Queratose pilar: como lidamos com ela em casa?

queratose pilar

# Artigo escrito em parceria com a La Roche-Posay. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Já falei sobre o tema queratose pilar algumas vezes. Esta é uma condição de pele bastante prevalente na população e que segue um padrão genético muitas das vezes, afetando pais e filhos frequentemente. É o meu caso. Tenho uma queratose pilar e ambos os meus filhos também têm, no rosto e braços. Na minha filha a situação é mais leve e no meu filho é bastante persistente e exacerbada. Então como lidar com a queratose pilar e o que fazer? Como é que o Lipikar Lait Urea 5+ pode ajudar neste processo?

O que é a queratose pilar?

A queratose pilar é uma condição de pele em que se observam pequenas obstruções nos folículos pilossebáceos originando um aspeto de “pele de galinha”. Estas alterações da pele costumam ser avermelhadas ou esbranquiçadas. A acumulação de queratina na pele origina estas imperfeições, dando origem a essas “borbulhinhas”.

As razões para a existência dessa acumulação de queratina são bastante variadas, desde a questão genética bem como poderá estar relacionada com a dermatite atópica. Pessoas que têm a pele muito seca, rinite, asma e alergias têm uma maior predisposição para ter queratose pilar. Nos meses mais frios a queratose pilar fica mais evidente, por a pele ficar mais seca e não haver exposição solar direta (que costuma melhorar os sintomas).

A minha história de queratose pilar

Lembro-me desde muita nova de ter estas borbulhinhas no rosto e nos braços. Sempre foi algo que mexeu com a minha auto-estima pois eu não gostava da aparência destas protuberâncias na pele. Foi algo que sempre limitou o que vestia. Nunca usava roupa que mostrasse os braços ou se tinha de mostrar ficava sempre incomodada. Esta situação é bastante comum em crianças e adolescentes, no entanto é uma condição que costuma melhorar com a idade. No entanto pode durar anos ou toda a vida. Por isso podemos e devemos ter uma atitude proativa caso queiramos minimizar a aparência da queratose pilar.

queratose

O que fazer para minimizar o aspeto da queratose pilar? Como faço em casa?

Quando começa o calor começam os “problemas”. Queremos usar alças e mangas curtas, mas podemos ficar envergonhados com a aparência da nossa pele. Se é esse o caso estas são as minhas 5 sugestões:

  1. Falar com o dermatologista. Há tratamentos que o dermatologista pode prescrever para minimizar a aparência da queratose pilar. Neste Live, feito em conjunto com a Dra. Joana Dias Coelho, dermatologista, falámos exatamente sobre isso. Se o caso for grave e com áreas extensas, os peelings químicos e a microdermoabrasão também podem ser avaliados na consulta. Quero muito levar o meu filho, pois nos braços a situação é muito notória.
  2. Fazer uma esfoliação regular (1x por semana nas zonas afetadas) – isto faz muita diferença. O meu filho faz esta esfoliação (apenas nos braços). Eu faço todas as semanas.
  3. Fazer uma boa hidratação é fundamental, mas devemos usar os produtos certos. Usar produtos à base de ureia ou de ácido salicílico, de ácido glicólico ou outros com ação esfoliante irá ajudar a suavizar muito a pele a as imperfeições. O Lipikar Lait Urea 5+ da La Roche-Posay é uma excelente solução para a pele do corpo de toda a família e vou explicar de seguida o porquê.
  4. Evitar roupa apertada (e fibras sintéticas) e banhos quentes. No banho a utilização de um óleo lavante pode ser uma ótima ajuda: a pele fica muito mais macia e com menos irritação. O óleo lavante Lipikar é uma excelente solução, possui uma elevada tolerância, adequado mesmo a pele sensível. Contém niacinamida e Vitreoscilla filiformis que em conjunto com a manteiga de karité permitem restabelecer e preservar a barreira cutânea. E pode ser usado por todos, bebés, crianças e adultos.
  5. Persistência nos cuidados de pele. Com a continuidade da aplicação de produtos específicos e a esfoliação semanal, não só esta condição de pele melhora muito, como a nossa auto-estima também!
Lipikar Lait Urea 5+: o que distingue este cuidado para a queratose e pele rugosa?

queratose lipikar urea 5+

Esta é uma solução que pode, com toda a segurança, ser usada na pele das crianças e adultos, sendo um leite suavizante e apaziguante que ajuda a eliminar as escamas, irritação e as típicas “borbulhinhas” que se observam na queratose pilar. O Lipikar Lait Urea 5+:

  • Pode ser usado mesmo em pele muito sensível e em crianças face à junção dos 5% de ureia (percentagem mais baixa do que muitos produtos do mercado) a um ingrediente esfoliante (HEPES) que permite maximizar o efeito da ureia, com a máxima segurança e eficácia
  • Adicionalmente contém alantoína para apaziguar as sensações de desconforto
  • Pode ser usado em diversas condições de pele, não só na queratose pilar, como na xerose senil, na pele muito seca e a descamar e em pele com tendência a psoríase

lipikar

A textura é fácil de aplicar e espalhar e deixa um toque aveludado na pele. Como usar? Aplicar uma a duas vezes por dia, com suaves movimentos, imediatamente após a higiene da pele. Onde encontrar? Em farmácias e parafarmácias, e online, por exemplo aqui.

 

Lipikar Lait Urea 5+ faz parte da gama Lipikar da La Roche-Posay, a gama de produtos de cuidados e higiene para o corpo, número 1 na Europa, para a pele sensível, muito seca e atópica com tendência ao eczema. A gama Lipikar é recomendada por dermatologistas.

lipikar

lipikar

 

Já conheces o Lipikar Lait Urea 5+? Quais as tuas estratégias para lidar com a queratose pilar?

Fotografia: Yellow Savages e Márcia Soares

Posts relacionados

Vinosculpt da Caudalie: a experiência SPA em casa

A linha Vinosculpt da Caudalie? Perfeição. Vinosculpt é uma linha de corpo para mulheres que se amam, que encontram felicidade nos pequenos gestos de auto-cuidado e que querem prolongar a sensação de uma ida ao S...

Março 2, 2023

Lipedema, o que é e como tratar?

"Pernas desproporcionalmente gordas”? Podemos estar a falar de lipedema. Esta é uma doença sobre a qual se fala muito pouco no nosso país! Neste artigo a cirurgiã vascular Dra. Joana de Carvalho explica o que é e...

Novembro 15, 2022

La Crème Main Chanel: realmente vale?

Quando comprei o La Crème Main da Chanel para usar na carteira estava na expectativa de perceber se iria ser uma paixão ou se se iria tornar em mais um daqueles investimentos sem sentido. Hoje vou explicar se o L...

Outubro 19, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023