Beleza aos 42 anos – o que mudou para mim?

beleza

Esta semana fiz 42 anos! Eu adoro o dia do meu aniversário e não me importo mesmo que chegue um novo ano. Por norma é sinónimo de que já aprendi mais coisas, que houve boas memórias, que os meus filhos cresceram e que a vida continua a oferecer-me dias bons! Mas no que diz respeito à beleza, sendo que beleza para mim é um termo lato, desde há uns anos que muitas coisas mudaram e levaram-me a ter de tomar algumas decisões para continuar a sentir-me bem na minha pele. Aos 42 anos, o que mudou e que cuidados de beleza regulares é que tenho?

Beleza começa com saúde

Não é novidade, mas com mais idade percebi que mais saúde é igual a mais beleza. Se até aos 30 e tal anos quase nada do que eu fazia, os meus hábitos, tinham uma visível influência no estado da minha pele e cabelo, hoje em dia é mesmo evidente! Acontece-te o mesmo? Se dormir mal nota-se de imediato na minha pele, fica mais baça, mais “seca”, com linhas visíveis e mais marcadas, com mais textura. E sinto o mesmo em relação a alguns maus hábitos… beber álcool, beber pouca água e comer menos frescos tem um impacto imediato na minha pele. Uma das coisas que a idade me trouxe foi perceber que a beleza começa efetivamente com mais saúde. Alguns cuidados que tenho hoje em dia e que não costumava ter de forma tão regular, vou explicar de seguida.

beleza

Beleza (e saúde) depois dos 40 – o que faço?
  • Dormir bem (tento no mínimo 7 h por noite, mas é comum dormir mais, 9 a 10 h por vezes, basta deitar-me cedo! Deixo todas as minhas dicas aqui).
  • Ingerir sobretudo produtos frescos na minha alimentação (não como alimentos processados), sendo que peças de fruta não ultrapasso as 3 por dia, e como bastantes vegetais. Tenho um artigo, aqui, onde explico vários dos sumos que gosto de fazer ao pequeno almoço.
  • A alopécia trouxe-me como ensinamento ser muito metódica com a ingestão de proteínas a todas as refeições, importantes para o cabelo e também para a pele – como ovos todos os dia, peixe e carne, a todas as refeições. Tenho um artigo sobre o tema alimentação e cabelo feito em conjunto com a nutricionista Alexandra Cardoso, aqui.
  • Consulta de nutrição – se achava que não era necessário, não podia estar mais enganada – em cada consulta aprendo algo novo e é muito mais fácil comer de forma a manter o meu peso com todas as dicas que aprendo (sim, as horas a que ingerimos determinados alimentos fazem também diferença! Não basta comer “bem”). Neste momento sou seguida pela Rita Andrade na Clínica Mindeat onde fiz o tratamento para a gordura localizada.
  • Exercício físico – já passei a fase em que o exercício era só para me sentir bem. O exercício hoje em dia é fundamental para eu manter o peso (isto nunca aconteceu, só depois dos 30 e muitos) e é importante para gerir o stress, algo que para mim é decisivo, pela minha alopécia. Com menos stress tenho menos queda de cabelo, e se bem que queda e alopécia são coisas diferentes, se tiver menos queda o meu cabelo ganha mais “massa”.
  • Beber água – bebo cerca de 2 litros de água por dia, desde há uns anos. No inverno gosto de beber chá também, e tenho gostado de beber chá de cavalinha / gengibre (conselho da nutricionista, para um efeito drenante).
beautyst
Beleza depois dos 40 – rotina eficaz e cuidados de pele

Rotina eficaz de pele: isto significa fazer os passos básicos (limpeza gentil mesmo que não tenha usado maquilhagem, hidratação, proteção solar 365 dias por ano). Não é demais explicar que 90% dos sinais visíveis de envelhecimento, como rugas, manchas, perda de firmeza, etc., são fotoenvelhecimento, ou seja, diretamente relacionados com a exposição solar.

Ser muito cuidadosa com a minha pele: uso compressas de bebé em vez de algodão (e discos reutilizáveis não consigo, infelizmente, parece que estou a esfregar uma toalha na cara); Foreo na minha pele sensível só uso 1 x por semana (se usar mais sensibiliza a minha pele e deixa-a com textura, já falei sobre a Foreo com a opinião de duas dermatologistas aqui); não esfrego o rosto com toalha (apenas encosto gentilmente à pele); não uso água quente no rosto (só morna ou fria); esfoliação física apenas 1 x por semana; não faço limpezas de pele (não sinto qualquer necessidade e a única vez que fiz foi desastroso)… basicamente trato a minha pele com o maior dos cuidados.

Cuidados extra fundamentais: uso renovadores celulares 3 a 4 x por semana (tenho artigo que explica mais sobre este tema aqui), uso antioxidantes todas as manhãs em pele limpa (mais informação sobre este tema aqui) e a hidratação é um tema mais complexo que usar um mero creme hidratante (também já falei sobre esse assunto aqui). A conselho da dermatologista Dra. Marisa André, faço suplementos de ácido hialurónico e colagénio regularmente. Já falei sobre este tema aqui.

Produtos cosméticos + tratamentos médico estéticos: isto é ser bastante pragmática! Os cuidados cosméticos certos podem fazer muita diferença sim, mas há vários sinais da idade que não cedem com uma rotina de rosto, por muito boa que seja! Por isso gosto de bons cuidados de pele em complemento a tratamentos que têm muita eficácia na perda de volume, manchas, derrames (para rugas nunca fiz tratamentos de rosto, pois não tenho rugas). Vou falar brevemente sobre um tratamento que fiz para as manchas MUITO eficaz (que também atua em rugas e lesões vasculares). Já tenho alguns artigos sobre preenchimento com ácido hialurónico e tratamento para as olheiras, aqui no site. Basta pesquisar na homepage deste site por “hialurónico” e por “olheiras”. Toxina botulínica nunca fiz uma vez que não tenho rugas de expressão (dicas sobre este tema aqui).

beautyst

Maquilhagem depois dos 40

Para mim maquilhagem é mão leve! Menos é mais. Não me identifico com maquilhagens cheias de cor ou “pesadas”. Gosto que seja apenas uma forma de me sentir mais bonita (ou seja, com menos olheiras, com os olhos um pouco destacados, um toque de blush ou bronzer para dar um tom saudável e um pó muito fino para selar a maquilhagem mantendo o aspeto fresco!). Acho interessante fazer uma maquilhagem especial em certas ocasiões, mas para o dia a dia sinto que é excessivo e até despropositado. Tenho vários mini vídeos publicados sobre a aplicação de maquilhagem. Podes ver sobre primers e correção de olheiras aqui, sobre a aplicação da base aqui, sobre sombras de olhos aqui, sobre blush / bronzer aqui. Tenho mais mini vídeos no feed do meu Instagram.

Se antes dos 40 já gostava de uma maquilhagem simples e bonita, hoje em dia sinto que é mesmo uma questão de bom gosto, adoro que a maquilhagem nem se note, é apenas uma forma de celebrar a beleza dos traços do rosto.

 

Estes são alguns dos cuidados que mudaram ou que senti que passaram a ser muito mais relevantes a partir dos 40 anos. Hoje, com 42, sinto que estes passos são fundamentais para me sentir bonita, mas sobretudo para me sentir saudável e bem na minha pele! E tu, que cuidados são importantes e têm um efeito visível em ti?

Fotografia: Márcia Soares

Camisola: antiga, da Bash

Posts relacionados

Filler Biotic: exímio efeito lifting e “botox-like”, nota 10!

Mais uma novidade imperdível da SVR! Só posso começar este artigo assim porque o Filler Biotic é uma daquelas surpresas para o contorno ocular e contorno de lábios que não esperamos, de todo, num produto tão aces...

Fevereiro 20, 2024

Proteoma e Age Proteom: qual é afinal todo o buzz?

Age Proteom não tem “dado uma folga” e ainda não parou de aparecer basicamente em todo o lado. Este sérum demonstrou clinicamente que a pele pode envelhecer duas vezes mais devagar, com base num mecanismo de ação...

Fevereiro 10, 2024

Para envelhecer bem é preciso gastar muito dinheiro?

Há uns tempos recebi uma mensagem que dizia: “Para envelhecer bem é preciso gastar muito dinheiro”. E eu não podia concordar menos. Pequenos hábitos têm um impacto tremendo na forma como me sinto a envelhecer e h...

Janeiro 21, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024