Embryolisse: o Lait-Crème Concentré vale todo o hype?

embryolisse

Quem adora skincare algum dia já se terá cruzado com informação (ou mesmo experiência pessoal) com o icónico Lait-Crème Concentré da Embryolisse! Um creme hidratante multiusos, amado por beauty addicts, maquilhadores profissionais e que a cada minuto é vendido nalgum local do planeta! Mas que benefícios traz este acessível Lait-Crème Concentré da Embryolisse? Qual o segredo da sua composição e o que faz exatamente? Como podemos beneficiar deste simples cuidado de pele? Hoje explico tudo sobre a versão normal e a nova versão para pele sensível, explico qual (se é que) gosto mais e se este produto de culto vale mesmo todo o hype!

Qual a história de Embryolisse?

O primeiro produto Embryolisse foi formulado na década de 1950, por um médico que desejava criar a sua própria marca de cuidados da pele. Com a tecnologia e as mais recentes pesquisas sobre a fisiologia e bacteriologia da superfície da pele a marca Embryolisse melhorou as diversas fórmulas para uma pele saudável. Este processo levou ao desenvolvimento de uma linha de produtos Embryolisse que podemos encontrar hoje em dia, com cuidados que respeitam o equilíbrio e a composição da pele e cujo best seller é o mítico Lait-Crème Concentré, criado com o conhecimento sobre as propriedades da barreira cutânea.

Lait-Crème Concentré da Embryolisse, o que é este produto estrela?

Esta loção, com uma fórmula extremamente simples e eficaz, é usada há décadas. É um verdadeiro produto multiusos e muito versátil! Pode ser usada como creme hidratante, como máscara hidratante, como primer de maquilhagem, como cuidado hidratante pós-solar e até como cuidado pós-barbear. Com tantas utilizações diferentes, podes estar a questionar-te sobre que ingredientes são encontrados nesta fórmula, mas são realmente bastante simples (deixo a lista completa abaixo).

Os componentes deste produto de culto repõem os lípidos da pele e reparam-na rapidamente. Os ingredientes nutritivos são absorvidos pela pele para restaurar a função barreira, enquanto suavizam as imperfeições causadas pelo ressecamento cutâneo. Por isso é um favorito de muitos maquilhadores profissionais, uma vez que a pele fica perfeitamente hidratada e suave, com o acabamento ideal para a aplicação de maquilhagem. É um dos produtos que tenho sempre em casa, um verdadeiro multiusos e low cost, de que já falei no artigo sobre os 10 produtos favoritos low cost que nunca me podem faltar em casa, aqui.

Composição do Lait-Crème Concentré versão “normal”: Aqua, Paraffinum Liquidum, Stearic Acid, Palmitic Acid, Glyceryl Stearate Se, Triethanolamine, Cera Alba (Beeswax), Cetyl Palmitate, Byturospermum Parkii (Shea) Butter, 1, 2 Hexanediol, Caprylyl Glycol, Polyacrylamide, Steareth-10, C13-14 Isoparaffin, Tropolone, Laureth-7, Parfum, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Hydrolyzed Soy Protein, Propylene Glycol

A fórmula do Lait-Crème Concentré da Embryolisse vista à lupa

embryolisse

Depois da água, o ingrediente em maior concentração no Lait-Crème Concentré da Embryolisse, é a parafina líquida, um emoliente oclusivo, que forma um filme sobre a pele que atua como uma barreira resistente à água. Este filme também ajuda a evitar a evaporação natural da humidade natural da pele. Com o tempo, a hidratação da pele aumenta, com uma acumulação de água no extrato córneo (a camada superior da pele). Embora todos os tipos de pele possam beneficiar de emolientes como a parafina líquida, estes são sobretudo úteis para quem tem pele seca, áspera e / ou descamativa.

Para além da parafina líquida, o Lait-Crème Concentré da Embryolisse contém outros emolientes, incluindo ácido esteárico, ácido palmítico, cera de abelha e manteiga de karité. Tanto o ácido esteárico como o palmítico são ácidos gordos saturados. Também podem funcionar como surfactantes, o que significa que ajudam a remover o excesso de óleo e a sujidade da pele, por isso este é também um produto que já usei como leite desmaquilhante e que resultou até surpreendentemente bem. Estes ácidos funcionam também como emolientes, ajudando a melhorar a função barreira da pele e a proteger a mesma contra a perda de água.

A cera de abelha, outro emoliente na fórmula do Lait-Crème Concentré, também conhecida como cera alba, é uma cera natural produzida pelas abelhas nas paredes dos favos de mel. A cera de abelha é um hidratante humectante. Os humectantes atraem e retêm a humidade do ar, melhoram a retenção de humidade na pele e também podem ajudar outros ingredientes usados em produtos cosméticos a terem um melhor desempenho. A cera de abelha atua ainda como um agente emoliente e oclusivo, formando uma barreira protetora e macia na pele e que ajuda a evitar a evaporação da humidade natural da pele.

O Lait-Crème Concentré da Embryolisse também inclui manteiga de karité, um outro emoliente. Fornece triglicéridos e ácidos gordos, ajudando a repor a função barreira natural da pele e a protegê-la contra a perda de humidade. Alega-se que a manteiga de karité tem também benefícios anti-envelhecimento, no entanto, atualmente não há estudos para fundamentar esta afirmação.

A marca afirma que as proteínas de soja e o aloé vera são ingredientes chave na fórmula do Lait-Crème Concentré, mas as concentrações são muito baixas (isto sabe-se ao olhar para a lista de ingredientes, que se apresenta numa ordem decrescente de concentração).

Por fim, é importante saber que o Lait-Crème Concentré versão “normal” contém uma fragrância sintética. Existem muitos consumidores que apreciam os cheiros num produto cosmético, mas não é demais recordar que uma fragrância não é um cuidado de skincare. As fragrâncias (naturais ou sintéticas) podem ter um potencial sensibilizante e irritante.

Referência: Purnamawati, Schandra, Indrastuti Niken, Danarti Retno, Saefudin Tatan, “The Role of Moisturizers in Addressing Various Kinds of Dermatitis: A Review”, Clin Med Res. Dez 2017, 15(3-4): 75-87

E o Lait-Crème Concentré Sensitive Skin da Embryolisse, o que é?
embryolisse

Do lado esquerdo a versão para pele sensível e do lado direito a versão “normal” (e as respetivas texturas)

Descobri mais recentemente a versão para pele sensível desta incrível loção hidratante. Decidi testar, pois muito embora a minha pele sensível se dê muito bem com a versão “normal”, a realidade é que o perfume adicionado aos nossos produtos cosméticos é uma das causas mais frequentes de sensibilidade cutânea (não tolero na minha pele qualquer produto com fragrância e evito mesmo fazer uma rotina de rosto com fragrância em todos os produtos – a minha pele fica bastante irritada). A versão sem perfume é muito semelhante no resultado na pele à versão regular. Na minha opinião “escorre” menos, o que até é uma vantagem, pois torna a utilização e a dispensa desta versão mais limpa.

Primeiras impressões? Curiosamente não amei! Mas porque estava a contar com a mesma textura que o Lait-Crème versão normal, e esta loção é ligeiramente menos “escorregadia” mas bastante fluida na mesma. O aroma é completamente neutro, sem perfume adicionado, cheira mesmo a “creme e mais nada” (o que eu até gosto muito!). No entanto entre o Natal e o Ano Novo a minha pele passou por um período de alguma sensibilidade cutânea (talvez associada a um maior uso da máscara) o que me levou a usar esta versão para pele sensível dia e noite, como creme hidratante, depois do sérum de ácido hialurónico. A minha pele adorou. De facto, gostei tanto que hoje em dia estou MESMO na dúvida sobre qual das duas versões gosto mais (tenho as duas a uso).

Composição do Lait Crème Concentré para pele sensível: Aqua (Water), Caprylic/Capric Triglyceride, Glycerin, Octyldodecanol, Cetearyl Alcohol, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Cera Alba (Beeswax), Cetyl Phosphate, 1,2-Hexanediol, Caprylyl Glycol, Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer, Sodium Hydroxide, Propylene Glycol, Tocopherol, Tropolone, Glycine Soja (Soybean) Oil, Hydrolyzed Soy Protein, Aloe Barbadensis Leaf Extract.

A quem se destina o Lait-Crème Concentré da Embryolisse?

embryolisse sensitive

Esta é uma loção hidratante simples e muito eficaz, que deixa a pele muito macia e hidratada! Um verdadeiro produto multiusos, ideal não só para o dia a dia como em viagens. Diria que peles mistas a secas vão adorar. Muito provavelmente não será a textura ou produzirá o resultado que as peles oleosas gostarão (mas dependerá da preferência de cada pessoa).

Este produto está adequado a todas as idades e pode ser usado no rosto e também no corpo. A fórmula para pele sensível pode ser usada mesmo em pele reativa e por bebés. Ambas as fórmulas podem ser usadas por adultos e crianças.

Vale todo o hype?

Sim, sem dúvida! Promete tudo o que faz, a um preço bastante em conta. Diria que é mesmo um daqueles cuidados que todas devíamos ter e pelo facto de ser multiusos é um verdadeiro salva vidas em viagens (e mesmo em casa). Recomendo e muito!

Onde comprar?

A marca Embryolisse compra-se em parafarmácias e também em plataformas online (não me recordo de já ter visto em farmácias). Habitualmente compro o Lait-Crème Concentré da Embryolisse versão “normal” aqui. Quanto à versão sem perfume para pele sensível, encontrei aqui.

 

Já conheces este produto de culto? Tens experiência com o Lait-Crème Sensitive?

Fotografia: Inês Machado

Posts relacionados

Sensifine: as 3 novas soluções para a pele sensível!

Eu fico sempre muito entusiasmada quando são lançadas soluções para peles sensíveis e alérgicas, simplesmente porque a minha pele assim é e não raras as vezes é complicado utilizar um qualquer produto cosmético. ...

Janeiro 31, 2023

Melasma: o que é e como tratar?

Quase todos os dias recebo perguntas sobre manchas, mas muitas mulheres têm melasma, uma alteração da pigmentação da pele que provoca o aparecimento de manchas escuras em zonas expostas ao sol, sobretudo no rosto...

Dezembro 2, 2022

Ampola AZ: a novidade para pele oleosa / acneica e sensível

Os problemas relacionados com pele oleosa / acneica já chegaram cá a casa. A pele do meu filho Duarte mudou muito com a entrada na adolescência. Se já era sensível, os cuidados de pele tornaram-se ainda mais desa...

Novembro 19, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023