Envelhecimento – o benefício dos renovadores celulares

#Artigo escrito em parceria com a Skinceuticals. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Todos os dias eu recebo perguntas sobre qual o melhor produto para os sinais de envelhecimento, e é muito frequente haver questões relacionadas com a perda de firmeza, textura, manchas, rugas e falta de luminosidade! Este é um dos temas que abordo nos meus Workshops, e que é relativamente complexo, uma vez que é preciso conhecer o processo de envelhecimento e a composição dos produtos cosméticos para fazer escolhas acertadas.  Hoje vou explicar o que é o envelhecimento intrínseco e extrínseco e soluções que visam atuar nos sinais de envelhecimento. Os renovadores celulares têm um papel importantíssimo para dar resposta às queixas que todas as mulheres sentem com o passar da idade. Vou também mostrar 5 opções de renovadores celulares Skinceuticals, uma marca medicalizada com uma profunda base científica que suporta a eficácia de todas as suas propostas. Queres saber como mudar o aspeto da tua pele?

Compreender o envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é um processo degenerativo em que alterações com o passar do tempo, cronológico ou envelhecimento intrínseco, se sobrepõem aos efeitos produzidos por fatores ambientais, envelhecimento extrínseco. Tanto o envelhecimento intrínseco quanto o extrínseco contribuem para problemas na derme e na epiderme. Na epiderme, a renovação celular diminui. Como essas células mortas não se desprendem rapidamente, a epiderme torna-se espessa e parece opaca, seca e enrugada. Na derme, o colagénio e a elastina, juntamente com os lípidos, proteínas e células do sistema imunológico, são danificados. Isso resulta na falta de um sistema de suporte para a epiderme e rugas mais profundas são formadas.

O que é o envelhecimento intrínseco?

O envelhecimento intrínseco ou cronológico é uma forma complexa de envelhecimento que envolve processos internos naturais que podem levar à perda de firmeza, brilho, força e resiliência da pele ao longo do tempo. Alguns dos fatores que causam o envelhecimento intrínseco incluem alterações hormonais, genética e a desaceleração natural do nosso metabolismo. Com a idade perdemos gordura facial e massa óssea, resultando num rosto com aspeto menos cheio (aqui os preenchimentos com ácido hialurónico, por exemplo, podem ter um papel importante). Quando esses fatores internos e naturais se combinam, eles contribuem para a flacidez, afinamento e enrugamento.

SINTOMAS:

  • Pele seca e linhas visíveis causadas pela menor produção de óleo
  • Pele suave e amarelada que leva mais tempo do que o normal para cicatrizar
  • Mudanças leves a moderadas em todas as áreas da pele
  • Capilares rompidos (pequenos derrames) nas bochechas e nariz
  • Atrofia da derme papilar e gordura subcutânea
  • Perda de elasticidade, poros maiores, tez irregular
O que é o envelhecimento extrínseco?

A exposição diária a elementos ambientais, como luz ultravioleta, fumo e poluição do ar causa reações químicas na pele, conhecidas como danos dos radicais livres, que podem levar a sinais de envelhecimento prematuro, incluindo linhas finas, rugas, hiperpigmentação. Com o tempo, esses elementos destroem a aparência e a saúde da pele exposta. A radiação UV é a principal fonte de danos, pois é responsável por até 90% do fotoenvelhecimento visível.

SINTOMAS:

  • Rugas
  • Manchas escamosas de pele áspera
  • Manchas pigmentadas de vermelho escuro a castanho
  • Mudanças marcadas no rosto, pescoço, tórax, mãos
  • Mudanças marcadas nos vasos sanguíneos
  • Quebra de colagénio
  • Perda de elasticidade, pele flácida
Envelhecimento e o uso de retinol

A importância dos retinóides na dermatologia remonta a Wolbach e Howe em 1925, que identificaram na epiderme alterações como queratinização anormal em animais com deficiência de vitamina A. O retinol é uma forma de vitamina A que é oxidada in vivo em retinaldeído e, em seguida, ácido retinóico de forma gradual. Entre outros efeitos na pele, o retinol promove a renovação celular, interrompendo a coesão celular e promovendo a descamação. Os retinóides estão entre as classes de agentes mais prescritos e recomendados por dermatologistas. Estudos que demonstram benefícios corretivos, como regeneração celular, esfoliação e síntese de colagénio dérmico, sugerem um papel importante dos retinóides tópicos na neutralização dos efeitos do fotoenvelhecimento. O retinol é um agente proeminente entre os retinóides para combater o envelhecimento da pele e pele problemática. Fatores que determinam a eficácia de retinol são: concentração, estabilidade, método de encapsulamento e formulação. Os resultados de vários estudos mostram que o retinol, quando adequadamente formulado, é um tratamento tópico eficaz preferido a outros retinóides devido à sua tolerabilidade.

retinolEnvelhecimento e o uso de ácido glicólico

O ácido glicólico é o membro da família dos alfa-hidroxiácidos (AHA) com menor “tamanho” por isso o ácido glicólico pode penetrar rapidamente na epiderme e interromper a coesão celular para promover a descamação e aumentar a renovação celular. O ácido glicólico é derivado sinteticamente ou encontrado naturalmente na cana-de-açúcar, beterraba, uvas e outras frutas. Este alfa-hidroxiácido ajuda a facilitar a esfoliação natural da pele e minimiza a acumulação de células mortas para melhorar a aparência do tom e textura da pele.

acido glicolicoOutros ingredientes tópicos que promovem a esfoliação celular incluem ácido salicílico, ácido láctico e ácido hidroxietilpiperazina etanossulfónico (HEPES). O ácido salicílico, frequentemente usado como ingrediente principal em produtos tópicos para acne e pele oleosa, é um beta-hidroxiácido e é extraído da casca dos salgueiros. O ácido salicílico esfolia a pele, refina os poros e reduz a formação de acne quando usado em concentração adequada.

1 – Glycolic Renewal Cleanser – o glow que começa na limpeza

Um dos ingredientes essenciais a usar numa rotina de rosto, para glow garantido, textura renovada e muitos outros benefícios é o ácido glicólico. Numa pele que nunca usou ácido glicólico, um componente facilmente identificável na lista de ingredientes de um produto cosmético com a designação glycolic acid, pode e deve começar-se a utilização devagar e por exemplo com um produto de limpeza e/ou tónico. Isto porque quando mal utilizado (frequência e percentagem desajustada à pele) pode sensibilizar. Assim um bom começo pode ser um produto de limpeza como o Glycolic Renewal Cleanser. Estamos perante um gel de limpeza com ação esfoliante que pode ser usado diariamente, numa textura gel sem partículas, que remove eficazmente todas as impurezas e maquilhagem de longa duração. Pode ser usado por todos os tipos de pele (normal, oleosa e seca) e que esteja baça, envelhecida, com textura irregular e/ou com manchas. Este cleanser tem 8% de ácido glicólico de forma livre (isto significa a verdadeira força num produto com ácido glicólico e que depende da concentração do ácido e do pH da fórmula – fórmulas com pH ácido demonstram uma eficácia e penetração maiores).

Podes saber mais sobre o Glycolic Renewal Cleanser aqui. Podes encontrar este produto aqui.

Como usar? 1 a 2 vezes por dia, com água. Pode ser usado em simultâneo com dispositivos de limpeza como a Foreo (artigo sobre a Foreo com a opinião de duas dermatologistas aqui). Pode ser usado 365 dias por ano.

foreo

2 – Blemish + Age Defense: o sérum das peles oleosas e acneicas com sinais de envelhecimento

Cuidar de uma pele envelhecida, mas oleosa e/ou acneica? Parece impossível? Não é. Há poucas propostas para uma pele com estas características. Numa pele assim, este sérum usado antes do hidratante adaptado ao tipo de pele, irá promover a renovação da pele, melhorar a aparência de rugas e rídulas, simultaneamente regular o excesso de produção sebácea, minimizar imperfeições, descongestionar poros e reduzir a hiperpigmentação pós-inflamatória em todos os tipos de pele. Isto deve-se à composição em vários ácidos em percentagem muito interessante: 3,5% de ácido glicólico, 1,5% de ácido salicílico, 2% de ácido dióico, 0,5% de ácido cítrico e 0,3% de lipo-hidroxi-ácido. Uma combinação de ácidos esfoliantes, numa textura muito leve e que pode ser usado em todo o rosto ou apenas em áreas específicas (mais oleosas e com poros dilatados).

blemish age skinceuticals

Podes saber mais sobre o Blemish + Age Defense Serum aqui. Podes encontrar este produto aqui.

Como usar? 1 a 2 vezes por dia. Se na rotina da manhã depois do antioxidante (por exemplo um produto com vitamina C), se usado à noite é o primeiro passo após a limpeza + tónico. 3 a 4 gotas para todo o rosto são suficientes. Pode ser usado 365 dias por ano.

3 – Retexturing Activator – o glow sérum!

Para alterar a textura da pele podemos utilizar produtos que combinam alguns ingredientes com funções diferentes, como é o caso do ácido hialurónico, um ingrediente que aumenta consideravelmente os níveis de hidratação da pele, bem como a hidroxietilureia e o ácido aminosulfónico. No conjunto estes ingredientes promovem simultaneamente uma hidratação e esfoliação, melhorando significativamente a textura da pele, aparência de rugas e rídulas, promovendo a luminosidade da pele. Está indicado em todos os tipos de pele, mesmo aquelas que não toleram peelings, AHA (alfahidroxiácidos como o ácido glicólico) ou o retinol. Mas boas notícias: este produto mostrou ter o poder renovador da utilização diária de 20% de ácido glicólico, o que é impressionante para um produto sem AHA. É uma ótima opção para uma pele baça e para quem pretende um cuidado que melhora a textura da pele 365 dias por ano – pode ser usado sem receios mesmo durante a exposição solar!

retexturing skinceuticals

Podes saber mais sobre o Retexturing Activator aqui. Podes encontrar este produto aqui.

Como usar? 1 a 2 vezes por dia. Se na rotina da manhã depois do antioxidante (por exemplo um produto com vitamina C), se usado à noite é o primeiro passo após a limpeza + tónico. 2 gotas são suficientes para todo o rosto. Pode ser usado 365 dias por ano.

4 – Glycolic 10 Renew Overnight – o cuidado de noite para pele ultra suave e luminosa

Este é um dos cuidados que costumo referir nos meus Workshops como cuidado de noite, a usar 3 vezes por semana, pelo eficaz efeito na textura, manchas e suavidade da pele. Se nunca usaste um cuidado de noite com ácido glicólico, está na altura de experimentar e comprovar os resultados transformadores na pele. Esta é uma loção de textura muito suave, fórmula melhorada, com 10% de ácido glicólico na forma livre que promove a renovação celular, melhora a luminosidade e uniformiza o tom da pele. Contém ainda 2% de ácido fítico que atua nas hiperpigmentações e 1% de complexo apaziguante. Em função da tolerância da pele, deve começar-se a usar apenas 2 noites por semana e aumentar de acordo com a resposta da pele. Aconselho 3 x por semana para uma tolerância ótima! Uma vez que contém uma percentagem elevada de ácido glicólico que pode aumentar a sensibilidade da pele ao sol, usar sempre protetor solar de manhã. Este cuidado acelera a renovação celular, que se torna mais lenta à medida que envelhecemos, melhora a luminosidade da pele em +36%, melhora a textura e reduz a aparência de linhas finas. Está indicado numa pele baça e sem brilho, com textura espessa, e todos os tipos de pele exceto as muito sensíveis.

glycolic renew overnight skinceuticals

Podes saber mais sobre o Glycolic 10 Renew Overnight aqui. Podes encontrar este produto aqui.

Como usar? À noite como primeiro passo após a limpeza + tónico. Pode ser usado todo o ano (frequência semanal de 3 vezes), mas associar sempre o protetor solar. Em pele oleosa é suficiente como produto único da noite. Em pele mista a seca pode usar-se um hidratante de seguida. Frequência semanal de acordo com o que referi anteriormente e ajustar mediante a resposta individual da pele. Agitar sempre antes de usar.

glycolic 10 renew overnight skinceuticals

5 – Retinol 0.3 – Cuidado de noite concentrado que melhora os sinais de envelhecimento e manchas

Este é um cuidado de noite (nunca usar de dia!) com retinol puro encapsulado e uma concentração de 0,3%, que se deve iniciar uma a duas vezes por semana, aumentando para três só em caso de boa tolerabilidade. Há evidência científica que sugere que o retinol 0,3% fornece benefícios anti-envelhecimento mais robustos e duradouros em comparação com o ácido retinóico 0,025% (retinoide de prescrição médica).1

Aqui, como em todas as rotinas, ajustar mediante a resposta da pele é a palavra de ordem. Na fórmula foram adicionados bisabolol, lecitina e extrato de Boswellia Serrata que são agentes anti-irritantes. O retinol deve ser usado com precaução, sempre à noite e interromper o seu uso durante o verão e com a exposição solar. A altura ótima para a sua utilização é de Outubro a Março. Este cuidado é uma loção leve, que deve ser sempre complementada com um hidratante adaptado ao tipo de pele.

retinol 0.3 skinceuticals

Podes saber mais sobre o Retinol 0.3 aqui. Podes encontrar este produto aqui.

Como usar? À noite como primeiro passo após a limpeza + tónico. Usar no máximo 3 noites por semana seguido do hidratante. Usar apenas no período de Outubro a Março. Não usar em simultâneo com ácido glicólico na mesma rotina. Preferir ou retinol (exemplo Retinol 0.3) ou ácido glicólico (exemplo Glycolic 10 Renew Overnight) como renovador celular. Frequência semanal de acordo com o que referi anteriormente e ajustar mediante a resposta individual da pele.

1. Non-invasive short term assessment of retinoids effects on human skin in-vivo using multiphoton microscopy, European Academy of Dermatology and Venereology Journal, June 2014.

skinceuticals

Os renovadores celulares são soluções muito importantes para quem pretende uma pele mais lisa, com uma textura melhorada, poros menos visíveis, redução de rugas e rídulas, redução de manchas e uniformização do tom de pele. Se nunca usaste este tipo de cuidados no rosto, está na altura de começar, seguindo todas as precauções mencionadas neste artigo! Estamos perante soluções medicalizadas de elevada eficácia e clinicamente comprovadas. Já usas?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Gravidez, alterações e cuidados com a pele e cabelo

Um dos temas mais pedidos para abordar nesta plataforma foi a gravidez, as alterações que acontecem e os cuidados com a pele e cabelo. Durante as minhas duas gravidezes segui os cuidados indicados pelos meus médi...

Novembro 17, 2020

Tudo sobre a acne com a dermatologista Dra. Marisa André

Um dos temas mais pedidos de SEMPRE para abordar aqui no site Beautyst é o tema acne. Isto acontece porque muitas das pessoas que lêem os meus conteúdos têm esta doença (na idade adulta) bem como os seus filhos. ...

Outubro 15, 2020

Mesoterapia – melhorar a qualidade da pele com NCTF

Andava há imenso tempo com vontade de experimentar a mesoterapia no rosto com o famoso NCTF 135 HA da Fillmed com o objetivo de melhorar a qualidade e hidratação da pele. Aproveitei o último tratamento para as ol...

Julho 30, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist