Favoritos de makeup 2021: look clean e sem esforço!

favoritos de makeup

Hoje chega o dia de partilhar quais os meus produtos favoritos de makeup 2021! Este é já o terceiro artigo sobre os meus produtos favoritos do ano, tendo eu já publicado o artigo sobre Favoritos de skincare de 2021 aqui e sobre Favoritos de cabelo de 2021 aqui. Este ano foi de longe um dos anos em que usei menos maquilhagem MAS foi um dos anos em que alterei várias coisas na minha “rotina” de maquilhagem, pois os olhos estiveram mais “em foco” por causa do uso das máscaras, porque também quis uma pele bonita e aperfeiçoada (usei produtos “diferentes”) e sem dúvida que em makeup, para mim, menos sempre foi mais! E este ano o menos foi ainda MENOS! Então o que mudou?

Artigos / Live que podem interessar sobre favoritos de makeup e este tema:
  • Artigo sobre os meus favoritos de makeup 2019 aqui
  • Artigo sobre os meus favoritos de makeup 2020 aqui
  • Live que fiz com a incrível Joana Moreira, uma das mais reconhecidas e talentosas maquilhadoras portuguesas, onde damos imensas dicas para vários tipos de pele! Um autêntico minicurso de maquilhagem. Basta consultar aqui.

Estes foram então os meus favoritos de makeup em 2021!

1. Glow Drops da Pestle & Mortar: gotas autobronzeadoras de rosto

favoritos de makeupEstranho este produto neste artigo? Nada estranho! Ter um tom de pele bonito e com ar “bronzeado” e uniforme é o que leva muitas mulheres a querer usar uma base de maquilhagem. De facto, ter este truque, usar gotas autobronzeadoras que podemos dosear perfeitamente ao nosso gosto, deixa-nos a pele com um ar de férias todo o ano. Tão fácil como misturar algumas gotas no nosso hidratante (eu gosto de o fazer à noite) e mediante a utilização (mais ou menos vezes e mais ou menos gotas) irmos garantindo a naturalidade do tom e o resultado que pretendemos, totalmente personalizável. Já falei destas gotas com todo o pormenor aqui! Estas gotas dão um tom saudável, bronzeado, sem esforço e uniforme! O produto não tem cheiro e ainda hidrata a pele.

Como usar? É mesmo fácil de usar: basta misturar 1 a 8 gotas ao nosso hidratante favorito (misturar bem), e de seguida, aplicar sobre o rosto e pescoço. O número de gotas que usamos confere resultados diferentes:

  • 1 a 2 gotas: confere um brilho natural
  • 2 a 4 gotas: bronzeado sunkissed ligeiro
  • 4 a 8 gotas: bronzeado dourado

No fim basta lavar as mãos. A frequência de utilização depende dos resultados desejados. O rosto fica dourado e uniforme, o produto não tem cheiro e ainda hidrata a pele! Só pontos a favor. Recomendo fazer uma esfoliação no dia anterior (usar as Glow Drops por exemplo 1x por semana).

Onde comprar? Aqui.

2. Sérum Nutri-Bronze da Oskia

favoritos de makeupQuem me conhece e tem acompanhado o meu trabalho, já me ouviu falar deste sérum inúmeras vezes! Aliás, falei dele com todo o pormenor aqui. Porque é que ele consta neste artigo sobre favoritos de makeup sendo um cuidado de skincare? Pois de facto usei-o como produto de makeup embora ele seja muito mais que isso! Vou explicar: este sérum Nutri-Bronze é um excelente add-on a qualquer rotina de rosto, como é um 3 em 1 (adoro produtos multifacetados), tratando, dando glow e cor em simultâneo. É um produto indispensável para quem gosta de uma alternativa às bases / BB’s e CC’s por preferir um ar mais natural e com menos cobertura. É um híbrido entre um sérum antienvelhecimento e um produto de cor, que deixa a pele com um tom mais uniforme (bronze) e com glow! Contém: bakuchiol: uma alternativa ao retinol que potencia a síntese de colagénio, melhora a firmeza e elasticidade da pele; péptidos de leite com propriedades refirmantes e tonificantes, que estimulam a produção de colagénio e de ácido hialurónico; pro vitamina B5 que suaviza a pele; vitamina E antioxidante; ácido hialurónico que hidrata intensamente e repulpa a pele e MSM, a forma mais biodisponível do enxofre mineral, desintoxica e tem propriedades anti-inflamatórias, acalmando a pele. Fantástico, verdade?

