Olheiras: tratamento e produtos cosméticos

olheiras

Este é dos temas que gera sempre muita curiosidade, não fossem as olheiras um tema de discussão tão frequente entre mim e as minhas seguidoras. Mas para falar sobre olheiras e tratamento nada melhor que a experiência de uma médica que todos os dias lida com olheiras em consulta de Medicina Estética. Falo da Dra. Mafalda Cleto, médica estética, com a qual já fiz o meu tratamento com toxina botulínica para a transpiração excessiva e de que já falei aqui. Quais são os diferentes tipos de olheiras, quais os tratamentos indicados e que produtos cosméticos poderão dar uma ajuda? A Dra. Mafalda Cleto esclarece.

roller

Olheiras: tratamento e tipos de olheira

Dra. Mafalda Cleto: Os olhos são o ponto central da face e refletem as nossas emoções, pelo que a existência de olheiras pode transmitir um aspeto cansado ou envelhecido, sendo um motivo de consulta frequente em Medicina Estética.

Na maior parte dos casos a existência de olheiras é de etiologia genética e independente da idade. No entanto, sabe-se que as olheiras podem ser agravadas por diversos fatores, como o stress, a falta de descanso, exposição solar excessiva, desidratação, um estilo de vida sedentário e pelo processo de envelhecimento natural.

Existem vários tipos de olheiras, que importa definir uma vez que o tratamento varia consoante o tipo e a causa.

  • Olheira hiperpigmentada de coloração acastanhada, decorrente da acumulação de melanina na pele fina das pálpebras. São mais frequentes em peles de fototipo elevado (mais morenas) e agravam com a exposição solar.

O tratamento consiste em procedimentos que alterem a cor e textura da pele, como cremes despigmentantes, peeling, laser, carboxiterapia e microagulhamento ou aplicação de vitaminas com Nanosoft® (uma agulha patenteada pela Fillmed® que minimiza o risco de hematoma).

  • Olheira vascular de coloração azul-arroxeada ou avermelhada, podendo estar associada a edema (inchaço), e que é causada pelo aumento ou pela dilatação de vasos sanguíneos nessa região. Este tipo de olheira é a que mais agrava com o cansaço.

A olheira vascular poderá melhorar com a aplicação de cosméticos com vitamina K, ácido tranexâmico ou cafeína, e com laser. Recomenda-se ainda a adoção de um estilo de vida saudável (redução do stress, regulação do sono, alimentação equilibrada, redução do consumo de sal, aumento do consumo de água, redução do consumo de álcool e tabaco e prática de atividade física regular).

O preenchimento com ácido hialurónico também pode ser uma opção, uma vez que a sua interposição entre a pele e os vasos, ajuda a atenuar a coloração.

  • Olheira estrutural quando existe uma concavidade causada pela perda de volume (sulco orbitomalar) que confere uma coloração acinzentada.

O tratamento consiste no preenchimento do sulco com ácido hialurónico. O ácido hialurónico além de preencher o sulco, provoca uma bioestimulação, melhorando também a cor e textura da pele suprajacente.

Apesar de ser uma técnica minimamente invasiva, rápida (15-30 minutos) e que permite o retorno imediato à vida normal, é um procedimento complexo, devendo ser realizado por um médico experiente. Além disso requer a aplicação de um ácido hialurónico específico, uma vez que a pele da olheira é fina e qualquer excesso pode ser notado.

quartzo rosa

Olheiras e tratamento de papos

Quando a olheira é causada pela existência de papos, estes podem tratar-se de bolsas de gordura ou líquido.

  1. No caso de papos de gordura, o tratamento mais indicado é cirúrgico, nomeadamente a blefaroplastia.
  2. Em caso de papos por presença de líquido, recomenda-se drenagem linfática da região periocular, cosméticos com cafeína e a adoção de um estilo de vida saudável. Em casos muito específicos, o preenchimento com ácido hialurónico poderá ajudar a disfarçar os papos.
Flacidez das pálpebras

Quando existe flacidez palpebral, o melhor tratamento é cirúrgico (blefaroplastia). Para pessoas que não queiram ser operadas, cosméticos e tratamentos que melhoram a produção de colagénio, tais como laser, fios de polidioxanona (PDO), microagulhamento ou aplicação de vitaminas com Nanosoft® poderão ser uma boa opção.

Olheiras – combinação de tratamento, abordagens terapêuticas e produtos cosméticos

O tratamento das olheiras é provavelmente um dos maiores desafios da consulta de Medicina Estética, porque na maioria dos casos a olheira é de origem multifatorial e o melhor tratamento exige um diagnóstico médico adequado e uma combinação de diversas abordagens terapêuticas.

Existem no mercado vários produtos de cosmética que ajudam a melhorar a textura e a aparência da pele em redor dos olhos, e que podem potenciar os procedimentos estéticos. Aqui estão algumas opções que recomendo:

olheiras tratamento1) Pigmentclar Eyes da La Roche-Posay: melhora o aspeto do contorno dos olhos, torna a pele mais suave, uniforme e com maior sensação de conforto.

  • Indicado para: olheira hiperpigmentada
  • Modo de usar: aplicar de manhã e à noite com toques leves na área dos olhos
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

2) AOX+ Eye Gel da SkinCeuticals: antioxidante para o contorno de olhos que combate o fotoenvelhecimento e os sinais de cansaço.

  • Indicado para: olheira hiperpigmentada, vascular, com papos, rugas e flacidez
  • Modo de usar: aplicar de manhã uma pequena quantidade com pressão ligeira
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

3) Contorno dos olhos Optim-Eyes da Filorga: tratamento de contorno de olhos que ajuda a reduzir olheiras, bolsas e rugas. Apropriado para todos os tipos de pele. Este creme pode ser colocado no frigorífico o que potencia o seu efeito como descongestionante do contorno ocular.

  • Indicado para: olheira vascular e com papos
  • Modo de usar: aplicar de manhã e à noite no contorno dos olhos
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

olheiras tratamento4) Global-Repair Eyes & Lips da Filorga: para os contornos dos olhos e lábios, inspirado nas técnicas de medicina estética para um efeito de rejuvenescimento visível.

  • Indicado para: olheira hiperpigmentada, com sulco, papos, rugas e flacidez
  • Modo de usar: aplicar de manhã e à noite no contorno dos olhos, lábios e nos sulcos nasogenianos
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

5) Redermic [R] Creme de Olhos com Retinol da La Roche-Posay: com retinol e cafeína combate as rugas, conferindo ao contorno ocular um aspeto mais luminoso e rejuvenescido. Pode ser usado em peles sensíveis.

  • Indicado para: rugas, flacidez ligeira, papos, olheira vascular e hiperpigmentada
  • Modo de usar: aplicar à noite, a partir do canto interno do olho para fora, individualmente ou em combinação com um creme hidratante para olhos. Durante a sua utilização evite a exposição solar e aplique diariamente um protetor solar (SPF > 15). Em caso de desconforto durante a utilização inicial, deve espaçar as aplicações até que a pele se adapte. Não utilize em conjunto com outros retinoides.
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

6) A.G.E. Eye Complex da SkinCeuticals: combate os sinais de envelhecimento intrínseco no contorno dos olhos.

  • Indicado para: rugas perioculares
  • Modo de usar: aplicar de manhã e à noite no contorno dos olhos
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

olheiras tratamento7) Contorno de Olhos Intensive Hyaluronic do Institut Esthederm: um sérum que repara os sinais de envelhecimento e cansaço em redor dos olhos. Com uma textura que hidrata e preenche, suaviza as rugas, ao mesmo tempo que ilumina.

  • Indicado para: rugas perioculares
  • Modo de usar: aplicar de manhã e à noite no contorno dos olhos
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

8) Cellage Contorno Olhos Anti-Envelhecimento Anti-Papos Anti-Olheiras da Endocare: um creme que estimula a renovação e regeneração celular e combate os sinais de envelhecimento do contorno de olhos.

  • Indicado para: olheira com papos e flacidez ligeira
  • Modo de usar: aplicar de manhã e à noite no contorno dos olhos
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

9) Mineral Eye UV Defense SPF 30 da SkinCeuticals: proteção solar (SPF 30) para o contorno de olhos.

  • Indicado para: olheira hiperpigmentada e para prevenção de fotoenvelhecimento
  • Modo de usar: aplicar de manhã no contorno dos olhos
  • Onde encontrar (dica Beautyst): em farmácias ou parafarmácias ou online (por exemplo aqui)

Dra. Mafalda Cleto, médica estética

Estas são as recomendações da Dra. Mafalda Cleto para quem procura cuidar e tratar da zona ocular com olheiras. Espero que seja um artigo de consulta muito útil!

Tens olheiras? Fazes algum destes tratamentos?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Posts relacionados

Ampola AZ: a novidade para pele oleosa / acneica e sensível

Os problemas relacionados com pele oleosa / acneica já chegaram cá a casa. A pele do meu filho Duarte mudou muito com a entrada na adolescência. Se já era sensível, os cuidados de pele tornaram-se ainda mais desa...

Novembro 19, 2022

Creme para olhos: as minhas 20 sugestões (por objetivo)

Posso dizer que esta é uma das perguntas que mais recebo: “Joana, um bom creme para olhos (contorno ocular)?”. As expectativas e os objetivos é que “mandam”. Um bom creme para olhos para mim não tem de ser o melh...

Novembro 8, 2022

Eau Cellulaire: a novidade desta solução que uso há anos

Quem segue o meu trabalho sabe que uso a Eau Cellulaire da Esthederm há anos! Uso-a TODOS os dias! É uma água inspirada na água intracelular da pele, que garante uma afinidade e tolerância perfeita com a pele, as...

Outubro 13, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022