Alisamento de cabelo: a minha experiência

alisamento cabelo

Este é um dos temas sobre o qual mais me pediram para falar, quando em Julho de 2021, fiz o meu primeiro alisamento de cabelo no Unique em Santos, Lisboa, pelas mãos do talentoso Eddy, diretor criativo do salão. Hoje vou explicar como é feito este alisamento de cabelo e que informação precisamos de saber sobre o tema. Não é demais relembrar que o termo “alisamento” é um termo genérico, com múltiplos processos, produtos e profissionais, pelo que irei mostrar a minha experiência em particular com o alisamento orgânico feito neste salão.

O que é um alisamento de cabelo?

Um alisamento é um procedimento capilar em que são utilizados produtos alisadores com o objetivo de quebrar as ligações fortes das fibras capilares, deixando-as numa nova posição e modificando o formato do cabelo. Há várias substâncias usadas nos alisamentos como o ácido tioglicólico, hidróxido de potássio ou de sódio ou hidróxido de lítio entre outros, que podem mudar temporariamente a estrutura dos fios, reduzem sempre um pouco o volume e também o frizz. Antes de fazer um alisamento é importante, junto do profissional que o vai fazer, realizar uma boa análise aos fios tendo em conta o tipo de fio e o grau de intensidade das ondas, o comprimento do cabelo e o histórico de procedimentos. Cada caso é um caso. E acima de tudo, escolher um profissional experiente e obter feedbacks do salão e do profissional, são essenciais na hora de marcar um alisamento. No caso de haver doenças do cabelo como alopécia, doenças do couro cabeludo e outras, o dermatologista deve ser consultado.

Mas primeiro… Alisamento de cabelo com formol – sim ou não?

É importante explicar que há ingredientes que podem ser usados em quantidades específicas determinadas pelas entidades competentes, neste caso pelo Infarmed. A utilização de formaldeído (a solução aquosa de formaldeído, em regra diluída a 45%, denomina-se formol ou formalina pelo que o Infarmed na circular que mostro abaixo se refere a “formaldeído ou formol”) em produtos para desfrisagem do cabelo é segura desde que numa concentração inferior a 0,2%, de acordo com aquela entidade – documento que pode ser consultado aqui.

O Infarmed esclarece: “A utilização de produtos para desfrisar/alisar o cabelo contendo formaldeído (ou formol) numa concentração superior ao limite máximo permitido pela legislação europeia pode ter riscos graves para a saúde. Estes produtos são aplicados para alisar o cabelo, através de “ferros de alisamento”, que ao aquecer provocam a vaporização do formaldeído. Esta substância é muito instável e reativa, pelo que pode causar lesões na pele por contacto e irritação nas vias aéreas por inalação do seu gás, aos profissionais que o aplicam, aos consumidores e a todas as pessoas que estejam na proximidade”.

Por isso, o Infarmed recomenda: “Por essa razão, o formaldeído só pode ser utilizado nos produtos cosméticos e de higiene corporal nas seguintes concentrações: – produtos para unhas (endurecedor) – até 5%; – produtos de uso geral (conservante) – até 0.2%; – produtos de higiene oral (conservante) – até 0.1%.” e acrescenta “…o principal efeito da exposição ao formaldeído acima do limite permitido é a irritação, em especial do trato respiratório. Outros dos efeitos indesejáveis são devidos ao contacto direto do formaldeído com a pele, tais como, queimaduras, inchaço, vermelhidão, descamação do couro cabeludo e queda de cabelo. A inalação crónica e prolongada do formaldeído pode ainda conduzir a náuseas, vómitos, desmaios e ao aumento risco de cancro nas vias aéreas superiores.”

Assim a recomendação do Infarmed é que para produtos para alisar o cabelo não seja ultrapassada a percentagem de 0,2% de formaldeído, no entanto há inúmeras opções de alisamentos sem formol, como os que já referi acima (ácido tioglicólico, hidróxido de potássio ou de sódio ou hidróxido de lítio entre outros), permitidos na legislação.

O Infarmed monitoriza o mercado de produtos cosméticos e fez uma análise sobre produtos cosméticos e de higiene corporal para desfrisagem do cabelo em que a maioria dos mesmos (95,5%) estava em conformidade com a legislação. Esse relatório pode ser consultado aqui.

Assim, a utilização de formaldeído em produtos para fazer alisamento de cabelo é segura se a concentração máxima for de 0,2%. Na dúvida deve ser questionado o profissional que faz o alisamento. Sem certezas é melhor não avançar.

O meu alisamento de cabelo no Unique

A minha primeira experiência com o alisamento de cabelo no Unique foi excelente, foi em Julho do ano passado. Fiz o alisamento orgânico que existe no salão, sem formol, neste caso da marca Terra Coco. O termo alisamento orgânico varia de salão para salão e depende do produto usado – neste caso um alisamento que é feito à base de ácidos naturais do coco (ácido caprílico, láurico, mirístico e palmítico), óleo de coco extra virgem e água de coco. Se não tivesse tido uma boa experiência não teria pensado em fazer uma segunda vez (ou pensar em manter esse cuidado para o futuro).

terra coco

terra coco

terra coco

terra coco

Uma vez mais é importante explicar que o alisamento que fiz foi com um produto específico e um profissional específico, pelo que não me posso pronunciar sobre outros alisamentos e muito menos referir se são “melhores ou piores” uma vez que os seguintes parâmetros contribuem para o resultado final:

  • Adequação do produto de alisamento ao cabelo da cliente
  • Tempo de pose do produto de alisamento de cabelo
  • Percentagem de produto que se mantém nos fios após o enxaguamento do mesmo
  • Técnica usada com a prancha alisadora para determinar mais ou menos volume e direção das pontas
  • Experiência do profissional em alisamento de cabelo

Atenção: o nome de cada alisamento é uma designação genérica de um salão. Quero com isto dizer que “alisamento orgânico” no Unique não é o mesmo que “alisamento orgânico” noutro salão, a não ser que o produto usado seja exatamente o mesmo (bem como as técnicas usadas). O mesmo com a designação de botox capilar, de que já falei aqui. Botox capilar no Unique não é um alisamento. Mas noutro salão pode ser, por isso… atenção.

O que achei do primeiro alisamento de cabelo no Unique?  Qual a duração do mesmo?

O meu cabelo ficou de facto bastante liso, domado e sem frizz, muito hidratado e com um aroma incrível a coco (zero cheiros desagradáveis). O produto usado no meu alisamento de cabelo foi o que mostro nas fotos acima, da Terra Coco. O mesmo é adequado a cabelos mais finos e frágeis como o meu e que já sejam lisos / lisos com jeitos ou ligeira ondulação. Em cabelos mais espessos e/ou com ondulação / caracóis, o produto usado é outro, e deixo aqui abaixo fotos do mesmo. O Eddy explicou que dependendo do cabelo pode mesmo usar os dois produtos em fases diferentes do mesmo procedimento mediante os resultados que as clientes pretendem.

alisamento cabelo

A duração destes alisamentos é de cerca de 4 meses, mas pode variar de pessoa para pessoa. Ao fim de 4 meses continuava a sentir os comprimentos lisos, mas o cabelo já menos “selado” e as raízes a precisar de serem domadas (quem tem alopécia androgenética sabe a que me refiro). Fiz o segundo alisamento ao fim de 6 meses e de facto senti logo a diferença.

O que é que eu procurava com o alisamento de cabelo?

Eu procurava acima de tudo:

  1. Um procedimento que não danificasse o meu cabelo
  2. Usar menos o secador (menos vezes e menos em contacto com o cabelo, ou seja pretendia usar o secador a uma distância saudável do mesmo e fazer menos brushings)
  3. Ter menos frizz
  4. Ter um look mais sleek, liso e fácil de manter, uma vez que como tenho alopécia androgenética é mesmo complicado ter o cabelo composto devido à rebeldia dos fios e ao facto de ter fios de cabelo de todos os tamanhos

Foi isso que consegui? Sim, foi. Não senti o cabelo danificado ou seco, nem mais queda ou qualquer alteração a nível do couro cabeludo. As fibras capilares ficaram hidratadas e lisas, com menos frizz. O volume foi ligeiramente reduzido (já era expectável e devemos contar com isso) mas eu até prefiro. No meu caso a redução de volume foi muito pouca e a técnica de passar a prancha feita de forma a cumprir o que eu pretendia (pontas viradas para dentro e o máximo de volume possível nas raízes). Uso o secador em modo ultra rápido (agora que está frio) e não preciso de passar escova nem mais nada. Fica logo bem.

Como é feito este alisamento de cabelo?

Este mês voltei ao Unique para fazer o meu segundo alisamento – igual ao anterior, novamente com o Eddy. Antes de ser colocado o produto para alisar, o cabelo é lavado com um champô que faz uma lavagem profunda aos fios de cabelo. É aplicado, massajado e fica a atuar alguns minutos. O champô que usei foi também da Terra Coco e a embalagem é praticamente igual à embalagem do produto de alisamento. Mostro foto do champô (e composição) abaixo.

unique

unique

alisamento cabelo

terra coco

terra coco

Depois o cabelo é muito bem enxaguado, passa-se um pouco o secador para retirar algum excesso de água e inicia-se a aplicação do produto de alisamento de forma muito cuidadosa, mecha a mecha, com a ajuda das mãos para espalhar o produto quase até às raízes sem tocar no couro cabeludo (é deixada uma distância de 0,5 cm).

alisamento cabelo

alisamento cabelo

alisamento

alisamento cabelo

Depois de finalizada a aplicação do produto em todo o cabelo, é então colocada uma película aderente em torno da cabeça, para manter a temperatura estável. As variações de temperatura podem ter efeito no resultado final do alisamento. O tempo de pose no meu caso foi cerca de 35 minutos (mas varia de cabelo para cabelo), findo o qual o Eddy retirou a película aderente.

unique

alisamento cabelo

Passámos depois ao enxaguamento do produto. Mediante o resultado que se pretende obter, é deixado mais ou menos produto no cabelo após a lavagem (isto sente-se ao toque. É como se enxaguássemos completamente um condicionador de cabelo ou deixássemos ainda algum produto remanescente – a comparação é um pouco esta). No meu cabelo o Eddy optou por deixar cerca de 10% de produto nos fios mas referiu que isto depende de pessoa para pessoa. Finalizado o enxaguamento, passámos então para uma secagem rápida (que mostrou logo uma alteração na fibra e no brilho) e depois foi passada a prancha, algumas vezes em cada mecha de cabelo, e com uma técnica específica para manter o máximo de volume e para as pontas ficarem ligeiramente viradas para dentro (como eu gosto). É importante que quem nos faz o alisamento saiba EXATAMENTE o que pretendemos e isso deve ser dito ao profissional previamente.

alisamento

unique

alisamento cabelo

Depois de passar a prancha o que aconteceu?

Os meus fios ficaram completamente lisos e brilhantes, com um ar cuidado e hidratado e um incrível cheirinho a iogurte de coco! É importante referir que eu não tenho coloração no cabelo. Caso se faça cor é importante dizer no salão quando foi feita, ou se existe algum outro procedimento químico feito no cabelo para se saber como / qual e quando fazer alisamento (e se pode ser feito). 

alisamento cabelo

alisamento

alisamento cabelo

alisamento

alisamento cabelo

No final, ainda fizemos um corte de pontas

No final do alisamento o Eddy cortou-me as pontas bem retas (sem cortar comprimento), o que faz de imediato uma diferença substancial. O cabelo parece logo mais encorpado e gosto muito deste tipo de acerto.

Cuidados a ter imediatamente após o alisamento de cabelo

Eu fiz o alisamento numa 5ª feira e só lavei o cabelo no domingo. Devemos ficar 2 dias sem lavar. Não se podem aplicar produtos como o minoxidil ou outros nem usar ganchos no cabelo durante este tempo. Após a primeira lavagem já podemos sim.

Depois da lavagem em casa, senti logo um toque diferente no cabelo, como que selado e mais “encorpado”. Mais domado como da primeira vez. Passei a usar muito menos o secador, pois muito embora esteja frio e eu prefira secar com o secador no inverno (mas nem sempre), de facto é uma passagem super rápida sem necessidade de fazer brushing / alisar o que poupa bastante a saúde dos fios.

Cuidados capilares após o alisamento de cabelo… e quanto aos champôs sem sal?

Quanto a produtos a usar depois do alisamento, não posso deixar de referir que usar champô só nas raízes é o mais indicado, tal como já referi neste artigo (isto é válido para qualquer cabelo, mesmo que sem alisamento).

Quanto à pergunta habitual “Devem usar-se champôs com ou sem sal depois de um alisamento de cabelo?” recomendo a leitura deste artigo do Portal Info Cosméticos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto que explica esta questão muito bem.

Eu prefiro usar champôs sem sulfatos (diferente de sal) uma vez que são menos detergentes e podem fazer com que o alisamento dure um pouco mais. Algumas sugestões: Phyto Phanere, Lazartigue Repair, Sisley Volume, Martiderm Antiqueda e Antienvelhecimento e o Signature Champô da Voir, entre outros… (mas basta procurar uma opção sem sulfatos, se se preferir e se resultar bem no nosso cabelo).

Outros cuidados que podem fazer sentido após o alisamento

Aplicação regular de máscaras – sigo o método cronograma capilar de que já falei aqui. Mas basta fazer a aplicação de máscaras de forma regular (1 a 2 x por semana) para contribuir para a maciez e saúde dos fios

Tratamento Olaplex 3 – faço 1 vez por semana. Já mostrei para que serve e como fazer neste artigo no ponto 10. Quando fico mais tempo sem fazer este tratamento noto mesmo diferenças no cabelo. Recomendo a quem faz alisamento (e também a quem faz cor e/ou usa ferramentas de calor frequentemente)

Condicionador em cada lavagem – importante para a maciez e alinhamento dos fios e redução do frizz

Preço deste alisamento de cabelo

O alisamento no Unique (qualquer um deles) tem um valor que varia entre os 125 e os 210 € e depende do comprimento e volume do cabelo.

Super recomendo o trabalho do Eddy. É um excelente profissional, dos melhores com quem já me cruzei num salão de cabeleireiro.

Edilson Soares

alisamento cabelo

Este alisamento resultou muito bem no meu cabelo e recomendo para quem procura uma solução semelhante! A foto do antes é o meu cabelo sem qualquer brushing ou secagem (estava seco ao natural). Penso que se conseguem ver os fios de vários tamanhos, o que é bastante frequente em casos de alopécia como o meu.

Também fazes alisamento? Qual a tua experiência?

Fotografia: Inês Machado

Disclaimer: este alisamento foi-me oferecido pelo salão Unique. As minhas opiniões correspondem totalmente à minha experiência. Cada cabelo é um cabelo e este artigo não dispensa a consulta de um profissional. Em caso de doenças de cabelo, gravidez e/ou amamentação, consultar o médico assistente.

Posts relacionados

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

6 comentários

  1. Graça Diogo diz:

    Olá Joana, recomenda algum cabeleireiro na zona do Porto que faça este tipo de alisamento?
    Obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Graça, viva! Infelizmente no Porto não sei indicar se existe algum salão que utilize este mesmo produto, bem como não conheço os profissionais. Um beijinho grande, Joana

  2. Gisella Ferreira diz:

    Quero muito fazer um alisamento, MAS o meu cabelo é super oleoso e tenho receio que o alisamento aumente ainda mais este aspecto. O que me diz sobre isto? Acha que o cabelo fica sujo mais depressa com um alisamento? Ainda nao acertei no champo que me ajuda a controlar a oleosidade…

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Gisella, eu não senti qualquer aumento da oleosidade com este alisamento. De qualquer forma o meu cabelo é oleoso e eu lavo-o todos os dias. Um beijinho! Joana

  3. Mariana Pinto diz:

    Olá Joana! O meu cabelo é semelhante ao seu, é muito rebelde, não é ondulado mas também não é liso. Passo a prancha quase todos os dias e sei que isso me danifica bastante o cabelo por isso sinto que o alisamento seria uma ótima solução. No entanto, tenho algum receio que me enfraqueça ainda mais o cabelo. Sentiu isso?
    Obrigada!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Mariana, não senti qualquer enfraquecimento. Mantenho, claro, bons cuidados, como máscaras regulares. Um grande beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024