Que champô te recomenda o dermatologista?

champo tipo de cabelo

Quando penso nos artigos que escrevo por aqui, penso obviamente naqueles que eu própria gostaria de ler, e este é um deles. Tal é importante a minha relação com o meu cabelo. Mas chamo a atenção que um champô pode não ser um tratamento per si. Pode e deve fazer parte de uma rotina de tratamento prescrita em consulta de dermatologia. Queres saber que champô te recomenda um dermatologista especialista em cabelo? Uma das coisas que sempre me fez sentido é ser aconselhada por um médico em relação aos produtos que uso. No caso do cabelo uso quase sempre champôs prescritos em consulta (e menos vezes indicados no cabeleireiro) por isso pedi ajuda ao Dr. Rui Oliveira Soares. Que champô te recomenda o dermatologista?

Champôs por mecanismo de ação
1. Champôs volumizantes

São os chamados anti-queda. São menos detergentes (retiram menos gordura) e têm substâncias como o silicone e outras que hidratam e dão mais volume à fibra. Exemplos:

Anaphase, Ecophane Fortificante, Ecophane Ultra-Suave, René Furterer Volumea, Provivax AHA

2. Champôs que reclamam efeito sobre a calvície comum por conterem cafeína

Na prática clínica o efeito é mínimo. Exemplos:

Trikare C, Alpecin, Plantur 39

champo tipo de cabelo

3. Champôs para cabelo oleoso

São champôs mais detergentes, por isso retiram mais gordura. Exemplos:

Paul Mitchell Clarifying Champô, Klorane Cedrat, Alpha Cèdre

4. Champôs para estados descamativos

São champôs que controlam as populações de malassesia. Exemplos:

Kelual DS, Nodé DS, Trikare K e Trikare C

5. Champôs para lavagem frequente

Elution, Extra-Doux, Nodé

champo tipo de cabelo

6. Champôs que não ardem nos olhos

São champôs com detergente anfotérico e pH semelhante à lágrima. Exemplos:

Johnson’s Baby, Corine de Farme

Rui Oliveira Soares (dermatologista)

 

A minha experiência

1- O Extra-Doux é um constante cá em casa, para toda a família. Deixa o cabelo muito bem lavado, solto e cheio de volume. Também costuma ir comigo de viagem, adoro que façam estas mini embalagens!

2- Tenho o Ecophane Fortificante, que deixa o cabelo bem suave. Adoro usar quando venho do ginásio, por exemplo (se precisar de lavar o cabelo de manhã e à tarde porque fui ao ginásio, faço-o sem problemas e com a aprovação do meu médico).

3- O Kelulal DS vou usando pois o tratamento que faço ao cabelo para a alopécia deixa-me muitas vezes com descamação.

4- O Provivax AHA é um dos meus favoritos, embora não adore o cheiro. Mas deixa o cabelo com um volume espetacular e com um ar bastante encorpado, além de que ajuda a controlar a descamação do couro cabeludo. O Trikare C do mesmo laboratório é um favorito para mim, sem dúvida. Cabelo impecável.

5- O champô Anaphase é um dos meus queridos. Naqueles dias em que o meu cabelo tem de estar perfeito uso-o. A fibra fica bem alinhada e com um aspeto mais “forte”.

6- Já usei o champô Alpecin, e gostei do efeito, mas houve duas coisas que eu não adorei: é azul e isso para mim é um pouco estranho (gosto de champôs transparentes ou de cor neutra, é uma mania!) e tem um cheiro bastante masculino. Mas considero-o muito interessante para homens.

7- O Plantur 39 também é um regular no meu duche, se bem que gosto de o deixar algum tempo a atuar, sinto que resulta melhor no meu cabelo em vez de 1-2 minutos, deixar 3-4.

Se estou curiosa com alguns outros que ainda não usei? Sim! Os champôs Nodé, os Alpha, o Trikare K e a linha Paul Mitchell. Próximos na minha wishlist!

Este artigo foi útil para ti? Gostavas que eu elaborasse mais artigos deste tipo em colaboração com os meus dermatologistas?

Fotografia: YellowSavages

 

Posts relacionados

Transplante capilar: saber para além do óbvio

Existem ainda muitos mitos associados ao transplante capilar. Por este motivo, convidei a Dra. Filipa Osório, dermatologista que faz consulta de cabelo e transplante capilar na Clínica de Dermatologia Prof. Sofia...

Fevereiro 17, 2024

Biotina 5000 µg: cabelo e unhas podem beneficiar da suplementação?

A biotina (conhecida como a "vitamina da beleza do cabelo") contribui para a manutenção de uma pele e cabelo normais. Mais recentemente temos vindo a ouvir falar do uso de biotina 5000 µg (existem várias marcas n...

Janeiro 25, 2024

11 soluções de beleza para cabelo sem as quais não consigo viver

É muito difícil para mim eleger apenas meia dúzia de soluções para cabelo porque sou uma verdadeira apaixonada por tudo o que me faça sentir BEM mas também porque se trata da minha área de trabalho e por esse mot...

Janeiro 10, 2024

21 comentários

  1. Sónia Altafini diz:

    Adoro Ecophane!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Sónia! Sim? Qual deles? O fortificante ou o ultra suave? Um grande beijinho!

  2. Sara Vito dos Santos diz:

    Tão bom ler estas dicas de beleza 👌!!!

    1. Joana Alvares diz:

      Obrigada Sara! Que querida! Beijinhos! Joana

  3. Marina Marques diz:

    Olá Joana!!!

    Muito obrigada pelo teu trabalho. Conheci-te no instagram, (é só o que uso (e pouco))! Mas estou a adorar conhecer-te.

    Eu tenho um grande problema por controlar ao nível do couro cabeludo “vendo óleo”!!!!
    Estou neste momento o terminar um tratamento no cabeleireiro que de todo , não funcionou!!! durante 4 meses apliquei no cabeleireiro de 15 em 15 dias uma ampola para estimular o couro cabeludo a libertar a gordura toda que tem… estimulou, estimulou, estimulou, não parou e eu desisti!!!
    Estava a lavar o cabelo com um champô densificador para poder levantar um bocadinho as raizes do meu cabelo, assim como a máscara volumizadora da mesma linha (kerastase) e da máscara eu gosto muito e senti de imediato o efeito e não deixo de usar, mas os restantes produtos… nada
    Sei e admito que o meu problema não é de quem me lava a cabeça, ou coloca todos os químicos que tenho que lá pôr, mas vê lá, lavo o cabelo no salão sábado ás 13h e no domingo de manhã estou cheia de vontade de voltar a meter a cabeça debaixo do chuveiro… está oleoso na raiz. Até está bonito e brilhante o fio(não tenho coloração nenhuma), mas a raiz, sério… (vendo sebo).
    Tu que te dedicas à causa e estudas e tens imensas pessoas á tua volta com conhecimento na causa, queres ou podes partilhar alguma coisinha comigo???

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Marina! Obrigada pela tua mensagem! 🙂 O que descreves pode até ser normal no quadro de um cabelo oleoso. Os dermatologistas referem não haver problema absolutamente nenhum em fazer lavagens diárias. É o que faço. O meu cabelo também é oleoso. No entanto, para resolver este tipo de problemas, aconselho-te a veres o teu caso com um dermatologista que tenha muita experiência em cabelo, como é o caso do Dr. Rui Oliveira Soares em Lisboa, Dr. David Serra em Coimbra ou por exemplo a Dra. Filipa Ventura no Porto. Os tratamentos em cabeleireiro nem sempre conseguem dar resposta às questões de cabelo. No meu caso prefiro sempre ver com o meu dermatologista, o Dr. Rui. Um beijinho! Joana

  4. Vanda diz:

    Olá Joana,

    Muitos parabéns pelo teu blog que acabei de descobrir!
    Também sofro de alopécia androgenética e identifico-me a 100% com as tuas preocupações sobre couro cabeludo e cabelo, imagina adicionar à alopécia a menopausa…é a minha situação.
    Enfim, este artigo é sobre champôs e gostaria de saber se nalgum dos teus artigos já falaste e recomendaste champôs sem SLS para cabelos finos, ondulados e pintados.
    Muito obrigada.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Vanda, muito obrigada pelo teu feedback! 🙂 Não recomendei ainda champôs sem sulfatos. Pode ser uma falsa questão. Os sulfatos, quando não estão presentes, são substituídos por outros agentes lavantes, e esses não têm necessariamente uma ação menos adstringente que os sulfatos. Recordo que todos os ingredientes utilizados nos produtos cosméticos são legislados e cumprem regras. Se o teu cabelo é ondulado pode precisar de cuidados específicos. Alguma vez fizeste o método Curly? Tenho artigo aqui no site a explicar. Basta pesquisar por “Curly” na lupa da homepage (canto superior direito). Eu gosto de um champô que não tem sulfatos, o Antiqueda Antienvelhecimento da Martiderm. Mas uso-o, não pelo facto de não conter sulfatos, mas porque gosto do efeito no meu cabelo (deixa-o limpinho, brilhante e alinhado). Um cabelo pintado deve fazer máscaras regulares. Não esqueças que não deves usar champô nos comprimentos do cabelo (só raízes), e que o condicionador em todas as lavagens é indispensável. Um beijinho!

  5. Ana diz:

    Olá Joana,

    Dos champôs para descamação, qual lhe parece o mais “leve” em textura? Estou naquela altura do ano em que o cabelo não gosta de nada; ou fica oleoso, ou pesado, ou cai imenso após a lavagem, ou faz comichão, ou ardor… sinto que preciso de um champô que remova a oleosidade mas não seja difícil de retirar (sai ele e os cabelos com ele) e não me faça descamação… (isto parece quase impossível!) Obrigada!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana! Recomendo o champô Hexaphane Frequência. Lava muito bem o cabelo, deixa-o solto e brilhante e cuida do couro cabeludo, evitando a descamação. Podes usar todos os dias sem problemas (um cabelo oleoso deve ser lavado com frequência – não deixes a oleosidade acumular). Para a descamação em si, podes intercalar com o Cystiphane S ou DS (dependendo se a descamação é severa ou muito severa: S para severa e DS para muito severa) ou por exemplo o Kelual DS. Em todo o caso os champôs específicos para a descamação devem ser usados 2 a 3x por semana no máximo (de acordo com as instruções na embalagem) em alternância com o champô de frequência (por exemplo o Hexaphane Frequência). Beijinhos! Joana

  6. Ines diz:

    Olá Joana,

    Gosto muito das suas dicas e sendo que trabalho numa farmácia tenho bastante noção da realidade do que está a falar se é só marketing ou é mesmo “verdade”, é sim em tudo o que conheço dos seus posts com as devidas recomendações de sermos acompanhadas por médicos considero o seu trabalho muito bom e genuíno.
    Estou desde Março a tomar um medicamento para a ansiedade e se nunca, mas nunca me caia cabelo agora é assustador. Eu tinha a chamada “juba” que para fazer um rabo de cavalo 2 voltas ao elástico já me apertava agora dou 4. Sinto todo o cabelo mais fino e menos densidade.
    Marquei consulta para o Dr. Rui mas é para Fevereiro 😬.
    Até lá estou a fazer o Plantur para cabelos pintados e o tónico, estou a fazer o Martiderm Anti-agin.
    Mas sempre ouvi falar muito bem da marca Crescina, tem algum feed-back sobre estes produtos?
    A queda estabilizou sendo que cai ainda bastante ( para os meus olhos). Tenho algum receio dos suplementos orais não fazerem muito efeito com a medicação que estou a fazer. Por isto muito importante a consulta.
    Continue o seu excelente trabalho e obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Inês! Muito obrigada pela tua partilha e feedback quanto ao projeto Beautyst. O único feedback que tenho da marca Crescina é de uma seguidora minha que refere ter bons resultados, mas não sei dizer em situação específica. No entanto e devido ao que referes, vou sugerir que leias também este artigo: https://www.beautyst.pt/cabelo/queda-de-cabelo-normal-ou-defluvio-telogeno-cronico
      Na consulta médica irás conseguir perceber o que se passa. Efetivamente, com essa perda de cabelo que se sente no rabo de cavalo, podes até precisar de uma abordagem medicamentosa. Deves falar da questão do ansiolítico ao Dr. Rui, uma vez que existem alguns medicamentos com o potencial de interferir no cabelo. Podes também ver este artigo: https://www.beautyst.pt/cabelo/as-3-piores-coisas-que-podemos-fazer-ao-cabelo
      Um beijinho! Joana

