Antioxidantes nos cuidados de rosto – porquê usá-los?

antioxidantes c e ferulic

# Artigo escrito em parceria com a Skinceuticals. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Já todas ouvimos falar em antioxidantes e radicais livres, mas muitas pessoas não sabem o que são uns e outros. Hoje chegou o dia de eu explicar tudo sobre a importância de usarmos antioxidantes na nossa rotina de rosto, quais são, que antioxidantes existem, porque é que nem todos os antioxidantes são iguais e porque é que eu não dispenso a utilização de um cuidado antioxidante há vários anos! Um dos ingredientes mais usado e mais conhecido em produtos cosméticos antioxidantes é a vitamina C, mas há muito a explicar sobre este ingrediente. Para além da vitamina C, é possível encontrarmos produtos cosméticos antioxidantes com vitamina E (alfa tocoferol), resveratrol, floretina e ácido ferúlico. Queres saber TUDO sobre este tema?

Radicais livres e antioxidantes – afinal o que são?

Quando nos expomos a danos oxidativos, como poluição, radiação UV, podem ser gerados radicais livres. O que são radicais livres? Um radical livre é um átomo ou molécula que possui um número ímpar de eletrões, tornando-o instável e fazendo com que esteja sempre a tentar capturar ou ceder eletrões a células que estão à sua volta. Em condições normais é importante explicar que os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo, mas quando em excesso, passam a atacar células sãs, como lípidos, proteínas, DNA, causando envelhecimento precoce. Para regular a ação dos radicais livres no organismo, existem os sistemas de defesa antioxidante. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes é uma estratégia para combater o envelhecimento precoce causado pelo excesso de radicais livres, tal como o exercício físico.

O corpo humano usa muitos mecanismos antioxidantes internos para se defender dos danos oxidativos, da exposição excessiva aos agressores ambientais, bem como do envelhecimento natural. Alguns antioxidantes estão disponíveis por ingestão oral, mas muitos indivíduos não atingem nem mesmo as necessidades diárias mínimas por meio de dieta ou suplementos. Além disso, os mecanismos de controle do corpo regulam rigidamente os níveis de vitaminas ingeridas que realmente chegam à pele. Estudos recentes mostram que a aplicação tópica de combinações antioxidantes de vitamina C otimizadas pode fornecer proteção ambiental adicional de até oito vezes, redução de 96 por cento das células danificadas pelo sol e prevenir danos na pele irradiada por radiação UV.

antioxidantes

Agressões ambientais e envelhecimento da pele

O envelhecimento atmosférico da pele é um termo coletivo para os sinais de envelhecimento visíveis da pele causados ​​pela exposição a agressores atmosféricos ou ambientais, como UVA / UVB, radiação infravermelha, luz visível e poluição. Os agressores ambientais contribuem para a geração de radicais livres, que comprovadamente causam danos à pele e contribuem para o envelhecimento da pele. Os radicais livres atacam macromoléculas importantes, levando a danos celulares e rutura homeostática. Se os radicais livres sobrecarregam a capacidade do corpo de regulá-los, ocorre uma condição conhecida como stress oxidativo. O stress oxidativo induzido pelo ambiente é uma fonte de danos à pele. Ele destrói proteínas cutâneas, como colagénio e elastina, e lípidos essenciais, causa inflamação na pele e cria mutações no DNA. Esse efeito combinado leva a sinais acelerados de envelhecimento da pele, como o aparecimento de linhas finas e rugas, perda de brilho, elasticidade e densidade e hiperpigmentação.

antioxidantes

Antioxidantes na alimentação

Uma alimentação saudável que pode beneficiar a pele será idealmente uma que possa reduzir os danos dos radicais livres na pele e que visa reduzir a inflamação. Assim, é muito comum pensarmos em frutas e legumes, por terem antioxidantes que neutralizam estes danos. Boas fontes antioxidantes na alimentação são as vitaminas C e E, o betacaroteno, o licopeno e a luteína. Assim, privilegiar os citrinos, o tomate, a batata doce, os legumes de folha verde escura, os frutos vermelhos, os espinafres e o abacate pode oferecer alguma proteção contra danos gerados pelos radicais livres. Podemos ainda observar um alto teor de vitamina E por exemplo nas sementes de girassol e nas nozes. O chá verde contém compostos conhecidos como polifenóis, que podem ajudar a proteger a pele, quando consumidos regularmente. Todos estes alimentos fazem parte da minha alimentação!

Antioxidantes – a vitamina C, absorção e eficácia e a Patente Antioxidante Duke

Muitas já ouvimos falar sobre a vitamina C e também sobre a dificuldade que é encontrar um produto cosmético com vitamina C eficaz, dada a dificuldade em estabilizar esta vitamina. A história das pesquisas pioneiras sobre esta vitamina começaram pelo cientista fundador da Skinceuticals, o Dr. Sheldon Pinnel. Durante vários anos, estas pesquisas foram feitas no sentido de desenvolver a ciência dos antioxidantes e dos cuidados cosmecêuticos da pele. Com base na pesquisa deste cientista, a Skinceuticals foi a primeira a descobrir os parâmetros exatos da formulação necessários para a absorção ideal da vitamina C e para a sua eficácia na pele.

A absorção ideal e a eficácia de um produto com vitamina C depende de três fatores, conhecidos como a Patente Antioxidante Duke:

  1. O uso de vitamina C pura (ácido L-ascórbico)
  2. Formulada em pH ácido (abaixo de 3,5) e
  3. Em concentração entre 10% e 20%
antioxidantes skinceuticals
Benefícios da vitamina C na pele sob a forma de ácido L-ascórbico

Ao fornecer níveis farmacológicos de ácido L-ascórbico que podem ser aplicados diretamente na pele, o objetivo é interferir com os danos oxidativos ambientais, incluindo luz solar, fumo e poluição. O ácido L-ascórbico fornece os seguintes benefícios principais para a pele:

  • Protege contra danos UVB e UVA
  • Regenera a vitamina E e outros antioxidantes
  • Estimula a síntese de colagénio
  • Previne a imunossupressão provocada pelos UV
  • É anti-inflamatório
  • Fornece uma ação visível sobre a luminosidade, manchas e uniformidade da pele
Derivados da vitamina C nos produtos cosméticos

O ácido L-ascórbico é uma molécula instável. Para superar o problema da instabilidade, muitas marcas usam derivados da vitamina C para fornecer formulações cosméticas estáveis. Novas evidências científicas mostram que os derivados não aumentam os níveis de vitamina C na pele. Eles podem penetrar na pele, mas não são convertidos. A chave é obter uma concentração alta o suficiente de ácido L-ascórbico na pele para que possa ter efeito e ainda preservar a sua estabilidade.

Outros antioxidantes – a vitamina E (alfa tocoferol)

A vitamina E (alfa tocoferol) é o mais importante lípido e antioxidante lipossolúvel no organismo. Possui funções antioxidantes significativas, especialmente nas membranas celulares e lipoproteínas. Como antioxidante, protege outras vitaminas lipossolúveis dos danos oxidativos. Isto é necessário para a reparação dos tecidos. A forma predominante de vitamina E nos tecidos é o alfa tocoferol; compreende cerca de 90% dos tocoferóis em tecidos animais. Os derivados da vitamina E não têm os efeitos antioxidantes da vitamina E pura ou alfa tocoferol, porque não são antioxidantes. Isso não quer dizer que os derivados da vitamina E não sejam úteis em formulações de cuidados da pele. Os derivados da vitamina E são excelentes emolientes.

antioxidantes

Outros antioxidantes – o ácido ferúlico

O ácido ferúlico é encontrado nas sementes e folhas da maioria das plantas, especialmente nos farelos de gramíneas como trigo, arroz e aveia. Tem um potente potencial antioxidante. O ácido ferúlico é um composto seguro, estando presente em muitos alimentos comuns. O ácido ferúlico protege dos efeitos do envelhecimento da luz ultravioleta, neutraliza os radicais livres, atua como um protetor solar absorvendo UV e tem propriedades anti-inflamatórias.

Outros antioxidantes – phloretin (floretina)

Estudos identificaram a floretina, um antioxidante vegetal encontrado na polpa e na casca de maçãs, como um antioxidante útil que é capaz de penetrar na pele e interagir com outros antioxidantes para fornecer fotoproteção eficaz. A floretina tem fortes efeitos antioxidantes quando testada contra radicais livres. A floretina inibe a atividade da tirosinase, previne o fotoenvelhecimento inibindo a degradação do colagénio e aumenta a penetração de outros antioxidantes na pele.

Outros antioxidantes – resveratrol

O resveratrol, a “molécula da longevidade”, é um potente antioxidante polifenol, famoso pela sua capacidade de impulsionar o sistema de defesa antioxidante endógeno. O resveratrol aumenta a produção de antioxidantes enzimáticos endógenos para aumentar a capacidade antioxidante intracelular a fim de combater os agressores externos.

resveratrol

Proteção adicional fornecida pela combinação vitamina C + vitamina E + ácido ferúlico

Estes compostos são conhecidos por terem efeitos sinérgicos. Quando presentes numa fórmula tópica juntos, eles fornecem uma proteção ambiental superior do que cada um desses antioxidantes isoladamente.

Skinceuticals, a autoridade antioxidante – como escolher o antioxidante certo?

antioxidantes

Os antioxidantes com vitamina C da Skinceuticals são formulados de acordo com a Patente de Duke para uma maior absorção e eficácia. Com + de 30 anos de investigação, + de 40 estudos clínicos em todo o mundo, + de 25 publicações dermatológicas internacionais e + de 7 patentes, a Skinceuticals apresenta 3 cuidados de rosto antioxidantes e 1 cuidado específico antioxidante para a zona ocular com vitamina C pura. Paralelamente ainda apresenta um cuidado antioxidante com resveratrol. Em que situações e tipos de pele devem ser usados?

C E Ferulic – o antioxidante para pele normal a seca com linhas, rugas e perda de firmeza

C E Ferulic

c e ferulic

O C E Ferulic, cuidado de culto da Skinceuticals, com 15% de vitamina C pura + 1% de vitamina E + 0,5% de ácido ferúlico multiplica por 8 as defesas antioxidantes naturais da pele.

  • Indicações: Pele normal a seca, linhas finas, rugas e perda de firmeza
  • Como usar: 4-5 gotas no rosto e pescoço, após a limpeza, como primeiro cuidado do rosto na rotina da manhã
  • Mostro de seguida as diferenças notórias (menos linhas, mais luminosidade, tez uniformizada) na pele com 16 semana de utilização do C E Ferulic:
C E Ferulic antes depois
C E Ferulic antes depois
  • Encontras o C E Ferulic por exemplo aqui
  • Encontras um kit com o C E Ferulic por exemplo aqui
Sérum 10 – o antioxidante para pele sensível

serum 10

O Sérum 10, primeiro antioxidante da marca Skinceuticals, contém 10% de vitamina C pura + 0,2% de ácido ferúlico.

  • Indicações: Todos os tipos de pele, incluindo a pele oleosa, pele sensível e menos tolerante, linhas finas e rugas
  • Como usar: 4-5 gotas no rosto e pescoço, após a limpeza, como primeiro cuidado do rosto na rotina da manhã
  • Encontras o Sérum 10 por exemplo aqui
Phloretin C F – o antioxidante para pele com hiperpigmentação

phloretin c f

O Phloretin C F é um cuidado sinérgico com 3 ingredientes antioxidantes: 10% de vitamina C pura + 2% de phloretin + 0,5% de ácido ferúlico. Este produto existe em 2 texturas: Sérum e Gel, sendo a formulação em gel isenta de óleos. O phloretin (floretina) é um antioxidante extraído da maçã que inibe a produção de melanina e potencia a luminosidade de pele.

  • Indicações: Pele normal (sérum) ou oleosa (gel), manchas de hiperpigmentação, linhas finas
  • Como usar: 4-5 gotas do sérum ou 4-5 pumps do gel, no rosto e pescoço após a limpeza, como primeiro cuidado do rosto na rotina da manhã
  • De seguida mostro a eficácia do Phloretin C F antes e após a utilização durante 18 semanas:
antioxidantes phloretin c f

antioxidantes phloretin c f

  • Encontras o Phloretin C F Sérum por exemplo aqui e o Phloretin C F Gel por exemplo aqui
Aox Eye Gel – o antioxidante para a zona ocular

aox eye gel

antioxidantes

Este é um cuidado de que estou absolutamente fã desde que conheci! Já estou a usar há vários meses a mesma embalagem (parece pequena mas dura imenso tempo). Tem uma combinação tripla antioxidante para combater o fotoenvelhecimento e os sinais de fadiga no contorno ocular. Contém 5% de vitamina C pura + 1% phloretin + 0,5% de ácido ferúlico + cafeína + Ruscus aculeatus (com efeito drenante).

  • Indicações: Para todos os tipos de pele
  • Como usar: apenas 1 dose, e apenas na pálpebra inferior, na zona óssea e da olheira, de manhã. Por cima colocar o hidratante da zona ocular habitual
  • Benefícios: Confere proteção antioxidante na região ocular, previne e corrige sinais do envelhecimento, atenua o aparecimento de inchaço, papos e olheiras no contorno ocular
  • Encontras o Aox Eye Gel por exemplo aqui
Resveratrol B E – o antioxidante para usar à noite

O Resveratrol B E é cuidado antioxidante exclusivo para utilização noturna, contém 1% de resveratrol (é a maior concentração de resveratrol presente no mercado da cosmética) + 1% de vitamina E + 0,5% baicalina

  • Indicações: Pele normal a seca, sinais de envelhecimento
  • Como usar: introduzir gradualmente como primeiro cuidado da rotina da noite, sendo que ½ pump é suficiente para todo o rosto e pescoço. Pode ser usado em noites alternadas para quem faz ácido glicólico ou retinoides nas outras noites.
  • Encontras o Resveratrol B E por exemplo aqui
Antioxidantes que estou a usar

Estou a usar o sérum C E Ferulic todas as manhãs em pele limpa, seguido do sérum despigmentante, o Discoloration Defense Serum, o sérum de ácido hialurónico (tenho variado, mas estou a gostar muito do Phyto Corrective e do HA Intensifier), hidratante (tenho variado) e protetor solar anti manchas. Outro cuidado antioxidante que estou a usar é o Aox Eye Gel, para a zona ocular, todas as manhãs antes do creme do contorno de olhos! Já conhecia bem o C E Ferulic, já tinha usado e um dos muitos pontos a favor é uma excelente cosmeticidade (não pesa nada, a pele absorve de imediato e sigo logo com os restantes produtos). Nota importante e que aprendi durante a formação que tive com a Skinceuticals, a marca garante a mesma eficácia durante 12 meses após a abertura, mesmo que haja um ligeiro escurecimento do produto. Quanto ao Aox Eye Gel, é uma das grandes descobertas de 2020 sem dúvida, este produto está na minha rotina da manhã há meses e não tenciono deixar de usar!

antioxidantes

antioxidantes

Que antioxidante utilizas na tua rotina de rosto?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo que refiro serem usados por mim.

Referências bibliográficas: Murray, John C. et al. A topical antioxidant solution containing vitamins C and E stabilized by ferulic acid provides protection for human skin against damage caused by ultraviolet irradiation. Journal of the American Academy of Dermatology, 2008. Volume 59, Issue 3 , 418 – 425.; Krutmann, J, et al. Role of Mitochondria in Photoaging of Human Skin: The Defective Powerhouse Model. Journal of Investigative Dermatology Volume 14, Issue 1, August 2009, Pages 44–49.; Schwarz, T and Luger TA, Effect of UV irradiation on epidermal cell cytokine production., J. Photochem. Photobiol., B 4: 1–13 (1989).; Chen, C et al. Heat Modulation of Tropoelastin, Fibrillin-, and Matrix Metalloproteinase-12 in Human Skin In Vivo. J Invest Dermatol. 2005 Jan;124(1):70–8.; Calles C, Schneider M, Macaluso F, Benesova T, Krutmann J, Schroeder P , Infrared A Radiation Influences the Skin Fibroblast Transcriptome: Mechanisms and Consequences; Journal of Investigative Dermatology (2010) 130, 1524–1536.; Krutmann, J et al. Photoprotection of human skin beyond ultraviolet radiation. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2014 Apr-Jun;30(2-3):167–74.; Hoffmann-Dorr, S, et al. Visible light (>395 nm) causes micronuclei formation in mammalian cells without generation of cyclobutane pyrimidine dimers. Mutat. Res. 572: 142–149.; Kielbassa, C, et al. Wavelength dependence of oxidative DNA damage induced by UV and visible light. Carcinogenesis 18: 811–816.; Liebel, F, et al. Irradiation of skin with visible light induces reactive oxygen species and matrix-degrading enzymes. J. Invest. Dermatol. 2012. 132: 1901–1907.; Valacchi, G et al. Protective effects of topical vitamin C compound mixtures against ozone-induced damage in human skin. JID. 2017.; Valacchi., G et al. Ozone exposure activates oxidative stress responses in murine skin. Toxicology Volume 179, 2002, Issue 1–2 pp 163–70.; Thiele, J et al. In vivo exposure to ozone depletes vitamins C and E and induces lipid peroxidation in epidermal layers of murine skin. Free Radic Biol Med. 1997;23(3):385–91.; Wulf et al, Phtodermatolo, Photoimmunol & Photomed, 1997; Autier et al, J Nat Can Inst, 1999; Calliste CA, Le Bail JC, Trouillas P et al. Chalcones: structural requirements for antioxidant, estrogenic and antiproliferative activities. Anticancer Res 2001; 21: 3949–56.; Lee KW, Kim YJ, Kim DO, Lee HJ, Lee CY. Major phenolics in apple and their contribution to the total antioxidant capacity. J Agric Food Chem 2003; 51: 6516–20.; Nakamura Y, Watanabe S, Miyake N, Kohno H, Osawa T. Dihydrochalcones: evaluation as novel radical scavenging antioxidants. J Agric Food Chem 2003; 51: 3309–12.; Rezk BM, Haenen GR, van der Vijgh WJ, Bast A. The antioxidant activity of phloretin: the disclosure of a new antioxidant pharmacophore in flavonoids. Biochem Biophys Res Comm 2002; 295: 9–13.; Ridgway T, O’Reilly J, West G, Tucker G, Wiseman H. Antioxidant action of novel derivatives of the apple-derived flavonoid phloridzin compared to oestrogen: relevance to potential cardioprotective action. Biochem Soc Trans 1997; 25: 106S.; Auner BG, O’Neill MA, Valenta C, Hadgraft J. Interaction of phloretin and 6-ketocholestanol with DPPC-liposomes as phospholipid model membranes. Int J Pharm 2005; 294: 149–55.; Leu SJ, Lin YP, Lin RD et al. Phenolic constituents of Malus doumeri var. formosana in the field of skin care. Biol Pharm Bull 2006; 29: 740–5.; Christian Oresajo, PhD et al. Protective effects of a topical antioxidant mixture containing vitamin C, Ferulic acid, and Phloretin against ultraviolet-induced photodamage in human skin. Journal of Cosmetic Dermatology, 7 2008 (p.290-297)

Posts relacionados

DermaGlow, rejuvenescer em 3 sessões, é possível?

Os protocolos em dermatologia estão a tornar-se cada vez mais eficazes para dar resposta às queixas de pele mais frequentes, combinando tecnologia de ponta e os equipamentos mais avançados para resultados naturai...

Junho 15, 2024

Foreo Luna 3 e o método infalível para uma pele radiante

Há uns anos fiz um artigo bastante completo sobre a minha experiência com a Foreo e com a opinião de dermatologistas. Na verdade, procuro mexer o mínimo possível na minha pele, e a Foreo realiza uma esfoliação fí...

Maio 21, 2024

High Collagen 2.0, o novo suplemento de colagénio: o que muda?

Quando envelhecemos, a nossa pele passa por algumas mudanças inesperadas. O colagénio, que é como o "cimento" que mantém a nossa pele firme e suave, começa a diminuir em quantidade e qualidade. Isso significa que...

Março 10, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024