Skincare 2022 Beauty Diaries – Parte 1

skincare 2022

Confesso que cheguei a pensar não escrever os meus habituais artigos sobre “Favoritos” do ano, e isto porque, vendo em retrospetiva, estes artigos podem dar a sensação de que experimento centenas de opções, que faço da minha pele um campo de experiências e que estou sempre insatisfeita com as opções que uso (para equacionar estar sempre a trocar) e isso não é verdade. Por ter uma pele extremamente sensível arrisco pouco, nunca experimento um produto novo em simultâneo com outras novidades e por isso este ano fez-me mais sentido escrever uma série de “Diários de Beleza” explicando os desafios pelos quais passei, boas descobertas e produtos que continuo a usar há anos, porque há muitas soluções que uso que são tudo o que eu procuro e por esse motivo não me faz sentido trocar. Skincare 2022 em review! Espero que faça mais sentido assim para quem me lê.

Desafios na minha pele em 2022

2022 foi definitivamente o ano mais difícil para a minha pele pois durante longos meses não consegui identificar uma condição que a afetou: uma urticária colinérgica, provocada pela transpiração, e que condicionou MUI-TO a utilização de vários cuidados habituais de skincare, pelo menos alguns de que não consigo prescindir. Comecei por ter queixas de vermelhidão e comichão com uma sensibilidade fora do comum antes do verão, sobretudo na zona da testa, pescoço e algumas áreas do rosto. Se no início ainda achei que este quadro pudesse ser provocado por algum produto de pele ou mesmo de cabelo (a dermatologista questionou), a verdade é que não estava a usar nada de tão diferente que pudesse causar uma reação tão grave. A comichão chegou a ser tanta que acordei muitas vezes de noite a coçar-me. Foi extremamente incomodativo e difícil. Este ano realmente percebi como a frase “sentir-me bem na minha pele” é algo tão importante para qualquer pessoa.

Felizmente mais perto do fim deste ano e com o diagnóstico da urticária colinérgica feito, alterei o meu plano de exercício (para transpirar menos), tentei manter-me livre de transpiração no rosto e pescoço (difícil mas não impossível) e nos últimos meses, mais ou menos a partir de Outubro, já consegui fazer uma rotina “normal”, o que foi uma conquista!

A minha pele e as minhas necessidades!

Não é demais reforçar que gosto de escrever estes artigos mas os mesmos não se destinam a substituir um aconselhamento com um dermatologista! A minha pele tem características e necessidades específicas. Eu gosto de cuidar dela com produtos que têm particularidades que eu aprecio e por isso aquilo que eu uso na minha pele não tem de ser um “milagre” ou “a” solução para quem segue o meu trabalho.

A minha pele é mista a seca, sensível, sem rugas, com tendência para hiperpigmentar e facilmente reativa a alguns produtos cosméticos, sobretudo os perfumados / muito perfumados (embora não seja uma “regra”).

Mais do que produtos, os passos na minha rotina são a base

Os passos são a base daquilo que funciona para a minha pele. Não tem de ser o que funciona para outra pessoa. Eu sinto eficácia com esta rotina e gosto mesmo muito dos vários passos que faço – para mim a rotina de skincare é um autêntico prazer da qual não prescindo. Esta é a minha rotina habitual de cuidados:

  • Manhã: limpeza, tónico, sérum antioxidante, sérum despigmentante, sérum de ácido hialurónico, hidratante, protetor solar
  • Noite 3 vezes por semana: limpeza, tónico, renovador celular, sérum de ácido hialurónico, hidratante. Nas restantes noites: limpeza, tónico, sérum de ácido hialurónico, hidratante. Por vezes à noite também gosto de usar um óleo.

Não é demais recordar que os produtos cosméticos não são milagres mas são um ótimo recurso para prevenir o envelhecimento, dar glow e hidratação à pele e melhorar a sua textura. O sono, a alimentação e o exercício físico são os pilares para mim. Adicionalmente há resultados só possíveis de alcançar com procedimentos médico estéticos e é importante que haja essa noção (intensidade das manchas, cicatrizes de acne, flacidez acentuada, rugas muito marcadas,…).

NOTA IMPORTANTE: este é o meu trabalho, eu tenho contacto regular com muitas marcas e recebo inúmeras PR Samples. Não defendo o consumo desenfreado e uma pessoa normal não precisa de ter muitos produtos! Apenas os importantes e recomendados para a sua pele (nada como uma consulta de dermatologia, sobretudo se há queixas).

Limpeza

Limpo a pele duas vezes por dia (mesmo que não use maquilhagem). Os produtos que mais usei este ano foram o meu querido Hydrating Cleanser da Cerave (no duche), o Gentle Cleanser da Skinceuticals, leite desmaquilhante para pele mista a seca que se pode limpar com algodão / compressa ou enxaguar e que deixa a pele muito confortável e o Dermo-Nettoyant da SVR, leite de limpeza para pele sensível e intolerante, extremamente fresco, e excelente para todas as peles intolerantes. Deixa a pele extremamente hidratada e também pode ser retirado com algodão / compressa ou enxaguado. Descobri em 2022 o Leite Desmaquilhante Biology da Aderma que usei bastante, ideal para pele sensível e intolerante e que se retira com algodão / compressa, numa textura leitosa e não pegajosa. Boa descoberta! Todos estes produtos de limpeza são isentos de perfume.

Este ano gostei particularmente de lavar a pele do rosto de manhã e também à noite. Lavar o rosto foi um gesto que aliviou de alguma forma a urticária e a sensibilidade. Lavei sempre com água morna a fria. Adicionalmente senti que isso trouxe mais maciez à minha pele.

Fiz algumas viagens curtas em 2022 e andei à procura de um produto de limpeza que fosse um tudo em um e que eliminasse também a maquilhagem dos olhos (e que fosse isento de perfume), e no aeroporto de Lisboa descobri a Água Micelar Hydractive da Endocare, uma excelente solução, que remove a maquilhagem à prova de água e limpa com eficácia e suavidade a pele, adequada a todos os tipos de pele e mesmo a pessoas portadoras de lentes de contacto. Contém o complexo microbiome recovery que restaura a função da barreira cutânea, respeita o pH fisiológico da pele, ajuda a proteger do stress ambiental e ainda deixa a pele hidratada. Não é necessário enxaguar mas eu enxaguei sempre.

Também descobri este ano num evento da Filorga a Solução de Limpeza Micelar, não perfumada, muito delicada para a pele! Não achei eficaz na remoção de maquilhagem de olhos, mas para a pele achei fantástica, suave e deixa a pele hidratada e confortável. É uma Solução Micelar formulada por polissacarídeos de ramnose e trealoseque, que permite uma limpeza e desmaquilhagem da pele, num só gesto e ideal para todas as peles (permite a hidratação da pele seca, mas também elimina o excesso de sebo e bactérias da pele mista a oleosa). Tem um efeito calmante da pele sensível.

Tónico

Sem muitas novidades por aqui pois mantenho-me a utilizar tónicos de “anos anteriores”, nomeadamente o Rose Tonic da Pixi de que já falei aqui e o Centella Calming Ampoule Toner da Barr de que já falei aqui, ambos extremamente hidratantes, não perfumados e que deixam a pele ultra confortável. Uma boa descoberta deste ano nesta “secção” de tónicos hidratantes (e não perfumados) foi o Ultra Facial Toner da Kiehl’s, extremamente hidratante e que a minha pele gostou muito de conhecer – dá um efeito imediato de conforto e hidratação. É ótimo!

Uma novidade para mim em 2022, com um price point mais elevado, foi o Daily Refining Milk-Peel Toner da Kiehl’s, que usei sobretudo à noite, para quem procura renovação celular e MUITA hidratação simultaneamente – é uma delícia! Com lipohidroxiácidos e agentes hidratantes, proporciona um efeito peeling que refina e suaviza a pele. Vale a pena testar numa loja Kiehl’s.

Não é um tónico mas pode funcionar como um e foi o produto que usei religiosamente TODOS OS DIAS em 2022, a Eau Cellulaire da Esthederm, muito mais que uma água, ela hidrata e tem um efeito antioxidante, com uma pulverização ultra fina e sem fragrância. Mostrei a novidade da Eau Cellulaire em 2022 aqui. Usei sempre após o duche, apliquei e deixei atuar 1-2 minutos e passei à minha rotina de pele.

Antioxidante

Infelizmente este ano houve muitos dias em que não consegui usar um passo importantíssimo na minha rotina de pele, o sérum antioxidante, primeiro passo na rotina da manhã. Com a minha urticária colinérgica, a vitamina C pura, ingrediente que faço há anos, ardeu-me muitas vezes no rosto (algo completamente inédito pois a minha pele tolera perfeitamente e até numa percentagem elevada de 15%). Felizmente mais perto do fim deste ano e com o diagnóstico da urticária já feito e a situação estabilizada consegui voltar a usar o Phloretin CF da Skinceuticals, antioxidante com 10% de vitamina C pura, 2% floretina que tem uma ação na diminuição da aparência e intensidade de manchas de pigmentação, e cicatrizes de acne (para peles oleosas existe a apresentação em gel) e 0,5% de ácido ferúlico. Um antioxidante é essencial para proteger as células das agressões externas, neutralizando os radicais livres. É essencial também para a síntese de colagénio. O primeiro passo indispensável em pele limpa na rotina da manhã.

Despigmentante / produto para manchas

Como a minha pele esteve tão sensível quase só fiz hidratação todo o ano e por esse motivo praticamente parei o sérum despigmentante que uso para controlar o aparecimento de quaisquer manchas, mas que sinto que me faltou. Os que usei mais este ano (à semelhança de anos anteriores) foram o Discoloration Defense Serum da Skinceuticals  – este parece uma água e é não perfumado e já falei sobre ele aqui – e o sérum Vinoperfect da Caudalie – leve mas com um toque mais “nutritivo” e este perfumado. Mais para o final do ano voltei a usar. A propósito do sérum Vinoperfect, de que já falei aqui e aqui, tenho de referir a diferença enorme que fez na pele da minha mãe, que este ano me confidenciou sobre o seu tom de pele irregular e que usou de forma continuada duas vezes por dia. Pude comprovar na sua pele a diferença enorme nas manchas e na uniformização do tom!

Sérum de hidratação

Sou apaixonada por séruns e faço deles os meus maiores aliados na minha rotina de pele! Este ano, com a pele bastante sensibilizada, gostei muito de usar o sérum para pele sensível Farewell Irritated Skin da Croma Pharma que a marca me enviou, um sérum específico para hidratar e apaziguar a pele sensível ou irritada, que reduz a vermelhidão, hidrata e suaviza a pele. Na composição inclui ácido hialurónico, madecassoside, niacinamida e pantenol, altamente hidratante e não contém qualquer fragrância. Uma boa surpresa em 2022! Claro que o meu querido Phyto Corrective Sérum da Skinceuticals também não me faltou uma vez que está indicado em pele sensível ou sensibilizada (e este com um preço mais baixo que o anterior).

Outro sérum que usei praticamente sem parar em 2022 foi o HA Densimatrix da Mesoestetic, dos meus séruns favoritos de ácido hialurónico de sempre, extremamente hidratante, um verdadeiro sérum antienvelhecimento, com uma formulação inovadora que combina três complexos exclusivos: 9% HA densimatrix complex, com ácido hialurónico reticulado e de alto, médio e baixo peso molecular; com um ativo que estimula a sua síntese endógena; 2% Anti-hyaluronidase complex, capaz inibir a ação da enzima hialuronidase ao minimizar a oxidação provocada pelas agressões externas, prevenindo assim a degradação do ácido hialurónico e 2% Antiaging pro complex, que promove a síntese de colagénio e elastina, refirmando os tecidos e prevenindo a formação de rugas. Soma muitos pontos na minha opinião pois é um prazer de espalhar na pele, nada peganhento e que hidrata TANTO!

Não posso deixar de referir o Pure Hyaluronic Sérum da Pestle & Mortar, mais “simples” mas também mais acessível, o best-seller da Pestle & Mortar, um sérum com uma textura tipo água, sem perfume e super hidratante, que combina ácido hialurónico de vários pesos moleculares com pantenol. Fornece uma alta hidratação, ajuda na diminuição de rugas e linhas de expressão, restaura a elasticidade da pele e torna-a mais fresca e hidratada. Uma opção de que gosto muito também e que usei em 2022 é a Ampoule B Hydra da SVR, solução ultra eficaz na hidratação da pele sensível, a uma fração do preço, que combina 3 ácidos hialurónicos que recarregam de forma duradoura as reservas de água da pele e vitamina B3, um ingrediente de referência, que fortalece e restaura a barreira cutânea e que diminui o desconforto da pele e a sensação de “repuxar”. Não contém fragrância. Tem uma fórmula minimalista projetada especificamente para peles sensíveis.

Um sérum que adorei conhecer em 2022, e sobre o qual já falei aqui, foi o Oskia Isotonic Hydra-Serum, um sérum luxuoso super hidratante com 16 ingredientes que hidratam a pele. O ingrediente com maior presença na composição é a água da flor de lavanda (em vez de água), uma versão altamente diluída do óleo essencial de lavanda (daí o seu aroma e a sua ação apaziguante). Apazigua a pele irritada devido à desidratação. Contém um complexo hidratante biomimético com 16 ingredientes e aminoácidos para potenciar e manter a hidratação ao longo do tempo. A pele fica ultra hidratada e repulpada! Contém glicerina, niacinamida, pró-vitamina B5, ácido hialurónico, ceramidas de aveia, manteiga de karité e gluconolactona (com uma ligeira ação esfoliante). Posso dizer que fiquei apaixonada!

Sérum inovador com ação plump

Uma novidade de 2022 da qual vou querer falar em maior pormenor, uma solução que é na verdade um duo de séruns indissociável com ação plump, é uma solução para dias especiais ou para todos os dias: Bio-Performance da Shiseido. Posso dizer que a Shiseido “começou” para mim em skincare com este lançamento! O resultado de 30 anos de experiência e 3 anos de investigação que permite preencher a pele de forma visível (eu notei ao espelho logo no primeiro dia!). O sérum de embalagem azul escura usa-se à noite imediatamente antes do hidratante (pode ser um passo adicional na rotina ou substituir outro sérum) no rosto, pescoço e contorno ocular. De manhã, no mínimo passadas 6 horas após a aplicação do sérum da noite, aplica-se o sérum de embalagem azul clara imediatamente antes do hidratante (pode ser um passo adicional na rotina ou substituir outro sérum). Resultado? Pele repulpada, com uma notória ação plump! Efetivamente está explicada a razão de esgotar em todos os pontos do mundo imediatamente após o recentíssimo lançamento. Pontos extra a favor, na minha opinião: sem perfume e com recargas.

Sérum / produto renovador celular

Este foi o ano em que menos fiz um sérum / produto renovador celular por causa da minha urticária colinérgica e foi do que mais senti falta! Por este motivo a minha pele quase nunca esteve como eu gosto de a ter. Apresentou-se com mais textura e irregular. A sensibilidade derivada da urticária colinérgica não me permitiu usar um renovador celular durante meses a fio (e quando tentava usar sensibilizava a pele). Mas não posso deixar de referir dois produtos renovadores celulares que a minha pele gostou muito este ano e que usei quando a pele permitiu: o Retinol Skin-Renewing Daily Micro-Dose Serum da Kiehl’s, um sérum com retinol – já falei dele com todo o pormenor aqui – e uma novidade de 2022, o Sleep & Peel da Filorga.

O Retinol Skin-Renewing Daily Micro-Dose Serum da Kiehl’s combina retinol com péptidos (que estimulam a reconstrução de proteínas estruturais como o colagénio e a elastina) e ceramidas (especialmente eficazes na manutenção da barreira da pele, contribuindo para uma pele mais saudável e com uma maior tolerância ao retinol puro). A marca não fala sobre a niacinamida mas está também presente na fórmula, um ingrediente por excelência nos cuidados da pele. Este sérum é ultra cremoso. Parece mesmo um creme e bem confortável. Na minha pele aplico um sérum de ácido hialurónico e hidratante por cima, mas efetivamente não é mesmo necessário, sobretudo peles mistas e/ou oleosas, ou que prefiram um toque não tão “rico”. Aliás, uma das coisas que mais me “seduziu” neste produto foi precisamente a sua textura “creme” e o toque confortável.

Já o Sleep & Peel da Filorga não é considerado um sérum mas sim um creme de noite. Um lançamento de 2022 do qual fiquei fã. Felizmente não achei o produto muito perfumado, o que para mim também foi importante, pois prefiro produtos pouco perfumados ou não perfumados. É um cuidado com efeito micropeeling para usar todas as noites durante um mês (eu adaptei e usei como renovador celular, 3 noites por semana e é como a minha pele adora usar renovadores celulares). Este cuidado é formulado com 4.5% de um complexo de ácidos: azelaico, glicólico, málico, cítrico, láctico, tartárico, salicílico e pirúvico, para renovar a pele. Conta também com o extrato de alga castanha, com uma ação apaziguante. A marca refere que é indicado para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis que procuram um cuidado para rídulas, tez baça e irregular, mas não é demais recordar que um cuidado renovador celular deve ser discutido com o médico dermatologista quando existem doenças de pele como rosácea, melasma, acne e outras.

Outro sérum renovador celular que consegui usar e do qual gosto muito há anos foi o Retexturing Activator da Skinceuticals, de que já falei aqui. Este pode mesmo ser usado no intervalo das outras noites em que uso um renovador com retinol ou ácidos esfoliantes. Só mais para o final do ano é que consegui voltar ao Sérum Alta Potência R da Neostrata, mesmo muito potente na renovação celular e que TRANSFORMA a minha pele, mas que muitas peles não conseguem usar pela elevada concentração de AHA e palmitato de retinol. Não recomendo mesmo fazer experiências com este produto!

Hidratante – rotina da manhã

Por norma utilizo sempre um hidratante diferente na rotina da manhã e na rotina da noite. De manhã opto por um hidratante mais leve que deixe a pele como seda e a deslizar, ideal para depois aplicar a maquilhagem. Um hidratante fabuloso e a um preço super em conta que usei muito foi o Lait-Crème Concentré da Embryolisse, de que falei com todo o pormenor aqui, na sua versão “normal” e na “Sensitive”. Este ano descobri a versão “Sensitive” e foi talvez dos hidratantes que mais usei, super competente.

Outro hidratante que usei muito foi o Sérum Sensidiane da Noreva (pode ser usado como sérum ou como hidratante) e também falei dele com todo o pormenor aqui. Ambos deixam a pele a deslizar e são ideais, ambos, para peles ultra sensíveis. São cuidados particularmente interessantes para quem não tolera nada, o que aconteceu comigo vários meses este ano.

Em Setembro redescobri, numa press trip a Madrid, o icónico Ultra Facial Cream da Kiehl’s, extremamente hidratante, numa textura que amo, que deslizaaaa também, não perfumado e que é formulado com glicoproteína glaciar e esqualano de azeitona. Leve e não oleoso, recupera a função barreira e deixa a pele imediatamente mais hidratada! Foi um “amor” de 2022!

Por fim, outro creme hidratante que se mantém desde há anos na minha rotina da manhã, este já com ação antienvelhecimento, e que deixa a pele como caxemira (literalmente): o Creme Caxemira Resveratrol Lift da Caudalie, que a minha pele adora e tolera muito bem, e de que já falei aqui. Deixa a pele mesmo repulpada.

Uma novidade que conheci em 2022 e que (infelizmente para a minha carteira) se transformou num dos cuidados hidratantes melhores que já usei, foi o novo All Day All Year da Sisley, um hidratante de dia que deixa a pele incrivelmente hidratada e protegida, um verdadeiro escudo global protetor que ativa a auto defesa diária da pele, para uma tez mais forte e com aspeto mais jovem durante mais tempo. Contém filtros que equivalem a um FPS de 15 (não usei sozinho, apliquei sempre protetor por cima). A textura é deliciosa, com um aroma leve mas fabuloso e ideal para uma pele mista a seca.

Hidratante – rotina da noite

Na rotina da noite utilizo por norma hidratantes mais ricos / reparadores. Nas noites de renovador celular usei quase sempre o Triple Lipid Restore da Skinceuticals, de que já falei aqui, um creme que é um cuidado antienvelhecimento com uma concentração maximizada de lípidos (que eu só consigo usar na rotina da noite mas poderá funcionar lindamente em pele seca a muito seca mesmo durante o dia). Ele contém 2% ceramidas para aumentar a função de hidratação da barreira natural da pele, 4% de colesterol natural, que acelera a recuperação da barreira da pele, melhorando a elasticidade da pele e 2% de ácidos gordos que otimizam o equilíbrio lipídico geral da pele. Uma opção BASTANTE mais em conta, com este efeito reparador, com ceramidas e um complexo cica, que conheci em 2022, foi a ótima surpresa Cica-Cera da Skintegra.

Em 2022 conheci EX-CE-LEN-TES soluções e uma delas foi da marca Ignae, marca portuguesa high end de cuidados cosméticos! Fiquei absolutamente fã do Night Complex, um creme de noite não perfumado, de textura luxuosa, cuja composição é extremamente interessante e que inclui pantenol, glicerol, ectoína, babosa, betaína, uma combinação de ceras vegetais que conferem hidratação e conforto, esqualano, óleo de semente de camélia japónica, ácido hialurónico hidrolisado, vitamina E e ácido aminobutírico. Induz uma hidratação de longa duração, reforça a barreira da pele, reduzindo a perda transepidérmica de água. Excecionalmente hidratante e suavizante da pele. Reduz linhas e rugas e aumenta a firmeza, elasticidade e renovação celular da pele. Um must de que fiquei absolutamente fã.

Outro hidratante que usei na rotina da noite em 2022 foi o meu querido Creme Tisana Resveratrol Lift da Caudalie, uuuultra confortável e de que já falei com todo o pormenor aqui. Uma textura luxuosa e fundente adequada para todas as peles mistas a secas que procuram um cuidado antienvelhecimento repulpante.

Uma novidade que conheci em 2022 numa Masterclass da Sisley, e que tenho de destacar, foi o Baume-en-Eau a la Rose Noire da Sisley, com o qual fiquei deliciada à primeira utilização. Penso que não é demais referir que não é necessário usar cuidados com um price point elevado, no entanto, é mesmo verdade que algumas marcas conseguem entregar soluções com uma cosmeticidade e sensorialidade fora do comum! E a Sisley é perita nesse ponto. Este bálsamo tem uma textura surpreendente, um gel-creme bálsamo que ao tocar na pele se transforma em microgotículas de água. É indescritível. Trata-se de um hidratante incrível para todas as peles (é ultra leve) que se baseia nos princípios fundamentais da linha Rose Noire: textura sensorial inédita, aroma delicado e aditivo, ação de rejuvenescimento imediata e a longo termo. A pele fica como que alisada instantaneamente, hidratada e revitalizada, como que plena de água. Uma maravilha! Apto para todas as peles (as mais secas podem gostar de complementar a hidratação por exemplo com um óleo – a mesma gama tem).

Protetor solar

No dia a dia utilizei sobretudo o Advanced Brightening UV Defense da Skinceuticals, um protetor que já uso há alguns anos e que é adequado para pele hiperpigmentada / com tendência a manchas, com proteção contra UVA e UVB. Já falei dele aqui. Funciona lindamente em pele mista a seca e na pele oleosa que gosta de muito conforto e glow. Funciona como uma maravilhosa tela antes de aplicar a maquilhagem.

Não posso deixar de referir que uma grande surpresa de 2022 foi o novo protetor da Caudalie para uso diário, que é diametralmente oposto à sua versão anterior, e que ganhou TANTOS pontos! Uma textura uuuultra fluida que espalha tão bem! O Fluido de Proteção Muito Elevada Proteção FPS50+ Vinosun Protect da Caudalie protege dos raios UVA e UVB, ao mesmo tempo que oferece à pele mais sensível uma ação antioxidante. Com uma textura invisível, ultraleve e sem perfume, é um ótimo protetor citadino apto para todas as peles (só não me parece indicado para uma pele muito oleosa).

Já na praia usei o meu querido Photo Reverse sem cor da Esthederm, protetor solar para pele hiperpigmentada / com tendência a manchas com proteção contra todos os tipos de radiação (algo que privilegio quando me exponho diretamente ao sol), não perfumado, e que ano após ano tem sido um must nos meus cuidados de praia! Sobretudo adequado a uma pele mista a seca. Usei também a novidade do Stick Photo Reverse na praia, por cima do protetor e em zonas específicas, para uma proteção extra contra manchas.

Não posso deixar de referir uma das melhores descobertas de 2022, o The One for Your Eyes SPF50 da Hello Sunday protetor solar para o contorno ocular, que se utiliza na rotina da manhã sempre após o hidratante específico para esta zona. Um protetor solar mineral mas que espalha muito bem em pele hidratada (não usar sozinho) e que confere um efeito brightening imediato! Um must-have que usei muitos dias do ano, em que não me maquilhei, e que substitui em parte (ou na totalidade) o corretor de olheiras! Fantástico!

Cuidados para o contorno ocular

Recomendo a leitura deste artigo onde me debrucei a fundo sobre as soluções que conheço e que gosto! Também recomendo a leitura deste artigo sobre tratamentos e produtos cosméticos para olheiras.

Mas posso referir que os cuidados que mais usei este ano foram sobretudo o AOX Eye Gel da Skinceuticals + o creme Recover da Pestle & Mortar na rotina da manhã e a Ampoule Relax da SVR + o Super Multi-Corrective Eye Zone Treatment da Kiehl’s ou o Creme de Olhos Grau 4 Fillerina na rotina da noite.

Um tudo em um que usei muito em 2022 foi o Premier Cru Contorno de Olhos da Caudalie, antienvelhecimento global e com ação iluminadora imediata!

No final deste 2022 descobri 2 cuidados bastante interessantes para o contorno ocular, ambos da Swiss Line. O Eye Zone Booster, um sérum para a zona ocular para usar antes do creme, com 2% de cafeína que aumenta a drenagem do contorno dos olhos, mas uma pele mais fresca e olhar menos cansado e ceramidas que facilitam a coesão da pele e ajudam a reduzir a aparência de rídulas. Outra solução que conheci e que gostei MUITO foi a Magic Eye Mask, produto galardoado da marca, uma máscara para o contorno ocular que ilumina de imediato e pode ser usada de 3 formas: como máscara toda a noite a remover de manhã, como cuidado iluminador depois do creme habitual ou como máscara durante 10 minutos a remover no final. Com 5% de niacinamida, ilumina e descongestiona de imediato. É um cuidado para o contorno dos olhos moderno e versátil para qualquer pessoa que não consiga viver sem corretores (como eu!).

Máscaras, esfoliantes, óleos, SOS, dispositivos, gadgets e procedimentos médico estéticos

Dada a extensão deste artigo, feita com todo o carinho, e onde decidi abordar os maiores desafios pelos quais a minha pele passou, e toda uma história de desafios, descobertas e opções que uso há anos, deixo a temática das máscaras, esfoliantes, óleos, cuidados SOS (tão importantes este ano!), dispositivos, gadgets e procedimentos médico estéticos para outro artigo.

 

Espero que este artigo possa transmitir aquilo que foi a minha jornada de skincare em 2022, com muitos meses passados, boas descobertas e a manutenção de produtos muito eficazes que já conheço e uso há anos!

 

Fotografia: Márcia Soares

 

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu conheço todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir novas soluções que quero testar ou fotografar. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra.

 

Posts relacionados

Rotina de inverno: as 5 alterações que faço

As temperaturas baixas, o vento, a chuva (e mesmo a neve) são factos que fazem parte do inverno. Mas são agressões externas para o maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é a maior proteção que temos contra o...

Fevereiro 2, 2023

Crianças 2022 Beauty Diaries

Muitas pessoas que acompanham o meu trabalho têm filhos e acabo por receber bastantes perguntas sobre os cuidados que os meus filhos utilizam. Em 2022 os meus filhos usaram soluções ótimas, algumas que vêm de ano...

Janeiro 21, 2023

Makeup 2022 Beauty Diaries

Este foi um tema muito pedido, as minhas escolhas de maquilhagem em 2022, ano em que descobri boas novidades. Para mim, na maquilhagem, bem como noutras áreas da minha vida, menos sempre foi mais. Posso dizer que...

Janeiro 18, 2023

2 comentários

  1. Sara Vito dos Santos diz:

    Acabei de ler o artigo e está incrível, Joana!
    Muitos parabéns!!

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada querida Sara! Um grande beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023