Creme para olhos: as minhas 20 sugestões (por objetivo)

creme para olhos

Posso dizer que esta é uma das perguntas que mais recebo: “Joana, um bom creme para olhos (contorno ocular)?”. As expectativas e os objetivos é que “mandam”. Um bom creme para olhos para mim não tem de ser o melhor para outra pessoa por variadíssimos motivos, desde a textura, a forma como espalha, se queremos uma boa opção para usar antes da maquilhagem ou se pretendemos um cuidado mais nutritivo (e o preço também conta). Ao longo de muitos anos fui tendo experiência com vários cremes para o contorno ocular que me surpreenderam pela positiva e hoje mostro 20 boas opções, na minha opinião, para todos os gostos.

Para quem procura um creme para olhos com a finalidade “olheiras”

Recomendo a leitura deste artigo, feito com a colaboração da Dra. Mafalda Cleto, onde são abordados vários cuidados para as olheiras e sugestões de cremes para o contorno ocular por tipo de olheira. Atenção às expectativas quando o assunto é olheiras, uma vez que pode ser necessária uma combinação de procedimentos médico estéticos e cuidados específicos.

De seguida mostro então 20 opções que conheço e recomendo!

Antioxidante para a zona ocular

Tal como para o rosto, um antioxidante é também bastante importante para o contorno ocular. Gosto muito do AOX Eye Gel da Skinceuticals. Aplica-se uma gota apenas antes do creme para olhos (uma gota dá para os dois olhos), na rotina da manhã (dura imenso – o price point é elevado mas se bem usado dura uns bons 4 meses ou mais). Tem na sua composição 3 antioxidantes: vitamina C, ácido ferúlico e floretina. Quando o utilizo sinto uma diminuição no tom escuro das olheiras. Onde comprar: em farmácias ou parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

Outra opção é o Powerful-Strength Line-Reducing and Dark-Circle Diminishing Vitamin C Eye Serum da Kiehl’s com vitamina C pura, ácido hialurónico multi-peso, glicerina e o complexo tri-peptídeo da marca. Deixo a nota que a textura tem silicone uma vez que nem todas as pessoas gostam. Onde comprar: nas lojas físicas Kiehl’s ou online, aqui.

Atenção: ambos são cuidados para aplicar antes do creme para olhos, na rotina da manhã, e não como cuidado único.

creme para olhos

Zona ocular muito desidratada e com linhas ou rugas de expressão

Uma opção que resulta mesmo é usar um sérum de ácido hialurónico na zona ocular, antes de colocar qualquer creme para olhos (um que possa ser usado nesta zona específica)! Dos melhores gestos! Tenho várias sugestões com esta finalidade, de que gosto bastante e que aumentam significativamente a hidratação nesta zona específica: este sérum de ácido hialurónico da Pestle & Mortar (que se usa no rosto todo e também no contorno ocular antes do hidratante), o HA Intensifier da Skinceuticals se houver sinais de idade instalados (também um cuidado para todo o rosto que pode ser usado no contorno ocular e lábios) ou este sérum específico com este efeito, da Esthederm, e de que já falei tantas vezes. Estes produtos não dão um boost de hidratação no imediato – no momento da aplicação – mas sim a seguir e ao longo do dia, uma vez que são concentrados em ácido hialurónico com vários pesos moleculares. Não devem ser usados sozinhos, mas sim imediatamente antes do creme.

Opção low cost para hidratar a zona ocular

O Creme para Contorno de Olhos Reparador Cerave é extremamente hidratante e uma opção low cost muito interessante. Tem uma tecnologia de emulsão multivesicular (EMV) exclusiva da marca que permite proteger a barreira cutânea graças a um sistema de vesículas concêntricas, cujas fases aquosas contêm glicerina e ácido hialurónico, enquanto as fases oleosas transportam ceramidas, colesterol, fitosfingosina e ácidos gordos. Os ingredientes são lentamente libertados, restabelecendo a função de barreira da pele de forma imediata mas contínua. Apto para olhos sensíveis também. Onde comprar: em farmácias ou parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

Creme efeito filler

Creme de olhos Fillerina, uma boa resposta para o contorno ocular da marca Fillerina, especialista em tratamento com efeito filler em casa! Este é um creme de olhos que preenche e densifica as linhas do contorno de olhos. Contém 12 tipos de ácido hialurónico, com diferentes pesos moleculares e um excelente desempenho no preenchimento, resistência e volumização da pele. Contém ainda 3 colagénios e 2 elastinas com diferentes pesos moleculares. O creme é bastante nutritivo e deixa a pele extremamente confortável! Apresenta-se em 3 concentrações diferentes, para proporcionar tratamentos mais eficazes e adequados às condições da pele: grau 3 para rugas iniciais e linhas de expressão e densidade diminuída, grau 4 para rugas profundas e linhas de expressão, sinais visíveis de flacidez e necessidade de aumento de volume e grau 5 para rugas e linhas de expressão muito profundas, sinais marcados de flacidez e necessidade de aumento de volume. Onde comprar? Aqui.

Sinais de envelhecimento

Neostrata Skinactive contorno de olhos. É um creme delicado e leve, hidratante, refirmante e regenerador, que corrige as imperfeições da pele do contorno dos olhos. Contém neoglucosamina a 6%, péptidos, ácido hialurónico, e extrato de células estaminais de maçã suíça. Incorpora ainda cafeína, que ajuda a descongestionar o contorno dos olhos reduzindo os papos. O ácido hialurónico exerce uma ação hidratante e preenchedora localizada. Nas primeiras 2 semanas de utilização, aplicar 1 vez por dia. Pode ocorrer um ligeiro aquecimento ou sensação de formigueiro transitória. Se desconfortável, reduzir a frequência de aplicação até habituação da pele. Pode ser necessário aplicar dia sim dia não. Onde comprar: em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo, aqui.

Uma outra opção é o Optim-Eyes da Filorga, o meu primeiro creme para olhos “a sério”! Já lá vão mais de 10 anos. Contém uma combinação de um flavonóide, péptidos e um duo de ácido hialurónico (com alto e baixo peso molecular) que hidrata intensamente as camadas mais profundas da pele e também à superfície. Contém ainda um péptido energizante que ajuda a pele no combate aos sinais de fadiga. Adoro a embalagem que se mantém a mesma desde que me lembro. Onde comprar: em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo, aqui.

Mais recentemente conheci alguns produtos da gama Rose Noire da Sisley. A máscara, produto de culto, não foi propriamente a minha grande “paixão”, mas sim o bálsamo de rosto (que delícia! – vou falar dele certamente) e o Fluido para o contorno ocular Rose Noire. É um fluido refrescante, com um concentrado de ativos emblemáticos da Coleção Rose Noire que alisa, revitaliza, abre e ilumina o contorno ocular. A textura é uma emulsão rosada que se transforma na pele, num gel-creme fresco e fundente. Tem um aplicador de cerâmica fria que confere uma sensação de frescura imediata. É naturalmente perfumado com a água de Rosa de Maio. Onde comprar: em perfumarias ou online, por exemplo, aqui.

Sinais de envelhecimento estabelecidos

Super Multi-Corrective Eye Zone Treatment da Kiehl’s, é um creme antienvelhecimento global para o contorno ocular numa textura em gel-creme bastante nutritiva. Contém extrato de semente de mirtilo rico em ómegas que ajudam a nutrir a pele e 3 aminoácidos que ajudam a sintetizar o colagénio endógeno. Pode ser aplicado em toda a zona ocular incluindo as pálpebras! Onde comprar: nas lojas físicas Kiehl’s ou online, aqui.

Redermic R contorno de olhos da La Roche-Posay. É formulado com um complexo de retinol puro e Progressive Release Retinol para fornecer uma dose significativa com eficácia ótima e tolerância para pele sensível. O retinol puro é reconhecido como um dos ingredientes mais eficazes no combate dos sinais de fotoenvelhecimento como rugas acentuadas e manchas da idade. Contém ainda cafeína, estimulante e energizante, que estimula a microcirculação e reduz as olheiras e ácido hialurónico. Não usar na época de exposição solar direta pela presença de retinol. Onde comprar: em farmácias e parafarmácias, ou online, por exemplo aqui. Nota: uma vez que contém retinol peles muitos sensíveis poderão não tolerar. A aplicação pode começar de forma gradual na rotina da noite aumentando para uma utilização diária (à noite) se a pele tolerar. Na altura da exposição solar direta suspender a aplicação.

Zona ocular muito seca ou que procura um cuidado ultra nutritivo

Este é o creme de olhos mais nutritivo que conheço: o Creamy Eye Treatment with Avocado da Kiehl’s. Já falei dele no artigo sobre favoritos de skincare de 2019, aqui. Na sua composição encontramos (como seria de esperar pelo nome) óleo de abacate (hidratante), betacaroteno (antioxidante) e manteiga de karité (protege a pele da desidratação, restaura a elasticidade e melhora o aspeto da pele). Atenção a estas duas dicas importantes: deve ser usada muito pouca quantidade e tem de se aquecer nos dedos anelares antes de aplicar. Onde comprar: nas lojas físicas Kiehl’s ou online, aqui.

Zona ocular fatigada

Um dos produtos que mais gosto de usar na zona ocular na rotina da noite é a Ampoule Relax da SVR, para regenerar e nutrir a pele em profundidade. Falei dela com todo o pormenor aqui. E um sérum óleo em gel, que dá uma nutrição incomparável! Pode ser usado como cuidado único à noite, mas eu confesso que gosto sempre de mais um extra na hidratação então prossigo com um creme para olhos. Contém gaba a 0,3%, que atua como um relaxante cutâneo para suavizar e tonificar a pele, estimula os mecanismos de renovação naturais da pele durante a noite, melhora a elasticidade e suavidade da pele e com uma ação botox-like. Contém também extrato de árvore da seda que estimula as operações fisiológicas noturnas da pele: reparação e desintoxicação e reaviva o olhar. Tem ainda um pós-biótico que reforça as fibras de colagénio e a espessura da epiderme, diminui as olheiras e reduz a produção de melanina. Onde comprar: em farmácias e parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

creme para olhos

Um bom creme para olhos para aplicar de seguida a maquilhagem

Todas já passámos pelo mesmo: aplicámos a maquilhagem por cima do creme para olhos e simplesmente não resultou. I’ve been there! Uma das opções que mais gosto de usar antes de aplicar maquilhagem é o creme Recover da Pestle and Mortar de que já falei aqui. Tenho sempre em casa por este motivo e também porque desliza como nenhum, hidrata intensamente e é um cuidado muito completo! Contém um péptido que penetra profundamente na pele, onde estimula a produção de colagénio, óleo de abacate, com alto poder antioxidante, suavizante e hidratante, ácido hialurónico que ajuda na hidratação e preenchimento da pele e extrato de grãos de café com propriedades tonificantes e drenantes. A textura é fluida mas hidrata imenso! Onde comprar: aqui.

Efeito iluminador imediato + cuidado da pele

O que procuro muitas vezes! Sobretudo se estiver mais olheirenta. Creme para o contorno ocular Premier Cru da Caudalie tem esta vantagem para além de ser um creme antienvelhecimento global. Já falei dele aqui. Dá imenso conforto e hidratação, nutre e ilumina de imediato graças à mistura de nácares. Tem um efeito tensor imediato, é rico em viniferina, mistura de nácares e ácido hialurónico e atua não só como embelezador imediato, como também corrige as rugas (-25% em 56 dias, de acordo com a marca). Inclui um aplicador de efeito frio. É um creme que costumo levar por exemplo em viagens pois é um “tudo em um”, gosto muito! Onde comprar: em farmácias e parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

Uma outra opção que conheci mais recentemente é o Age Element Brightening Eye Contour da Mesoestetic, um gel-creme bastante nutritivo (a marca refere gel-creme, mas é mais um creme fluido e nutritivo – tão fluido que deve ser guardado de “pernas para cima”) para o contorno dos olhos que atenua olheiras e sinais de fadiga, devolve a luminosidade ao olhar e hidrata intensamente e com efeito iluminador imediato. Inclui um aplicador cerâmico de efeito frio. Onde comprar: aqui.

Outra opção de que já falei neste artigo sobre favoritos de skincare de 2021 é o cuidado Esthe-White da Esthederm, que ilumina de imediato, com o seu tom de pele que não marca NADA! Trata-se de um creme (a marca refere gel, mas ele tem mesmo a textura de creme e bastante hidratante, na minha opinião) com uma ação drenante, com cafeína e escina, e que regula e corrige e hiperpigmentação, com um derivado estável da vitamina C, acetil glucosamina, extratos antioxidantes e pigmentos neutralizadores e refletores da luz que conferem uma aparência imediatamente mais clara. A textura é espetacular, é um creme que hidrata MUITO, espalha maravilhosamente bem, tem um tom de pele que desaparece na pele (não fica nada artificial, desaparece mesmo!) e ajuda a corrigir quase de imediato a zona escura das olheiras. Trata-se de um cuidado despigmentante, o que não é muito fácil de encontrar. Onde comprar: em farmácias e parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

Zona ocular alérgica

Creme Palpebral da SVR para pálpebras e olhos sensíveis, com prurido e alergias. Este é o cuidado nº1 para contorno dos olhos hipersensíveis prescrito por dermatologistas. Este creme existe sem cor ou com cor (Light e Medium). Eu só experimentei o creme sem cor. Tem uma fórmula adaptada a olhos e pálpebras sensíveis, secas e fragilizadas e pele com tendência atópica. É um creme suavizante e anti prurido indicado a partir dos 3 anos. Espalha muito bem e hidrata maravilhosamente a pele, com uma textura cremosa e muito confortável, sem agredir ou fazer lacrimejar os olhos. É mesmo um alívio para olhos sensíveis. Tem 4 ações distintas: suaviza a fragilidade e o prurido, reduz a vermelhidão e previne o reaparecimento, hidrata e restaura os lípidos da barreira cutânea, protege contra agressões externas. Onde comprar: em farmácias e parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

Atenção, alergias nos olhos devem ser vistas em consulta médica se é um assunto recorrente ou sem resolução.

Proteção solar e efeito brightening imediato

Impossível não falar de uma das melhores descobertas em skincare deste último ano: o The One for your Eyes da Hello Sunday. É um protetor solar específico para a zona ocular (protetor solar é sempre o último passo antes da maquilhagem) que, apesar de ser mineral, espalha muitíssimo bem (a zona ocular deve ser sempre hidratada previamente, este não é um creme hidratante mas sim um protetor solar) e com o plus de iluminar de imediato a pele (para muitas situações irá servir perfeitamente para camuflar olheiras sozinho!). Tem um tom universal que resulta em todos os tons de pele. Recomendo vivamente! Onde comprar: aqui.

 

Estas são as minhas 20 sugestões para o contorno ocular! Espero que seja útil esta compilação de boas experiências!

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Ampola AZ: a novidade para pele oleosa / acneica e sensível

Os problemas relacionados com pele oleosa / acneica já chegaram cá a casa. A pele do meu filho Duarte mudou muito com a entrada na adolescência. Se já era sensível, os cuidados de pele tornaram-se ainda mais desa...

Novembro 19, 2022

Eau Cellulaire: a novidade desta solução que uso há anos

Quem segue o meu trabalho sabe que uso a Eau Cellulaire da Esthederm há anos! Uso-a TODOS os dias! É uma água inspirada na água intracelular da pele, que garante uma afinidade e tolerância perfeita com a pele, as...

Outubro 13, 2022

Pele e pós-férias: 4 boas descobertas!

O período “pós-férias” da minha pele inicia-se quando deixo de fazer exposição solar direta. Apesar de poder fazer praia ou sol durante mais tempo que o que na realidade faço, a verdade é que ficar a torrar ao so...

4 comentários

  1. Filipa Parrinha diz:

    Olá Márcia,

    Antes de mais muito obrigada por este post, achei-o muito útil e completo.

    Para mim, fiquei interessada em experimentar a Ampoule Relax da SVR e muito curiosa com Esthe-White da Esthederm por iluminar de imediato (não sabia que existam cremes com esta característica e para mim é um sonho tornado realidade), mas depois fui ler o artigo que escreveste sobre a Ampoule Relax e Ampoule Refresh da SVR e fiquei na dúvida entre a Ampoule Refresh da SVR e o Esthe-White da Esthederm. Podem ser usados juntos, primeiro a ampola e depois o creme? Ou não faz sentido os dois juntos? Ou faria mais sentido usar a Ampoule Refresh da SVR com o The One for your Eyes da Hello Sunday?

    Muito obrigada.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Filipa, viva! Sim, se quiseres podes usar a Ampola Refresh seguida do Esthe-White da Esthederm. Eu não usaria na minha pele a Ampola Refresh seguida do protetor solar da Hello Sunday, mas depende muito do gosto pessoal. A Ampola Refresh é bastante leve e antes do protetor solar, na minha opinião, faz mais sentido uma textura mais rica e hidratante como a de um creme. Um beijinho!

  2. Filipa Parrinha diz:

    Boa tarde,

    Enviei uma mensagem em que chamei-te de Márcia em vez de Joana. Peço imensa desculpa pelo equívoco.

    1. Joana Alvares diz:

      Sem problemas, Filipa! Um beijinho!

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022