Champô sólido nacional [PH]ACT: entrevista e a minha review

champô sólido

Recebo muitas perguntas sobre champô sólido e posso dizer que até aqui não tinha grande opinião até porque não tinha usado ainda. E, muito honestamente, não me via a colocar um produto em barra na cabeça. Mas há pouco tempo conheci a marca portuguesa [PH]ACT, fundada e idealizada pela Maria Lourenço, e tive imensa curiosidade em testar, dadas as opiniões muito positivas e por querer conhecer esta alternativa aos champôs convencionais. Hoje vou mostrar a minha experiência com o champô e o condicionador sólidos [PH]ACT e o trajeto desta marca portuguesa que vale mesmo a pena conhecer!

Champô sólido e condicionador [PH]ACT – a minha experiência

Eu era a pessoa menos crédula no que diz respeito ao resultado cosmético possível de conseguir com um champô sólido. A marca enviou-me para testar o champô e condicionador, ambos sólidos mas posso dizer que não tinha uma enorme expectativa. Achava que o cabelo não ia ficar bem lavado e que não ia parecer “lavado com champô”. Mas não podia estar mais enganada! Testei o champô para cabelo normal com tendência a oleoso. Nota máxima para o cheirinho do champô, para os resultados obtidos e pela experiência! Ele espalha super bem, faz de imediato espuma qb e enxagua muuuuito bem. O resultado é mesmo fantástico. O cabelo fica brilhante, solto, volumoso, com um cheirinho incrível! A minha dica para usar o condicionador: passá-lo por água e “ensaboá-lo” bem nas mãos antes de passar ao cabelo, para um efeito hidratante, que se sente mesmo e sem pesar.

Adoro histórias de marcas portuguesas empreendedoras nesta área e hoje conto a história da mesma através da entrevista que fiz à Maria Lourenço, fundadora da [PH]ACT!

Como tiveste a ideia de lançar uma marca de champô / condicionador sólido?

Maria Lourenço: Sempre tive interesse pelo mundo da cosmética (onde trabalhei nos últimos anos) e preocupação com o meio ambiente devido à minha ligação com o mar. E sempre me questionei sobre a quantidade de plástico e desperdício que gerava com os meus produtos de cuidado diário. E, foi assim, que comecei a pensar neste projeto – personal care desenvolvido a pensar no planeta. É tudo uma questão de cuidado: cuidares de ti, cuidares dos outros, cuidares de hoje e cuidares do amanhã.

Ter começado pela categoria de haircare deve-se ao facto de ser um dos produtos cosméticos com maior penetração em Portugal.

champô sólido PHACT

Porquê o nome [PH]ACT?

O nome [PH]ACT (lê-se “fact”) é composto por três “pilares”: pH, Act, Fact.

O pH de um produto cosmético tem um papel fundamental. Procuramos, por isso, em todos os nossos produtos respeitar o pH da pele, cabelo e couro cabeludo. Por exemplo, um champô ao ter um pH mais ácido ajuda a controlar o frizz do cabelo. E, por isso, todos os nossos champôs têm pH 5 (o pH do couro cabeludo é 5,5 e o pH do cabelo é 3,5).

Acreditamos que uma pequena mudança (act) na nossa rotina pode moldar o futuro do nosso planeta. Os nossos produtos são pensados para melhorar o impacto individual.

As nossas decisões são baseadas em factos (fact). A falta de informação é perigosa, um rótulo ou um ingrediente aprovado não o são.

Quais são os valores importantes para ti e que veiculas com a tua marca?

Os mais importantes e que estão enraizados no desenvolvimento da marca são: a sustentabilidade e a transparência. Trabalhamos todos os dias para fazer as escolhas mais sustentáveis: desde os ingredientes que selecionamos, às decisões que tomamos e aos parceiros que escolhemos. Acreditamos que cada passo conta e que as nossas ações de hoje terão impacto no nosso futuro. E, claro, no futuro do nosso planeta.

Também procuramos sempre ter um discurso simples, descomplicado e educativo com o consumidor numa altura em que é constantemente “bombardeado” com informação. Por exemplo, é importante o consumidor saber que a qualidade e segurança de um ingrediente não está relacionada com o facto de ser de origem natural ou obtido sinteticamente num laboratório.

champô sólido

Qual o teu background? Conta-me um pouco mais sobre ti.

Sou licenciada em Economia e tenho um Mestrado em Gestão com especialização em Marketing. Neste momento trabalho como Brand Manager na área de Suplementos Alimentares. No entanto, nos últimos 5 anos trabalhei como Product Manager em marcas de dermocosmética na L’Oréal e, anteriormente, na Pierre Fabre.

Foi fácil lançar a tua marca?

Lançar uma marca não é fácil. Lançar uma marca de cosmética é ainda mais exigente por toda a parte regulamentar. No entanto, como sempre tive bem presente como queria desenvolver a marca, o posicionamento, a mensagem que queria transmitir, nunca pensei em desistir. Foi uma altura de grande aprendizagem para mim, tanto a nível profissional como pessoal.

O consumidor está a transformar-se? É mais exigente? Procura alternativas aos produtos já existentes?

O consumidor está a mudar. O acesso à informação é cada vez mais fácil e rápido de “consumir”, por isso, é mais consciente e crítico com as marcas. O consumidor ao transformar-se, exige que as marcas se transformem também. O reflexo disso é a procura alternativa a produtos já existentes que fez com que a acessibilidade desses produtos melhorasse muito nos últimos anos. Por exemplo, hoje em dia é possível fazermos escolhas mais sustentáveis numa grande superfície e há 5 anos seria impensável.

Gosto sempre de relembrar que as grandes marcas também estão a fazer a sua parte e a lutar pela mudança. Mesmo que seja gradual, o impacto é brutal devido à sua escala. E tudo isto está a acontecer e a mudar porque o consumidor está a exigir a mudança e, isso, é incrível!

Que produtos é que a marca [PH]ACT apresenta?

Neste momento, temos três champôs sólidos (para cabelo com coloração, cabelo seco e cabelo normal com tendência oleoso), um condicionador sólido e uma caixa de transporte.

Os champôs sólidos e o condicionador sólido [PH]ACT destinam-se a quem?

Os nossos champôs e condicionador são de uso frequente e destinam-se a todas as pessoas que procuram uma rotina mais sustentável, sem sacrificar a performance e a cosmeticidade.

Como são fabricados os produtos [PH]ACT?

Os nossos champôs não são feitos através do processo de saponificação. Utilizamos um surfactante sólido (SODIUM COCOYL ISETHIONATE) de forma a conseguirmos controlar o pH.

Todos os nossos produtos são produzidos localmente, em Portugal, para reduzir as nossas emissões de carbono – quanto mais curto for o percurso entre a produção, o armazém e o consumidor final, menor é a pegada carbónica. Assim, também conseguimos promover o crescimento económico da nossa região, ajudando assim a nossa comunidade a desenvolver-se.

condicionador sólido

Onde podemos encontrar a marca à venda?

Podem encontrar no nosso site www.phact-cosmetics.com e na Loja Do Zero da Catarina Barreiros.

Gostavas de lançar outros produtos? Como vês o futuro da [PH]ACT?

Sim, já estou a pensar em novos produtos e se tudo correr bem ainda serão lançados no final deste ano. Para o futuro, espero que a [PH]ACT continue a facilitar este processo de transição de consumo e que continue a mostrar que não precisamos de sacrificar a performance para cuidarmos do nosso Planeta. E, ter sempre presente, que apesar de termos orgulho do que fazemos hoje temos a missão e o compromisso de fazer melhor amanhã.

Maria Lourenço, CEO & Founder da [PH]ACT

O champô sólido [PH]ACT foi uma autêntica surpresa! Recomendo! Já usas champô sólido? Conheces a marca [PH]ACT?

Fotografia: Márcia Soares

Fotografia da Maria Lourenço gentilmente cedida pela mesma

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