Cuidados com a pele – como dormir mais e melhor?

cuidados pele

Decidi escrever nesta época de quarentena sobre um conjunto de erros, pois muitas são as perguntas que me fazem sobre cuidados com a pele. Mas estamos a lidar com o assunto de forma errada. Queremos soluções para os nossos maus hábitos, quando temos é de apostar em bons hábitos (e gastar menos em produtos caros ou muitos produtos!). Controlar o nosso estilo de vida está nas nossas mãos. Dormir mais horas foi a resolução que tomei em 2020. Queres saber que truques utilizo para dormir mais e melhor?

Tomar consciência do problema

Em 2019 tomei consciência do problema. Depois do trabalho, dos banhos e trabalhos de casa das crianças, dos jantares, de arrumar a cozinha, de me atirar para cima do sofá a ver uma série, a dar uma vista de olhos nos meus sites e redes sociais preferidos ou a trabalhar pela noite dentro, quando dava por isso já era de madrugada (1 h da manhã ou mais). Cheguei a ir dormir várias vezes às 3 h da manhã (e o despertador a tocar às 7h30). Isto era o que me acontecia em 2019. Cada pessoa tem necessidades de sono diferentes, claro. As crianças dormem muito mais que os adultos. No entanto os especialistas em sono são unânimes: um adulto precisa em média de 7 a 9 horas de sono para descansar e funcionar bem. Então porque é que falamos em sono reparador? Como é que o sono implica com a qualidade da pele?

Cuidados com a pele – dormir menos é sinal de uma pele menos atraente?

Já reparaste como ficas com a pele mais lisa, luminosa e bonita quando dormes bem ou quando estás de férias? Parece que tens uma pele nova, não é? Comigo é crítico. Se durmo pouco o resultado é este: pele baça, irregular, acinzentada, mais linhas, olheiras, menos hidratação (para além de sonolência e irritabilidade). Infelizmente, sinto que com a idade isto ainda é mais crítico. No meu caso 7 horas é o mínimo para acordar com a cara fresca (e com boa disposição). Ao fim de semana tento numa das noites dormir até o meu corpo acordar sozinho (graças ao babysitting proporcionado pelo marido… cada um de nós dorme o que quer, um dia do fim de semana). Mas, porque é que dormir é um requisito fundamental para uma boa pele? Há vários estudos que mostram que a falta de sono nos faz parecer menos saudáveis, menos atraentes e mais cansadas. Sim, isto está provado cientificamente.

cuidados pele

Cuidados com a pele – então o que acontece à noite?

À noite há alterações na pele, motivadas pelo nosso relógio interno, o ritmo circadiano (o mesmo que é responsável por durante a tarde todas termos alguma oleosidade e precisarmos de retocar a maquilhagem). Durante a noite as camadas superiores da pele perdem mais água (por isso faz sentido usar um cuidado mais hidratante à noite) e a barreira da pele torna-se mais permeável. Isto significa que é um bom momento para colocar produtos com alguns ingredientes interessantes e renovadores, como o ácido glicólico (e outros alfa ou beta hidroxiácidos) e outros, de que já falei. É curioso o que se passa durante a noite na nossa pele: as células andam todas “ocupadas” a dividir-se. Vários estudos mostram que durante a noite a proliferação celular é 30 vezes superior à que ocorre durante o dia. Incrível? Sim! Por isso quem dorme mais tem EFETIVAMENTE uma melhor pele.

Cuidados com a pele: Apps e opções do telemóvel para uma boa noite de sono

Uma ajuda neste sentido tem sido a App Sleep Cycle e que me permite controlar quantas horas de sono durmo, a qualidade do sono e ainda ter o despertador a tocar num intervalo de tempo de 30 minutos (acorda-me quando o sono está mais leve durante esse intervalo). Podes também ver e monitorizar as tuas estatísticas. Outra alternativa é a opção Hora de Deitar do iPhone (está no mesmo sítio onde tens o despertador). Vantagens? Muitas. Mediante as opções que definires, o telemóvel pode não emitir qualquer som durante a noite (notificações, mensagens ou chamadas); dar um lembrete 15 minutos antes das horas que definimos para dormir (manda-nos para a cama!) e escolher tons de despertar maravilhosos! O som ao despertar começa baixinho (e vai aumentando de intensidade) e as músicas são mesmo relaxantes. Nunca acordei tão bem na vida!

Truques para dormir melhor #1: gerir o stress

O stress é uma das causas mais comuns de distúrbios do sono. Deves escolher uma estratégia para gerir o stress, seja através de meditação, ioga, exercício. Comigo resulta fazer exercício físico regular. Faz MESMO toda a diferença. Fico muito mais relaxada, reduz os meus níveis de stress, deixa-me muito bem disposta, e desde que faço exercício mais vezes que durmo melhor. Devemos ter em conta que para algumas pessoas fazer exercício poucas horas antes de ir dormir pode perturbar o sono (mas depende de cada pessoa). Deixei aqui o plano de exercício que tenho feito nesta fase de quarentena.

cuidados pele

Truques para dormir melhor #2: controlar o consumo de café e álcool

Vamos analisar um e outro. Bebo pouco café (talvez 1 a 2 por semana, não mais). E nunca depois das 15 h. A cafeína pode interferir com o sono de algumas pessoas. Nesse caso é preferível optar-se por uma tisana, um chá de camomila por exemplo. Há chás que também têm cafeína, atenção (como o chá verde). Se bebo álcool à noite durmo pior. O consumo de álcool pode alterar a qualidade e a quantidade do sono, reduzindo o sono REM (Rapid Eye Movement). Este tipo de sono é essencial para mantermos o nosso ritmo circadiano controlado.

Truques para dormir melhor #3: evitar ecrãs 1 h antes de ir dormir

Criar este hábito é TU-DO. A luz azul emitida pelos ecrãs dos telemóveis pode provocar vários distúrbios do sono. Sim, já fui vítima disto. Há 2 verões atrás, a fazer pesquisas diversas, cheguei a ter noites em que só adormecia às 6 h da manhã (!!!). A luz azul estimula o estado de alerta e faz-nos demorar mais tempo a adormecer, afetando uma vez mais o ritmo circadiano. Mantendo um hábito de horas fixas para deitar e acordar permite que o nosso relógio interno se acerte e otimize (o que faz com que a determinada hora tenhamos sono, e de manhã acordemos com maior facilidade – ou mesmo sem despertador). Defini que as 23 h são uma boa hora para ir dormir (e o iPhone dá sempre o lembrete).

Truques para dormir melhor #4: a cama, as almofadas, o sobre colchão e a luz

Desde que estive em hotéis onde dormi de forma maravilhosa e em que percebi que “o segredo” estava relacionado com a presença de um sobre colchão de penas e com as almofadas que decidi replicar a magia na minha cama. O sobre colchão de penas que temos na nossa cama, da marca Pato Rico, é este. Deixa a cama fofa como uma almofada! As almofadas que uso, sempre 2, são de penas também. Da marca Eddie Bauer (compradas nos Estados Unidos) e estas da marca Pato Rico. Por fim, nada como dormir numa cama lavada e feita de fresco! Todas as semanas trocamos a roupa de cama e nada sabe melhor que entrar numa cama acabada de fazer! Na mesa de cabeceira tenho um candeeiro, o Wake-Up Light da Philips (o meu é a versão anterior à que mostro no link) que tem várias funcionalidades, como diminuir a intensidade da luz, e coloco-a bem fraquinha na hora de ir dormir.

Estes são os truques que aplico para uma boa noite de sono. E estou feliz porque em 2020 consegui melhorar e muito a qualidade das minhas noites. Para a nossa pele ter um ar saudável e luminoso, seja em que idade for, é imperativo que o sono seja de qualidade. E tu, o que fazes para dormir bem?

Fotografia: Yellow Savages

 

Posts relacionados

Dupla fotoproteção nos solares gama branca Esthederm?

Os protetores solares da gama branca Esthederm são adaptados à pele sensível, intolerante, hiper-reativa e/ou hiperpigmentada. Uso há anos o Photo Reverse sem cor na altura da praia para prevenir e atenuar as man...

Junho 29, 2024

12 protetores solares imperdíveis e as novidades mais quentes!

Tenho de começar por dizer que o protetor solar é, sem dúvida, o meu produto cosmético favorito e o produto antienvelhecimento número 1. 80% dos sinais de envelhecimento da pele são devidos à exposição solar todo...

Junho 8, 2024

Espuma Micro-Peeling Vinoperfect: pele nova em 30 segundos!

A gama Vinoperfect da Caudalie é uma referência no segmento antimanchas e luminosidade. A estrela desta gama é o maravilhoso Sérum Vinoperfect, o mais vendido dentro deste segmento nas farmácias europeias. Esta g...

Maio 14, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024