Cabelo fino ou fraco? 5 boas soluções cosméticas

cabelo fino fraco

O meu cabelo é fino e toda a vida tive de lidar com ele com técnicas e produtos que me ajudam a dar algum volume e corpo. Se há uns anos preferia alguns champôs com capacidade volumizante, a verdade é que alguns deles, mais “detergentes” também não lhe davam um aspeto brilhante e alinhado. Falei sobre este tema aqui. Os cabelos finos têm ainda uma desvantagem acrescida, é que são ainda mais sujeitos a frizz. Então que pequenos truques existem para melhorar o aspeto dos cabelos finos e fracos? Como este é um assunto transversal a muitas mulheres decidi mostrar 5 boas soluções cosméticas para cabelo fino / fraco de que gosto bastante. Quais são elas?

Mas antes… um cabelo fraco, o que é?

Recebo muitos relatos de mulheres que têm o cabelo “fraco”, mas esta é uma designação que pode significar várias coisas, como falta de cabelo (algum tipo de alopécia) , cabelo ralo ou muito fino ou mesmo comprimentos ressequidos e danificados. Se o problema é falta de cabelo, recomendo a leitura deste artigo e deste. Se o problema é queda de cabelo recomendo a leitura deste e deste artigo. Não posso deixar de referir que não é normal haver perda de densidade capilar (já a queda é perfeitamente normal se não sentirmos perda de densidade) e que este é um assunto que DEVE ser visto em consulta de cabelo com um dermatologista para instituição de tratamento.

1. Champô Antiqueda e Antienvelhecimento Martiderm

cabelo finoEste é um champô que costumo ter sempre em casa! Foi-me prescrito em consulta de dermatologia há muitos anos e a realidade é que me deixa o cabelo volumoso, bonito e brilhante apesar de não ter sulfatos. Limpa perfeitamente o couro cabeludo. Recordo que os champôs são cuidados cosméticos e podem ser complementares a um tratamento antiqueda – podes ver 10 estratégias antiqueda aqui. Mas não são um tratamento para a queda de cabelo per si. Com um aroma muito suave, a textura é muito agradável, translúcida e espalha muito bem.

Contém ácido hialurónico e um complexo exclusivo da marca, o Hair System 3GF, que a marca refere estimular a vascularização, atrasar a queda e promover a ancoragem do cabelo. Contém ainda biotinil, ácido olanóico e apigenina, vitaminas e aminoácidos. Deixa o cabelo muito bonito e brilhante. Como usar: é um champô de frequência e pode ser usado todos os dias sem receio. Recordo que devemos usar o champô apenas nas raízes, e a lavagem deve cumprir algumas regras, de que já falei aqui, para cabelos com menos frizz e mais hidratados. Onde comprar: por exemplo aqui.

2. Le Spray Volume Corps & Densité Hair Rituel by Sisley

Le Spray Volume Corps & Densité Hair Rituel by Sisley cabelo finoEste é um produto único que realmente funciona e muito bem em cabelo fino! Este spray levanta instantaneamente o cabelo desde a raiz e proporciona corpo e densidade ao cabelo e volume de longa duração. A textura é leve, sem efeito pegajoso, e podemos verificar de imediato um volume e “densidade” extraordinários. Deixo a nota de que se trata de um produto cosmético com efeito flash. Não é uma solução para cabelos enfraquecidos nem irá densificar o cabelo, mas é uma fantástica aposta!

Deliciosamente perfumado com o aroma Hair Rituel by Sisley, contém goma de boswellia (texturiza e proporciona um levantamento desde a raiz para um efeito volumoso), resina voluminosa (proporciona um efeito de matéria imediato e duradouro), proteínas de casca de arroz (para um efeito volumador intenso e de longa fixação) e pró-vitamina B5 (com ação de fortalecimento da fibra capilar). Como usar: aplicar sobre o cabelo húmido (eu prefiro apenas nas raízes, mas também pode ser usado nos comprimentos) antes de secar e pentear, vaporizar a 20 cm da cabeça em três riscas (2 a 3 pulverizações em cada risca). Secar o cabelo com o secador e massajar as raízes enquanto se faz o brushing. Onde comprar: por exemplo aqui.

3. Espuma Densimorphose da linha Densifique da Kérastase

Espuma Densimorphose da linha Densifique da Kérastase cabelo finoPosso dizer que é a espuma que peço sempre para me ser aplicada em cabeleireiro e também costumo ter em casa. Esta espuma transforma o cabelo instantaneamente para um resultado de volume visível e um efeito de densidade notório (efeito cosmético). A fibra capilar fica mesmo mais encorpada (efeito cosmético)! Contém gluco-péptidos para reparar a fibra das agressões e ácido hialurónico que confere elasticidade e tonicidade. Como usar: aplicar uma quantidade entre 1 noz ou 1 laranja de produto mediante o comprimento do cabelo, pentear todo o cabelo para a espuma ficar bem espalhada por todos os fios e proceder à secagem. Eu prefiro sempre aplicar antes um protetor de calor (adoro este, para mim o melhor que já usei, pois deixa o cabelo muito hidratado e com o frizz reduzido!). Secar o cabelo com o secador e massajar as raízes enquanto se faz o brushing. Onde comprar: por exemplo aqui.

4. Fibras capilares K Max

Fibras queratina concealing fibres K MaxJá falei sobre estas fibras com todo o pormenor aqui, no entanto não me canso de referir que são uma excelente solução para quem quer disfarçar a falta de cabelo ou zonas mais descobertas. Estas fibras capilares são um produto densificador com efeito “maquilhagem” que cobre instantaneamente áreas sem cabelo / pouco cabelo ou sem pelos em segundos. As fibras capilares K Max são as únicas dermatologicamente testadas com 99,9% de queratina e 0,1% de silício orgânico o que permite um efeito cosmético excelente!

Como usar: podem ser aplicadas no cabelo (couro cabeludo) mas também em áreas com menos densidade de pelos, por exemplo na barba e mesmo nas sobrancelhas (embora a marca também tenha uma solução específica para barba, sobrancelhas e pequenas áreas). Antes de utilizar, agitar bem o frasco. O cabelo tem que estar completamente seco. Caso se faça um brushing as fibras devem ser aplicadas apenas no final. Uma pequena quantidade é suficiente. A embalagem deve ser usada a cerca de 10 cm de distância por cima da cabeça, e depois basta dar pequenos toques na embalagem com a ajuda do dedo e espalhar as fibras uniformemente por toda a zona que se pretende disfarçar. That’s it! Onde comprar: por exemplo aqui. Há vários tons mediante a cor do cabelo.

5. JLD Go Style Texture Powder da Jean Louis David

Beautyst Go Style Texture Powder Jean Louis David cabelo finoTrata-se de um pó texturizante para aplicar em qualquer momento do dia no cabelo. O JLD Go Style Texture Powder é um pó texturizante para cabelos que procuram um efeito mais “armado” além de que ajuda a manter o penteado inalterado por mais tempo. Dá aos fios um efeito fosco / mate (não recomendo para quem não aprecia esse efeito) e aumenta de imediato o volume do cabelo. Como usar: a embalagem deve ser usada a cerca de 10 cm de distância por cima da cabeça com o cabelo seco, e depois basta dar pequenos toques e espalhar o pó texturizante uniformemente. No fim basta “amachucar” o cabelo (raízes e /ou comprimentos) para um efeito ultra volumoso! Onde comprar: aqui.

 

Estas são 5 soluções que recomendo e de que gosto muito, para usar em cabelo fino que pretende mais volume e com uma ação cosmética densificante. Fico também a aguardar o feedback de quem irá ler este artigo, com outras soluções que eu ainda não conheça. Afinal este é um espaço de partilha e eu aprecio, e muito, todas as sugestões dadas!

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Transplante capilar: saber para além do óbvio

Existem ainda muitos mitos associados ao transplante capilar. Por este motivo, convidei a Dra. Filipa Osório, dermatologista que faz consulta de cabelo e transplante capilar na Clínica de Dermatologia Prof. Sofia...

Fevereiro 17, 2024

Biotina 5000 µg: cabelo e unhas podem beneficiar da suplementação?

A biotina (conhecida como a "vitamina da beleza do cabelo") contribui para a manutenção de uma pele e cabelo normais. Mais recentemente temos vindo a ouvir falar do uso de biotina 5000 µg (existem várias marcas n...

Janeiro 25, 2024

11 soluções de beleza para cabelo sem as quais não consigo viver

É muito difícil para mim eleger apenas meia dúzia de soluções para cabelo porque sou uma verdadeira apaixonada por tudo o que me faça sentir BEM mas também porque se trata da minha área de trabalho e por esse mot...

Janeiro 10, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024