Que champô te recomenda o dermatologista?

champo tipo de cabelo

Quando penso nos artigos que escrevo por aqui, penso obviamente naqueles que eu própria gostaria de ler, e este é um deles. Tal é importante a minha relação com o meu cabelo. Mas chamo a atenção que um champô pode não ser um tratamento per si. Pode e deve fazer parte de uma rotina de tratamento prescrita em consulta de dermatologia. Queres saber que champô te recomenda um dermatologista especialista em cabelo? Uma das coisas que sempre me fez sentido é ser aconselhada por um médico em relação aos produtos que uso. No caso do cabelo uso quase sempre champôs prescritos em consulta (e menos vezes indicados no cabeleireiro) por isso pedi ajuda ao Dr. Rui Oliveira Soares. Que champô te recomenda o dermatologista?

Champôs por mecanismo de ação
1. Champôs volumizantes

São os chamados anti-queda. São menos detergentes (retiram menos gordura) e têm substâncias como o silicone e outras que hidratam e dão mais volume à fibra. Exemplos:

Anaphase, Ecophane Fortificante, Ecophane Ultra-Suave, René Furterer Volumea, Provivax AHA

2. Champôs que reclamam efeito sobre a calvície comum por conterem cafeína

Na prática clínica o efeito é mínimo. Exemplos:

Trikare C, Alpecin, Plantur 39

champo tipo de cabelo

 

3. Champôs para cabelo oleoso

São champôs mais detergentes, por isso retiram mais gordura. Exemplos:

Paul Mitchell Clarifying Champô, Klorane Cedrat, Alpha Cèdre

 

4. Champôs para estados descamativos

São champôs que controlam as populações de malassesia. Exemplos:

Kelual DS, Nodé DS, Trikare K e Trikare C

 

5. Champôs para lavagem frequente

Elution, Extra-Doux, Nodé

champo tipo de cabelo

 

6. Champôs que não ardem nos olhos

São champôs com detergente anfotérico e pH semelhante à lágrima. Exemplos:

Johnson’s Baby, Corine de Farme

 

Dr. Rui Oliveira Soares (dermatologista)

champo tipo de cabelo

 

De todos estes já usei vários sim. Vou deixar-te aqui a minha experiência:

1- O Extra-Doux é um constante cá em casa, para toda a família. Deixa o cabelo muito bem lavado, solto e cheio de volume. Também costuma ir comigo de viagem, adoro que façam estas mini embalagens!

2- Tenho o Ecophane Fortificante, que deixa o cabelo bem suave. Adoro usar quando venho do ginásio, por exemplo (nesses dias faço duas lavagens, sem problemas e aprovadas pelo meu médico).

3- O Kelulal DS vou usando pois o tratamento que faço ao cabelo para a alopécia deixa-me muitas vezes com descamação.

4- O Provivax AHA é um dos meus favoritos, embora não adore o cheiro. Mas deixa o cabelo com um volume espetacular e com um ar bastante encorpado, além de que ajuda a controlar a descamação do couro cabeludo.

5- O champô Anaphase é um dos meus queridos. Naqueles dias em que o meu cabelo tem de estar perfeito uso-o. A fibra fica bem hidratada e com um aspeto mais “forte”.

6- Já usei o champô Alpecin, e gostei do efeito, mas houve duas coisas que eu não adorei: é azul e isso para mim é um pouco estranho (gosto de champôs transparentes ou de cor neutra, é uma mania!) e tem um cheiro bastante masculino. Mas é bem interessante para os homens lá de casa.

7- O Plantur 39 também é um regular no meu duche, se bem que gosto de o deixar algum tempo a atuar, sinto que resulta melhor no meu cabelo em vez de 1-2 minutos, deixar 3-4.

Se estou curiosa com alguns outros que ainda não usei? Sim! Os champôs Nodé, os Alpha, os Trikare C e K e a linha Paul Mitchell. Próximos na minha wishlist!

Este artigo foi útil para ti? Gostavas que eu elaborasse mais artigos deste tipo em colaboração com os meus dermatologistas?

Fotografia: YellowSavages

 

Posts relacionados

Queda de cabelo: como abordar? – Jornadas de Dermatologia

Já falei aqui sobre o congresso em que estive presente, as Jornadas de Dermatologia e Dermocosmética em Medicina Familiar. Um dos temas de grande interesse e que suscitou muitas questões por parte dos médicos de ...

Junho 4, 2019

Queda de cabelo – devo tratar? (segundo o dermatologista)

Desde que tenho uma doença de cabelo que sou muito atenta a toda a comunicação sobre o tema cabelo. Durante vários anos participei em grupos de discussão nas redes sociais, com este tema como pano de fundo. Infel...

Maio 21, 2019

Qual a relação entre alimentação e cabelo? (segundo a nutricionista)

Hoje em dia é muito confuso perceber o que devemos ou não comer. E que nutrientes ou vitaminas fazem bem ao cabelo. Há alimentos que devemos ingerir para ter um cabelo mais saudável? Se tenho uma alopécia devo te...

Maio 14, 2019

6 comentários

  1. Sónia Altafini diz:

    Adoro Ecophane!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Sónia! Sim? Qual deles? O fortificante ou o ultra suave? Um grande beijinho!

  2. Sara Vito dos Santos diz:

    Tão bom ler estas dicas de beleza 👌!!!

    1. Joana Alvares diz:

      Obrigada Sara! Que querida! Beijinhos! Joana

  3. Marina Marques diz:

    Olá Joana!!!

    Muito obrigada pelo teu trabalho. Conheci-te no instagram, (é só o que uso (e pouco))! Mas estou a adorar conhecer-te.

    Eu tenho um grande problema por controlar ao nível do couro cabeludo “vendo óleo”!!!!
    Estou neste momento o terminar um tratamento no cabeleireiro que de todo , não funcionou!!! durante 4 meses apliquei no cabeleireiro de 15 em 15 dias uma ampola para estimular o couro cabeludo a libertar a gordura toda que tem… estimulou, estimulou, estimulou, não parou e eu desisti!!!
    Estava a lavar o cabelo com um champô densificador para poder levantar um bocadinho as raizes do meu cabelo, assim como a máscara volumizadora da mesma linha (kerastase) e da máscara eu gosto muito e senti de imediato o efeito e não deixo de usar, mas os restantes produtos… nada
    Sei e admito que o meu problema não é de quem me lava a cabeça, ou coloca todos os químicos que tenho que lá pôr, mas vê lá, lavo o cabelo no salão sábado ás 13h e no domingo de manhã estou cheia de vontade de voltar a meter a cabeça debaixo do chuveiro… está oleoso na raiz. Até está bonito e brilhante o fio(não tenho coloração nenhuma), mas a raiz, sério… (vendo sebo).
    Tu que te dedicas à causa e estudas e tens imensas pessoas á tua volta com conhecimento na causa, queres ou podes partilhar alguma coisinha comigo???

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Marina! Obrigada pela tua mensagem! 🙂 O que descreves pode até ser normal no quadro de um cabelo oleoso. Os dermatologistas referem não haver problema absolutamente nenhum em fazer lavagens diárias. É o que faço. O meu cabelo também é oleoso. No entanto, para resolver este tipo de problemas, aconselho-te a veres o teu caso com um dermatologista que tenha muita experiência em cabelo, como é o caso do Dr. Rui Oliveira Soares em Lisboa, Dr. David Serra em Coimbra ou por exemplo a Dra. Filipa Ventura no Porto. Os tratamentos em cabeleireiro nem sempre conseguem dar resposta às questões de cabelo. No meu caso prefiro sempre ver com o meu dermatologista, o Dr. Rui. Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist