Favoritos Maquilhagem 2019 – look simples e minimalista

favoritos maquilhagem

Tem sido incrível fazer uma retrospetiva dos produtos que adorei usar no ano que passou e hoje vou falar dos Favoritos Maquilhagem 2019. Para quem me conhece já deve ter percebido que sou uma grande adepta de maquilhagem natural, que embeleza a pele acima de tudo, dando-lhe um ar super saudável e com glow. Nunca gostei muito de usar cores pois tenho sempre com a sensação de que fico com um ar bastante artificial, excetuando um ou outro batom em que gosto de arriscar quando não há tempo para mais nada senão a base, a correção, a máscara de pestanas e um batom de tom vivo. Mas dificilmente me verão de sombras às cores, azuis, verdes, misturas e várias cores no mesmo look. Não tem nada a ver comigo! Por isso é natural que os meus Favoritos Maquilhagem 2019 sejam produtos que sublimam a pele, dão uns toques de magia e com os quais me sinto verdadeiramente bonita. Este é o 4º e último artigo de uma série de 4 artigos sobre os Favoritos de 2019, onde já falei de Haircare aqui, de Skincare aqui e de Corpo aqui. Como nos outros artigos não há qualquer publicidade ou parceria e todos os produtos mencionados são usados por mim numa base regular.

1. SOS Primer no tom 00 Universal Light da Clarins

Produto que compro.

Não sinto que um primer seja um passo fundamental numa maquilhagem, sobretudo se a pele está muito bem cuidada e hidratada. MAS, se a pele não está no seu melhor (falta de hidratação) e o primer puder dar brilho, então aí, confesso-me totalmente adepta (uso pelo brilho). O brilho que espreita por baixo de uma base ou de um CC depois de aplicar este primer, consegue dar-nos uma aura saudável e polida, que eu tanto adoro. Durante praticamente todo o ano de 2019 eu usei o SOS Primer da Clarins no tom Universal Light. Se a tez está um pouco baça este é o produto certo. A textura é um creme perlado levemente perfumado, que dá um efeito blur e cheio de glow. A fórmula é leve e fina não se sobrepondo como mais uma camada. Excelente para fixar a maquilhagem também, faz com que a mesma dure mais graças à ação hidratante. Ele pode ser usado antes da base, mas também gosto de misturar com a base, para um efeito mais notado. Pertence a um conjunto de vários tons de primers da mesma marca: o 01 Rose minimiza sinais de fadiga, o 02 Peach esbate imperfeições e uniformiza, o 03 Coral minimiza manchas, o 04 Green minimiza vermelhidões e o 05 Lavender ilumina a pele cinzenta e apagada. Muito interessante para usar sozinho ou em conjunto com um outro tom em zonas localizadas do rosto.

Podes ver este produto aqui.

2. Teint Miracle da Lancôme

Produto que compro.

É realmente muito difícil acertar com uma base. Mas esta que experimentei apenas em 2019 (como é que esperei tanto?) tornou-se de imediato uma favorita! Será por não deixar efeito máscara? Será pela hidratação e o efeito bonne mine natural? Esse look que eu tanto procuro, um look natural e saudável? Ou pelas minúsculas partículas de brilho que fazem refletir a luz? Penso que será por tudo isso e muito mais, e pelo facto de sentir que com esta base a minha pele não deixa de ser a minha, mas com um ar mais bonito e uniforme. É bastante leve, como um véu de cor discreto, mas que dá uma cobertura média. Ideal para uma pele mista, ela dá conforto e hidratação. Também é excelente numa pele seca e já com algumas marcas de idade. Na composição podemos encontrar ácido hialurónico e extrato de rosa, que suaviza a pele e acalma vermelhidões, e por isso uma pele sensível pode e deve usá-la. Esta base formulada após 10 anos de pesquisa e com 7 patentes, é uma base que ilumina a pele, recriando a aura de pele perfeita. Contém pigmentos biópticos que combinados com pigmentos minerais reproduzem luz no interior da pele. Contém uma essência de luz composta de microespelhos líquidos dando um aspeto impecável à pele. A textura é fluida, tem cerca de 40% de água para uma correção com transparência. A pele adquire um tom natural sublimado, mantendo-se fresca e hidratada. Contém SPF 15 (embora não seja suficiente e raramente um produto com cor faz uma proteção solar efetiva). É oil-free e sem perfume. Tenho usado dois tons, o 045 ou 055 consoante estou mais ou menos bronzeada.

