Cuidados com o corpo pós férias: as minhas 5 dicas

cuidados com o corpo

Disclaimer: Os suplementos alimentares não devem ser utilizados em caso de hipersensibilidade, alergia ou quando estejam descritas interações de outro produto com qualquer um dos constituintes da formulação. Em caso de dúvida consultar o médico ou farmacêutico. Uma nota antes de começar: a mancha no braço visível nesta fotografia é uma mancha de nascença. Aprendi a gostar dela e não, não é pele a cair, como muitas pessoas me perguntam. Chegámos ao terceiro artigo sobre cuidados pós férias, um tema que me levou a dar todas as minhas dicas também sobre skincare, aqui, e sobre cuidados com o cabelo no pós férias e resto do ano, aqui. Chegada aos cuidados de corpo, posso dizer que uma parte bem importante para mim é voltar às minhas rotinas, ao meu plano alimentar e ao exercício, que costumam tirar uma folga nas férias. E sabe tão bem! Mas hoje também vou falar da pele do corpo e o que gosto de fazer no final do verão e início de um “novo ano”. Estas são as minhas 5 dicas!

1. Consulta de nutrição e regresso ao exercício!

O que eu já aprendi nas consultas de nutrição! Muitas coisas mesmo. E com as quais sinto efetivamente resultados (também aprendi tudo o que andava a fazer mal e que achava que estava a fazer bem…!). Os cuidados com o corpo, na minha opinião, passam muito pela alimentação. Se na altura das férias eu opto por comer aquilo que me apetece e nos horários mais estranhos (afinal todas as nossas rotinas mudam em casa) a verdade é que não é difícil para mim estabelecer um plano para o pós férias com tudo o que já aprendi em consulta, neste caso com a nutricionista Rita Andrade da Clínica MindEat, e que me permite atingir os meus objetivos: manter o meu peso de toda a vida e sentir-me em forma e fit, como eu gosto. Se nunca fizeste uma consulta de nutrição, aconselho mesmo. Setembro é o mês de arranque de um “novo ano” e há tanto para aprender na área da alimentação. Recomendo que o faças com um profissional especializado na área e um nutricionista é a pessoa indicada.

Quanto ao exercício… precisava tanto de voltar a ele. É sobretudo uma terapia. Mas sem dúvida que é algo que me ajuda a sentir-me em forma. O meu corpo responde quase de imediato ao exercício. Como gosto dele bem tonificado, as minhas modalidades de eleição são o Body Pump, o CX Work, ginástica localizada. Falei sobre o plano de exercício que faço em casa, desde a pandemia, aqui. Quero voltar ao ginásio ainda em Setembro (mas estou a estudar opções e a perceber quais os horários que encaixam melhor nas minhas rotinas).

cuidados com o corpo

2. Esfoliação física e química

Não me esqueci da esfoliação física nas férias, mas claramente não o fiz com a regularidade que queria. Um dos cuidados de corpo que mais gosto! Habitualmente faço-o uma vez por semana. Uma maneira simples de não me esquecer é ter comigo o esfoliante no duche (quando não tinha esquecia-me bastante!). Faço a esfoliação ao domingo, que também é dia de máscara de cabelo e enquanto a máscara atua, a esfoliação faz a sua “magia”. A pele fica muito mais sedosa e lisa.

Os meus esfoliantes de corpo de eleição, que deixam um toque hidratante na pele, são:

  • Este, da Filorga, já falei dele com todo o pormenor aqui.

filorga

cuidados com o corpo filorga

  • Também adoro este esfoliante de corpo da Caudalie e já falei dele aqui.

caudalie

caudalie

Mas para além da esfoliação física existe a esfoliação química! E não a fiz durante o tempo de férias pois prefiro não usar cuidados de corpo com ácido glicólico (ou outros renovadores) durante a exposição solar (embora o faça no rosto, mas com imensas precauções tal como falei aqui). Mas um cuidado renovador celular para o corpo faz imensa diferença na textura da pele e é uma ajuda extra ainda para quem tem por exemplo queratose pilar. Os meus renovadores favoritos para a pele do corpo são a Loção Forte da Neostrata e o Kerapil da Noreva. Já falei do primeiro aqui e do segundo aqui. Como faço? Tal como faço os renovadores celulares de rosto: 3 x por semana, mas neste caso logo a seguir ao banho e não à noite, e apenas nas zonas que quero tratar (por exemplo parte superior dos braços e nádegas). Depois aplico o meu hidratante. Este de facto é um dos cuidados com o corpo que gosto bastante de retomar!

3. Hidratação

Estou apaixonada pelo “combinado” esfoliação + Lipikar Lait da La Roche Posay. Resulta incrivelmente bem, a pele fica outra! O Lipikar Lait é o leite hidratante best seller da gama Lipikar, um fluido hidratante que deixa a pele ultra sedosa, hidratada, sem efeito colante ou gorduroso. Tem um cheirinho muitíssimo suave e a textura é bastante fluida, fácil de espalhar e de absorver, mas deixa uma excelente hidratação na pele (não consigo usar hidratantes de corpo que não oferecem conforto à pele, acima de tudo!). Já falei do Lipikar Lait aqui.

Outra opção que já mencionei várias vezes, é o Lait Velouté Corps da Uriage, um leite que deixa a pele mesmo sedosa (este deixa aquele efeito creme e brilho na pele – pode não resultar nalgumas peças de roupa, como sedas, cetins e outras e algumas pessoas podem não preferir esse toque) mas é um leite que deixa a pele do corpo ultra hidratada, confortável e “brilhante” (sem brilhos, deixa mesmo é a sensação de brilho de hidratação). Gosto imenso! Já falei dele aqui.

cuidados com o corpo

4. Creme efeito frio

Não me apanham mais sem usar um creme efeito frio (na barriga, que é a minha zona mais problemática – flacidez, tendência para acumulação de gordura). Sempre gostei de cremes com efeito frio, mas desde que testei o Concentrado Crioativo da Lierac que não deixei mais de usar, na zona da barriga. Já falei com todo o pormenor deste produto aqui. Foi uma grande descoberta de 2021 e um cuidado que quero sempre bem perto de mim! É aquela ajuda extra que não custa nada. Uso em combinação com o massajador que vem em conjunto com o Concentrado Crioativo. É o melhor massajador de usar em casa que já testei e potencia os resultados deste produto em 100%.

Tal como referi quando falei neste Concentrado, na termogénese, uma reação que acontece na eliminação de gorduras, como resposta ao exercício físico e ao frio, observa-se que a reserva de gorduras armazenadas (nos adipócitos brancos) é usada para aumentar a temperatura corporal. Assim os adipócitos brancos são transformados em adipócitos castanhos que degradam as gorduras para produzir calor. Os adipócitos castanhos são metabolicamente mais ativos, tornando a termogénese num mecanismo rápido e eficaz no desarmazenamento de gorduras. Combinação eficaz para mim: exercício (sempre, 3 x por semana) e um cuidado complementar frio nas zonas críticas (barriga).

cuidados com o corpo lierac

lierac

Outras sugestões de creme efeito frio, que já usei e gosto, este da B-Lift, de que já falei aqui, no artigo sobre celulite e o que fazer (com os conselhos da dermatologista, Dra. Marisa André) e a versão low cost do LIDL (costuma andar esgotado), que também faz um efeito frio notório e é bastante interessante, na minha opinião.

Sem efeito frio

Sem efeito frio, mas um cuidado de corpo que tenho sempre, é o Nutri-Modeling da Filorga, já falei dele inúmeras vezes e com todo o pormenor aqui e aqui. Tem uma tripla ação: tonificante, refirmante e alisante. Contém colagénio, polissacarídeos, 5% de cafeína, óleos e manteigas naturais. Ao espalhar na pele a textura transforma-se para facilitar a massagem (pormenor bem interessante!).

5. Cor de verão

Adoro a cor de verão que trago no corpo desde as férias. Nesta altura gosto de a potenciar e prolongar de várias formas:

  1. Suplemento autobronzeador – estou a fazer este da Lierac, que não só dá uma cor bonita como tem também uma ação antioxidante – vou fazer até ao fim de Setembro (fiz 3 meses, desde Julho). Para um tom mais notado, este, da Doriance, resulta muito bem, só não tem a ação antioxidante. Atenção: ler sempre as advertências dos suplementos. Um suplemento alimentar não substitui um regime alimentar variado e equilibrado nem um estilo de vida saudável. Em caso de dúvida consultar o médico ou farmacêutico.
  2. Autobronzeador em mousse ultra eficaz e goof proof  – esta mousse da St. Tropez é maravilhosa, qualquer pessoa consegue usar (mesmo que não tenha jeito nenhum), dá um tom lindíssimo à pele e cosmeticamente é incrível (desde a aplicação, o cheiro, tudo). Sempre que me pedem uma sugestão de autobronzeador de corpo, refiro este. Já falei dele com todo o pormenor neste artigo sobre os favoritos de corpo de 2020. Podemos ajustar o tom de acordo com o tempo de pose.
  3. Bronz Impulse da Esthederm – um produto específico para potenciar o bronzeado, é usado de 3 formas diferentes e também no pós férias para prolongar a cor. Já expliquei com todo o pormenor para que serve e como usar aqui.

esthederm

Outros artigos que poderão interessar
  • O que é a queratose pilar, aqui
  • Como lidamos com a queratose pilar em casa, aqui
  • O que diz uma dermatologista sobre celulite, aqui
  • O tratamento que fiz para a gordura localizada da barriga, aqui
  • O que diz uma dermatologista sobre excesso de transpiração, aqui
  • Aplicação de toxina botulínica para o excesso de transpiração, aqui

 

Estas são as minhas 5 dicas para cuidar do corpo no pós férias! Quais as tuas?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo contém links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo / já utilizei todos os produtos mencionados neste artigo. 

Posts relacionados

Atoderm 2-in-1 oil: gotas de pele macia e massagens relaxantes!

Há uns tempos falei sobre o novíssimo Atoderm 2-in-1 oil da Bioderma, no artigo sobre 10 soluções de corpo sem as quais não consigo viver. O que há a saber sobre este magnífico óleo corporal, o segredo para uma p...

Abril 16, 2024

Os 10 melhores alimentos antienvelhecimento

Sou acompanhada há vários anos pela nutricionista Rita Andrade e neste artigo convidei-a a desvendar os segredos de uma boa alimentação e a mostrar-nos quais os 10 melhores alimentos antienvelhecimento, os verdad...

Fevereiro 27, 2024

Rinomodelação: 12 questões respondidas pela medicina estética

A rinomodelação é um procedimento que pode melhorar a aparência do nariz e fi-la, muito recentemente, com a Dra. Mafalda Cleto na Skinboutique. Neste artigo a Dra. Mafalda esclarece todos os cuidados a ter com es...

Fevereiro 22, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024