Proteção solar e cabelo – o que escolher?

chapéu palha

Depois de ter enviado uma Newsletter específica sobre proteção solar de rosto, chegou a vez de falar sobre proteção solar e cabelo. Acredito que existem várias dúvidas, por isso pedi ajuda ao dermatologista Dr. Rui Oliveira Soares, especialista em cabelo, para nos esclarecer sobre este tema. Vamos sugerir vários produtos para proteção solar do cabelo, sendo que as texturas como sprays, brumas ou até óleos podem ser eficazes e cosmeticamente interessantes. Vou ainda deixar algumas sugestões de proteção solar para quem segue o método Curly! Vamos ver ponto por ponto?

Cabelo e proteção solar

Dr. Rui Oliveira Soares: Há duas formas principais de dano capilar provocado pela luz, sobretudo pela luz ultra-violeta (UV) A e B:

  1. Dano exercido sobre a pele, e nomeadamente na fábrica celular viva que constitui o folículo capilar. Este efeito danoso dos UV pode ser sinérgico com o produzido por outros fatores químicos e físicos como alterações de temperatura, humidade e poluição atmosférica. A fotodegradação dá-se pela fotólise, mecanismo no qual a cistina, a tirosina, a fenilalanina e o triptofano absorvem radiação UVB, resultando na formação de radicais livres, que geram foto-oxidação celular e consequente alteração em componentes estruturais, como nalgumas proteínas. Este dano pode ter consequências estruturais definitivas e pode, por exemplo, acelerar a queda de cabelo e a miniaturização dos cabelos, acelerando a alopécia androgenética (calvície comum).
  2. Dano exercido diretamente sobre a haste capilar (cabelo): a fotodegradação proteica cinde as pontes dissulfito (que dão a forma ao cabelo), provoca desidratação dos cabelos, redução da resistência à tração, modificação da textura da superfície (rugosidade), fragilidade e clareamento da cor. Em microscopia eletrónica de transmissão observam-se danos na cutícula, separação das macro-fibrilas e destruição de pigmentos melânicos, resultando em danos ao córtex. Ao contrário do dano sobre a pele, este dano sobre a haste não é definitivo, bastando o tempo e a normal renovação do cabelo para reverter o dano.

chapéu palha

A sensibilização dos consumidores para o foto-dano dos cabelos tem aumentado e o mercado lança produtos com proteção solar que mostrem resultados de forma mais percetível visualmente. Por outro lado, o consumidor desconhece a diferença entre o dano definitivo na pele (na fábrica celular ou folículo) e o dano reversível na haste capilar. Nas pessoas com pouco cabelo o principal esforço deve ser a proteção da pele com protetores solares em creme ou spray, consoante exista menos ou mais cabelo. Nas pessoas com muito cabelo mas que querem prevenir o dano na haste capilar podem usar champôs, condicionadores ou sprays que integrem fotoprotetores, existindo uma multiplicidade de marcas com oferta de fotoproteção para o cabelo no mercado: Bioderma, Bariésun, Isdin, Ducray, L’Oréal, Avon, Schwarzkopf, etc.

Rui Oliveira Soares (dermatologista)

chapéu palha

Proteção solar do cabelo com um chapéu

Não posso deixar de referir que o chapéu é o objeto por excelência para proteção do couro cabeludo e cabelo. Com a minha alopécia androgenética, eu não quero facilitar mesmo e já passei vários verões sem chapéu com resultados catastróficos: couro cabeludo a descamar e cabelos secos, com mais queda. Antes de falar em sugestões de produtos, não posso deixar de mencionar que o chapéu é o melhor aliado. Em nossa casa não fazemos exposição solar sem chapéu, e uma das marcas queridas a este nível para as crianças, é sem dúvida a PAL Portugal, uma marca portuguesa de chapéus “à moda antiga” com oferta para criança, design simples e excelente qualidade (as fotografias neste artigo são dos chapéus da PAL que eu decidi mostrar por minha iniciativa). Os meus filhos usam estes chapéus. Eu tenho usado modelos tradicionais como o panamá branco com fita preta (costumo comprar onde encontro) ou o canotier (tenho um da Bimba e Lola).

chapéu palha

Protetores solares para cabelo

Antes de mostrar algumas opções para proteger o cabelo do sol é importante referir que nem sempre sabemos qual a proteção de determinado produto para o cabelo. Naqueles onde o SPF está indicado temos essa noção, mas há protetores que não referem qual o índice de proteção e há outros, como por exemplo o da René Furterer que indica na sua embalagem o índice KPF, que é um índice de proteção da queratina, mas que não vemos noutras marcas. Esta ainda é uma área um pouco “cinzenta”, no entanto recomendo um produto que ajude a proteger o cabelo do sol, para além do chapéu, para ajudar a evitar as questões mencionadas pelo Dr. Rui Oliveira Soares. Devemos estar atentas a se o produto tem proteção contra a radiação UV. Para aplicar podemos e devemos seguir as instruções de cada produto, em cabelo seco ou molhado. Pode ser passado um pente de dentes largos de seguida para ajudar a cobrir todos os fios de cabelo com produto. A frequência de utilização pode ser feita de 2 em 2 horas e/ou sempre após banhos de mar / piscina.

a) Proteção solar de cabelo – Sprays fluidos

protecao solar cabelo spray1. Fluido de verão protetor KPF 50 – René Furterer

Um protetor de cabelo que uso há vários anos! Tem uma textura em leite nada pesado, com um cheirinho maravilhoso e KPF 50 (índice de proteção de queratina), não gorduroso e fresco. Para aplicar coloco em todo o comprimento do cabelo, incluindo raízes, passando posteriormente com um pente de dentes largos. O cabelo fica suave e nada seco. No final do dia de praia ou piscina é notória a diferença na suavidade do cabelo, em comparação com o cabelo desprotegido. Contém extrato de sésamo e um filtro UV. O óleo de sésamo tem uma enorme riqueza nutricional, com ácidos gordos, vitamina E e sais minerais, que desempenha um papel de verdadeiro ecrã solar natural, evitando a secura dos fios. Podes encontrar este produto aqui. Existe  ainda a versão em óleo, para cabelos muito secos, que podes encontrar aqui.

2. Véu protetor Phytoplage – Phyto

Um dos produtos que também utilizo na altura do verão. Não deixa os fios pesados, a textura desaparece e deixa o cabelo macio. É adaptado a um cabelo normal a seco, tem um efeito invisível e protege e hidrata os cabelos expostos ao sol. Contém um filtro UV e extratos de calêndula (aporta suavidade), lótus branco (mantém os níveis de hidratação), semente de girassol (ação protetora) e amêndoa doce (aporta suavidade e brilho). Podes encontrar este produto aqui. Também existe o óleo protetor da mesma gama que poderá fazer sentido num cabelo muito seco e/ou espesso – esta versão em óleo não é de todo indicada em cabelo fino ou que não goste da aplicação de um óleo denso.

3. Sun Light Spray – Avon

Spray de proteção para o cabelo, que o deixa suave, sedoso e brilhante, ajudando a prevenir a perda de hidratação. Tem um filtro UV e um preço bastante em conta. Atualização em Junho de 2022: não consigo deixar link deste produto.

protecao solar cabelo spray

4. Soin Spray Invisível – L’Oréal Professionnel

Adoro os produtos L’Oréal Professionnel. Tem opções excelentes com um preço bastante adequado tendo em conta a qualidade dos produtos. Este é um spray bastante leve que impede a desidratação do cabelo. Contém filtro UV e aloé vera. O agente Mexoryl S.O. proteção UV absorve e bloqueia os raios UV e transforma-os em calor inofensivo, criando assim um escudo protetor e que isola da radiação. Atualização em Junho de 2022: não consigo deixar link deste produto.

5. Spray de Proteção e Preparação BC Sun Protect – Schwarzkopf

Marca da qual também sou fã, não fosse eu utilizadora regular da famosa máscara Fibre Force na fase de reconstrução do cronograma capilar. Este spray é muito fino e protege e nutre o cabelo. Tem uma fórmula à prova de água com vitamina E antioxidante e que reveste e protege levemente os cabelos, combatendo o desvanecimento da cor. A pulverização é contínua, ajuda a desembaraçar o cabelo (húmido ou seco), dá brilho e suavidade ao cabelo. Atualização em Junho de 2022: não consigo deixar link deste produto, no entanto encontrei este da mesma marca com efeito beach waves (atenção, o efeito beach waves pode deixar uma sensação de “dureza” no cabelo exatamente para criação de “ondas de verão”).

