Nioxin – a minha experiência com a marca

nioxin

A marca Nioxin faz parte daquelas “soluções milagrosas” que qualquer pessoa com afinamento de cabelo, queda, perda de densidade e/ou alopécia, já ouviu certamente falar. A razão pela qual demorei tantos anos a querer ter uma experiência com a marca é porque o tratamento medicamentoso para estas situações é eficaz e por norma mais acessível do que este tipo de promessas, que se rodeia de um marketing aparentemente muito sedutor, que promete fortalecimento dos cabelos, menos queda de cabelo, maior densidade… enfim… como eu disse, marketing que seduz. Mas há uns meses decidi comprar o champô e condicionador da marca, os únicos produtos que para já me despertaram interesse, e hoje venho falar sobre a minha experiência.

Nioxin – o que diz a marca?

A marca posiciona-se claramente num “mercado” da alopécia androgenética (ou calvície) e da queda de cabelo, misturando um pouco os dois conceitos, sendo que queda de cabelo e alopécia androgenética são coisas perfeitamente distintas, tal como já referi várias vezes.

Então o que diz a marca? O que promete? O claim da marca é: “Marca de salão nº 1 para cabelos mais grossos e densos, com 30 anos de experiência em queda de cabelo”. Chavão que parece prometer o que mais nenhuma marca consegue e nos leva a pensar “que milagre!”.

A marca ainda refere: “Kits Nioxin: um tratamento eficaz para a queda de cabelo. Cada sistema de 3 partes contém uma combinação única de três tecnologias formuladas para promover a saúde do couro cabeludo e combater os cabelos finos em mulheres e homens. 89% dos consumidores que experimentaram os sistemas Nioxin notaram um efeito de espessamento.” *

* com base numa pesquisa entre 230 pessoas nos EUA preocupadas com a queda de cabelo, conduzida pelo SIRS, 2016

Tudo isto parece interessante para a maior parte das pessoas, mas não para mim, sou muito honesta! (já lidei com marketing deste tipo centenas de vezes na vida). Se pensarmos que o processo de queda é um processo perfeitamente normal e que em situações comuns regulariza completamente em cerca de 3 meses, percebemos que muitas potenciais soluções antiqueda podem até nem ser responsáveis pelo abrandamento da queda em si, e isso ser apenas a resposta do processo fisiológico normal dos ciclos capilares (anagénese, catagénese, telogénese).

Nioxin – o que é?

Nioxin é um sistema de tratamento para o couro cabeludo e cabelo lançado nos anos 80. A sua fundadora, Eva Graham, desenvolveu a gama após ter passado por uma excessiva queda de cabelo pós parto (também sabemos hoje em dia que esse processo é mais do que normal e reverte sozinho, por norma sem qualquer necessidade de ajudas extra – já falei sobre este assunto aqui). Anos mais tarde, a Procter and Gamble comprou a empresa e o os produtos Nioxin são usados em salões de beleza em todo o mundo como uma solução que “promete engrossar” os cabelos (esta promessa é muito duvidosa). Nioxin é uma marca que está então posicionada para a queda de cabelo e afinamento dos fios (tal como referi são questões diferentes), com 6 sistemas diferentes, constituídos por champô, condicionador e tratamento tópico a colocar no couro cabeludo. Cada sistema destina-se a um tipo de cabelo diferente:

  • Sistema 1 – Pouco afinamento e cabelo natural (não pintado)
  • Sistema 2 – Afinamento progressivo e cabelo natural (não pintado)
  • Sistema 3 – Pouco afinamento e cabelo pintado
  • Sistema 4 – Afinamento progressivo e cabelo pintado
  • Sistema 5 – Pouco afinamento e cabelo descolorado
  • Sistema 6 – Afinamento progressivo e cabelo descolorado

Adicionalmente a marca apresenta ainda um produto para aplicação noturna, leave ins, suplementos alimentares e tratamentos de salão.

Nioxin – que produtos comprei e qual a minha opinião

Tal como referi, o posicionamento da marca é queda de cabelo e o processo de afinamento (calvície) quer em homens quer em mulheres. E tal como já referi várias vezes, nesse caso estamos a falar de alopécia androgenética que responde bastante bem ao tratamento medicamentoso (com os devidos ajustes), desde os primeiros sinais de afinamento, e isto está comprovado cientificamente (este tipo de soluções como Nioxin e outras parece um “híbrido” entre tratamento medicamentoso e tratamento de cabeleireiro). Para mim falta a robustez científica de que falarei mais à frente. As opiniões e reviews na internet são muito díspares e acredito que a promessa de cabelos mais grossos, mais densos e fim da queda de cabelo, levam a que haja bastantes opiniões contraditórias, desde “Não tive resultados” ou “Comigo não funcionou”, bem como “Parou a minha queda de cabelo” ou “Já não consigo viver sem a marca”. De facto opiniões muito diferentes. Mas vamos analisar isto mais em pormenor.

Os produtos Nioxin que comprei foram apenas o champô e o condicionador do Sistema 2 – para cabelo com afinamento progressivo e sem cor. Uma vez que já estou a fazer o tratamento para a alopécia prescrito pelo meu dermatologista, e é eficaz, não tenho sequer forma ou interesse em adicionar mais tratamentos tópicos, e nem me faz sentido. Também não encontrei em toda a comunicação da marca links de estudos de eficácia robustos e publicados em revistas indexadas à Medline, ou que pelo menos me dessem alguma garantia de que o tratamento foi estudado tal como são estudados os medicamentos e produtos tópicos para a alopécia (que esses sim demonstram eficácia clínica). As fotos de antes e depois que a marca divulga não são, na minha opinião, suficientes para se concluir uma relação causa – efeito do tratamento (algumas das fotos nem fazem sentido, e noutras, os resultados podem ser enviesados por vários fatores).

Champô Nioxin

nioxin

Fiquei agradavelmente surpreendida com ambos os produtos (champô e condicionador), uma vez que ambos se destinam a promover uma maior saúde capilar, desde o couro cabeludo. No champô a composição é interessante, contém ácidos esfoliantes (ácido cítrico e ácido salicílico) que ajudam a manter o couro cabeludo livre de células mortas (e descamação que acontece frequentemente em pessoas que utilizam o minoxidil tópico para tratamento da alopécia). O champô contém ainda óleo de menta, mentol, cistina (aminoácido presente no cabelo), biotina, niacinamina, pantenol, vitamina E e zero perfume! O aroma mentolado vem mesmo da composição.

O que achei? Um champô bastante interessante para lavagens frequentes (pode ser usado diariamente), que deixa o cabelo perfeitamente limpo e com volume (acho ótimo para quem tem uma alopécia e que faz por vezes alguma descamação, e uma boa alternativa a um dos meus champôs de eleição, o Hexaphane Frequência, de que já falei aqui). Deixando o couro cabeludo mais saudável e limpo, é natural observar-se menor queda de cabelo, mas isto é conseguido com inúmeros champôs. É transparente com um tom esverdeado muito claro, textura tipo “champô detox”. O cabelo fica brilhante e perfeitamente lavado. A composição que encontrei na internet em vários sites não corresponde à composição do champô que comprei, pelo que deixo de seguida a composição do champô Nioxin Sistema 2 que tenho comigo.

Atenção à forma de lavar o cabelo. Se não usarem esta técnica, os comprimentos podem ficar secos (mas isto é válido para todos os champôs). Quem quiser mais hidratação, pode alternar este champô com outro mais hidratante.

Champô Nioxin Sistema 2 – composição

Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Sodium Citrate, Sodium Xylenesulfonate, Sodium Chloride, Cocamide MEA, Sodium Benzoate, Citric Acid, Salicylic Acid, Mentha Piperita Oil, Mentha Arvensis Leaf Oil, Menthol, Tetrasodium EDTA, Sodium Hydroxide, Methylparaben, Propylene Glycol, Camelia Sinensis Leaf Extract, Cystine Bis-PG-Propyl Silanetriol, Biotin, Lecithin, Niacinamida, Panthenol, Tocopheryl Acetate, Citrus Paradisi Peel Extract, Humulus Lupulus Flower Extract, Urtica Dioica Leaf Extract, CI 19140, Faex Extract, Acer Saccharum Extract, Citrus Limon Peel Extract, Saccharum Officinarum Extract, Vaccinium Myrtillus Leaf Extract, CI 42090, Citrus Aurantium Dulcis Fruit Extract, CI 17200, Potassium Sorbate

Condicionador Nioxin – o condicionador para couro cabeludo

nioxin

Estou a ADORAR usar este condicionador, tanto que desde que o comprei usei-o em todas as lavagens! – mas é muito importante explicar um pormenor. Este é um condicionador para aplicar no couro cabeludo! E não, não pesa ABSOLUTAMENTE nada! Atenção, mesmo a designação do produto é “Scalp Therapy Revitalizing Conditioner”. Embora a marca refira que deve ser usado no couro cabeludo e comprimentos, eu não o achei suficientemente hidratante para os comprimentos, aliás, até pelo contrário. Algumas queixas quanto à secura do cabelo podem estar relacionadas com o facto de se usar este condicionador nos comprimentos, e não achei que fizesse sentido, pois não é suficientemente hidratante. Desde que comecei a usar que o coloco todos os dias no couro cabeludo após o champô (nos comprimentos coloco outro condicionador). Este condicionador é um creme branco opaco, nem demasiado espesso nem demasiado fluido. Também sem perfume, o cheiro mentolado vem da composição.

Ele dá uma sensação muito fresca e parece ativar ligeiramente a microcirculação no couro cabeludo, característica de que gostei muito, além de deixar as raízes mais “domadas” mas sem pesar. E atenção, o meu couro cabeludo é oleoso e o meu cabelo fino. Achei que iria detestar por este motivo, mas foi exatamente o contrário. Uma vez que não encontrei a composição certa na internet, deixo de seguida a composição deste condicionador.

Condicionador Nioxin Sistema 2 – composição

Aqua , Cetyl Alcohol, Stearamidopropyl Dimethylamine, Stearyl Alcohol, Quaternium-18, Phenoxyethanol. Benzyl Alcohol, Cetearyl Alcohol, Hydroxypropyl Guar, Glyceryl Stearate, Hydroxyethylcellulose, Oleyl Alcohol, Methylparaben, Propylparaben, Polysorbate 60, Mentha Piperita Oil, Mentha Arvensis Leaf Oil, Menthol, EDTA, Propylene Glycol, Citric Acid, Camellia Sinensis Leaf Extract, Cystine Bis-PG-Propyl Silanetriol, Biotin, Lecithin, Niacinamide, Panthenol, Tocopheryl Acetate, Citrus Paradisi Peel Extract, Humulus Lupulus Flower Extract, Urtica Dioica Leaf Extract, Acer Saccharum Extract, Citrus Limon Peel Extract, Saccharum Officinarum Extract, Vaccinium Myrtillus Leaf Extract, Faex Extract, Citrus Aurantium Dulcis Fruit Extract, Potassium Sorbate, Sodium Benzoate, Blue 1 (CI 42090), Maltodextrin, Ethylparaben, Butylparaben

Resultados com o uso do champô e condicionador Nioxin

É muito importante explicar que há tantos fatores que influenciam o estado do nosso cabelo que atribuir uma melhoria evidente só pelo uso de 1 ou 2 produtos no nosso cabelo é um facto bastante discutível. O que aconteceu comigo? Eu usei o condicionador em absolutamente todas as lavagens (fiquei fã e vou continuar a usar, já comprei mais!), e o champô menos (porque também tenho outros de que gosto muito, embora este tenha passado a um dos favoritos, pela limpeza, volume e cuidado do couro cabeludo). Depois de usar este sistema durante várias semanas, a queda do meu cabelo parou completamente, MAS!!!! … não posso dizer que foi pelo uso do champô e condicionador, até porque, como sabemos, estes produtos não têm praticamente capacidade de atuar sobre a queda.

Para além disso, simultaneamente comecei a fazer o suplemento Phytophanère da Phyto que queria testar há algum tempo (já estou quase a terminar o 2º mês de tratamento, de 4), a fazer o cuidado Complexe 5 duas vezes por semana sem falhar e alterei a medicação para a alopécia, tendo feito um ajuste no minoxidil oral, tal como referi aqui. Por isso, embora o meu cabelo tenha passado de uma queda mais intensa (embora habitual para mim para a altura do ano) para uma quase zero queda de cabelo (que também já costuma acontecer), eu não posso atribuir esse facto ao uso dos produtos Nioxin, até porque a queda pode ter cessado por si só ou com as outras ajudas extra de que falei. Não senti o cabelo mais denso ou grosso (nem estava à espera, acho essa promessa um pouco enganadora), senti-o bonito, bem lavado e estou absolutamente fã do condicionador.

Voltaria a comprar os produtos Nioxin?

Claro que sim! Adorei ambos os produtos, a embalagem de condicionador de 300 ml já está quase no fim (e mandei vir recentemente uma de 1000 ml) e o champô também gostei bastante (e já vai a meio). O meu marido testou o champô e gostou muito também, referindo uma boa limpeza, brilho e volume. Considero uma boa opção para mulheres e homens (champô e condicionador). Podes encontrar esta marca por exemplo na Loja do Shampoo (costuma haver várias campanhas, champô aqui, condicionador aqui, sistema de 3 passos aqui) e também na Perfume’s Club, que foi onde comprei (champô aqui, condicionador aqui, sistema de 3 passos aqui).

Considero uma gama interessante para quem tem queda / afinamento / alopécia / calvície mas com as devidas reservas. Não sinto que seja um milagre, mas uma ajuda cosmética, produtos que cuidam do couro cabeludo e são bastante agradáveis de usar. Para quem tem queda excessiva, perda de densidade, calvície (alopécia androgenética) ou outros tipos de alopécia, e mesmo problemas de couro cabeludo, recomendo vivamente uma consulta de dermatologia com vertente de cabelo (podem ver alguns médicos especialistas nesta área aqui).

 

Já conheces esta marca? Qual o teu feedback?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo. 

Posts relacionados

O truque invisível para não esborratar a maquilhagem

Decidi não adiar mais a publicação deste mini artigo simplesmente porque no dia em que decidi escrever estas linhas, e após me ter esquecido de replicar este truque, vi-me ao espelho com dois borrões pretos de ma...

Julho 13, 2024

L’Eau Rêvée d’Hubert: a minha fragrância mais enigmática

A L’Eau Rêvée d’Hubert da Sisley é a minha fragrância mais enigmática (e eu sou apaixonada por ela). Longe de ser consensual, e tal como num sonho, os variados acordes revelam janelas para mundos repletos de mist...

Junho 13, 2024

Futuredew da Glossier: glow em frasco que deslumbra de 3 formas

Em Fevereiro, estive em Londres e um dos lugares que não podia perder era a loja da Glossier. Uma das soluções que estava ansiosa por experimentar era o icónico Futuredew da Glossier, um híbrido com tanto para of...

Maio 7, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024