Queratose pilar: como lidamos com ela em casa?

queratose pilar

# Artigo escrito em parceria com a La Roche-Posay. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Já falei sobre o tema queratose pilar algumas vezes. Esta é uma condição de pele bastante prevalente na população e que segue um padrão genético muitas das vezes, afetando pais e filhos frequentemente. É o meu caso. Tenho uma queratose pilar e ambos os meus filhos também têm, no rosto e braços. Na minha filha a situação é mais leve e no meu filho é bastante persistente e exacerbada. Então como lidar com a queratose pilar e o que fazer? Como é que o Lipikar Lait Urea 5+ pode ajudar neste processo?

O que é a queratose pilar?

A queratose pilar é uma condição de pele em que se observam pequenas obstruções nos folículos pilossebáceos originando um aspeto de “pele de galinha”. Estas alterações da pele costumam ser avermelhadas ou esbranquiçadas. A acumulação de queratina na pele origina estas imperfeições, dando origem a essas “borbulhinhas”.

As razões para a existência dessa acumulação de queratina são bastante variadas, desde a questão genética bem como poderá estar relacionada com a dermatite atópica. Pessoas que têm a pele muito seca, rinite, asma e alergias têm uma maior predisposição para ter queratose pilar. Nos meses mais frios a queratose pilar fica mais evidente, por a pele ficar mais seca e não haver exposição solar direta (que costuma melhorar os sintomas).

A minha história de queratose pilar

Lembro-me desde muita nova de ter estas borbulhinhas no rosto e nos braços. Sempre foi algo que mexeu com a minha auto-estima pois eu não gostava da aparência destas protuberâncias na pele. Foi algo que sempre limitou o que vestia. Nunca usava roupa que mostrasse os braços ou se tinha de mostrar ficava sempre incomodada. Esta situação é bastante comum em crianças e adolescentes, no entanto é uma condição que costuma melhorar com a idade. No entanto pode durar anos ou toda a vida. Por isso podemos e devemos ter uma atitude proativa caso queiramos minimizar a aparência da queratose pilar.

queratose

O que fazer para minimizar o aspeto da queratose pilar? Como faço em casa?

Quando começa o calor começam os “problemas”. Queremos usar alças e mangas curtas, mas podemos ficar envergonhados com a aparência da nossa pele. Se é esse o caso estas são as minhas 5 sugestões:

  1. Falar com o dermatologista. Há tratamentos que o dermatologista pode prescrever para minimizar a aparência da queratose pilar. Neste Live, feito em conjunto com a Dra. Joana Dias Coelho, dermatologista, falámos exatamente sobre isso. Se o caso for grave e com áreas extensas, os peelings químicos e a microdermoabrasão também podem ser avaliados na consulta. Quero muito levar o meu filho, pois nos braços a situação é muito notória.
  2. Fazer uma esfoliação regular (1x por semana nas zonas afetadas) – isto faz muita diferença. O meu filho faz esta esfoliação (apenas nos braços). Eu faço todas as semanas.
  3. Fazer uma boa hidratação é fundamental, mas devemos usar os produtos certos. Usar produtos à base de ureia ou de ácido salicílico, de ácido glicólico ou outros com ação esfoliante irá ajudar a suavizar muito a pele a as imperfeições. O Lipikar Lait Urea 5+ da La Roche-Posay é uma excelente solução para a pele do corpo de toda a família e vou explicar de seguida o porquê.
  4. Evitar roupa apertada (e fibras sintéticas) e banhos quentes. No banho a utilização de um óleo lavante pode ser uma ótima ajuda: a pele fica muito mais macia e com menos irritação. O óleo lavante Lipikar é uma excelente solução, possui uma elevada tolerância, adequado mesmo a pele sensível. Contém niacinamida e Vitreoscilla filiformis que em conjunto com a manteiga de karité permitem restabelecer e preservar a barreira cutânea. E pode ser usado por todos, bebés, crianças e adultos.
  5. Persistência nos cuidados de pele. Com a continuidade da aplicação de produtos específicos e a esfoliação semanal, não só esta condição de pele melhora muito, como a nossa auto-estima também!
Lipikar Lait Urea 5+: o que distingue este cuidado para a queratose e pele rugosa?

queratose lipikar urea 5+

Esta é uma solução que pode, com toda a segurança, ser usada na pele das crianças e adultos, sendo um leite suavizante e apaziguante que ajuda a eliminar as escamas, irritação e as típicas “borbulhinhas” que se observam na queratose pilar. O Lipikar Lait Urea 5+:

  • Pode ser usado mesmo em pele muito sensível e em crianças face à junção dos 5% de ureia (percentagem mais baixa do que muitos produtos do mercado) a um ingrediente esfoliante (HEPES) que permite maximizar o efeito da ureia, com a máxima segurança e eficácia
  • Adicionalmente contém alantoína para apaziguar as sensações de desconforto
  • Pode ser usado em diversas condições de pele, não só na queratose pilar, como na xerose senil, na pele muito seca e a descamar e em pele com tendência a psoríase

lipikar

A textura é fácil de aplicar e espalhar e deixa um toque aveludado na pele. Como usar? Aplicar uma a duas vezes por dia, com suaves movimentos, imediatamente após a higiene da pele. Onde encontrar? Em farmácias e parafarmácias, e online, por exemplo aqui.

 

Lipikar Lait Urea 5+ faz parte da gama Lipikar da La Roche-Posay, a gama de produtos de cuidados e higiene para o corpo, número 1 na Europa, para a pele sensível, muito seca e atópica com tendência ao eczema. A gama Lipikar é recomendada por dermatologistas.

lipikar

lipikar

 

Já conheces o Lipikar Lait Urea 5+? Quais as tuas estratégias para lidar com a queratose pilar?

Fotografia: Yellow Savages e Márcia Soares

Posts relacionados

Higiene Íntima ISDIN e como fazer a correta higiene genital?

O que precisamos de saber sobre higiene íntima? Tendo por base a Revisão dos Consensos em Infeções Vulvovaginais da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e as Recomendações para o Diagnóstico e Tratamento das Vagin...

Junho 20, 2024

MicoXpert: o expert das infeções fúngicas das unhas

Depois do enorme sucesso da caneta Si-Nails da ISDIN para as unhas fracas e quebradiças a marca não parou de inovar e acaba de lançar o novo MicoXpert, um dispositivo médico em caneta para o tratamento e prevençã...

Junho 1, 2024

Refirmante da ISDIN: pele mais firme ao fim de 1 mês

Se a flacidez da pele é um dado adquirido à medida que os anos avançam, a verdade é que passamos algum tempo das nossas vidas a tentar encontrar soluções eficazes para a perda de firmeza. Recentemente descobri o ...

Maio 5, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024