6. Spray Protetor Antissecura Nutricerat – Ducray

De uma das minhas linhas favoritas da Ducray, a Nutricerat (adoro a máscara de cabelo), faz parte este spray com proteção solar que cuida das pontas muito secas e danificadas, reforçando e alisando o cabelo, ao mesmo tempo que cuida. Contém manteiga de ilipé, um complexo relipidante, agentes avolumadores e desembaraçadores e filtro solar. Podes encontrar este produto aqui.

b) Proteção solar de couro cabeludo / cabelo – Brumas

Nota: numa cabeça sem cabelo deve usar-se o mesmo protetor que usamos no corpo, em creme e com proteção elevada UVA, UVB, Infravermelha e Luz Visível. As sugestões de brumas são interessantes nos casos em que não existe uma calvície total e em que na mesma área se pretende proteger pele e cabelo.

protecao solar bruma1. Photoderm Bronz Bruma SPF 30 – Bioderma

Uma bruma-óleo com textura invisível, não colante e que pode ser aplicada quer na pele quer nos cabelos para proteger das agressões solares. Não contém perfume ou álcool e tem uma excelente tolerância. Podes encontrar este produto aqui.

2. Transparent Spray SPF 50 – ISDIN

Mulheres com couro cabeludo muito exposto? Ou maridos com pouco cabelo e que pretendem um cuidado 360? Este spray invisível pode ser uma boa opção para pele e cabelo, transparente, fresco e de absorção imediata. Tem a tecnologia Wet Skin que permite a absorção tanto em pele molhada como em pele seca, sem deixar resíduo branco e mantendo o fator de proteção. A aplicação pode ser feita em qualquer direção. Este produto está adaptado a todos os tipos de pele, mesmo as sensíveis e/ou atópicas. Podes encontrar este produto aqui.

c) Proteção solar de cabelo – Óleos

protecao solar oleo1. Photoderm Bronz Óleo SPF 50+ Bioderma

Esta é uma opção de uma das gamas que mais gosto da Bioderma. Neste caso estamos perante um óleo que pode ser usado na pele e no cabelo, com SPF 50, proteção contra UVA e UVB. Pode ser usado em pele molhada também. Podes encontrar este produto aqui.

2. Hyseke óleo seco 3 em 1 SPF 30 – Biorga

Uma opção para quem procura proteção para rosto, corpo e cabelo, um 3 em 1. Este protetor contém SPF 30, com proteção UVA + UVB de largo espetro, bem como vitamina E antioxidante. Do mesmo laboratório que comercializa o Ecophane, este óleo é ideal para quem prefere um toque nutritivo, deixando uma sensação rica e luxuosa, e pode ser uma excelente opção para cabelos mais secos / espessos, cabelo das crianças ou para quem prefere um cuidado mais robusto. Contém óleo de argão e óleo de semente de girassol, com um perfume muito suave. Podes encontrar este produto aqui.

3. Bariésun Óleo seco SPF 50+ Uriage

Este óleo seco tem uma proteção muito elevada contra a radiação UVA e UVB, pode ser usado no corpo e cabelo, protegendo-o da secura e preservando a sua beleza natural. Contém ainda vitamina C e vitamina E e um perfume suave. Podes encontrar este produto aqui.

4. Óleo proteção elevada – Esthederm

Da marca francesa Esthederm, expert em cuidados para o sol, este óleo apto para pele e cabelo, com o tradicional cheiro maravilhoso dos protetores Esthederm, tem uma textura reconfortante, sem efeito oleoso, não comedogénico e à prova de água, previne os danos celulares graças à tecnologia patenteada da marca Global Cellular Protection. É a forma ideal de nutrir e sublimar a pele e o cabelo. Podes encontrar este produto aqui.

d) Proteção solar de cabelo – Cremes

protecao solar cabelo creme1. Kérastase Crème UV Sublime

Um creme leave in que pode ser usado durante ou após a exposição solar, interessante, não? Este creme hidratante, deve ser aplicado em comprimentos e pontas para prevenir a secura do cabelo, enquanto ajuda a controlar o frizz. A textura é não oleosa, e contém uma combinação de água de coco, vitamina E e um filtro UV. Achei uma opção bem interessante para quem procura um cuidado protetor e leave in 2 em 1. Podes encontrar este produto aqui.

2. Swimcap Philip Kingsley

Um creme originalmente desenvolvido para proteção do cabelo da equipa olímpica de natação sincronizada dos Estados Unidos, este clássico de culto é simultaneamente um creme protetor contra o cloro e a água salgada, bem como contra a radiação UV. Contém um filtro solar, e a fórmula hidratante protege intensamente e evita o desvanecimento da cor do cabelo pintado. Podes encontrar este produto aqui.

Proteção solar de cabelo – Produtos aprovados no método Curly

Para quem faz o método Curly, podem utilizar estes produtos, sugestão da Marta do Miss Curly – projeto destinado a todas as pessoas com cabelo encaracolado.

protecao solar metodo curly1. Creme de Tratamento Minha Praia – Novex

Este é um creme com proteção solar, água de coco e chá verde que poderá ser usado para proteger o cabelo do sol, bem como tratamento a enxaguar, aplicando depois de lavar o cabelo, enluvando os fios mecha por mecha, deixando agir durante 3 minutos e enxaguando de seguida. Atualização em Junho de 2022: não consigo deixar link deste produto.

2. Re-Charge Protein Sol do Rio – Cadiveu

Este é também um produto multifunções. Contém um conjunto de 21 aminoácidos e água de coco, é livre de petrolatos, sulfatos e silicones. Pode ser usado como máscara e como leave in para ajudar a proteger a cor do cabelo. Como leave in basta aplicar no cabelo húmido e modelar como se quiser. Como máscara, após lavar o cabelo, retira-se o excesso de água e deixa-se atuar durante 15 minutos nos comprimentos e pontas dos fios de cabelo. Podes encontrar este produto aqui.

 

Tantas opções para proteger o cabelo, agora só falta mesmo começarem os dias longos de praia. Eu gosto de passar as tardes na praia, e gozar o sol com toda a segurança!

Quais os produtos solares de cabelo que mais gostas de utilizar?

Fotografias: gentilmente cedidas pela PAL Portugal

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Este artigo tem links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. 

Posts relacionados

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

6 comentários

  1. Carla diz:

    Bom dia Joana,

    gostaria de saber o que recomendas como protetor solar, para o uso no dia a dia, num cabelo muito fino.
    Para a proteção do couro cabeludo, o protetor da Isdin não interfere com a ação dos tratamentos para a alopécia adrogenética? Tenho colocado o Isdin Sport, Fusion gel – wet skin, porque parece quase uma água.

    Muito obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla, para o dia a dia é difícil encontrar um produto que faça proteção solar no cabelo sem deixar resíduo. Todos estes que indico são para uso na praia / piscina. No couro cabeludo gosto de usar a bruma anti brilhos da La Roche-Posay (é uma bruma para a pele do rosto) e um chapéu, mas na praia. No dia a dia não conheço uma solução que deixe o cabelo solto e com toque seco… Quanto à colocação do produto da Isdin no couro cabeludo, estás a fazê-lo diariamente? Não te deixa resíduo no couro cabeludo? Deves perguntar ao dermatologista que te segue em consulta se interfere de alguma forma com o tratamento instituído.
      Um beijinho, Joana

  2. Carla diz:

    Obrigada, Joana

    O produto da Isdin coloco quando há sol mais forte e não tenho notado resíduo.
    De qualquer forma, como tenho consulta este mês, vou perguntar

    Um beijinho

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom! Mas usas no dia a dia, é isso?

  3. Nita diz:

    A conselheira da Phyto recomendou-me usar o voile protector Phytoplage adequado a cabelos finos mesmo na cidade para proteger do sol uma vez que me desloco a pé para quase todo o sítio e morando no Algarve perto da praia todo o cuidado é pouco. Confesso que ainda não o usei, no Verão uso chapéu nas minhas deslocações mas conto adquiri-lo brevemente.

    1. Joana Alvares diz:

      No meu cabelo fino e no dia a dia não consigo usá-lo. Dará sempre o inevitável toque húmido / molhado, mesmo colocando pouco produto. Na praia sim, uso muito (e coloco chapéu também). Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024