Dyson e o acessório Flyaway – resultado profissional em casa?

dyson flyaway

Disclaimer: Este artigo foi escrito por minha iniciativa após ter testado o acessório Flyaway da Dyson (o acessório e secador foram oferta da marca Dyson). Já mostrei aqui uma review bastante completa sobre o secador Supersonic da Dyson e cuja leitura aconselho para todas as pessoas que se questionam se vale ou não a pena investir no secador desta marca. Recentemente a marca lançou aquele que é o acessório que para mim revolucionou completamente a utilização deste secador. O que é então o acessório Flyaway da Dyson? Vale a pena? Onde se pode comprar?

Acessório Flyaway da Dyson, o que é?

Este é um acessório específico para eliminar o aspeto de encrespamento e frizz do cabelo e que mimetiza os penteados sleek criados em cabeleireiro, com imensa facilidade e rapidez. Após o uso do secador nem sempre ficamos com os fios completamente alinhados e brilhantes e é comum muitas de nós recorrermos a pranchas / alisadores ou outros aparelhos para esse efeito liso brilhante. Apesar de eu o conseguir com uma escova de modelar e o secador Dyson (sem necessitar de mais nenhum aparelho), a verdade é que este acessório vem adicionar MUITO ao panorama de quem gosta de arranjar o cabelo em casa. E porquê?

dyson flyaway

Este acessório imita a técnica usada por cabeleireiros para eliminar o aspeto encrespado /com frizz bem como a eletricidade estática e sem usar calor extremo, tirando partido do efeito Coanda, que já vou explicar mais à frente. O acessório Flyaway é um acessório que só pode ser usado no secador da marca e que já vem atualmente incluído no kit que traz o secador e os restantes acessórios. A partir de Dezembro é possível comprar este acessório isoladamente por 35 €, para quem já tem um secador Dyson Supersonic.

dyson flyaway

O que é o efeito Coanda presente no acessório Flyaway da Dyson?

Este novo acessório Flyaway da Dyson utiliza o efeito Coanda, um fenómeno aerodinâmico usado pela primeira vez no modelador Airwrap da marca. O que os engenheiros da Dyson fizeram foi criar uma tecnologia que repele o ar à velocidade e à pressão adequadas para que o cabelo adira com toda a facilidade à superfície curva do aparelho (e neste caso do acessório Flyaway também). O cabelo é “apanhado” e envolve-se, sem repuxar nada (!), para criar ondas e caracóis sem calor extremo (no caso do Airwrap).

Então, neste novo acessório os engenheiros da Dyson voltaram a aplicar este efeito, fazendo com que o ar atraia e levante os fios de cabelo mais compridos para a frente ao mesmo tempo que empurra os fios mais pequenos, com frizz e eletricidade estática para trás, deixando-o, NA HORA, com um acabamento suave e brilhante. E sim, parece magia! O cabelo fica instantaneamente liso, com imenso brilho e perfeitamente domado!

Quanto ao calor, conforme já referi aqui, o secador Dyson utiliza temperaturas bastante mais baixas que outros secadores, e este acessório pode ser utilizado com qualquer temperatura, incluindo a fria, que acredito resultar melhor em cabelos finos como o meu. Em cabelos espessos este acessório também funciona sim, para quem perguntou.

Este acessório está indicado para cabelos já naturalmente lisos ou com ligeira ondulação.

dyson

O que estudaram os engenheiros da Dyson para criar o acessório Flyaway?

Os engenheiros da marca recolheram mais de 1.140 milhões de dados sobre penteados realizados por cabeleireiros profissionais em mais de 10.000 horas de ensaios em salões. Observaram mais de 420 cabeleireiros em 80 salões de todo o mundo. E aqui aperceberam-se como é que estes profissionais usam as tradicionais escovas redondas (de modelar) e um secador para alisar os cabelos. Também perceberam que os consumidores, na tentativa de recriar este efeito “cabeleireiro” em casa, recorriam (e recorrem) a ferramentas de calor, como alisadores, no fim do penteado, para conseguir este efeito. Esta tradicional última passagem com placas alisadoras, por exemplo, expõe o cabelo a temperaturas muito elevadas completamente desnecessárias, o que aumenta o risco de danos irreparáveis, como pontas cada vez mais secas e encrespadas.

Jen Atkin, embaixadora internacional da Dyson, diz: “Creio que todos concordamos que o cabelo encrespado (com frizz) causa uma enorme frustração! Não há sensação melhor que um cabelo arranjado e com o acabamento de uma secagem de cabeleireiro. O truque para dominar os incomodativos cabelos soltos é uma capacidade fundamental para um cabeleireiro. No entanto, agora queremos que os nossos clientes consigam este mesmo acabamento brilhante em casa sem que tenham de utilizar mais ferramentas de calor. O último acessório da Dyson faz exatamente isso: permite conseguir suavidade e brilho para quem procura um acabamento superliso”.

Antes de chegaram ao formato atual do acessório Flyaway da Dyson, os engenheiros da marca realizaram vários testes antes de alcançarem a forma curva e semicircular ideal que tem este acessório, distinguindo-o de tudo o que existe no mercado. Os primeiros protótipos caracterizavam-se por uma forma circular fechada, mas, depois de mais ensaios, aperceberam-se de que o fundo do círculo não era necessário.

dyson

Cronologia da Dyson Hair

A Dyson lança o secador Supersonic em 2016 (já falei com todo o pormenor aqui), o Airwrap em 2018, 3 novos acessórios para o secador Supersonic em 2019, o alisador Corrale em 2020 e em 2021 finalmente o acessório Flyaway que vem permitir um acabamento de cabeleireiro, sem esforço e sem calor excessivo, em casa.

dyson

A minha experiência com o acessório Flyaway da Dyson

Eu estava (mesmo) bastante cética quanto à eficácia deste acessório. Primeiro porque era “apenas uma peça” e porque honestamente achei que nada me iria dar esse efeito profissional, com brilho e cabelo 100% alinhado, em casa. Não podia estar mais enganada. Logo da primeira vez que o usei percebi que este acessório é game changer! Ele atrai o nosso cabelo de imediato (como magia) recriando aquilo que já vemos no Airwrap, sem repuxar (absolutamente nada, tinha esse receio) e deixando DE IMEDIATO o cabelo completamente domado, liso e ULTRA BRILHANTE. Isso mesmo, em maiúsculas, pois é impossível não dar todos os devidos créditos a esta pequena maravilha.

Neste momento seco o cabelo todo em cerca de 3 minutos com outro acessório até estar completamente seco, e depois troco para este acessório, que só se usa para finalizar o penteado. No meu cabelo 1 a 2 minutos é o que chega para passar o acessório Flyaway por todo o cabelo. Ou seja, consigo um acabamento profissional em casa em tempo record. O que mais se pode pedir? Em cabelos espessos e compridos claro que o tempo será superior, mas mesmo assim, bastante inferior ao tempo dispendido com qualquer outro secador + escova de brushing.

beautyst

Depois desta minha experiência quis obviamente usar e testar mais vezes. Posso dizer que fiquei viciada nesta sensação de “secar, fazer o styling e conseguir um efeito profissional em casa num fósforo”! Claro que mediante o comprimento e quantidade de cabelo esta tarefa demorará mais ou menos. Mas no meu cabelo NUNCA eu consegui fazer o styling (e tão bem feito) tão rápido como com o secador Dyson e finalizando com o Flyaway. E sem calor excessivo. Que diferença! Aliás, este acessório pode inclusive usar-se apenas com ar frio. Da minha experiência, modelando com ar frio este efeito dura um pouco menos, mas permite mais volume no cabelo. Com mais temperatura o efeito “liso cabeleireiro” dura mais mas o cabelo fica com um pouco menos de volume. Aliás, por norma não uso o acessório mesmo junto às raízes por isso mesmo, mas quem adora um “liso esparguete” desde as raízes, pode fazê-lo perfeitamente.

Usei sempre protetor de calor no cabelo antes de o secar (adoro a dupla protetor de calor Chronologiste da Kérastase + Geleia Phytodefrisant, de que já falei aqui, tendo ambos propriedades filmogénicas, o que ajuda ainda mais a manter o efeito zero frizz ao longo do dia). No final do penteado tenho usado o óleo Elixir Ultime da Kérastase de que já falei aqui e também o Oil for All da Redken, de que já falei aqui. Resultado? Mesmo com dias húmidos o meu cabelo aguentou-se impecável, efeito liso de cabeleireiro. Claro que é fundamental ter o cabelo bem cuidado, e para isso aconselho a leitura deste artigo sobre cronograma capilar e deste artigo sobre a forma correta de fazer a lavagem.

Claro que fiz o alisamento orgânico, no fim de Julho (no Unique em Lisboa) e a primeira vez que testei o acessório Flyaway foi no início de Setembro. Mas o alisamento em si não faz “o efeito cabeleireiro”, faz “efeito liso”. Por isso este acessório é definitivamente um excelente add-on não só para quem faz como também para quem não faz alisamento.

Quanto às pontas do cabelo, tendencialmente o acessório empurra-as ligeiramente para fora, mas com jeito conseguimos colocá-las para dentro, basta fazer esse efeito com o secador na nossa mão.

dyson

Avaliação final e onde comprar o acessório Flyaway da Dyson

Na minha opinião o secador Supersonic da Dyson ganha imensos pontos com a inclusão deste acessório. Posso dizer que ele vem complementar aquilo de que alguém poderia sentir falta: o efeito cabeleireiro e o brilho que só conseguimos no salão. E a Dyson conseguiu fazer o impensável: ajudar a que mulheres de todo o mundo arranjem o seu cabelo de forma rápida, sem calor excessivo, com efeito profissional e em casa. Recomendo SEM DÚVIDA não só o secador como este indispensável acessório.

Para quem tem caracóis, este não é o acessório indicado, havendo outros 2 incluídos no kit que são específicos para este tipo de cabelo.

O acessório Flyaway é compatível com os modelos existentes do secador de cabelo Supersonic da Dyson (não com o Airwrap, mas este já traz uma escova para criar penteados lisos) e está disponível em Portugal desde Setembro de 2021 na loja online Dyson, em conjunto com o secador e os restantes acessórios, pelo preço de 399 €. A partir de Dezembro será possível comprar o acessório isoladamente por 35 €.

flyaway

Já conheces e usas o acessório Flyaway da Dyson? Qual a tua opinião?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Queda de cabelo sazonal (e outras quedas) – o que fazer?

Muitas seguidoras minhas têm vindo a partilhar nesta altura a sua preocupação com uma maior queda de cabelo. A queda de cabelo sazonal, normal para esta altura do ano, reflete o aumento da temperatura, que leva a...

Setembro 24, 2021

Cuidar do cabelo no pós férias: o que faço?

Desde que passei a olhar para o meu cabelo como olho para a minha pele que o conceito de haircare passou a estar tão presente quanto o conceito de skincare. Adoro cuidar do cabelo pois ele devolve em brilho, aspe...

Setembro 14, 2021

Escovas de cabelo e 4 dicas relacionadas com escovagem

Recebo inúmeras perguntas sobre escovas de cabelo e hoje vou mostrar uma das marcas que uso em casa. Vou ainda explicar quais as minhas 4 dicas relacionadas com a escovagem de cabelo, como manter as escovas higie...

Julho 29, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist