Cuidar do cabelo no inverno: 8 dicas importantes

lazartigue

#Artigo escrito em parceria com a Lazartigue. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre o tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico e com os quais tenho uma excelente experiência. Será que só nos devemos preocupar com o cabelo no verão por causa da exposição solar? Claro que não. No inverno os cuidados com os cabelos devem ser redobrados de forma a manter os fios e o couro cabeludo saudáveis. Com as baixas temperaturas e o aumento do uso de ferramentas de calor, os fios podem ficar mais secos, opacos e com frizz. No entanto, hoje decidi reunir 8 dicas importantes e pequenos hábitos que farão muita diferença no resultado final do nosso cabelo na época mais fria. Como cuidar do cabelo no inverno?

Cuidar do cabelo no verão… sim! Mas e cuidar do cabelo no inverno?

No verão, os cabelos precisam de cuidados específicos para evitar os danos provocados pelo sol, água do mar e piscina (artigo sobre o tema aqui com a colaboração do dermatologista Dr. Rui Oliveira Soares). Mas as baixas temperaturas do inverno exigem uma adaptação da rotina para que os fios e o couro cabeludo permaneçam saudáveis na época mais fria do ano. Durante o inverno, com as temperaturas mais baixas e a normal tendência para aumentar a temperatura da água quente do chuveiro e o uso de ferramentas de calor, os fios podem ficar mais ressequidos e com tendência para maior frizz. Cuidar do cabelo no inverno é tão importante quanto no verão.

como cuidar do cabelo no inverno

1. Não deixar de lavar o cabelo

Porque é que se continua a comunicar esta errada ideia? No inverno, muitas pessoas diminuem a frequência da lavagem capilar, porque querem evitar os fios molhados em dias frios. Mas quando ficamos mais tempo sem higienizar o cabelo e couro cabeludo, a oleosidade, a poluição, o suor e as células mortas acumulam-se. Mais oleosidade no couro cabeludo pode também levar a mais queda. Cuidar do cabelo no inverno começa sempre pela lavagem adequada. Há muito tempo que passei a usar com maior frequência champôs sem sulfatos (expliquei o porquê aqui). Todos os champôs Lazartigue são sem sulfatos e adoro este sólido (com um resultado cosmético fantástico e fácil de aplicar e espalhar, yeahhh!).

2. Evitar água muito quente

É provavelmente um dos maiores erros nos cuidados com a pele e cabelo: a utilização de água muito quente! A elevada temperatura da água destabiliza a barreira cutânea do couro cabeludo, pode causar ressecamento dos fios, e ainda criar um efeito rebote e aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Água morna é a melhor opção para o duche. Este é realmente um dos meus maiores truques (e básico!) nos cuidados com a minha pele e cabelo.

3. Utilizar condicionador a cada lavagem

Para manter os fios com um aspeto saudável e alinhado (todo o ano!) existe um pequeno truque: usar condicionador a cada lavagem! Simples como aplicar o creme hidratante depois de lavar o rosto. Adicionalmente é um gesto fácil que ajuda a evitar o frizz capilar. Se o cabelo está mais seco a probabilidade de ter mais frizz é maior, uma vez que o cabelo é permeável a elementos exteriores, como a água, conseguindo absorver quase 30% do seu peso em água (o que acontece em dias húmidos). Uma vez por semana adoro usar o Condicionador Repair da Lazartigue que intercalo com outros. Parece um verdadeiro “penso” para o cabelo. É maravilhoso!

4. Potencializar a hidratação

O ar seco, devido aos ares condicionados e aquecedores, e a temperatura fria podem levar a que os fios se ressintam. A água quente do chuveiro pode prejudicar também a saúde do couro cabeludo. Usar máscaras hidratantes e concentradas com maior regularidade é uma boa aposta. No mínimo usar uma máscara hidratante uma vez por semana pode fazer diferença (eu uso máscara pelo menos 2 a 3 vezes por semana). A máscara Colour Protect, de que já falei neste artigo sobre cronograma capilar, não se destina só a cabelos pintados, e potencializa imenso a hidratação dos fios!

5. Apostar na nutrição dos fios

Quem mais adora fazer tratamentos capilares em casa a uma fração do preço dos salões? E é tão simples! Sou fã, há vários anos, do Huile des Rêves da Lazartigue. Este é o óleo mais nutritivo que conheço e por isso tem truque! Funciona lindamente para finalizar os cabelos mais secos e espessos e encaracolados ou também como tratamento nutritivo a aplicar antes do champô (durante 30 minutos ou deixando atuar toda a noite). Uma dica adicional? Colocar 1 a 2 gotas deste óleo numa máscara capilar e aplicar no cabelo. Já em cabelo fino, na minha opinião, ele resulta realmente como tratamento nutritivo a aplicar antes do champô nos comprimentos do cabelo (uso muitas vezes toda a noite). O aroma é delicioso! A aplicação de um óleo capilar no final do brushing é ainda uma dica adicional para menos frizz capilar. O Huile des Rêves funciona lindamente dessa forma em cabelo muito seco, crespo e grosso.

como cuidar do cabelo no inverno

6. Aplicar protetor térmico

Um protetor térmico é essencial para proteger o cabelo das altas temperaturas do secador e outras ferramentas de calor. É essencial para cuidar do cabelo no inverno. Nesta altura aumentamos a frequência do uso do secador porque os cabelos demoram mais a ficar completamente secos e porque ninguém gosta de sair à rua com frio e o cabelo molhado ou húmido. Mas é indispensável aplicar um produto que proteja os fios do ar quente. Penso que não é segredo nenhum que o meu protetor térmico favorito é, sem dúvida, o Sérum Termo Protetor da Lazartigue, sobre o qual já falei aqui com todo o pormenor! Pode ser aplicado também como sérum de hidratação nos fios após a secagem, ou seja, um verdadeiro dois em um. Para usar basta aplicar 1 ou 2 pipetas nas palmas das mãos, aquecer muito bem e de seguida aplicar nos fios, pentear e proceder à secagem. O aroma é maravilhoso também, deixa o cabelo com um toque muito hidratado e ajuda mesmo a reduzir o frizz capilar!

Protetor térmico Serum d'Exception Lazartigue

Lazartigue

Os Coffrets Lazartigue obrigatórios neste inverno! Oferta do Sérum Termo Protetor ou do Huile des Rêves 10 ml na compra do full size inverso! Um amor!

7. Dormir com o cabelo parcialmente húmido ou molhado… não faz mal!

Um mito habitual? Pensar-se que dormir com o cabelo molhado ou parcialmente húmido pode levar a doenças causadas pela humidade excessiva, apodrecer o cabelo, etc.! O Live que fiz “Mitos sobre cabelo” com dois dermatologistas referências na área do cabelo em Portugal, o Dr. Rui Oliveira Soares e a Dra. Filipa Ventura (consultar o Live aqui) é bem paradigmático destas falsas ideias. Estamos quase em 2024, temos de deixar cair estes mitos. Podemos realmente evitar ferramentas de calor se existe receio de dormir com o cabelo molhado ou húmido. Mas trata-se realmente de uma questão de gosto pessoal. Menos ferramentas de calor = menos danos no cabelo.

8. Evitar a utilização de champô seco

O champô seco pode até parecer uma ótima solução nos dias frios, no entanto, serve APENAS para uma emergência. O champô seco usa álcoois ou ingredientes à base de amido para absorver os óleos e o suor do cabelo, fazendo com que o cabelo pareça menos oleoso. Mas não serve para limpar, apenas disfarçando a sujidade. Pode irritar e ressecar o couro cabeludo, levando a prurido e dermatite seborreica (caspa), e causar foliculites por oclusão. Resseca o cabelo, tornando-o mais vulnerável a danos causados pelo calor. Recomenda-se, por isso, não usar champô seco por mais de 2 dias consecutivos. Não havendo evidência de que cause diretamente a queda de cabelo, a má saúde de um couro cabeludo sujo pode provocá-la. Este foi um tema referido neste artigo, sobre cosmética capilar, pela dermatologista Dra. Filipa Osório, também uma referência em cabelo em Portugal.

 

Estas são 8 dicas simples para cuidar do cabelo no inverno. Há muitas ideias erradas e mitos ainda por ultrapassar, mas felizmente cada vez mais existe a procura por boa informação sobre cuidados com o nosso cabelo.

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024