  7. Rita Pacheco diz:

    Olá,
    Desde já parabéns por todo o seu trabalho e empenho neste projeto. É sempre agradável encontrar páginas com tão boa informação.
    Gostaria de questionar qual considera o o champô mais eficaz para descamação severa, porém localizado na parte frontal ( não sei se é uma situação comum).
    Começei a cerca de uma semana com o Hexaphane.
    Obrigada por toda a ajuda.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Rita! Viva! Obrigada pela tua opinião tão boa! Descamação severa pode e deve ser vista pelo dermatologista. Há várias condições de pele que podem envolver o couro cabeludo e precisar de terapêutica adequada, para além de um simples champô. O Cystiphane DS pode fazer sentido, tal como a loção da mesma marca, sempre de acordo com as instruções da marca. Em todo o caso, aconselho uma ida ao dermatologista para verificar esta situação. Um beijinho, Joana

  8. Paulo Ferreira diz:

    Adoro o site. Gostava de pedir, se for possível, mais soluções para homens. Tenho alopécia androgenética e estou sempre à procura de novidades e de produtos que ajudem a completar o tratamento medicamentoso. O que uso é o hairgen que contém Saw palmetto.
    Aguardo mais novidades.
    Obrigado!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Paulo! Viva! Muito obrigada! Todas as sugestões que aqui vês são totalmente adaptadas a homens e mulheres. Por exemplo o champô Alpecin tem até um aroma mais masculino. Mas o Trikare C por exemplo pode ser uma excelente opção, é um dos meus favoritos. Um champô de que gosto muito, para intercalar com champô de tratamento, é o champô Hexaphane frequência de que falei aqui: https://www.beautyst.pt/everyday/o-melhor-champo-de-frequencia-e-que-uso-ha-anos
      Este champô ajuda bastante para quem faz tratamento com minoxidil uma vez que regulariza o estado do couro cabeludo e pequenos estados descamativos (que são frequentes quando aplicamos minoxidil). Uma boa semana!

  9. João diz:

    Para uso frequente, qual recomenda entre o Anaphase+, Ecophane, Extra-Doux e Hexaphane® Champô Frequência? Muito obrigado pela disponibilidade

    1. Joana Alvares diz:

      Olá João! Se o couro cabeludo tem alguma tendência para descamação o Hexaphane Frequência. Se o cabelo é oleoso ou muito oleoso o Extra-Doux. Se estás a fazer tratamento antiqueda podes complementar com o Anaphase+. Se gostas de um resultado suave no cabelo o Ecophane. Qualquer um deles pode ser intercalado com os outros. Um beijinho, Joana

  10. Carla diz:

    Boa tarde, Joana

    Há algum que recomende para couro cabeludo dorido, que arde?
    Uso o minoxidil e tenho por vezes este efeito.
    Muito obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla, experimenta a linha Phyto Apaisant, é específica para couro cabeludo sensível (tem várias soluções incluindo champô). Mas se não passar tens de falar com o dermatologista. Podes também experimentar o sérum Astera para usar no couro cabeludo antes da lavagem, é muito bom. Um beijinho, Joana

  11. Carla diz:

    Muito obrigada, Joana

    Beijinho

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024