Flacidez da pele: Potenza, o tratamento que estou a fazer

flacidez

Disclaimer: Este tratamento foi-me oferecido e este artigo foi escrito em parceria com a Cynosure, no entanto todos os pontos de vista abordados neste artigo correspondem totalmente à minha experiência e opiniões pessoais. Esta deve ser das perguntas que mais me colocam: “O que fazer para a flacidez da pele”? Se sabemos que há cuidados cosméticos que ajudam no processo de envelhecimento, também sabemos que a flacidez é uma das queixas mais frequentes, sobretudo a partir dos 35 anos e com poucas soluções cosméticas verdadeiramente eficazes quando feitas de forma isolada. Rosto, pescoço, barriga, zona interior das coxas, braços, joelhos… estas são as zonas onde começamos a perceber que os anos estão a passar. Para quem procura uma solução médico estética eficaz para a flacidez da pele, tenho uma novidade: chegou a Portugal o Potenza, o primeiro equipamento do mundo com sistema de radiofrequência com microneedling de quatro modos. Hoje vou mostrar os resultados muito promissores publicados com o equipamento Potenza da Cynosure, tratamento que iniciei este mês.

Potenza da Cynosure, o que é?

Tal como referi é o primeiro equipamento do mundo com sistema de radiofrequência com microneedling de quatro modos, aprovado pela FDA. Os 4 modos de radiofrequência permitem tratar uma maior variedade de condições de pele, tanto superficiais como profundas. Uma vez que combina radiofrequência e microneedling, ele atua de duas formas:

  1. A radiofrequência inflige um dano térmico à pele e
  2. O microneedling um dano mecânico

o que se traduz numa resposta positiva da pele. Sendo um equipamento de radiofrequência com microneedling, Potenza utiliza agulhas ultrafinas para fornecer energia térmica (radiofrequência) que combinada com uma pequena lesão das microagulhas (microneedling), provoca a coagulação dos tecidos e estimula os processos naturais de cicatrização da pele para gerar novo colagénio e elastina.

potenza

cynosure

A novidade é que este equipamento permite parametrizar as duas tecnologias: a radiofrequência e o microneedling. Este equipamento conta com:

  • Radiofrequência monopolar – fornece energia numa superfície de tecido maior e refirma a pele através do aquecimento profundo e
  • Radiofrequência bipolar – fornece energia mais superficial de forma concentrada

Estes dois tipos de radiofrequência podem ser ajustados a duas diferentes intensidades: 1 e 2 MHz. Embora a radiofrequência não seja uma tecnologia nova no mercado, o que é novo com este equipamento é a versatilidade de situações em que pode ser usado. Dispõe de radiofrequência monopolar e bipolar nas frequências de 1 MHz e 2 MHz, enquanto a maioria dos outros equipamentos só tem 2 MHz disponíveis.

potenza

Apesar de já existirem no mercado alguns equipamentos que combinam radiofrequência com microneedling, a realidade é que o tipo de agulha usado, a profundidade do tratamento, a densidade do tratamento, o fornecimento de energia monopolar vs bipolar, a energia e a potência total são fundamentais para a elaboração de um tratamento 100% personalizado de radiofrequência com microneedling.

Em que situações pode ser usado o equipamento Potenza da Cynosure?

O equipamento Potenza pode ser usado nas seguintes situações:

  • Para estimular a nova produção de colagénio, para dar à pele um aspeto mais firme e mais jovem
  • Para tratar imperfeições como cicatrizes, cicatrizes de acne e outras imperfeições para uma pele mais suave e radiante
  • Para aplicar preparados tópicos, como complexos polirrevitalizantes e outros, com mais 67% de penetração de tópicos de superfície com a utilização da ponta Fusion Tip exclusiva deste equipamento

E com um tempo de cicatrização mais rápido que o microneedling tradicional. Nenhum creme tem a capacidade de conferir à pele o efeito conseguido com este equipamento.

flacidez

Antes e depois de 1 tratamento. Imagens gentilmente cedidas por S. Doherty, MD

 

flacidez

Antes e 7 depois depois de 1 tratamento. Imagens gentilmente cedidas por Elizabeth Huang, RN

 

flacidez

Antes, 60 depois de 1 tratamento e 67 dias depois de 2 tratamentos. Imagens gentilmente cedidas por T. Takahashi, MD

 

acne

Antes e depois de 1 tratamento. Imagens gentilmente cedidas por T. Takahashi, MD

Flexibilidade de Potenza da Cynosure mediante a zona do corpo

Este equipamento permite um tratamento 100% individualizado e ideal mediante a zona do corpo e rosto que está a ser tratada. O ajuste da velocidade de inserção da agulha é essencial para tratar com sucesso a pele em diferentes áreas. Por exemplo, uma inserção mais rápida é benéfica para tratar cicatrizes de acne enquanto que uma inserção mais suave e de velocidade média é melhor para revitalizar, por exemplo, a pele do pescoço.

As “pontas” usadas neste equipamento podem variar:

  • Agulhas semi-isoladas com 49, 25 ou 16 agulhas, com profundidade ajustável de 0,5-4,0 mm, que se utilizam para alcançar mais tecido num único tratamento sem afetar a epiderme
  • Uma agulha, com profundidade ajustável de 0,8, 1,2 e 1,5 mm de profundidade, que se utiliza para focar com precisão e melhorar as imperfeições encontradas na pele
  • Agulhas isoladas com 16, 25 e 49 agulhas com profundidade ajustável de 0,5-4,0 mm, que se utilizam para tratamentos de precisão e profundidade na pele

potenza flacidez

Muitos equipamentos não têm este tipo de flexibilidade de densidade de agulhas. Por exemplo uma maior densidade de agulhas com a mesma produção de energia significa menos calor por agulha, o que é extremamente útil na pele da zona abdominal, onde se consegue refirmar a pele através da coagulação dos tecidos moles e do aquecimento dérmico profundo.

Quais as contra-indicações para a realização deste tratamento?

Este tratamento está contra-indicado nas seguintes situações:

  • Pacientes cuja área a tratar esteja com lesões cutâneas ativas, salvo acne ativo que é uma das indicações
  • Pacientes com cicatrizes queloides
  • Pacientes com implantes metálicos
  • Na gravidez e amamentação
  • Pacientes com pacemaker
  • Pacientes que tomam anticoagulantes e antiagregantes

Embora não seja uma contra-indicação, não é recomendado fazer preenchimento com ácido hialurónico no mês que antecede o tratamento com Potenza pois o mesmo pode contribuir para a absorção mais rápida do ácido hialurónico nas zonas tratadas com o equipamento. Se o preenchimento não coincidir com as zonas tratadas com o equipamento Potenza o mesmo pode ser feito sem risco de uma absorção mais rápida.

Quais os efeitos secundários?

Os possíveis efeitos secundários são: vermelhidão temporária, formigueiro temporário e sensação de queimadura durante o tratamento. Como acontece com qualquer procedimento médico, o tratamento não é adequado a todos os pacientes. É responsabilidade de um profissional médico qualificado avaliar a adequabilidade de cada paciente ao tratamento e comunicar aos pacientes os riscos derivados do tratamento, bem como os cuidados pré e pós tratamento e quaisquer outras informações relevantes.

Flacidez: sim, tenho!

Tal como observado nas fotografias que mostro abaixo, sim, tenho flacidez na pele (quem não tem aos 42 anos?), e no meu caso ela é sobretudo sentida na zona abdominal e menos na zona do pescoço e mandíbula. Apesar do exercício físico e dos bons cuidados de pele que faço, na flacidez da pele os cuidados cosméticos não têm a capacidade, de forma isolada, de a evitar. Claro que podem ser uma estratégia auxiliar.

flacidez

flacidez

Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina

O meu tratamento para a flacidez da pele foi feito no Porto, na Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina, com uma equipa de referência no nosso país. Este tratamento também existe em Lisboa, indico mais abaixo onde, mas para mim é importante mostrar soluções que existem também noutros pontos do país e sei que tenho muitas seguidoras no norte. Quem decidir optar por este tratamento estará muito bem entregue em qualquer um dos pontos que tem o equipamento Potenza da Cynosure.

sofia magina

sofia magina

Consulta prévia ao tratamento

Antes de mais é importante dizer que este é um tratamento que pela sua natureza (radiofrequência com microneedling com as características que já referi) é bastante eficaz na flacidez e noutras condições de pele, no entanto é previsível alguma dor. Por esse motivo eu tinha algum receio de me sentir muito desconfortável durante o mesmo. Antes do tratamento fiz uma consulta de avaliação (neste caso, uma teleconsulta), onde falámos sobre os meus objetivos, onde foi avaliado o meu quadro clínico, quais os medicamentos que estou a tomar e em que abordámos também a preparação para o tratamento. A consulta foi com a Prof.ª Dra. Sofia Magina, responsável da clínica e uma referência nacional na dermatologia e no tratamento da psoríase, e com a Dra. Júlia Vide, também dermatologista. A Dra. Júlia Vide é a médica que utiliza habitualmente o equipamento Potenza nesta clínica e que faz, também, para além de consulta de dermatologia geral, consulta de dermatologia estética. Na teleconsulta explicaram-me que iria colocar um creme anestésico antes do tratamento exatamente para o mesmo ser mais bem tolerado.

Como correu o meu tratamento para a flacidez?

No dia em que cheguei ao Porto fui muito bem recebida pela equipa de dermatologia da Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina: para além das duas médicas já referidas esteve ainda comigo a Dra. Filipa Osório, referência em consulta de cabelo e transplante capilar. De imediato estivemos a ver as zonas a tratar e foi-me colocado o creme anestésico que esteve aplicado cerca de 1 hora na zona da mandíbula, pescoço e zona abdominal – eu não levava maquilhagem na pele, mas se estivermos a usar pode ser retirada no momento. Durante essa hora eu não tive de estar deitada, estive apenas com o creme aplicado e foi colocada película aderente na zona da barriga para maior penetração. No final deste tempo, o creme anestésico foi todo removido e o tratamento iniciou-se na zona da mandíbula, depois no pescoço e no fim na barriga.

sofia magina

Sente-se dor? Como é o pós procedimento? Que produtos usei?

Sente-se alguma dor sim (devemos estar preparadas para isso), daí a importância de colocar o creme anestésico. No que diz respeito ao desconforto achei parecido com o tratamento para as manchas de que já falei aqui e aqui. No total, o tratamento nestas 3 zonas durou cerca de 1 hora. Foram feitas 2 passagens com o equipamento em cada zona. Para terminar foram colocadas compressas com água termal e depois uma máscara apaziguante e fria (que me soube tão bem!).

flacidez

flacidez

flacidez

sofia magina

E imediatamente a seguir?

No imediato a pele ficou vermelha sobretudo na barriga e pescoço, com algum desconforto local. Eu levei uma muda de roupa caso não conseguisse apertar as calças de ganga que levava vestidas, mas não foi necessário. De seguida peguei no carro e vim a conduzir tranquilamente para Lisboa. Nos dias seguintes a pele mostrou algumas marcas do tratamento, como expectável. No rosto todas as marcas desapareceram em menos de uma semana (durante 2 dias notam-se um pouco mais, mas caso a pessoa pretenda é possível minimizar com maquilhagem). A rotina de rosto que fiz nos dias seguintes incluiu sérum de vitamina C (foi-me aconselhado o C E Ferulic), que fiz manhã e noite durante os primeiros dias, como primeiro passo da rotina. Fiz também um sérum apaziguante com ácido hialurónico, o Phyto Corrective, indicado pós procedimento. Não há problema em usar a nossa rotina habitual de produtos, mas devemos confirmar os produtos a usar (eu mantive o ácido glicólico). Durante 1 semana não fiz esfoliação física, a qual retomei após ter a pele cicatrizada.

Na barriga, tal como a Dra. Júlia Vide me explicou, irão manter-se as cicatrizes um pouco mais, e no meu caso, que tenho a pele morena, mais tempo que numa pele mais clara. Na barriga, devido ao processo de cicatrização sinto apenas alguma comichão e nada mais, colocando para o efeito um creme cicatrizante (Cicaplast Baume B5). Não tenho feito esfoliação física nesta zona da pele e aplico como creme hidratante o Lipikar Baume AP+M.

flacidez

Este tratamento não produz um efeito imediato, tal como é expectável, devido ao tempo de resposta da pele. Não podemos esquecer que o aumento de firmeza é sentido após a coagulação dos tecidos, que estimula os processos naturais de cicatrização da pele para gerar novo colagénio e elastina. Isto não acontece de um dia para o outro. Para o meu caso em particular é expectável fazermos entre 2 a 3 tratamentos, espaçados 4 a 6 semanas.

Em que locais podemos encontrar o equipamento Potenza da Cynosure?

Neste momento este equipamento está disponível em Lisboa e Porto:

Qual o valor aproximado por sessão? Quantas sessões são necessárias?

Existem naturalmente variações no valor por sessão mediante as zonas tratadas e cada caso individual, se o tratamento é para a flacidez da pele, para cicatrizes de acne (ou outras) ou para aplicar preparados tópicos, mas a variação de preços situa-se entre os 400 € e os 600 €.

Para o meu caso em particular é expectável fazermos entre 2 a 3 sessões, espaçadas 4 a 6 semanas, tal como referi.

 

Este é um equipamento bastante inovador em Portugal para a flacidez da pele, cicatrizes de acne e outras cicatrizes e também um veículo otimizado para aplicar preparados tópicos, com mais 67% de penetração. Os resultados aqui publicados são bastante paradigmáticos das melhorias que são possíveis de atingir com Potenza! Fico contente por existir uma solução em Portugal que é uma resposta eficaz (e clinicamente comprovada) para a flacidez e outras condições de pele tão frequentes!

 

Fotografia: Márcia Soares

 

Disclaimer: O equipamento Potenza de radiofrequência com microneedling está destinado à eletrocoagulação e à hemostasia dos tecidos moles em condições dermatológicas. Os possíveis efeitos secundários são vermelhidão temporária, formigueiro temporário e sensação de queimadura durante o tratamento. Como acontece com qualquer procedimento médico, o tratamento não é adequado a todos os pacientes. É responsabilidade de um profissional médico qualificado avaliar a adequabilidade de cada paciente ao tratamento e comunicar aos pacientes os riscos derivados do tratamento, bem como os cuidados pré e pós tratamento e quaisquer outras informações relevantes. Os resultados individuais podem variar e não são garantidos.

Posts relacionados

Oskia Nutri-Bronze Sérum: tratamento, glow e cor, 3 em 1?

Desde a pandemia, que muitas rotinas mudaram, e no meu caso, especialmente as rotinas relacionadas com maquilhagem. Uso pouquíssima maquilhagem, não só porque a minha pele está bastante uniforme e luminosa, como ...

Outubro 5, 2021

Colagénio Verisol ® – o que é e quais os seus benefícios?

Tenho recebido várias perguntas sobre suplementos de colagénio e de ácido hialurónico, e exatamente a propósito deste tema hoje venho explicar tudo sobre colagénio Verisol ®, o que é, para que serve e quais os be...

Setembro 28, 2021

Lift Integral da Lierac – creme estrela com efeito tensor

Provavelmente uma das perguntas que recebo mais vezes é: “Qual um bom creme antienvelhecimento”? Antes de mais é importante referir que uma rotina de rosto não é “um creme”. Mas eu entendo esta pergunta sim, até ...

Maio 13, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist