Favoritos de corpo 2021: mimar o corpo como o rosto!

favoritos de corpo

Este é já o quarto artigo sobre os meus produtos favoritos de 2021, desta vez sobre os meus produtos favoritos de corpo, cuidados que me dão mesmo muito prazer! Cuidar de mim, no que diz respeito aos favoritos de corpo começa, sem qualquer dúvida, com a prática de exercício físico, que faço três vezes por semana, mesmo em casa (com esta pandemia). Os meus cuidados de corpo são cuidados complementares, mas adoro mimar a pele do corpo como cuido da pele do rosto!

O que procuro nos meus cuidados de corpo?

Tal como a pele do rosto, a pele do meu corpo é também bastante sensível! Até no Inverno eu tenho de ter cuidados bastante específicos, pois a minha pele também é seca e sem os cuidados certos pode ficar desidratada ou sensibilizada. Procuro por norma produtos adaptados a pele sensível e/ou atópica (embora eu não tenha atopia, a minha filha tem e procuro, por isso, cuidados mais transversais a toda a família nomeadamente nos produtos lavantes e hidratantes). Neste artigo mostrei 21 dicas que praticamos em casa para espaçar as crises de pele seca / atópica, e muito embora seja um artigo feito em parceria, como sempre, mostrei algo que pode acrescentar valor a quem está desse lado.

Na minha pele, sobretudo na zona dos braços e nádegas, sofro com uma condição de pele, a queratose pilar, de que já falei e que parece “pele de galinha”. Neste artigo deixei vários truques para minimizar a aparência da queratose pilar.

Artigos que podem fazer sentido consultar:

Estes artigos sobre favoritos de corpo de 2019 e 2020:

  • Artigo sobre Favoritos de corpo de 2019 – aqui
  • Artigos sobre Favoritos de corpo de 2020 – aqui

e também os artigos sobre favoritos de 2021:

  • Artigo sobre Favoritos de cabelo de 2021 – aqui
  • Artigo sobre Favoritos de skincare de 2021 – aqui
  • Artigo sobre Favoritos de makeup de 2021 – aqui

Estes são então os meus produtos favoritos de corpo de 2021:

1. Lipikar Syndet AP+ da La Roche-Posay

favoritos de corpoO produto lavante que mais usei em 2021, sem sombra de dúvidas! E porquê? É um creme lavante, sem perfume e não espumoso (adoro particularmente esta característica em produtos para usar todos os dias) que parece um creme de cuidado, deixando a pele perfeitamente hidratada e confortável e que se pode usar em pele seca, muito seca e mesmo atópica de toda a família (mesmo em bebés) no corpo e rosto. Adoro o facto de haver recargas que tornam a reutilização muito mais acessível e amiga do ambiente! Reduz a secura da pele e acalma as sensações de comichão e irritação.

Contém água termal de La Roche-Posay, um nível otimizado de surfactantes para o melhor equilíbrio entre a suavidade e a purificação da pele, manteiga de karité e niacinamida, em combinação com Aqua Posae Filiformis, um ingrediente exclusivo da marca que está patenteado e que atua ao nível dos fatores responsáveis pela pele muito seca, espaçando as crises de secura grave.

Como usar? Aplicar na pele do corpo e/ou rosto molhada, com uma suave massagem e enxaguar.

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (embalagem com pump) e aqui (refill).

2. Xerodiane AP+ Óleo de banho sem perfume da Noreva

favoritos de corpo norevaExperimentei este óleo lavante no início deste ano e foi mesmo amor à primeira utilização. Para quem adora um óleo de banho que deixa logo a pele muito confortável e nutrida, sem espuma, para pele seca, muito seca e/ou atópica de toda a família (mesmo em bebés), este é mesmo um produto obrigatório conhecer. A fórmula é de elevada tolerância, rica em ácidos gordos essenciais, que hidrata a pele. Contém óleo de borragem para hidratar e reparar, óleo de onagra para regenerar a pele e impedir a desidratação, ómegas 3 e 6 para nutrir em profundidade e vitamina E com ação lubrificante, hidratante e regeneradora para proteger a pele das agressões externas. Embora seja um produto que deixa um véu de hidratação e muito conforto na pele, o enxaguamento é muito fácil. Recomendo! Excelente produto da marca Noreva e que por todas as razões apontadas tinha de constar deste artigo sobre favoritos de corpo.

