Retinol em sérum da Kiehl’s: uma estrela em skincare!

serum retinol

Parece um contrassenso falar em retinol quando estamos a entrar no mês de Maio, mas hoje falo sobre a minha experiência com o único Retinol Skin-Renewing Daily Micro-Dose Serum da Kiehl’s, um sérum de retinol que, na minha opinião, vem mudar o panorama nos cuidados de pele com retinol, e que promete alcançar resultados excelentes com o mínimo de sensibilização para a pele. O retinol é um ingrediente chave nos cuidados anti envelhecimento e dos que mais provas dadas tem nesta área. Utilizo-o há anos, seja na sua forma pura como em “derivados”. Hoje explico porque é que é mesmo obrigatório conhecer este sérum (e sim, eu faço retinol por norma até começar a exposição solar direta, com indicação médica e muito protetor solar)!

O que é o Retinol Skin-Renewing Daily Micro-Dose Serum?

serum retinol

Um nome grande para um grande produto! Recebi este sérum quando a marca o lançou, no final de 2021. De imediato a minha opinião foi “mas que retinol diferente!”. Já explico adiante o porquê. Neste sérum de retinol é utilizado retinol puro – a Kiehl’s não revela a percentagem de retinol utilizada porque se trata de uma nova forma de micro-dosagem (a aguardar patente) que permite calibrar os ingredientes com um rigor excecional de forma a alcançar o máximo de resultados com o mínimo de sensibilização para a pele (descamação, vermelhidão, desidratação, por norma associados ao uso de retinol). Por esta mesma razão não é necessário recorrer a uma introdução lenta na rotina de pele (claro que peles ultra sensíveis, com rosácea e outras doenças de pele devem sempre procurar opinião médica pois por norma não podem usar retinol) podendo aplicar-se diariamente a partir do primeiro dia. Incrível? Sim, concordo.

Como usar o sérum de retinol da Kiehl’s?

Este sérum pode ser utilizado de manhã OU à noite (sim, de manhã também, inovador, verdade?), sendo que no caso de uma pele sensível a marca recomenda a sua utilização à noite. E para mim faz mais sentido dessa forma também, uma vez que na minha rotina da manhã privilegio outros cuidados, como a vitamina C pura, que tento não misturar com outros ingredientes potencialmente sensibilizantes.

Se a pele for muito sensível, a aplicação deste sérum pode ainda ser efetuada excecionalmente por cima do hidratante de rosto. Porquê? Isto tornará a absorção do retinol mais lenta, mas permitirá que uma pele muito sensível consiga utilizar este ingrediente.

O que é diferente neste sérum de retinol?

Eu estou muito habituada ao uso de retinol, tal como referi. Para mim este produto ganha muitos pontos quando pensamos na fórmula completa, pois tem uma cosmeticidade fora de série para um produto com retinol. Em relação à intensidade da renovação celular que promove, bem como dos resultados que é possível obter com um tratamento com retinol, sim, sem dúvida que estes vão variar de acordo com a concentração de retinol (ou o “tipo” de retinol) encontrada num determinado produto. Mas nem sempre uma concentração muito elevada é o que um determinado tipo de pele precisa, daí ser importante que existam no mercado várias opções de concentrações de retinol.

O retinol, neste caso, não é um ingrediente estrela a solo. E aqui, os resultados do tratamento com este retinol são muito interessantes pois está combinado com péptidos (que estimulam a reconstrução de proteínas estruturais como o colagénio e a elastina) e ceramidas (especialmente eficazes na manutenção da barreira da pele, contribuindo para uma pele mais saudável e com uma maior tolerância ao retinol puro). A marca não fala sobre a niacinamida mas está também presente na fórmula, um ingrediente por excelência nos cuidados da pele, que não só ilumina, como hidrata e regula a oleosidade também. Deixo abaixo a composição completa deste sérum.

Adicionalmente este sérum é ultra cremoso! Parece mesmo um creme e bem confortável. Na minha pele gosto de aplicar sérum de ácido hilaurónico e hidratante por cima, mas efetivamente não é mesmo necessário, sobretudo peles mistas e/ou oleosas, ou que prefiram um toque não tão “rico”. Aliás, uma das coisas que mais me “seduziu” neste produto foi precisamente a sua textura “creme” e o toque confortável.

serum retinol kiehls

serum retinol kiehls

Composição: Aqua/​Water, Glycerin, Butylene Glycol, Pentylene Glycol, Niacinamide, Cetyl Alcohol, Isohexadecane, Isononyl Isononanoate, Diisopropyl Sebacate, 2-Oleamido-1,3-Octadecanediol, 4-T-Butylcyclohexanol, Acetyl Dipeptide-1 Cetyl Ester, Adenosine, Ceramide NP, Hydroxypalmitoyl Sphinganine, Lauroyl Lysine, Octyldodecanol, Pentaerythrityl Tetra-Di-T-Butyl Hydroxyhydrocinnamate, Sodium Chloride, Sodium Hyaluronate, Sodium Hydroxide, Trisodium Ethylenediamine Disuccinate, Retinol, Tocopherol, Dicaprylyl Ether, Ammonium Polyacryloyldimethyl Taurate, Behenyl Alcohol, Caprylyl Glycol, Carbomer, Cetearyl Alcohol, Cetearyl Glucoside, Glycine Soja Oil /​ Soybean Oil, Helianthus Annuus Seed Oil/​Sunflower Seed Oil, Hydroxyethylcellulose, Lecithin, Phenethyl Alcohol, Poloxamer 188, Polycaprolactone, Sorbitan Laurate, Steareth-100, Ci 40800, Beta-Carotene, Chlorphenesin, Phenoxyethanol

Outras questões a saber sobre este sérum de retinol

Algumas dicas práticas:

  • A pele deve estar completamente limpa antes da aplicação (primeiro passo da rotina da noite)
  • Pode e deve ser aplicado em todo o rosto, pescoço e decote e inclusive nas mãos e zona dos pés de galinha (mas evitar o contorno ocular)
  • Aplicar só uma vez por dia (manhã OU noite, mas à noite faz-me mais sentido – se usado de manhã deve ser usado protetor solar com FPS elevado religiosamente)
  • Pode ser usado com outros séruns de forma alternada ou em camadas
  • Não contém fragrâncias adicionadas (sei que algumas pessoas gostam de saber este pormenor)
Não usar este sérum de retinol nas seguintes situações

Atenção:

  • Após uma esfoliação física
  • Após depilação (a laser ou com cera)
  • Em pele com rosácea ou eczema ou extremamente sensível (a não ser com aconselhamento médico)
  • Em mulheres grávidas ou a amamentar
Onde encontrar?

Este sérum encontra-se nas lojas Kiehl’s e online, aqui.

Para quem quer saber mais sobre concentrações de retinol no mercado

Produtos com 0,01% a 0,03% de retinol – são considerados produtos com concentrações baixas de retinol e são uma excelente opção para quem nunca usou retinol ou para quem apresenta uma pele ultra sensível e reativa. O que podemos esperar? Resultados ao nível de prevenção de sinais de envelhecimento, minimização de poros e melhoria geral da aparência da pele.

Produtos com 0,04% a 0,2% de retinol – são considerados produtos com concentrações médias de retinol. Produtos neste intervalo de concentração são indicados para quem pretende corrigir sinais visíveis de envelhecimento de pele, como linhas, textura irregular, perda de elasticidade e tom de pele irregular.

Produtos com 0,3% a 1% de retinol – são considerados produtos com concentrações elevadas de retinol e são utilizados em peles com rugas profundas e perda de firmeza pronunciada. Neste tipo de concentrações deverá haver muita precaução na forma de utilização (e pedir aconselhamento médico!), introduzindo na rotina de skincare de forma lenta e gradual e só aumentando a frequência de acordo com a necessidade e a resposta da pele.

Notas finais

Uma boa descoberta para quem procura um cuidado com retinol adaptado a peles mais sensíveis, numa fórmula extremamente interessante para todas as peles que procuram um cuidado preventivo e corretivo com uma textura incrível e confortável!

Usas retinol da tua rotina de rosto? Já conheces esta novidade da Kiehl’s?

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Pele e pós-férias: 4 boas descobertas!

O período “pós-férias” da minha pele inicia-se quando deixo de fazer exposição solar direta. Apesar de poder fazer praia ou sol durante mais tempo que o que na realidade faço, a verdade é que ficar a torrar ao so...

Caudalie Vinosource: as 5 receitas que faço em casa!

Receitas? Sim! Não é uma aula de culinária, mas um dos motivos pelo qual a marca Caudalie me apaixona tanto, é também a possibilidade de fazermos algumas “receitas” misturando produtos da marca para soluções perf...

Julho 26, 2022

Como renovar a pele no verão? O que faço?

Este é um tema sobre o qual me pedem para falar várias vezes. Muitas pessoas que utilizam um renovador celular todo o ano, como por exemplo um produto com retinol ou ácido glicólico, por vezes chegam ao verão e n...

Julho 5, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022