Cronograma capilar com as máscaras Lazartigue

cronograma Lazartigue

#Artigo escrito em parceria com a Lazartigue. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre o tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico e com os quais tenho uma excelente experiência. Posso dizer que este artigo sobre cronograma capilar é um dos mais lidos de sempre em quase 4 anos de projeto Beautyst. Cronograma capilar não é mais que um esquema de tratamento empírico do cabelo, visando fios hidratados, alinhados e sem frizz e consiste em utilizar 3 tipos de máscaras para o cabelo de forma a hidratá-lo, nutri-lo e reconstruí-lo, um tema também abordado neste artigo sobre cosmética capilar (pela dermatologista Dra. Filipa Osório). Sou fã deste método, faço-o de forma regular desde há vários anos e é uma das principais razões para não ter frizz capilar (ou pelo menos reduzi-lo IMENSO!). Como fazer cronograma capilar com as máscaras Lazartigue?

cronograma capilar

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é um esquema de tratamento do cabelo, com o objetivo de obter fios hidratados, alinhados, com um aspeto saudável e sem frizz e consiste em utilizar 3 tipos de máscaras para o cabelo de forma a hidratá-lo, nutri-lo e reconstruí-lo através de:

  • Máscaras de hidratação, em que devemos privilegiar estes ingredientes: glicerina, pantenol, aloé vera, extratos vegetais de frutas e plantas, mel, aveia, derivados de açúcar e álcoois gordos
  • Máscaras de nutrição, em que devemos privilegiar estes ingredientes: óleos de coco, argão, abacate e outros, fórmulas ricas em manteigas de karité ou cacau
  • Máscaras de reconstrução, em que devemos privilegiar estes ingredientes: queratina, creatina, arginina, cisteína, ceramidas, colagénio e aminoácidos

A ordem de aplicação (2 a 3 x por semana) varia consoante o tipo de cabelo e os procedimentos a que é sujeito. Na foto mais acima mostro o efeito que consegui no meu cabelo com este método.

Como fazer o cronograma capilar (CC) mediante as necessidades e particularidades do cabelo?

É bastante fácil. Na verdade, basta seguir um esquema de aplicação de máscaras mediante a composição das mesmas (não tem de ser de forma religiosa! De facto, aqui o pormenor importante é a frequência com que se usam as máscaras, e essa frequência é que tem, sem dúvida, um papel importante nos resultados). Assim, e de forma bastante empírica, podemos fazer o cronograma capilar de acordo com o estado do nosso cabelo e em que H, N e R significam:

  • H – Fazer máscara de hidratação
  • N – Fazer máscara de nutrição
  • R – Fazer máscara de reconstrução

cronograma Lazartigue

Mostro abaixo de forma resumida como colocar em prática o cronograma capilar dependendo do tipo de cabelo:

Cabelos virgens – sem cor nem química: CC (cronograma capilar) para cabelos saudáveis

Se tiveres os cabelos virgens (sem cor nem química) e não usares fontes de calor, fazes o CC para cabelos saudáveis. O esquema é: 1ª semana: H / H / N; 2ª semana: H / N / H; 3ª semana: H / H / N; 4ª semana: H / N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente). Para quem quer fazer apenas 2 vezes por semana, o esquema é: 1ª semana: H / H ou N ; 2ª semana: H / N; 3ª semana: H / N; 4ª semana: H / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente)

Cabelos virgens mas que usam fontes de calor: CC para cabelos danificados

Se tiveres os cabelos sem cor nem química mas usares fontes de calor, fazes o CC para cabelos danificados. O esquema é este: 1ª semana: H / N / H; 2ª semana: H / H / N; 3ª semana: H / N / H; 4ª semana: H / N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente). Para quem quer fazer apenas 2 vezes por semana, o esquema é: 1ª semana: H / N ; 2ª semana: H / N; 3ª semana: H / N; 4ª semana: H / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente)

Cabelos com cor ou química (que usam ou não fontes de calor): CC para cabelos muito danificados

Se tiveres os cabelos com cor ou química (quer uses ou não fontes de calor), fazes o CC para cabelos muito danificados. O esquema é: 1ª semana: H / N / R; 2ª semana: N / H / N; 3ª semana: H / N / R; 4ª semana: H / H / N (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente). Para quem quer fazer apenas 2 vezes por semana, o esquema é: 1ª semana: H / N ; 2ª semana: H ou N / R; 3ª semana: H / N; 4ª semana: H ou N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente)

Cabelos com cor ou química e que estejam elásticos

Por fim, se tiveres os cabelos com cor ou química (e usares ou não fontes de calor) e os cabelos estiverem elásticos (ao esticares um fio de cabelo ele “rebenta”, parte como uma pastilha elástica imediatamente) fazes o CC para cabelos elásticos. E o esquema é: 1ª semana: N / R / N; 2ª semana: R / N / R; 3ª semana: H / N / R; 4ª semana: R / N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente). Para quem quer fazer apenas 2 vezes por semana, o esquema é: 1ª semana: N / R ; 2ª semana: N / R; 3ª semana: H / R; 4ª semana: N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente)

As máscaras Lazartigue e o cronograma capilar

cronograma capilar Lazartigue

Como usar as máscaras Lazartigue no cronograma capilar? Muito simples. Devemos olhar para a composição das máscaras e a sua textura e foi exatamente isso que estive a fazer, ao estudar as composições de cada uma.

Fase de hidratação com a Máscara Colour Protect. Porquê?

Colour Protect Lazartigue

Uma máscara a pensar em cabelos pintados que precisam de hidratação (e que também pode ser usada por cabelos não pintados como o meu). Rica em glicerina e álcoois gordos, é a máscara mais “leve” da marca, super fácil de espalhar (textura em creme ultra-fundente) e que deixa os fios muito hidratados, com um aroma a citrinos acidulados! Para as curiosas dos ingredientes, deixo aqui a composição completa (resta dizer que uma máscara é um conjunto de ingredientes e que nas máscaras de hidratação procuramos por norma glicerina e álcoois gordos nas primeiras posições da lista INCI).

Onde comprar: em farmácias ou parafarmácias ou online, por exemplo aqui

Aqua/Water/Eau, Behentrimonium Chloride, Glycerin, Cetearyl Alcohol, Dicaprylyl Carbonate, Cetyl Alcohol, Hydrogenated Coconut Oil, Myreth-3 Myristate, Orbignya Oleifera Seed Oil, Isopropyl Alcohol, Parfum (Fragrance), Ceteareth-33, Glyceryl Stearate, Peg-100 Stearate, Sodium Benzoate, Tocopherol, Citric Acid, Potassium Sorbate, Tetrasodium Edta, Glycine Soja (Soybean) Oil, Camellia Oleifera Seed Oil, Propanediol, Saccharide Isomerate, Linalool, Limonene, Geraniol, Camellia Japonica Flower Extract, Sodium Citrate

Fase de nutrição com a Máscara Nourish ou com a Nourish Light

Nourish Lazartigue

Para mim uma boa máscara de nutrição tem de ter o toque das manteigas e dos óleos, e a Máscara Nourish é a minha favorita para nutrição exatamente por isso! Na sua composição a manteiga de karité e a manteiga de babaçu imprimem uma notória nutrição aos fios de cabelo mais ressequidos. O cabelo fica flexível, suave e com o frizz controlado (um truque que faço: em dias de muita humidade ou chuva uso SEMPRE uma máscara de nutrição pois o volume fica mais controlado – my little tip for you!). Esta máscara apresenta-se num creme rico, maravilhosamente envolvente com um aroma a milefólio e grãos de avelãs torrados (yummy!).

Onde comprar: em farmácias ou parafarmácias ou online, por exemplo aqui

Aqua/Water/Eau, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Germany Triticum Vulgare (Wheat) Oil, Orbignya Oleifera Oil, Orbignya Oleifera Seed Oil, Behentrimonium Chloride, Glycerin, Ceteary Alcohol, Alcohol, Grogrordia Oil And Perro Oil, Ceteareth-33, Glyceryl Starate, Peg-100 Starrate, Sodium Benzoate, Soy Glycine (Soybean Oil), Citric Acid, Tocoperol, Potassium Sorbate, Tetrasodium Edta, Carrota Carrota, Carrota Flavor)

Nourish Light Lazartigue

Para quem preferir uma máscara com uma nutrição mais leve a Nourish Light é uma excelente alternativa, neste caso rica em óleo de soja para nutrir o cabelo seco e fino, sem pesar. A textura é aveludada. Trata-se de um creme fluido com um aroma em que dançam em harmonia notas florais ricas e amadeiradas.

Onde comprar: em farmácias ou parafarmácias ou online, por exemplo aqui

Aqua/Water/Eau, Behentrimonium Chloride, Cetearyl Alcohol, Glycerin, Dicaprylyl Carbonate, Glycine Soja (Soybean) Oil, Ceteareth-33, Cetyl Alcohol, Hydrogenated Coconut Oil, Myreth-3 Myristate, Orbignya Oleifera Seed Oil, Isopropyl Alcohol, Parfum (Fragrance), Glyceryl Stearate, Peg-100 Stearate, Sodium Benzoate, Tocopherol, Citric Acid, Potassium Sorbate, Tetrasodium Edta, Limonene, Linalool, Hydrogenated Lecithin

Fase de reconstrução com a Máscara Repair

Repair Lazartigue

Já falei desta máscara inúmeras vezes! Acompanha-me todos os finais de verão de forma mais regular (1x por semana) e no resto do ano por norma utilizo 1x por mês. Trata-se de uma máscara rica em queratina vegetal, que repara profundamente o cabelo danificado. A fórmula suaviza a fibra e reestrutura o cabelo. Adoro usá-la em combinação com o condicionador da mesma linha (depois de enxaguar qualquer máscara uso sempre condicionador a seguir – não é “obrigatório”, mas a ação cumulativa de ambos dá-me a sensação de mais hidratação / nutrição / reparação aos fios e é por norma uma “regra” do cronograma). Esta máscara tem uma textura em creme com um aroma que surpreende com as suas notas de bouquet de violetas, notas refrescantes de pêssego e frutas cítricas. É uma delícia! O cabelo fica mesmo reparado. É um cuidado de excelência!

Onde comprar: em farmácias ou parafarmácias ou online, por exemplo aqui

Aqua/Water/Eau, Orbignya Oleifera Seed Oil, Behentrimonium Chloride, Cetearyl Alcohol, Glycerin, Dicaprylyl Carbonate, Cetyl Alcohol, Hydrogenated Coconut Oil, Myreth-3 Myristate, Isopropyl Alcohol, Crambe Abyssinica Seed Oil, Ceteareth-33, Parfum (Fragrance), Glyceryl Stearate, Peg-100 Stearate, Tocopherol, Sodium Benzoate, Hydrolyzed Vegetable Protein, Potassium Sorbate, Tetrasodium Edta, Citric Acid, Glycine Soja (Soybean) Oil, Hexyl Cinnamal, Linalool, Oleyl Alcohol, Phytosterols, Limonene, Pentylene Glycol, Tamarindus Indica Seed Gum

4 diferentes formas de utilizar as máscaras Lazartigue

As máscaras Lazartigue podem ser usadas de várias formas e é um dos fatores que tanto me atrai na marca. Adicionalmente, e para quem procura especificamente por esta particularidade, são máscaras com uma elevada percentagem de ingredientes de origem natural (entre 91% e 92%), sem sulfatos, sem silicones e vegan. Como podem ser usadas as máscaras Lazartigue?

  1. Para uma ação rápida: aplicar depois de lavar com o champô sempre em cabelo escorrido e deixar atuar entre 5-10 minutos (eu faço alguma batota e deixo por norma 3 minutos se estou com muita pressa)
  2. Para potenciar os ingredientes na fibra capilar: aplicar como descrito acima e envolver o cabelo com uma toalha ou com película transparente. Deixar atuar até 20 minutos e enxaguar
  3. Para uma ação profunda: aplicar a máscara em cabelo seco, como tratamento pré-champô durante 20 minutos, no mínimo ou como máscara de noite (neste caso usar uma touca)
  4. Para uma nutrição intensa: adicionar algumas gotas do Huile des Rêves numa porção da máscara e aplicar como tratamento pré-champô (deixando atuar pelo menos 20 minutos) ou como máscara de noite (nesse caso usar uma touca)

cronograma Lazartigue

Para todas aquelas que adoram o cronograma capilar ou para todas as que ainda não experimentaram, aqui está, de forma resumida, tudo o que é necessário saber para colocar o cronograma capilar a fazer magia pelos nossos cabelos!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Terapia com laser/luz de baixa potência na alopécia androgenética

A alopécia androgenética pode afetar 80% dos homens e 40% das mulheres. Uma vez que o tema da terapia do laser / luz de baixa potência tem vindo a aparecer cada vez mais sobre a forma de produtos intermináveis qu...

Julho 9, 2024

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

4 comentários

  1. Elisabete diz:

    Olá Joana, posso fazer o cronograma sempre em sistema pré shampoo? É que pra mim acho muito mais fácil, meter a máscara treinar e depois lavar. Obrigada beijinhos

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Elisabete, sim, também é uma opção. No entanto deixa-me referir que após o champô deves colocar condicionador nos comprimentos e depois enxaguar. Um beijinho, Joana

  2. Cláudia Fernandes diz:

    Olá Joana,

    Quero iniciar o cronograma capilar, mas estou com dúvida se compro o Nourish Light ou Nourish.
    Tenho um cabelo fino sem volume e estou com receio que o cabelo fique muito “mole”

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Cláudia, viva! Se tens esse receio é melhor usares a Nourish Light. No entanto, apesar de eu ter cabelo fino gosto muito do efeito da Nourish. Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024