Pós férias: como recuperar a pele? O meu plano!

Disclaimer: Os suplementos alimentares não devem ser utilizados em caso de hipersensibilidade, alergia ou quando estejam descritas interações de outro produto com qualquer um dos constituintes da formulação. Em caso de dúvida consultar o médico ou farmacêutico. Finalmente chegamos a Setembro, para mim o mês dos recomeços! Nada como o mês de Setembro para definir como vai ser o resto do ano até ao próximo verão. Para mim o recomeço é sempre em Setembro e nunca em Janeiro. Neste período pós férias posso dizer que a minha pele e o meu cabelo nunca estiveram tão bem. Confesso que é raro sentir os “problemas” que advêm das férias, seja porque tenho bons cuidados todo o verão, seja porque apesar de relaxar mais não descuro daquilo que considero ser o mais importante: proteção solar sempre, o uso de um antioxidante, um renovador celular compatível com a exposição solar e um cuidado despigmentante. Mas quero voltar a várias rotinas preciosas, e Setembro é o mês do plano pós férias. Hoje partilho aquelas que são para mim as 6 rotinas mais importantes neste regresso!

“Plano” pós férias

Estas férias foram maravilhosas. Finalmente sinto que relaxei de um ano com muito trabalho mas acima de tudo muito duro, por causa da pandemia. Foram dias em Portugal, pelo Meco, pelo Algarve, encontrámos amigos, jogámos às cartas (tanto!), ensinei a minha filha a fazer pulseiras de nós (como antigamente). Não houve horários, descobrimos ótimos sítios para almoçar ou jantar. Andámos tanto de carro, visitámos lugares que não conhecíamos. Foram umas férias “à antiga”, com muita conversa, com o regresso ao básico que nos faz feliz, e a construir boas memórias para os nossos filhos.

Quanto a cuidados de pele, tal como noutros verões, estive sempre debaixo do chapéu ou com boné e óculos escuros (apesar da grande reflexão de radiação solar pela areia e pela água), e com protetores solares que protegem contra todo o tipo de radiação e que não só são muito eficazes como realmente fazem o que prometem (costumo usar a marca Esthederm). Mas não deixei de aproveitar o verão! Adoro praia! Claro que depois de 2 semanas fiquei farta (hihihi, quem nunca!) e relaxei e passeei mais. Por isso o meu plano pós férias traduz-se em 6 passos que considero importantes para este recomeço:

1. Alimentação, exercício e sono

Três tópicos definitivamente importantes na altura de pensar em bons cuidados com a nossa pele:

Alimentação: Se no verão comi o que quis e descurei algumas coisas, agora é hora de voltar ao meu plano alimentar, de que tanto gosto e que me mantêm não só no peso ideal, mas com a ingestão adequada de vitaminas e proteínas, tão importantes para a pele (e cabelo). Sem descurar os hidratos, essenciais para nos dar energia. Sou seguida em consulta de nutrição e sinto que é dos passos mais importantes não só para ter o meu peso controlado como para ter uma alimentação variada e equilibrada e que faz o fit perfeito com o meu dia a dia (incluindo o que gosto de comer). Também falamos na consulta sobre os melhores alimentos para a pele e cabelo.

Sono: Apesar de ter dormido muito em férias, esta é também a altura de pensar que a partir daqui vou acordar às 7 h todos os dias e a hora de deitar será pelas 23 h (não vamos falar sobre esta primeira semana pós férias, que ainda ando a tentar organizar tudo!). Já falei sobre este tema aqui, com muitas dicas. Não devemos esquecer que durante a noite a nossa pele se renova a uma velocidade 30 x superior ao que acontece durante o dia, e isto está relacionado com o nosso ritmo circadiano.

Exercício: Quanto ao exercício, ele é fundamental e tem vários efeitos positivos na pele: melhora o afluxo de sangue às células da pele (transportando oxigénio e nutrientes) e remove por exemplo os radicais livres que podem danificar a pele. Por outro lado o exercício físico reduz o stress e sabemos que o stress pode agravar diversos problemas cutâneos, como a acne, a proríase, o eczema,…

Referência: Mahto, Dra. Anjali, “Bíblia dos Cuidados da Pele”, Ideias de Ler, Porto Editora, Abril de 2019

2. Suplementação

Este é um tema que gera sempre muito interesse. Comecei a fazer suplementação para a pele por indicação da dermatologista há vários anos e a diferença que sinto é bastante notória. Já falei sobre os suplementos indicados em consulta de dermatologia aqui e já mostrei a minha experiência com 5 colagénios diferentes aqui. Vou por vezes experimentando alguns outros suplementos, tendo em conta alguns pontos importantes:

  • O suplemento de colagénio deve ser do tipo 1 e hidrolisado, com péptidos de colagénio, numa dosagem que varia por norma entre os 2,5 e os 10 gramas por dia
  • O suplemento de ácido hialurónico deve conter por dose de preferência acima dos 120 mg para um efeito notório na pele
  • Nota: Este tema não é consensual entre médicos, alguns prescrevem e verificam eficácia, outros são céticos quanto à absorção, sobretudo no caso do colagénio. Os estudos também não são consensuais quanto à eficácia. Ao tomar um suplemento alimentar devemos sempre procurar conselho junto do dermatologista ou farmacêutico

Em Setembro vou fazer 2 dos suplementos que mais gosto, que dão efetivamente um boost à pele, o Collagen Express, 1 stick por dia, que equivale a 5 gramas de colagénio tipo 1 hidrolisado (são 10 sticks, 10 dias seguidos ou interpolados num mês, com a toma preferencial à noite) e o Hyaluronic Max com 500 mg de ácido hialurónico por dose (o que é raro encontrar, e costumo tomar depois do pequeno almoço, diariamente), ambos da Biocyte. Pele sedosa, hidratada e repulpada! Depois irei usar os meus suplementos habituais, e ando muito inclinada para o High Collagen, com colagénio Verisol, e que contém colagénio e ácido hialurónico (e vitaminas) num único suplemento, uma novidade recente em Portugal.

biocyte

3. Esfoliação no período pós férias

Este foi o gesto mais esquecido das férias, confesso. Os domingos, no resto do ano, são o momento em que faço uma esfoliação e máscara de rosto, algo que tanto gosto e que dá uma suavidade e luminosidade extra à pele, mas em férias é bastante comum não saber a que dia da semana estou (!), por isso determinados rituais “de dia marcado” ficam para segundo plano. Para quem me pergunta, adoro alguns esfoliantes (já mostrei aqui), e os que tenho usado mais são:

  1. O esfoliante Rilastil. Amo! Ótimo para pele sensível, mas com um bom grão, ou seja, esfoliação que se sente, mas deixa a pele hidratada e confortável, zero a repuxar. Uso há muito tempo e consta dos meus favoritos de Skincare de que já falei aqui
  2. A mousse esfoliante para o rosto Scrub & Detox da Filorga. É uma mousse que pode ser usada por pele sensível, e muito eficaz. Apresenta uma dupla ação esfoliante: mecânica e enzimática, depois de massajar o rosto deixamos repousar 2 a 3 minutos, para revelar uma pele luminosa e apaziguada. A textura é uma mousse negra aveludada com um acabamento hidratante e confortável. Aprovadíssima! Falei nesta mousse em pormenor aqui
esfoliantes pós férias4. Máscaras

Depois da esfoliação faço SEMPRE uma máscara. Todo o ano. E foi também um gesto que falhou nas férias. Neste plano pós férias vou fazer 2 x por semana, uma à 4ª feira à noite (único dia em que uso a Foreo – expliquei tudo sobre a Foreo aqui) e no domingo à noite (depois da esfoliação). Antes de mostrar as minhas favoritas, uma nota excelente para esta máscara da Lierac. O meu marido apanhou um escaldão no rosto estas férias e esta máscara salvou-o literalmente. Uma boa surpresa! Parabéns Lierac!

Quanto a máscaras hidratantes, algumas favoritas e que recomendo:

  • A Thirsty Mud da Glamglow: não é uma máscara acessível, mas é das mais hidratantes e nutritivas que conheço, excelente para peles mistas a secas, ela vai dar um conforto incomparável, e embora tenha um cheirinho notado a côco, resulta lindamente em pele sensível. Rica em glicerina, ácido hialurónico, triglicéridos reconstituintes, água de côco e mel, a textura é untuosa como um creme. Uso-a imenso! Compra-se na Perfumes e Companhia, aqui. Há em boião com 50 ml, em tubo com 100 ml e tamanho de experimentação (costuma haver em loja).
  • A Sensifine da SVR: uma máscara que hidrata intensamente as peles mais sensíveis e intolerantes, adoro-a! Deixa a pele lisinha, não contém perfume e é uma excelente máscara hidratante para todas as peles mesmo as sensíveis e polialérgicas. Tem uma fórmula minimalista com 13 ingredientes, concentrada em ingredientes apaziguantes e nutritivos e proporciona um alívio intenso. Ação suavizante rápida graças à niacinamida, hidratação intensa graças ao complexo nutritivo a 25%, óleo de algodão, manteiga de karité e agentes emolientes, a 15%. Existe por exemplo aqui.

máscaras pós férias

  • A máscara Intensive Hyaluronic da Esthederm: é só INCRÍVEL, é uma máscara com três pesos moleculares de ácido hialurónico de forma a penetrar nas camadas mais profundas da epiderme para redensificar a pele, preenchendo-a. Tem um cheirinho muito suave e deixa a pele fantástica, mesmo muito hidratada, das melhores que já usei. É daquelas máscaras que nos fazem ficar rendidas à primeira utilização. Já falei dela várias vezes. Pode ser usada também antes de um evento e para uma hidratação flash usando em camada fina durante toda a noite. Existe por exemplo aqui.
  • A Phyto Corrective Masque da Skinceuticals, é uma das minhas máscaras de eleição, falei dela aqui. Excelente para todas as peles, mesmo as oleosas, muito sensíveis e intolerantes, hidrata intensamente mesmo as peles oleosas (e hidrata muito bem as normais e secas também!), sem qualquer sensação gordurosa. Apazigua de imediato a pele, pode mesmo ser usada como SOS, após o verão, depois de procedimentos médico estéticos, depois de queimaduras solares. A textura é um gel muito fácil de espalhar, ela tem elevadas concentrações de extratos botânicos (extrato de pepino, tomilho e azeitona), um dipeptídeo calmante e ácido hialurónico, que sinergicamente acalmam e hidratam intensamente a pele em caso de reatividade. Pode ser usada até 3 x por semana, mesmo durante a noite, em camada fina, como creme noturno. Deixa a pele tããão suave e hidratada! Existe por exemplo aqui.

máscaras pós férias

5. Ácido hialurónico

Já falei dele vezes e vezes sem conta! Um sérum com ácido hialurónico é FUNDAMENTAL na nossa rotina de rosto (dependendo da concentração, dos pesos moleculares, cosmeticidade) é um momento de verdadeiro prazer para a nossa pele! Dá uma hidratação INCOMPARÁVEL à pele, minimiza linhas e rugas, deixa a pele macia e suave. Pode ser usado 365 dias por ano, na rotina da manhã e/ou da noite, imediatamente antes do hidratante. Já falei de vários séruns de ácido hialurónico que recomendo, neste artigo, neste e neste.

Neste regresso pós férias uma ideia é a cura de 7 dias da La Roche-Posay: as ampolas Hyalu B5 (em substituição do sérum de ácido hialurónico). Já falei desta cura aqui com todo o pormenor. É um tratamento intensivo para dar um boost de hidratação, preenchimento e reparação à pele. Desenvolvido em parceria com dermatologistas e cirurgiões, tem uma fórmula ultra-concentrada com 1,5% de ácido hialurónico com 3 pesos moleculares (hidratando à superfície e também em profundidade na pele).

Contém também 5% de vitamina B5 com ação reparadora e protetora da barreira cutânea, e cobre azul, um antioxidante com ação reparadora e regeneradora. Não contém perfume ou álcool. Dá uma enorme hidratação. Cada ampola dá para todo o rosto, pescoço e decote, para 2 utilizações (manhã e noite), conforme indicado pela marca, mas acho que o produto rende bastante mais (se colocar meia ampola numa única utilização sinto que é demais). Sinto ser preferível para peles mistas a secas (oleosas não sinto que irão gostar). Existe por exemplo aqui.

sérum ácido hialurónico

6. Retinol e ácido glicólico sem medos

Já não vou fazer exposição solar direta, estarei bem mais resguardada em Setembro, pelo que este é para mim o mês ideal para voltar ao retinol e ao ácido glicólico. São ingredientes indispensáveis numa rotina antienvelhecimento, que renovam a pele, podem minimizar manchas, marcas, rugas e ajudam imenso na textura da pele. Não passo sem! MAS… são produtos para usar com precaução, 3 noites por semana e é obrigatório fazer proteção solar diariamente (sim, todo o ano). Falei sobre o que são renovadores celulares aqui e aqui.

Mesmo este verão, foi seguro usar o Glycolic 10 Renew Overnight três noites por semana. De facto, a pele ficou muito bem, não manchou (usei sempre proteção antimanchas, despigmentante e antioxidante para pele com hiperpigmentação). Agora retomo o meu Cellular Restoration da Neostrata (como creme de noite, intercalando com outro, sempre no fim da rotina que não contenha ácido glicólico ou retinol como primeiro passo) e o Sérum Alta Potência da Neostrata (este tem uma elevada concentração em ácido glicólico e um derivado do retinol e só recomendo em peles bem habituadas a renovadores, caso contrário a pele poderá ficar sensibilizada, sempre como primeiro passo na rotina da noite, no máximo 3 x por semana). Uma opção muito eficaz no envelhecimento da pele, o Retinol 0.3 é excelente em todas as peles envelhecidas, mesmo as oleosas (também à noite, no máximo 3 x por semana).

pós fériasPor fim, neste início do pós férias vou fazer este kit da Sesderma: peeling e luminosidade para começar bem o ano! É só 1 embalagem. Cada uma contém: 1 ampola peeling com ácido glicólico a 10% que dá para 2 utilizações e uma ampola luminosidade com vitamina C pura a 12% que também dá para 2 utilizações). Usar 1/2 ampola de ácido glicólico à noite, e 1/2 ampola de vitamina C na manhã seguinte, guardando a outra metade no frigorífico (reaplicar o restante no dia seguinte).

pós fériasEste é o meu plano pós férias para uma pele bonita, hidratada, suave e luminosa. Agora quero saber que cuidados tens com a pele do rosto no pós férias?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo contém links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo / já utilizei todos os produtos mencionados neste artigo. 

Posts relacionados

Pele e pós-férias: 4 boas descobertas!

O período “pós-férias” da minha pele inicia-se quando deixo de fazer exposição solar direta. Apesar de poder fazer praia ou sol durante mais tempo que o que na realidade faço, a verdade é que ficar a torrar ao so...

Caudalie Vinosource: as 5 receitas que faço em casa!

Receitas? Sim! Não é uma aula de culinária, mas um dos motivos pelo qual a marca Caudalie me apaixona tanto, é também a possibilidade de fazermos algumas “receitas” misturando produtos da marca para soluções perf...

Julho 26, 2022

Como renovar a pele no verão? O que faço?

Este é um tema sobre o qual me pedem para falar várias vezes. Muitas pessoas que utilizam um renovador celular todo o ano, como por exemplo um produto com retinol ou ácido glicólico, por vezes chegam ao verão e n...

Julho 5, 2022

2 comentários

  1. Lídia diz:

    Olá Joana, excelente artigo, como sempre. Uma pergunta: o colagénio Verisol é para tomar todos os dias? recordo que num dos seus artigos menciona a toma do colagénio apenas 10 dias por mês – que diferença existe na toma deste?
    Obrigada, continue o bom trabalho.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Lídia, vou falar brevemente sobre o colagénio Verisol, fica atenta! O importante na toma de um suplemento é cumprir as instruções de utilização. No caso do Collagen Express são mesmo os 10 dias por mês. Um beijinho grande!

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022