Um outro óleo para duche que adorei usar e descobrir este ano foi este da Cerave, também sem perfume e muito hidratante.

Como usar? Como produto lavante de corpo no duche (com uma suave massagem e enxaguar) ou diluído na água do banho.

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (o que usei é sem perfume).

3. Cleansing & Scrubing Body Wash Bar da [PH]ACT

favoritos de corpoUma marca portuguesa que vale tanto a pena conhecer (e começar a mudar mentalidades a partir dela!). Já falei da [PH]ACT aqui, quando testei os champôs sólidos que são ótimos (agora também há para criança) e a Maria Lourenço, fundadora da marca, lança agora vários outros produtos (e até small sizes excelentes para experimentação!). Adorei o Cleansing & Scrubing Body Wash Bar da marca (até têm um hidratante corporal em barra… que incrível é isso?!) para todos os tipos de pele. O cheirinho é de cair para o lado, deixa a pele bem hidratada e limpa e tem ainda uns pequeninos grãos que fazem uma ligeira esfoliação. Contém óleo de amêndoa e manteiga de karité que deixam a pele muito suave graças às propriedades emolientes. Mudar comportamentos também começa na higiene da nossa pele e cabelos. Well done, [PH]ACT!

Como usar? Molhar a barra e aplicar diretamente na pele molhada. Massajar a espuma na pele do corpo e enxaguar com água morna. Deixar secar ao ar ou colocar na caixa específica da marca para este efeito.

Onde comprar? Aqui (30 g ou 100 g).

4. Creme hidratante de corpo da Âmbar

favoritos de corpo âmbar skincare

Uma marca portuguesa que vale a pena conhecer, oferece algumas propostas para a pele do rosto e também do corpo (e champô sólido também), e este creme hidratante é uma delícia! Contém azeite virgem, manteiga de murumuru e manteiga de karité. É um creme aveludado, como uma manteiga corporal, que dá conforto e suavidade à pele. Nutre em profundidade, deixando a pele hidratada, protegida e luminosa, sem perfume adicionado. Excelente para usar depois de uma esfoliação!

Como usar? Como creme hidratante de corpo (adultos ou crianças a partir dos 3 anos) ou após a esfoliação da pele.

Onde comprar? No site da marca ou na Wells, respetivamente aqui e aqui.

5. Lait Hydratant Anti-Relâchement da Esthederm

favoritos de corpo EsthedermQue maravilha… é o que posso dizer sobre este creme indicado para dar firmeza à pele de todo o corpo, que para mim tem um plus: deixa a pele uuuuuultra confortável e tão hidratada que se tornou num excelente “vício”! Com a tecnologia SCULPT com extrato de souchet e manurato de metilsilanol promove a elasticidade da pele restabelecendo a síntese de fibras oxitalanas. A síntese de fibras de colagénio é estimulada e a estrutura dérmica é fortalecida, o que resulta num aumento da firmeza (eu senti). Para prevenir a degradação da elastina cutânea pela enzima elastase, este cuidado conta ainda com péptido de ervilha. A hidratação é assegurada pela associação da patente Eau Cellulaire com glicerina. Tem uma fragrância muito suave e é um prazer aplicar este produto na pele do corpo.

Como usar? Usar diariamente como cuidado de todo o corpo (pode ser usado em zonas específicas também, gosto de usar dessa forma e permite que dure mais tempo).

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

6. Lipikar Lait da La Roche-Posay

lipikar lait Este foi o leite hidratante que mais usei em 2021! Para mim tem vários pontos positivos: ultra fluido (agora compreendo por que é um best seller da marca), espalha super bem, permite vestir de imediato sem sujar a roupa (um dos meus leites hidratantes favoritos é também o Lait Velouté Corps da Uriage, de que já falei várias vezes, mas em certas peças de roupa pode sujar um pouco, como sedas e outras mais sensíveis) e deixa a pele tão maciaaaaa! É um leite emoliente anti-ressequimento que hidrata, nutre, repara, suaviza a pele e apazigua (tudo o que preciso). A textura é untuosa mas penetrante e deixa a pele como seda. Os bebés também podem usar. A fórmula reparadora à base de creme fresco é enriquecida em manteiga de karité, para o reabastecimento de lípidos, e água termal de La Roche-Posay, conhecida pelas suas propriedades suavizantes e protetoras. Contém niacinamida que traz conforto à pele seca, mesmo a delicada e sensível. Tem um cheirinho muito suave. Também usei muito o Lipikar Baume AP+M (da mesma linha, mas este em bálsamo e sem perfume) nas minhas pernas que costumam “queixar-se” com algum prurido a seguir ao duche. Esta dupla funcionou muito bem!!

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (Lipikar Lait – dica: vale muito a pena a embalagem de 750 ml!) e aqui (Lipikar Baume AP+M).

7. Topialyse Baume Protect+ da SVR

baume protect svrUma das últimas descobertas do ano foi este bálsamo com uma nova fórmula e é um bálsamo hidratante corporal incrível, que deixa a pele apaziguada. Embora sem perfume ele tem um suave cheirinho a côco que advém do óleo de côco presente na composição (fonte de ómegas que nutre e suaviza a pele). É o primeiro produto para a pele enriquecido com ceramidas AD patenteadas que oferece proteção contra as agressões externas (ácaros, poluição,…) que podem agravar a irritação e o prurido, lírio do vale japonês que acalma e restaura a barreira cutânea e manteiga de babaçu que nutre e dá uma sensação duradoura de conforto. Acalma de imediato a pele que fica mesmo suavizada (pontos extra a este nível), protegida e reparada. A textura é nutritiva e lipídica. Está indicado em pele seca a muito seca e sensível (e também com tendência atópica). Pode ser usado desde o nascimento e em todas as idades. Espalha muito bem e a absorção é ótima e imediata. Só boas razões para constar deste artigo sobre favoritos de corpo de 2021!

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

8. Esfoliante corporal de sal (e o Creme de corpo com brilho), Lust Edition da Miyoko

miyokoUm esfoliante corporal ultra nutritivo que é mesmo um produto diferente (razão pela qual consta neste artigo sobre favoritos de corpo!), pelas mãos da farmacêutica Joana Custódio e a sua marca portuguesa Miyoko (de que já falei aqui)! É um esfoliante de sal, com uma base rica em óleos vegetais. Antes de usar devemos misturar bem o sal com os óleos para uniformizar a mistura. Contém óleos vegetais de grainha de uva, oliva, amêndoas doces e óleo de girassol 100% ecológico. Depois de esfoliar a pele este produto deixa uma camada protetora, emoliente e hidratante na pele. Pode ser usado no corpo, mãos e pés. O cheirinho é tão bom! As notas perfumadas Cherry Blossom & Gardenia da marca são mesmo uma delícia! Nota máxima também para o recém lançado creme de corpo com brilho (sou fã destas soluções!) que é como uma manteiga corporal com brilho subtil e o mesmo cheirinho do esfoliante. E para quem gostar (e que é uma delícia também!), a marca tem ainda um óleo de corpo com brilho.

Como usar? Mexer o esfoliante antes de usar. Aplicar em movimentos circulares na pele molhada e enxaguar com água tépida. Usar no máximo duas vezes por semana. O creme de brilho usar como creme de corpo.

Onde comprar? Em farmácias selecionadas ou online, aqui.

9. Shimmer Body Butter da Beauty Bible

shimmer body butter beauty bibleMais uma marca portuguesa neste artigo sobre favoritos de corpo 2021 onde não poderia deixar de constar um produto com efeito bronze e brilho, pois sou fã deste tipo de soluções! Esta “manteiga” que é um creme de corpo com glow e brilho tem um cheirinho maravilhoso a côco graças ao óleo de côco presente na composição. Dá um ligeiro efeito dourado e bronzeado à pele todo o ano, com um toque de cor bronze e partículas douradas para um glow subtil na pele. Com extrato de aloé vera, óleo de côco e vitamina E, este creme tem propriedades antioxidantes e repara a pele seca. Não é mesmo só um produto de verão, ele também fica lindo aplicado no nosso decote e zonas mais expostas durante o tempo frio! Nota máxima para o cheirinho incrível!

Como usar? Aplicar no corpo e deixar “secar”. Podemos vestir-nos de seguida e sem preocupações, ele é transfer-proof!

Onde comprar? Na loja online da marca ou na Wells, respetivamente aqui e aqui.

10. Concentrado Crioativo Body-Slim da Lierac (e o respetivo massajador)

body-slim lieracJá falei deste cuidado com todo o pormenor aqui, e o que me levou a experimentar foi o facto de ser um produto crioativo (depois de aplicar faz efeito frio e é raro encontrar este tipo de produtos, e de que goste efetivamente!) e também os resultados que a marca mostra com a utilização deste produto em combinação com o massajador da marca que é excelente (o melhor que já usei em casa e é a foto que mostro logo no início deste artigo). Embora ele esteja indicado na celulite, eu usei-o na zona da barriga e notei a pele mais firme e lisa. Claro que usei sempre em combinação com exercício físico e o meu plano alimentar, pelo que os resultados são um todo!

Este cuidado da gama Body-Slim, inspirado na criolipólise, tem uma fórmula potenciada que atua de 3 formas: o complexo cafeína-gengibre possui uma eficácia 20 x superior à cafeína usada sozinha na eliminação de gorduras, o WTB system com uma ação “queimadora de gorduras” e a proirisina, com uma ação antirrecidiva. É um gel fresco, rosado, com um cheirinho leve. Depois de aplicar usei sempre o massajador da marca a seguir (ter o cuidado de lavar sempre para manter as esferas a funcionar bem). A eficácia do tratamento é 100% ampliada com a utilização do massajador (estudo clínico com 30 voluntárias após 7 dias de aplicação diária, comparação estatística).

Como usar? Aplicar durante 1 mês, de manhã e à noite, nas zonas do corpo afetadas (eu uso mais tempo). Alternar com o Body-Slim Adelgaçante Global.

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (neste link há com e sem o massajador).

11. Cicaplast Baume B5 da La Roche-Posay

cicaplast baumePosso dizer que é um verdadeiro salva vidas da pele! Senti uma diferença gigantesca (mesmo!!!) na cicatrização da pele após o tratamento para a flacidez que estou a fazer (de que já falei aqui). Na primeira sessão do tratamento a pele da barriga demorou cerca de 1 mês e meio a cicatrizar (e com bastante comichão), e depois do segundo tratamento, que foi há cerca de 15 dias, a pele está praticamente “limpa”, uma diferença que me deixou bastante “atordoada” no bom sentido e sem comichão (que alívio)! Este é um cuidado que tem 21 indicações e pode ser usado tanto por bebés como por adultos.

Simultaneamente nutre, protege e regenera a barreira da pele. A textura é um bálsamo apaziguante, não oleoso e sem perfume, e não deixa marcas brancas. Contém madecassoside + cobre, zinco e manganésio, apaziguando as áreas secas e irritadas, pantenol a 5% e protege a pele com uma textura rica, nutritiva e que reduz a adesão bacteriana. Pode ser usado em todas estas situações SOS em casa: pele de bebés e crianças pequenas, assaduras superficiais do rabinho dos bebés, pele seca, lábios secos, pele com tendência a eczema, irritações pós-laser, pós-depilação, pós-intervenções dermatológicas, irritações peri-orais, vermelhidão da pele e para apaziguar as sensações de desconforto. Posso dizer que é mesmo um pequeno milagre e que é um cuidado que não poderia deixar de constar neste artigo sobre favoritos de corpo.

Como usar: em todas as situações descritas, aplicar uma pequena quantidade e massajar até ser totalmente absorvido (absorve muito bem).

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

12. Peeling de pés Lovaskin

lova skin peelingFalei deste peeling aqui com todo o pormenor e é, sem dúvida, maravilhoso! Mesmo para quem pensa que não necessita, este peeling químico transforma a pele dos nossos pés e não poderia deixar de constar neste artigo sobre favoritos de corpo de 2021! Contém glicerina, ácido glicólico, ácido láctico, ácido málico, ácido salicílico e extratos de plantas, fazendo uma esfoliação perfeita (sem esforço, já explico como) e deixando os pés ultra macios. Nota máxima para este produto!

Como usar? Utiliza-se em pés completamente secos. Pulverizar 8-10 vezes, num pé de cada vez, insistindo nos calcanhares, laterais do pé e dedos (ou onde a pele fica mais espessa). Ter o cuidado de manter o pé numa posição de forma a o produto não escorrer. Deixar atuar 60 segundos, sem tocar. A pele em excesso começa quase de imediato a soltar-se. Massaja-se essa primeira pele com os dedos das mãos. Usar depois o lado áspero da lima que vem no kit. No fim usar o lado mais fino da lima (antes de usar a lima a primeira vez, remover a película azul protetora de ambos os lados da lima). No fim passar os pés por água e aplicar um creme hidratante. Como ritual intensivo: usar uma a duas vezes por semana e mudar para o ritual de manutenção. Como ritual de manutenção ou em pés com poucas calosidades usar a cada duas semanas.

Onde comprar? Por exemplo na loja Look Leal (online).

13. Emulsão Higiene Íntima Ginecológico da D’Aveia

ginecologico d'aveiaUma marca de que gosto IMENSO (usamos várias soluções em casa, como o creme de rosto pediátrico, o creme de corpo, o creme de pés – excelente, …) e cuja emulsão ginecológica é um produto obrigatório no meu duche, todos os dias. Esta emulsão para a higiene íntima possui uma ação hidratante, calmante e suavizante, restabelecendo a barreira cutânea e permite equilibrar o pH fisiológico da zona íntima graças ao ácido láctico. O extrato de Epilobium angustifolium tem uma ação antioxidante e calmante. A aveia coloidal e o bisabolol apaziguam a pele. É um creme de tom bege, não espumoso e bastante simpático de usar.

Como usar? Diariamente para a higiene íntima. Agitar antes de usar. Pode ser utilizado na prevenção das infeções da zona íntima (uso sempre um produto específico para a zona íntima desde as minhas gravidezes, conselho da ginecologista).

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

12. Águas perfumadas Gingembre e Gingembre Rouge da Roger & Gallet

roger galletAs minhas duas águas perfumadas favoritas (até ao momento) da marca Roger & Gallet. Foi um gosto enorme este ano conhecer finalmente várias das águas perfumadas da marca Roger & Gallet (que me passou tantos anos despercebida!) e que encontramos facilmente em farmácias e parafarmácias. Para além destes dois aromas, o Fleur de Figuier é também delicioso, mas sem dúvida que usei, usei e usei MUITO em 2021 o Gingembre e o Gingembre Rouge, ambos doces e suaves (como eu gosto). As águas perfumadas são mais leves que as Eau de Toilette ou as Eau de Parfum, e de facto, muitos dias este ano eu quis uma opção mais leve. Cheguei a usar uma borrifadela várias vezes antes de ir dormir e mesmo a vaporizar delicadamente na roupa da cama acabada de fazer.

Recomendo não passar ao lado desta marca que tem, para além das águas perfumadas, vários produtos complementares de corpo, como os famosos sabonetes, hidratantes corporais, cremes de mãos, …! Não deixes de experimentar!

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

 

Estes produtos fizeram a diferença em 2021, são soluções que gostei imenso de usar (e muitas delas de conhecer). Claro que para mim não há cuidado de corpo mais importante que fazer exercício e ter um bom plano alimentar, mas estes cuidados são e foram excelentes mimos para a minha pele (e para a minha mente) e são os meus favoritos de corpo de 2021!

 

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é uma parceria. Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo.

Posts relacionados

Rotina de inverno: as 5 alterações que faço

As temperaturas baixas, o vento, a chuva (e mesmo a neve) são factos que fazem parte do inverno. Mas são agressões externas para o maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é a maior proteção que temos contra o...

Fevereiro 2, 2023

Crianças 2022 Beauty Diaries

Muitas pessoas que acompanham o meu trabalho têm filhos e acabo por receber bastantes perguntas sobre os cuidados que os meus filhos utilizam. Em 2022 os meus filhos usaram soluções ótimas, algumas que vêm de ano...

Janeiro 21, 2023

Makeup 2022 Beauty Diaries

Este foi um tema muito pedido, as minhas escolhas de maquilhagem em 2022, ano em que descobri boas novidades. Para mim, na maquilhagem, bem como noutras áreas da minha vida, menos sempre foi mais. Posso dizer que...

Janeiro 18, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023