10 dicas de utilização respetivamente aqui, aqui, aqui e aqui. Recomendo a leitura pois dediquei-me muito a estes conteúdos de forma a serem bastante informativos. Estou mesmo impressionada com os resultados, sendo que para mim a apresentação vencedora foi a de densidade, mulher, 1.300, esta. Fiquei fã!

À noite, quando me lembro faço nutrição / hidratação e um dos produtos que mais usei em 2022 foi o Huile des Rêves da Lazartigue, um óleo que no meu cabelo resulta principalmente como máscara de nutrição noturna a lavar na manhã seguinte. Já falei deste maravilhoso óleo aqui. Sou fã do tratamento noturno da Shu Uemura e expliquei o porquê neste artigo onde mostrei a diferença para o similar da marca Kérastase. O Nourishing Taming Overnight Serum da Shu Uemura é um sérum para usar à noite nos comprimentos do cabelo, um verdadeiro sérum de hidratação para os fios, ligeiramente nutritivo também, pela presença do óleo de camélia. No dia seguinte o cabelo está maleável, sem “efeito cama”, muito hidratado. Além de que o cheirinho é tão bom!

Champôs

Este foi o ano em que praticamente deixei de usar champôs com sulfatos. Se anteriormente eu usava-os e sentia que me davam mais “volume” a verdade é que um aspeto menos positivo é que tendem a ressecar mais o cabelo e por esse motivo o efeito cosmético não é tão bom (fios mais baços, com menos brilho, com mais frizz). Champôs sem sulfatos, obviamente dependendo de qual, podem deixar o cabelo mais bonito, alinhado, brilhante e com menos frizz. Fiz um artigo 100% dedicado a este tema, aqui. De uma forma bastante resumida, posso dizer que um dos champôs que mais usei em 2022 foi o Champô Sunrise Rituals da Voir, e que deixa o cabelo muito alinhado e com aspeto hidratado. Um champô que pode ser usado diariamente que limpa suavemente, suaviza e adiciona brilho ao cabelo. Com uma mistura de ácido hialurónico e ácido láctico, é um champô cremoso que deixa os fios hidratados, indicado especialmente em cabelos com falta de brilho e com frizz. Tem um aroma muito suave.

Claro que continuei a usar em 2022 o meu querido Champô Phytophanere da Phyto, uma paixão já antiga! Já falei sobre ele com todo o detalhe aqui.

Em “dias especiais” ou sempre que me quis verdadeiramente mimar usei o champô Revitalizing Volumizing Shampoo da Hair Rituel by Sisley, uma marca com um price point elevado, mas que vale CA-DA cêntimo e também o champô Muroto Volume da Shu Uemura, que apesar de conter sulfatos deixa o cabelo lindíssimo, nada seco ou com frizz.

Em 2022 descobri o novo Champô Micelar Naturia da René Furterer e foi uma agradável surpresa! Um champô sem sulfatos, com água floral de lavanda bio 100% natural, um ingrediente calmante, relaxante e suave, óleo de rícino bio, altamente procurado, que aporta suavidade, hidratação e brilho, sendo 100% de origem natural. A tecnologia micelar deste champô limpa suavemente e de forma eficaz, captura as impurezas e sem risco de irritação do couro cabeludo. Um champô para toda a família que pode ser usado desde os 3 anos. A assinatura olfativa é fresca e floral. De aplaudir o formato de recarga eco reciclável que utiliza menos 77% de plástico e que se torna uma opção mais acessível também.

Mais para o final do ano descobri uma PAI-XÃO! A marca Authentic Beauty Concept, nomeadamente o Champô Hydrate que me foi recomendado pelo Eddy, diretor criativo do Unique, para o meu cabelo, após o alisamento que fiz. Posso dizer que fiquei maravilhada com este champô, acho que é um dos que deixa o meu cabelo mais bonito, MUITÍSSIMO brilhante, alinhado, hidratado. Sem sulfatos. No meu cabelo resulta bem intercalar com um outro champô mais volumizante (como é o caso do Champô Antiqueda e Antienvelhecimento da Martiderm, também sem sulfatos).

Champôs excecionais que traduzem os meus cuidados de haircare em 2022.

Condicionadores

Este ano não fugi a dois ou três condicionadores que uso há bastante tempo. Razão para dizer: em equipa vencedora não se mexe e haircare em 2022 significou muitas vezes usar soluções que conheço há anos e que funcionam. O condicionador Genesis da Kérastase, de que já falei aqui e que é tão hidratante (embora o champô da mesma gama não funcione particularmente bem no meu cabelo, o condicionador e a máscara são do melhor que já experimentei), o condicionador Repair da Lazartigue de que já falei aqui e que deixa uma sensação de cabelo reparado na hora (por ter queratina vegetal não uso com muita regularidade, por norma uma vez por semana) e o Condicionador Olaplex 5 que quase parece uma máscara, e é maravilhoso. Falei dele aqui.

Máscaras

Deixo como sugestão a consulta deste artigo sobre cronograma capilar, para se perceber a diferença entre máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução.

Houve boas surpresas em 2022. Claro que outras que resultam muito bem comigo uso há anos. Faço máscaras regulares, no mínimo 2 a 3 vezes por semana, o que significa que em 2022 eu apliquei entre 104 a 156 vezes máscara no meu cabelo. Sem qualquer ordem especial, vou mostrar as que mais usei. A Máscara Phytojoba (hidratação) é um must na minha casa de banho, uma máscara que pode ser usada como cuidado expresso (2 minutos) ou como cuidado intensivo (5 minutos) e que deixa o cabelo maravilhosamente hidratado e macio! Adequada a comprimentos secos efetivamente cumpre o que promete! Falei desta máscara aqui.

Uma máscara low cost que tenho sempre em casa e que resulta muito bem no meu cabelo para dar um boost de nutrição (e um pequeno truque que uso quando está muita humidade / chuva) é a máscara Óleo de Abacate e Manteiga de Carité da Ultra Suave (nutrição). Já falei dela aqui, no artigo sobre 10 produtos low cost que nunca me faltam em casa.

Em 2022 uma boa surpresa foi a Máscara de Cabelo Rythm of the Rain da Voir (reconstrução), Prémio Elle Canada Beauty Grand Prix 2020. Com uma textura uuuuuultra cremosa e fundente, pode ser usada desde as raízes até às pontas. O cabelo fica mesmo muito mais suave ao toque (mesmo só com uma utilização). Contém óleo de argão, extrato de Rosebay e extrato de trevo vermelho. Em 3 minutos esta máscara faz uma hidratação profunda (parece um tratamento de cabeleireiro) e protege os fios da humidade sem tirar a forma ao cabelo. É mesmo incrível! Contém queratina / aminoácidos, pelo que não recomendo usar mais que uma vez por semana.

Outra máscara que tenho sempre é a máscara Repair da Lazartigue (reconstrução), funciona como um boost de reparação, deixa o cabelo imediatamente reparado, profundamente suavizado. Faço-a sempre com maior frequência após o verão (1 vez por semana) e depois é um cuidado que costumo adotar uma vez por mês. Pode ser usada em cabelo seco antes da lavagem (por 40 minutos) e/ou após lavar o cabelo, em cabelo enxuto, durante 5 minutos. O aroma é cozy, como um cobertor que afaga o cabelo. Maravilhosa. Vale mesmo!

Uma novidade que experimentei em 2022 foi a máscara Olaplex Nº 8 Bond Intense Moisture Mask (hidrataão) e tal como todos os produtos da marca que já testei, surpreende! É uma máscara intensiva altamente concentrada com a tecnologia patenteada Olaplex Bond Building, que adiciona brilho, suavidade e corpo ao cabelo. A marca refere ser uma máscara de reparação, mas o que notei mesmo foi a sua enorme capacidade de hidratação. Não segui à risca as recomendações da marca, e usei mais quantidade que a referida na embalagem, que me pareceu pouca. Não foi a máscara que mais usei mas achei uma opção muito interessante.

Em 2022 continuei a usar as minhas máscaras favoritas da Kérastase. É na minha opinião uma marca com uma oferta excelente a este nível. Usei bastante a máscara Genesis (hidratação) e a máscara Elixir Ultime (hidratação / nutrição). Acho interessante o conceito da máscara Hydra-Apaisant (hidratação), uma máscara leve para usar desde o couro cabeludo até às pontas – não sinto que seja a que hidrate mais (começando pela textura em gel-creme), mas nem todas as máscaras podem ser colocadas desde a raiz, daí a minha referência a esta.

Óleos

Não dispenso óleos no meu cabelo! Mesmo um cabelo fino pode beneficiar do poder nutritivo dos óleos, basta saber escolher. Da minha experiência, o óleo mais leve que conheço, e que usei muito em 2022 como óleo finalizador, é o Oil for All da Redken (nome que faz todo o sentido pois adapta-se mesmo a todos os cabelos!). É uuuuultra leve, com acabamento invisível e especialmente adequado a todas as pessoas que têm receio de usar um óleo no seu cabelo. Falei dele com todo o pormenor aqui.

Há três óleos que gostei muito de usar este ano como cuidado finalizante, com um “grau” ligeiramente mais nutritivo que o óleo que mencionei antes e que gosto de usar quando preciso de um pouco mais de nutrição ou em dias de maior humidade. O óleo Elixir Ultime da Kérastase, o Óleo Hair Rituel by Sisley e o Óleo Walk in the Sun da Voir.

O óleo que mais uso nos dias em que não seco o cabelo com o secador é o Oil Reflections Light da Wella que uso imediatamente antes do leave in Potion 9 da Sebastian: a dupla anti frizz que funciona mesmo e que eu não largo há anos! Basta aplicar o óleo por todos os comprimentos, pentear e de seguida aplicar o Potion 9 (no meu cabelo uso 2 pumps), um leave in que ao secar deixa “memória” no cabelo. Se o penteamos liso assim ele fica. É um pequeno grande milagre. Basta deixar secar ao natural (fica duro), pentear e já está! Cabelo brilhante, sem frizz e liiindo! Haircare em 2022 que mimetiza boas experiências de outros anos.

Protetores de calor

A melhor e excelente surpresa neste segmento que amei conhecer em 2022 foi o Sérum d’Exception da Lazartigue! Porque é que o achei tão incrível? Porque é um protetor de calor em sérum que deixa o cabelo profundamente hidratado, leve, suave, com frizz reduzido! Não pesa mesmo, incluindo em cabelo ultra fino como o meu. O aroma é tão bom que passo os dias a senti-lo e a pensar: “De onde vem este cheirinho maravilhoso?” (é do meu cabelo!). Falei deste sérum com todo o pormenor aqui. Vale mesmo a pena conhecer! Pode ser usado como protetor de calor ou leave in em cabelo já seco para hidratar os fios, o que faz dele um autêntico 2 em 1.

Um protetor de calor que uso há mais tempo e que é um verdadeiro creme de cuidado é o La Creme 230 da Hair Rituel by Sisley, de que já falei aqui e que pode ser usado como protetor de calor ou creme leave in. Não há como fugir, a marca tem um preço bastante elevado em comparação com outras marcas mas as soluções valem muito!

Uma surpresa muito boa deste ano foi o protetor de calor Olaplex 9, um sérum transparente em gel nada pesado, com a tecnologia patenteada Olaplex. O número 9 é um sérum sem silicones, leve mas rico que protege e aperfeiçoa todos tipos e texturas de cabelo, atuando como uma barreira contra a poluição e protege o cabelo do calor. Este produto deixa um brilho acetinado, é anti-estático e anti-frizz, desembaraça e tem memória de recuperação. Pode ser utilizado sozinho ou aplicar de seguida o nº 6, o Bond Smoother para controlo adicional do frizz (este já é um creme leave in mais nutritivo) ou o nº7, Bonding Oil para obter brilho e depois basta secar como habitualmente.

Suplementos

Em 2022 finalmente experimentei o suplemento Fanervit. A verdade é que tenho sempre queda sazonal que inicia em Agosto e só termina no fim de Novembro, e este ano tinha um fator adicional de preocupação, um possível contágio por Covid em Julho que poderia traduzir-se numa queda muito acentuada passados 2-3 meses, ou seja, exatamente na mesma altura que a queda sazonal. Falei com o dermatologista que acompanha o meu caso de cabelo e recomendou que fizesse Fanervit durante 2 meses e a começar um pouco antes do início da queda sazonal. Foi exatamente o que fiz, iniciei a toma em Agosto e ao fim de 2 meses a minha queda habitual estabilizou mesmo, tive menos queda que em anos anteriores. Em Outubro já estava livre de queda, o que foi uma surpresa. Como tinha comprado um pack de 3 embalagens acabei por tomar durante 3 meses e estou muito satisfeita com a experiência. Fanervit é um suplemento com cistina, zinco, cobre, selénio, biotina, vitaminas B5, B6, B9 e B12 e Cynatine HNS, uma queratina hidrolisada (significa que foi “partida” em moléculas de menor dimensão, para uma mais fácil e mais rápida absorção), com um perfil de aminoácidos muito semelhante ao do cabelo humano.

Fiz também ao longo do ano o suplemento Phytophanere, que é um suplemento bastante interessante e acessível, que me deixa o cabelo muito brilhante, com menos queda e a crescer bem depressa (a velocidade de crescimento não é de todo o que procuro neste suplemento, mas é um facto que quando o estou a tomar o cabelo cresce à velocidade da luz)! É um suplemento com zinco, vitamina B6, biotina (vitamina B8), vitaminas B2 e B5, vitaminas C e E e óleo de borragem.

Ferramentas de calor / alisamento

Não há muito a dizer por aqui a não ser que o secador Dyson é o melhor secador que alguma vez já usei e expliquei o porquê com todo o pormenor aqui e aqui. Uma temperatura muito mais baixa que outros secadores permite-me não “fritar o cabelo” enquanto o seco. É muito compacto, o ruído é bastante menos notório que noutros secadores, traz vários bocais para diferentes tipos de cabelo e preocupações e é uma peça de design linda, acima de tudo cumpre o que promete e que eu não dispenso! Mas calma, não é um cabeleireiro em casa, é um secador.

Em 2022 também testei o famoso Airwrap e cuja review farei em breve, mas que no caso do meu cabelo bastante curto sinto não fazer tanto sentido como noutros cabelos. Sem dúvida que é uma ferramenta incrível para cabelos mais longos que o meu (testei-o noutros cabelos) e é quase como ter um cabeleireiro em casa! Maravilhoso! Vou falar dele ASAP.

O alisamento que faço no Unique com o Eddy é incrível e já falei dele com todo o pormenor aqui. É um alisamento orgânico à base de coco (atenção, o termo alisamento orgânico é genérico e não é demais relembrar que o sucesso ou insucesso do mesmo depende de 3 fatores importantíssimos: o produto usado e a adequabilidade ao cabelo, a técnica e a experiência do profissional). Resulta em cabelos finos e / ou já lisos com jeitos ou leve ondulação, não é apropriado para cabelos encaracolados. Estou muito satisfeita e irei continuar a fazer, pois não sinto qualquer fragilidade nos fios, e permite-me domar o cabelo no dia a dia de forma muito mais fácil e rápida. Claro que tenho cuidados redobrados uma vez que faço alisamento, sobretudo com a utilização de champôs sem sulfatos, máscaras regulares e evito a utilização de ferramentas de calor sempre que possível (e quando o faço é sempre com temperatura baixa e proteção).

 

Aqui está a história do meu cabelo este ano, haircare em 2022, que traduz a minha experiência de anos anteriores, boas novidades para mim (e novidades no mercado) que foram verdadeiras soluções e respostas para a beleza do cabelo!

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu conheço todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir novas soluções que quero testar ou fotografar. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra.

Posts relacionados

Rotina de inverno: as 5 alterações que faço

As temperaturas baixas, o vento, a chuva (e mesmo a neve) são factos que fazem parte do inverno. Mas são agressões externas para o maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é a maior proteção que temos contra o...

Fevereiro 2, 2023

Crianças 2022 Beauty Diaries

Muitas pessoas que acompanham o meu trabalho têm filhos e acabo por receber bastantes perguntas sobre os cuidados que os meus filhos utilizam. Em 2022 os meus filhos usaram soluções ótimas, algumas que vêm de ano...

Janeiro 21, 2023

Makeup 2022 Beauty Diaries

Este foi um tema muito pedido, as minhas escolhas de maquilhagem em 2022, ano em que descobri boas novidades. Para mim, na maquilhagem, bem como noutras áreas da minha vida, menos sempre foi mais. Posso dizer que...

Janeiro 18, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023