Usei IMENSO em 2021 e recebi excelente feedback de quem comprou!

Como usar? Como produto de maquilhagem depois do protetor solar na rotina da manhã ou como sérum ou até misturado no nosso hidratante. Ele adapta-se muito bem a qualquer tipo de pele, é muito leve, não pesa nada e deixa a pele ultra acetinada!

Onde comprar? Aqui.

3. Bronz Repair Sunkissed da Esthederm

bronz repair sunkissedMais um produto de skincare que entrou direto nos produtos favoritos de maquilhagem, porque ele é um protetor solar excelente com uma cor linda, “bronzeada” que se adapta a todos os tons de pele (só não aconselho se a pele for mesmo muito branca). Os protetores Esthederm são de facto referência e aqui contamos com a máxima proteção UV: a proteção UVA é tão elevada quanto a proteção UVB (isto é bastante relevante para uma proteção solar superior e é raro encontrar!) e ainda contra todos os tipos de radiação. Este protetor com cor (também há sem cor) previne manchas de fotoenvelhecimento e hiperpigmentações, protege o DNA e evita danos nas células com a tecnologia patenteada Global Cellular Protection. Para quem adora, ele ativa também o processo de pigmentação na altura do verão (o bronzeado fica sublime e duradouro). Simultaneamente previne e corrige rugas. Nesta cor, dá de imediato à pele um tom bronzeado natural. A cobertura é média a baixa, exatamente como gosto.

Adorei usar em 2021 como cuidado 2 em 1 (protetor solar e cor, dispensando o uso da base). O cheirinho é o maravilhoso dos solares Esthederm. O momento da aplicação é mesmo um verdadeiro prazer. É adequado a todas as peles, diria apenas que as muito oleosas podem achar a textura bastante hidratante / nutritiva e se a pele for hiperpigmentada não está indicado.

Como usar? Como último passo da rotina de rosto da manhã, dispensando o protetor solar (já o é) e o uso de base (já tem cor).

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

4. Advanced Huile-en-Eau Jeunesse Abeille Royale da Guerlain

favoritos de makeupMais um produto que poderia perfeitamente constar no meu artigo sobre favoritos de skincare de 2021, no entanto, dei-lhe mais utilização como primer de maquilhagem pois funciona liiiiiindamente dessa forma! Estamos perante um sérum rico como um óleo mas tão leve como a água, super delicado que hidrata bastante a pele, nutre e deixa na pele uma suavidade incrível (razão por que também funciona tão bem como primer). Este sérum é o resultado de 10 anos de pesquisa Guerlain dedicados às propriedades reparadoras do mel. Este sérum combina 4 tipos de mel diferentes, geleia real e glicerina sendo um produto tão rico como um óleo mas leve como a água (é impossível? Não, isto existe mesmo). A sua incrível textura em micro gotas é instantaneamente absorvida e a pele fica hidratada, suavizada, radiante e maravilhosa! Com 95% de ingredientes de origem natural. É mesmo um 2 em 1, para quem adora, tal como eu, produtos que servem mais que um propósito, neste caso: sérum reparador (que pode ainda ser misturado com o Double R Sérum da mesma linha) e primer de maquilhagem.

Como usar? Como sérum de hidratação / reparação, misturado com o Double R Sérum da mesma linha ou como primer de maquilhagem! Bastam 2 a 3 gotas.

Onde comprar? Em perfumarias, ou por exemplo aqui.

5. Corretor Full Cover da Makeup Forever

favoritos de makeupEste ano praticamente descartei o corretor laranja que uso antes deste corretor de cor, simplesmente porque muitos foram os dias em que não usei qualquer maquilhagem na pele e usar 2 corretores na zona dos olhos e com a pele completamente limpa não senti que resultasse assim tão bem. Já falei sobre o corretor laranja e para que serve neste artigo sobre produtos favoritos de makeup de 2020. Tenho olheiras bastante pronunciadas de origem genética que precisam de um corretor que aguente o dia todo e que tape mesmo sem efeito máscara! Este é mesmo o meu favorito e sempre que testo outros sei que vou voltar a ele pelo maior poder de cobertura (do mesmo género, o corretor da Catrice, à venda na Wells, é bastante similar, muito acessível, mas não costumo encontrar a minha tonalidade, infelizmente). A zona ocular deve estar impecavelmente hidratada para este (ou qualquer) corretor assentar como uma luva, e um truque bem simples é usar na zona do contorno ocular, antes do creme, um sérum de ácido hialurónico específico, que irá aumentar e muito os níveis de hidratação do contorno dos olhos! Falei do sérum aqui, no ponto 5.

Como usar: dois a três pontos cuidadosamente espalhados com o dedo anelar na zona das olheiras ou noutras zonas que precisem de correção de cor.

Onde comprar: Por exemplo aqui.

6. Primer de sombras HD Studio Photogenic Eyeshadow base da Nyx

nyxRecebi este primer num press kit quase no fim do ano, mas quem espera sempre alcança! Para mim dos melhores primers de sombras que já usei, sem aquele terrível efeito silicone, espalha super bem e faz as sombras durarem mesmo todo o dia sem se acumularem na pálpebra. Para além deste gosto também do primer da Urban Decay, que apesar de ser MUITO eficaz na durabilidade das sombras para mim só tem um problema: textura com silicone…!

Como usar: como primer de sombras, antes de aplicar as sombras de olhos, para durarem todo o dia!

Onde comprar? Por exemplo aqui (também encontras a marca na Douglas, na Wells e noutros pontos de venda).

7. Sombras de olhos 342 e 62 da Inglot (do sistema Freedom System – paleta personalizável)

inglotHá muitas pessoas que me perguntam sobre as cores de sombras que mais uso, e estas foram, de longe, as que mais usei em 2021! Um bege / toupeira mate, a cor 342, e um preto mate, a cor 62, ambas da Inglot. Adoro as paletas personalizáveis da marca, em que somos nós que escolhemos quais os tons que queremos colocar na nossa paleta, que pode ter mais ou menos cores. Muito prático, para quem, como eu, não adora paletas pré feitas (uso sempre algumas cores e as outras, se não gosto, acabo por não usar, gerando desperdício – odeio desperdiçar produtos ou maquilhagem). Por isso sou adepta de construir as minhas próprias paletas. No meu dia a dia gosto de tons muito simples, que me ajudem apenas a fazer um “contorno” de olhos. Fujo de cores muito berrantes, fujo de brilhos e glitter, pois acho demais para o dia a dia. Aplico o tom 342 na pálpebra móvel toda estendendo até à zona onde batem as pontas das pestanas (com os olhos abertos) e o tom 62, o preto mate, muito ao de leve na linha superior das pestanas e no canto externo dos olhos. Apenas para realçar os olhos. Evito SEMPRE sombras na pálpebra inferior a não ser que seja um look mais elaborado.

Onde comprar? Por exemplo aqui.

8. Máscara de pestanas Paradise Extatic Waterproof da L’Oréal

paradise extatic waterproofNunca dei tanta atenção a uma máscara de pestanas como nos últimos tempos. Não só porque os olhos estão em maior destaque como, não sei bem porquê, parece que, de repente, todas as máscaras de pestanas que testo esborratam imenso (este ano até uma waterproof que queria ver como se comportava esborratou! Odiei a experiência com a Better than Sex Waterproof… para esquecer… já a que não era waterproof era péssima a este nível também). Então virei-me para uma máscara de pestanas que gosto muito de usar porque dá imenso volume (uso 3 ou 4 camadas) e não esborrata NADA! E isso é de facto aquela coisa básica que se pode dizer que todas as mulheres procuram numa máscara de pestanas.

Sempre adorei a Velvet Noir da Marc Jacobs mas a marca deixou de se vender na Sephora e estive demasiado ocupada para perceber se conseguiria comprar noutro sítio (ou se haverá versão Waterproof! Tenho de pesquisar!). A Velvet Noir é para mim a máscara que alguma vez me deu mais volume (sem grumos!) mas não sendo Waterproof até se comporta muito bem e esborrata zero ou quase zero, tanto que a usei durante uns bons anos. However, 2021, foi o ano da máscara Paradise Extatic Waterproof da L’Oréal. E bem acessível. Uso apenas nas pálpebras superiores. Não gosto de usar máscara de pestanas nas pestanas inferiores.

Onde comprar? Por exemplo aqui.

9. Terracota Light da Guerlain (a minha cor é a Foncé Doré mas há vários tons)

terracotta light guerlainAquele gesto fácil que dá um ar imediato de bom ar, de férias, de saúde com o icónico Terracotta da Guerlain, neste caso o Terracotta Light, com vários tons que se misturam no momento da aplicação, sendo um bronzer e blush 2 em 1. Há vários tons (que combinam com todas as peles), não fica “laranja” como alguns bronzers e dá um ar extremamente saudável, com um pouquinho de brilho (que bom, para não acentuar imperfeições). É aquele objeto de culto que faz parte da bolsa de maquilhagem de muitas de nós!

Como usar? Aplicar como blush.

Onde comprar? Por exemplo aqui.

10. Brilho de lábios

nutri lips filorgaNão me vou estender muito sobre este tema, pois cor nos lábios praticamente não usei pelo motivo óbvio da utilização da máscara, e por isso apostei muito na hidratação dos lábios e em brilhos labiais que é algo que adoro usar (e adoro ver!). Neste artigo mostrei todos os meus 3 brilhos labiais favoritos para o dia a dia, um dos quais o Nutri-Filler Lips da Filorga.

Onde comprar? O Nutri-Filler Lips da Filorga em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

 

Nunca fiz um artigo sobre favoritos de makeup que se parecesse tanto com um artigo sobre favoritos de skincare, mas sem dúvida que cada vez mais, para mim, os produtos de pele podem e devem ser também produtos de cuidado e multifacetados!

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é uma parceria. Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo.

Posts relacionados

5 alternativas à base de maquilhagem

A minha preferência sempre foi para bases luminosas e com pouca cobertura mas neste momento posso dizer que prefiro outras alternativas à base de maquilhagem, com menos cobertura, com ação “tratamento” e que dão ...

Setembro 27, 2022

Sensidiane Sérum: a incrível solução para pele sensível

Quem tem pele sensível pode ter, tal como eu, alguma dificuldade em tolerar todo e qualquer produto. As peles sensíveis podem precisar ou preferir soluções simples, minimalistas, com ação apaziguante e sem perfum...

Julho 21, 2022

Brumas hidratantes: as 8 que conheço e como as usar

Uso brumas hidratantes todo o ano. É um gesto que me permite sentir-me de imediato mais fresca (o que adoro sobretudo quando está mais calor) e adicionalmente têm ainda outros benefícios, como hidratar, acalmar o...

Julho 12, 2022

2 comentários

  1. Patrícia diz:

    Olá Joana! Depois de ler este artigo comprei as glow drops e a máscara de pestanas e adoro ambas! As glow drops então foram uma autêntica revolução, eu fico morena muito facilmente mas vivo em Londres, durante o Inverno fico bastante pálida e estas gotas vieram mudar tudo! Uso 3 no creme da noite, o que eu acho que é suficiente para ter um glow saudável mas ao mesmo tempo não intenso o suficiente para parecer que estou a usar auto-bronzeador. Muito obrigada por estas e todas a outras dicas!

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom Patrícia! Exatamente por isso são favoritos do ano! Um grande beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022