Podes ver mais aqui.

favoritos maquilhagem

3. Flash-Nude Fluid da Filorga

Produto que me foi oferecido e que voltaria a comprar.

Cada vez mais ando desperta para os cuidados de maquilhagem que ajudam a melhorar a qualidade da pele, mais do que apenas a correção ou a cor em si. As marcas têm lançado algumas novidades e a Filorga não foi exceção a esta tendência, lançando o fluido Flash-Nude, como o próprio nome indica um produto para dar um efeito pele nua. Na sua composição podemos encontrar ácido hialurónico e um ingrediente ativo vegetal – ambos revelam luminosidade e transformam a pele dia após dia. Podemos encontrar um potenciador da luminosidade e um péptido antiglicação (a glicação é um fenómeno que acontece na pele, bem como no organismo, e que é provocado pelo excesso de açúcar. A glicação é uma reação na qual os carbohidratos como a glicose se ligam permanentemente a proteínas que por sua vez sofrem modificações e impedem que as células desempenhem as suas funções. Essa alteração leva à formação de AGEs – Advanced Glycation End Products, substâncias responsáveis pela aceleração do envelhecimento – mais uma razão para não fazer do açúcar um hábito na alimentação!). Este péptido regenera o colagénio para uma pele mais preenchida. A textura é ultrafluida e não oclusiva, com acabamento pele nua e uma excelente capacidade de adaptação. Disponível em 4 tons, eu tenho adorado usar o 1.5 Nude Medium (um tom novo!) ou o tom 2 Dourado Nude. Os resultados são um pouco mais naturais do que com uma base. Contém ainda SPF 30 e niacinamida que protege a pele da poluição.

Podes ver este produto aqui.

4. Translucent Loose Setting Powder Glow da Laura Mercier

Produto que compro.

Este pó icónico e um produto de culto da marca Laura Mercier num acabamento com glow era tudo aquilo que eu podia esperar dele. Após ter comprado ambas as versões (com e sem glow), a verdade é que rapidamente encostei o que não tem glow porque não consigo parar de usar este. Comprei um tamanho viagem há cerca de 1 ano e pouco, e com utilizações quase diárias ele ainda dura. Razão para voltar a comprar o mesmo tamanho viagem super prático. Este pó super fino alta definição permite manter um glow natural e aumenta a durabilidade da base sem adicionar peso ou textura. Cria um look super saudável e luminoso, com um toque de brilho e que não assenta nas linhas nem nos poros. Não tem efeito flashback, o que significa que resulta também em fotografia, criando um efeito soft-focus em que ajuda a disfarçar a aparência de linhas finas e imperfeições sem criar um cakey look. Este tom adapta-se perfeitamente a todas as cores de pele. Por vezes quando quero trabalhar o brilho no rosto e não o ter em exagero, uso ambos os pós (com glow nas zonas que quero enfatizar, por exemplo maçãs do rosto e bochechas e o mate na testa, nariz e queixo). Estou completamente fã e recomendo a todas as peles mistas e secas, apagadas e com alguns sinais de idade que queiram ter um acabamento muito natural e saudável na sua pele. A versão sem glow é fantástica para uma pele oleosa. Disponível em dois tons (eu uso o Translucent, mas também existe o Translucent Medium Deep no tamanho regular, que eu acredito só fazer sentido numa pele muito escura).

Podes ver este produto aqui.

5. Match Stix (na cor Mocha) da Fenty Beauty

Produto que compro.

Não há nada mais sexy no rosto de uma mulher que um contorno bem feito. A técnica de contorno foi obviamente popularizada pelas Kardashian, no entanto é possível aproveitar algumas ideias e dicas para dar dimensão ao rosto sem ter de aplicar TANTO produto. Um contorno subtil fica lindo e é a diferença entre uma cara lavada e um ar esculpido e chique. Descobri este stick da Fenty e foi amor à primeira utilização. Apesar de ter na sua designação “Fond de Teint em Stick” jamais o usaria como base por achar que nesse contexto dará ao look um ar pouco natural. Mas funciona super bem como stick de contorno! Deve escolher-se no mínimo uma cor que seja 2 tons mais escuros que a nossa pele. Uso habitualmente na zona logo abaixo das maçãs do rosto. O truque é fazer um traço para realçar as maçãs do rosto, ou seja, levá-lo numa linha imaginária desde a orelha em direção horizontal para o nariz (se o rosto for longo como o meu – mas parar a meio da bochecha!) ou em direção descendente para o canto externo da boca (se o rosto for redondo ou quadrado – parar também a meio da bochecha!). Adoro fazer o contorno do rosto nessa zona com este stick, fica super perfeito e esbato apenas com um pincel de base, para cima (não se deve esbater para baixo para não criar sombras onde não é suposto!). É verdade que é um passo que elimino quando estou cheia de pressa (nesse caso o pó de contorno é usado em todas as zonas chave – uso o Hoola ou o Hoola Caramel da Benefit), mas sem dúvida que as maçãs do rosto ficam muito bem destacadas e é um truque bem simples para ter aquele look “modelo por um dia”. Totally in love!

Podes ver este produto aqui.

favoritos maquilhagem

6. Fix + Goldlite da MAC

Produto que compro.

Já deves ter percebido que tudo o que diz glow (ou qualquer outra coisa sparkly) é motivo mais que suficiente para eu ficar de orelhas em pé! Há muito tempo que gosto de fixar a minha maquilhagem com um fixador sem álcool e hidratante. Existem alguns, mas o Fix + da MAC é AQUELE fixador que qualquer mulher deveria ter e um produto de culto. Este favorito da MAC tem nesta versão partículas perladas (existem duas versões: com partículas rosa ou douradas – eu tenho a última, mas a rosa complementa muito bem os tons de pele frios) e mantém uma fórmula hidratante, suavizante e refrescante como a versão original, aumentando a durabilidade da maquilhagem para cerca de 12 horas com o add-on do efeito iluminado da pele. A pele fica com um ar saudável e radiante. Para usar basta agitar bem a embalagem para dispersar as partículas perladas, colocar a embalagem a uma distância de 20 cm do rosto e com os olhos e a boca fechados premir 4 ou 5 vezes para cobrir toda a área do rosto. Aguardar que seque e já está! Pode ser usado antes da maquilhagem para criar uma tela perfeita ou por cima da maquilhagem (como eu faço para um look ultra natural). Pode ainda ser usado ao longo do dia para refrescar a maquilhagem. Na sua composição podemos encontrar glicerina, vitamina E, cafeína, extratos de chá verde, camomila e pepino e apesar de ter perfume (mas muito pouco e tão suave) não sensibiliza nada a pele. Um querido por estes lados!

Podes ver este produto aqui.

7. Flexi Eco Palette da Inglot

Produto que compro.

Apesar da moda das paletas, para mim não há nada como compor a minha própria paleta com todas as cores que eu tenho a certeza que vou utilizar. A Inglot tem várias opções das Freedom Palette, para sombras de olhos, e até para pós e blushes (podemos compor vários produtos na mesma paleta), sendo uma opção muito interessante e que até fica em conta, se tivermos em atenção que todas as cores que escolhemos são exatamente as que queremos e vamos usar vezes sem conta. Perguntam-me regularmente que maquilhagem uso nos olhos, e a verdade é que eu adoro tons taupe, entre o cinza, o toupeira e o bege. Sinto que são tons enigmáticos e chiques ao mesmo tempo. O objetivo não é notarem-se, mas antes criarem um halo sublimador na pálpebra superior (não adoro usar sombras na pálpebra inferior, pelo menos não numa base diária, apenas se fizer um smokey eye, tal como expliquei neste artigo). Apesar de podermos escolher todas as cores, texturas e acabamentos, eu adoro os tons mate e semi-mate, com muito pouco brilho para não acentuar sinais da idade. Tenho 8 tons neutros na minha paleta criada à minha medida e decidi partilhar as cores que compõem a minha (que levo para todo o lado e todas as situações): 63 (preto mate), 458 (toupeira escuro semi-brilho), 53 (castanho médio semi-brilho), 342 (bege médio mate), 327 (castanho mate), 378 (toupeira escuro mate), 460 (toupeira semi-mate) e 456 (sombra base para toda a pálpebra num tom de pele semi-mate). Adoro e uso TODOS os dias. Próximo objetivo, fazer uma paleta semelhante com tons malva, que funcionam igualmente bem e não têm uma presença marcada. Caixa para sombras em bambu, linda e reutilizável, com sistema de íman para segurar sombras e outras referências.

Podes ver este produto aqui.

8. Combo Nanolash + Máscara de pestanas Velvet Noir da Marc Jacobs

Produtos que compro.

Adoro pestanas volumosas, mas bem separadas e sem grumos absolutamente nenhuns, e que mantêm um ar natural. Difícil? Não. Há uns anos atrás cheguei a fazer extensões de pestanas, algo que confesso que neste momento não me entusiasma nada, mas eu sou aquela pessoa que adora testar tudo meses antes das outras pessoas. Por isso quando as extensões de pestanas chegaram a Portugal, eu fui uma das primeiras pessoas a fazer. No entanto, apesar de o local que eu frequentava ser impecável, com uma técnica fantástica, eu nunca consegui achar muito elegante andar de extensões de pestanas. Única maravilha: olhar deslumbrante (depende do ponto de vista!) ao acordar e na praia. Fora isso não tenho saudades (manutenções demoradas a cada 3 semanas, a exigência de estarem sempre penteadas e pestanas muito mais fracas depois de as retirar de vez). Depois deste meio desastre (fora as possíveis complicações oculares que poderão advir destas práticas, mas que felizmente nunca tive) as minhas pestanas ficaram péssimas, fracas e escassas. Usei alguns séruns para fortificar as pestanas, no entanto aquele que resultou melhor comigo e com uma melhor relação qualidade preço, foi sem dúvida o sérum Nanolash, que podes ver aqui. Usei uns meses e fiquei com um pestanão! De tal forma grandes que tive de parar a utilização (para além de ter muitas mais já estavam demasiado compridas!). Para o dia a dia adoro usar a máscara de pestanas Velvet Noir da Marc Jacobs. Dá um volume muito intenso (passo 2 a 3 vezes com movimentos zigue zague), não deixa grumos nenhuns e pode construir-se por camadas. Até agora não conheci outra máscara de pestanas como esta, embora tenha tido excelentes experiências com máscaras de pestanas da Lancôme (Hypnose Drama – adoro as várias versões) e a Lash Queen da Helena Rubinstein (adorei as várias versões mas em particular a Feline Black). Neste momento estou com muita vontade de experimentar a Monsieur Big da Lancôme.

Podes ver estes produtos aqui e aqui.

favoritos maquilhagem

9. Sun Power da MAC

Produto que compro.

Este produto que eu já mencionei uma série de vezes vem obrigatoriamente parar ao top 10 de Favoritos Maquilhagem 2019  simplesmente porque sempre que aplico este blush/bronzer toda a gente me pergunta que blush é que estou a usar. É um blush com uma cor lindíssima de pele beijada pelo sol, com um claro efeito bronzeado marcado. É um pó alaranjado, sem brilho e que dá um aspeto férias 365 dias por ano, muito saudável MAS tem de ser bem aplicado nos locais corretos, caso contrário o efeito é desastroso. Falei neste artigo sobre os locais onde devemos aplicar o blush e que truques utilizo para manter um ar natural a “sim, isto sou mesmo eu, não é maquilhagem!”. Confesso que naqueles dias em que a minha pele está branca, não há nada como fazer um contorno facial com o Hoola da Benefit, o Match Stix da Fenty e colocar 2 pinceladas do Sun Power. Rosto transformado e pronto para um dia de elogios à pele!

Podes ver este produto aqui.

10. Easy Lash #1 da Primark

Produto que compro.

Ok, obviamente que eu não uso pestanas postiças todos os dias (que paciência!) MAS naqueles dias em que preciso de um boost extra, um olhar espetacular – uma festa, um evento, basta pegar em três tufinhos destes que o olhar vira “matador”! A grande vantagem destes tufinhos é que são pequenos, não dão um aspeto artificial, colamos 2 ou 3 apenas, no canto externo do olho, de fora para dentro (mas sem tocar nas nossas pestanas!) e é o toque de magia que todas queremos. Não gosto do efeito postiço das pestanas completas, por isso esta para mim é a solução mais que perfeita para um olhar luxuoso e dramático (q.b.) sem parecermos uma bonecas de 15 anos, mantendo o nível e destacando o olhar exatamente onde ele precisa de ser destacado. Utilizo a cola Duo preta para colocar estes tufinhos de pestanas (a que vem incluída não funciona bem), e para mim o segredo reside em não as encostarmos às nossas pestanas naturais (para isso um ligeiro esfumado com preto ou até mesmo uma linha de eyeliner ou lápis podem ajudar a manter a zona toda “íntegra”) e com a ajuda de uma pinça encostarmos as pestanas postiças 2 a 3 segundos depois de colocar a cola na sua base. Assim quando as tentarmos colar ainda é possível tentar o reposicionamento (se não ficar a 100% à primeira). Se cumprirmos todos estes cuidados, ao retirar, não vamos danificar as nossas pestanas, nem faz qualquer impressão, pois não iremos sentir puxões. Eu coloco por norma 3 tufinhos em cada olho, começando do canto exterior do olho para dentro – significa que ocupam apenas metade da linha da pálpebra e acredita, fica mesmo muito bem assim. A máscara de pestanas coloco sempre antes. Não sinto que seja necessário “ligar” as minhas pestanas às falsas (e será só mais um motivo para ser mais difícil de tirar).

Podes ver este produto aqui.

Fotografia: Ricardo Lamego

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu utilizo todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços.

Posts relacionados

Lábios secos: como os manter hidratados e sem peles?

Falei há pouco tempo nas Stories no meu Instagram sobre alguns produtos para dar a volta aos lábios secos e como os manter hidratados e sem peles. E confesso que não esperava a reação que tive! Afinal este é um p...

Fevereiro 11, 2020

Favoritos Corpo 2019 – as ajudas extra que adoro!

Início do ano é altura de balanços. E sei que em 2019 os cuidados com o meu corpo passaram em grande parte por ser muito consistente com o exercício físico e por fazer uma boa alimentação. Fiz alguns tratamentos ...

Janeiro 16, 2020

Favoritos Skincare 2019 – a pele que nunca tive!

Uma das coisas que mais prazer me tem dado neste início de ano é fazer uma retrospetiva e pensar nos produtos que realmente fizeram a diferença no meu cabelo, pele, corpo e maquilhagem ao longo de 2019. Um dos te...

Janeiro 9, 2020

2 comentários

  1. Rita diz:

    Que boas dicas!! Agora só falta um tutorial de vídeo com a aplicação destes produtos em si! Seria genial!! 🙂

    1. Joana Alvares diz:

      Já estou a pensar nisso muito a sério!!! Beijinho grande, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist