Cuidar do cabelo no pós férias: o que faço?

cuidar do cabelo

Desde que passei a olhar para o meu cabelo como olho para a minha pele que o conceito de haircare passou a estar tão presente quanto o conceito de skincare. Adoro cuidar do cabelo pois ele devolve em brilho, aspeto saudável e alinhamento (e menos frizz) e isso faz-me sentir bem. Então todos os cuidados que tenho são verdadeiros momentos de prazer. Se falho, paciência. Não fico a remoer! Tenho cuidados diários com o meu cabelo sejam máscaras, produtos pré poo, cuidados noturnos, … (tal como cuido da minha pele diariamente). Mas há gestos que em tempo de férias ficaram um pouco para trás, seja porque não levei os produtos todos comigo, ou porque simplesmente o descanso foi mais importante que tudo o resto! Explico de seguida como vou cuidar do cabelo neste pós férias (e resto do ano) e mostrar todas as minhas dicas!

Estragos de verão ou proteger o cabelo no verão?

Há muitos anos que passei a fazer uma boa proteção do cabelo durante o verão. Adoro praia e banhos de mar. Lavo o cabelo todos os dias e escolho cuidados que me permitam chegar ao fim do verão com ele hidratado, saudável e brilhante. Muito honestamente não sei o que é isso de “recuperar o cabelo depois do verão” pois o meu cabelo mantém-se bem. Só que gosto de lhe dar todos os mimos que ele merece. Em todo o caso, para quem quer saber, neste artigo deixei inúmeras sugestões, dicas do dermatologista e informação sobre como proteger e cuidar do cabelo durante o verão.

As minhas dicas para cuidar do cabelo no pós férias
1. Em primeiro lugar avaliar o estado do cabelo e ver se precisa de um corte

Está ressequido? Sem brilho? Parece palha? Será que precisa de um corte? Eu gosto sempre de cortar o cabelo depois das férias. E porquê? No meu cabelo fino o corte reto resulta muito bem para lhe dar um ar mais “cheio” (fujo dos cortes escadeados porque não resultam comigo) e adoro a sensação de pontas cortadas (quem mais?). Neste exemplo abaixo mostro como um simples corte de pontas (sem cortar comprimento) dá logo um aspeto diferente ao cabelo.

corte de cabelo

Corte de pontas feito pelo Eddy no salão Unique, em Lisboa

Voltar aos meus tratamentos “especiais”!

Faço cronograma capilar há vários anos e mesmo em férias mantenho (com alguma batota!). Ou seja, não sigo necessariamente o esquema do cronograma, mas continuo a fazer máscaras com a mesma regularidade (3 x por semana). E afinal o cronograma é apenas um guia. Levei só 2 tipos de máscara para férias (hidratação e nutrição) e apostei muito na Phytojoba (uma máscara hidratante muito cremosa que deixa o cabelo ultra hidratado e que pode ser usada como condicionador ou máscara) e a Ultra Suave de Óleo de Abacate e Manteiga de Karité, umas das minhas favoritas de nutrição, de que já falei neste artigo sobre os meus 10 produtos favoritos low cost. Quanto aos meus tratamentos “especiais”, que ficaram em stand by durante as férias, fica aqui o registo das restantes dicas:

2. Tratamentos pré poo para cuidar do cabelo

Pré = antes ; poo = champô: ou seja, fazer tratamento capilar antes de lavar com o champô. Gosto de fazer 1 a 2 x por semana e já explico com que finalidade. Na altura de queda sazonal (como é o caso) faço sempre 2 x por semana (uma sempre ao fim de semana). No resto do ano faço 1 x por semana. Os meus produtos favoritos: Complexe 5 e Phytopolléine (até intercalo), sinto mesmo que ajudam a controlar a queda de cabelo, a manter o couro cabeludo saudável e ambos estimulam a microcirculação.

Para quem tem couro cabeludo sensível e precisa de o apaziguar, uma boa opção, também como pré poo é o Fluido Astera (se é uma condição recorrente ou que dura há algum tempo, com comichão, placas e/ou descamação o dermatologista deve ser consultado!). Estes produtos não se destinam a substituir o acompanhamento médico. Aplicam-se em cabelo seco, massajam-se e deixam-se atuar (mínimo 20 minutos) e depois basta lavar. Podem usar-se uma a duas vezes por semana. Amo!

cuidar do cabelo

Entretanto o frasco do Phytopolléine mudou, estou a terminar este (no link que deixei encontram o novo)

Enquanto o produto pré poo de couro cabeludo atua, gosto também de usar um nos comprimentos, e tenho gostado há vários anos deste, que funciona lindamente em cabelos finos, para nutrir em profundidade: Karité Nutri Óleo Nutritivo da René Furterer (vê-se bem pela embalagem!).

3. Cuidado noturno

Não faço sempre, mas gosto de aplicar um produto nos comprimentos à noite para maior hidratação, brilho e suavidade. A periodicidade com que o faço é totalmente variável (tanto 1 a 3 x por semana, mas confesso que às vezes nem tenho “cabeça” – no entanto que sinto diferenças, sim, isso é bem notório e por isso volto sempre a estes cuidados).

Os produtos que estou a usar / intercalar neste momento: o sérum 8 h Magic Night Serum da Kérastase e o sérum Nourishing Taming Overnight Serum da Shu Uemura específicos para a noite (já falei com todo o pormenor aqui e até revelei entre os dois para mim qual “ganha”), o óleo Luxe Oil da Wella e o MA-RA-VI-LHO-SO bálsamo Hair Rituel by Sisley (este com um price point bem acima, mas vale cada cêntimo e não conheço outro igual).

O bálsamo Hair Rituel by Sisley usa-se aquecendo previamente nas mãos (ponto crítico para o produto funcionar bem) até parecer um óleo (tem de ficar líquido) e depois passa-se nos comprimentos e penteia-se. No meu cabelo basta uma quantidade MÍ-NI-MA. O cabelo fica incrível na manhã seguinte, depois de lavar e sente-se o efeito no aspeto global do cabelo se usado com regularidade (1 x semana conforme indicado pela marca, eu uso menos que isso, pois gosto de intercalar com os outros que mostrei). Também se pode fazer como pré poo, ou seja, antes da lavagem (sem deixar atuar toda a noite) e nesse caso deixamos atuar 1 ou 2 horas, por exemplo.

cuidar do cabelo

4. Olaplex 3: tratamento de reconstrução das pontes de dissulfureto do cabelo

Estas ligações fortes do cabelo, as pontes de dissulfureto, podem danificar-se com as agressões habituais (ferramentas de calor, no meu caso, e cor / química, etc.). Já falei com todo o pormenor sobre o tratamento Olaplex 3 aqui, no ponto 10. Não fiz durante as férias, e gosto tanto, mas foi daqueles produtos que ficou para trás (não ia levar tudo). Não é uma máscara, é um tratamento para a fibra capilar. Claro que não é um milagre! Se o cabelo está muito danificado pode precisar mesmo é de um bom corte e bons cuidados posteriormente.

Faço-o mais para dar um boost ao cabelo e gosto bastante. Como uso: 1 x por semana (habitualmente ao domingo), molho o cabelo (sem usar champô), escorro bem, penteio e aplico o Olaplex 3 por todos os comprimentos (desde as raízes) sem colocar produto no couro cabeludo. Depois deixo atuar cerca de 2 a 3 horas e lavo o cabelo. Entretanto comprei o champô e condicionador da mesma marca, muito bons (complementam o efeito do tratamento), e uso no dia do tratamento Olaplex 3. O cabelo fica muito, muito bem! Em cabelos mais danificados pode fazer-se por exemplo 2 x por semana, e mesmo deixar atuar durante a noite. No entanto para mim à noite não resultou tão bem (sinto que acabou por deixar um pouco de resíduo no rosto e odeio dormir de touca, mas pode funcionar dessa forma para outras pessoas).

cuidar do cabelo olaplex

5. Alisamento orgânico – avaliação no pós férias

Não podia deixar de mencionar neste artigo o alisamento orgânico que fiz, pois apesar de o ter feito antes de férias, a realidade é que estou apaixonada pelos resultados obtidos por este alisamento que fiz no Unique e isso tem sido determinante em todos os gestos, desde pentear, secar a fazer o styling. Eu tinha receio de estragar o cabelo, mas posso dizer que o efeito foi exatamente o oposto. Cabelo brilhante, ultra hidratado, domado e liso – isto para mim é muito importante, pois por causa da alopécia é muito difícil conseguir domar o cabelo. Como não quero estar sempre a secar o cabelo com essa finalidade, fiquei mesmo muito feliz, e para quem procura uma solução de alisamento em cabelo fino e frágil resulta muito bem. Tive o OK da dermatologia para o fazer e estou rendida!

Recebo muitas perguntas sobre onde fazer este alisamento orgânico noutros pontos do país, mas não sei mesmo indicar. O que interessa é o produto usado (neste caso usámos o Coquetel Selante Potencializador da Terra Coco, depois da lavagem com o champô Sabão de Coco Líquido Capilar da mesma marca) e claro, o profissional, e não podia recomendar mais o trabalho do Eddy (já falei também sobre o botox capilar que fiz no mesmo salão aqui, mas ainda gostei mais do alisamento pois sinto que foi mais ao encontro daquilo que eu procurava – o efeito liso, para além do efeito da redução do frizz que se consegue com ambos).

Neste período pós férias vou avaliar em que altura volto a fazer este alisamento. O Eddy falou em cerca de 4 meses, por isso no fim de Novembro vejo como está o cabelo e se precisar, não penso duas vezes.

6. Champôs que estou a usar mais

Tenho andado fã de usar alguns champôs sem sulfatos (os sulfatos não fazem mal, atenção!) pois são um pouco mais suaves, deixando um toque macio e hidratado (mantenho a utilização do champô apenas nas raízes, como já referi várias vezes). O champô que mais tenho usado este ano é sem dúvida o Phytophanere, uso quase diariamente diria mesmo (até nas férias usei). Também gosto muito do Martiderm Antiqueda e Antienvelhecimento e do Kérium Suavidade Extrema da La Roche Posay.

phytophanere

Outros artigos que podem ajudar a cuidar do cabelo neste pós férias
  • Como lavar corretamente o cabelo, aqui
  • O que é e como fazer o cronograma capilar, aqui
  • As minhas 10 dicas anti frizz, aqui
  • Como eliminei o frizz do meu cabelo, aqui
  • Óleo + leave in, o truque simples anti frizz, aqui
  • Sugestões de champô por tipo de cabelo, de acordo com o dermatologista, aqui
  • 10 estratégias para a queda de cabelo, aqui
  • Tudo sobre o secador Dyson, aqui

Estas são as minhas dicas para cuidar do cabelo no dia a dia e dicas que podem ser muito úteis no período pós férias. Agora também gostava muito de saber como cuidas do cabelo no fim das férias e no resto no ano. Deixas aqui o teu comentário?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo contém links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo / já utilizei todos os produtos mencionados neste artigo. 

Posts relacionados

Dyson e o acessório Flyaway – resultado profissional em casa?

Já mostrei aqui no site uma review bastante completa sobre o secador Supersonic da Dyson e cuja leitura aconselho para todas as pessoas que se questionam se vale ou não a pena investir no secador desta marca. Rec...

Outubro 9, 2021

Queda de cabelo sazonal (e outras quedas) – o que fazer?

Muitas seguidoras minhas têm vindo a partilhar nesta altura a sua preocupação com uma maior queda de cabelo. A queda de cabelo sazonal, normal para esta altura do ano, reflete o aumento da temperatura, que leva a...

Setembro 24, 2021

Escovas de cabelo e 4 dicas relacionadas com escovagem

Recebo inúmeras perguntas sobre escovas de cabelo e hoje vou mostrar uma das marcas que uso em casa. Vou ainda explicar quais as minhas 4 dicas relacionadas com a escovagem de cabelo, como manter as escovas higie...

Julho 29, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist