Creme reafirmante de corpo – a minha experiência aos 42 anos

creme reafirmante

Este é um dos produtos que as minhas seguidoras mais me pedem para falar, um creme reafirmante de corpo, se uso algum e qual recomendo. Antes de explicar o que faço, é muito importante explicar que a partir de determinada idade a nossa pele sofre alterações profundas e torna-se menos firme, mais flácida e retrai mais devagar. Isto é percetível não só na pele do rosto e do pescoço, como também na pele do corpo, e foi a zona onde notei mais cedo a perda de firmeza, precisamente na barriga. O que faço e o que uso? Hoje deixo as minhas dicas.

Creme reafirmante e uma abordagem mais holística à perda de firmeza

Um creme reafirmante tem como grande vantagem obrigar-nos a fazer uma massagem numa zona específica onde notamos a pele menos firme (eu faço diariamente após colocar o creme corporal). A própria massagem vai estimular a pele, e eu faço uma massagem MUITO vigorosa! Os meus filhos até brincam comigo! Mas é importante referir que uma alimentação rica em proteínas, bem como o exercício localizado são importantíssimos para manter a pele mais firme! Além disso alguns dermatologistas prescrevem suplementos (tenho artigo sobre este assunto aqui) de ácido hialurónico, colagénio e/ou elastina para ajudar na perda de firmeza, mas atenção, é uma área com pouca evidência científica e em que muitos médicos não chegaram ainda a consenso. No entanto, quem usa este tipo de suplementos gosta (eu noto a pele mais hidratada, mais macia, mais luminosa – não sei dizer se mais firme, mas já tomo há uns anos e não consigo aferir o resultado se nunca tivesse tomado).

creme reafirmante

Creme reafirmante de corpo Nutri-Modeling

Já falei do Nutri-Modeling da Filorga, creme reafirmante corporal neste artigo (sobre os meus produtos favoritos de corpo de 2019) e neste artigo (sobre os meus 6 produtos favoritos Filorga). Este é um produto que me foi oferecido pela marca e também por uma loja online e que seguramente compraria, até porque a experiência sensorial é maravilhosa. Já vou na terceira embalagem.

Nutri Modeling Filorga

Este creme é um cuidado aperfeiçoador e nutritivo diário, que coloco nas zonas menos firmes – tenho usado sobretudo na barriga. É um bálsamo 3 em 1 que afina, alisa e tonifica com uma textura que nutre intensamente a pele e uma composição rica em manteiga de karité e murmuru. Este creme tem uma ação tripla: 1. ação tonificante com polissacarídeos (ajudam a estimular a síntese de elastina e a reestruturar a rede matricial da pele); 2. ação redutora com extrato vegetal e cafeína (incorporada na sua forma mais pura e na proporção mais elevada: 5%) e 3. ação alisadora com óleos de babaçu e hera.

creme reafirmante
Como aplico o creme reafirmante?

Aplico o creme reafirmante TODAS as manhãs, depois do duche e do creme corporal, com uma massagem vigorosa na zona da barriga, no sentido dos ponteiros do relógio e termino na zona da cintura fazendo movimentos vigorosos desde ambos os lados da cintura em direção às virilhas (é uma mini massagem drenante simultaneamente). Uso o creme reafirmante em complemento ao exercício localizado e à alimentação equilibrada. Atenção aos maus hábitos alimentares com impacto na pele, como o açúcar, o álcool,… A minha barriga está mais em forma hoje do que há anos atrás, mas é importante explicar que não há milagres e que as estratégias devem ser multidisciplinares. Se necessário e em casos de flacidez muito notada, falar com o dermatologista ou cirurgião plástico. Hoje em dia há equipamentos eficazes e com grande suporte científico nesta área (vou abordar este assunto em breve, estou a debruçar-me sobre este tema há uns meses!).

O creme reafirmante Nutri-Modeling da Filorga está à venda por exemplo aqui.

Outras abordagens reafirmantes para o corpo

Para além do Nutri-Modeling da Filorga, também uso com esta finalidade, o Modelift da Martiderm. É um creme que absorve muito bem, apesar de ter uma textura rica. O creme reafirmante Modelift contém proteoglicanos que melhoram a firmeza e elasticidade da pele. Contém ainda cafeína para um efeito drenante. Existe à venda por exemplo aqui.

Para além dos cuidados específicos reafirmantes, cada vez mais assistimos a marcas que têm lançado produtos de corpo com composições que fazem lembrar produtos de rosto. Um exemplo é o famoso ácido hialurónico de corpo da The Chemistry, que pode ser usado antes mesmo do creme corporal (estou desejosa de testar). O ácido hialurónico ajuda e muito numa maior hidratação da pele, o que lhe trará mais conforto e a sensação de mais preenchimento. Também há cremes com ingredientes interessantes para o corpo e que têm algum poder na firmeza da pele, como o caso do ácido glicólico (por exemplo neste creme de corpo Neostrata em percentagem elevada – de 15% – não aconselho a usar mais que 3 x por semana e sempre à noite, interrompendo no verão) e produtos corporais com retinol que também devem ser usados em noites alternadas como é o caso deste (não usar por grávidas e interromper também no verão).

Qual o teu creme reafirmante de corpo de eleição? Que abordagens tens relativamente à firmeza da pele do corpo?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo. 

Posts relacionados

Pele seca do corpo e pós-férias – que soluções?

Quem não precisa de bons cuidados com a pele seca no pós-férias? Impossível passar ao lado de uma pele um pouco mais desidratada que o habitual, por termos passado longas horas na praia, piscina, expostas ao sol,...

Setembro 8, 2020

Gordura visceral – resultados do meu tratamento

Já falei sobre a gordura localizada na zona da barriga que me incomodava – gordura visceral na zona abdominal que acabava por não ceder à alimentação, dieta, exercício físico. Apesar de sempre ter sido magra, est...

Julho 28, 2020

Sumos naturais que adoro fazer – 10 receitas

Sumos naturais ao pequeno almoço? Sim, todos os dias! É a minha forma de incorporar fruta e vegetais logo pela manhã, e uma maneira super prática de fazer um pequeno almoço saudável e que simultaneamente ajuda a ...

Julho 23, 2020

2 comentários

  1. Dina diz:

    Eu uso há muitos anos os cremes de corpo da Clarins. Já experimentei o da Filorga e gostei muito mas não consigo deixar os meus.❤

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada pela tua partilha, Dina! Qual é exatamente o creme de corpo da Clarins que usas? Um beijinho!

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist