Ácido hialurónico: injetável, suplementos e produtos cosméticos

ácido hialurónico injetável

# Artigo escrito em parceria com a Skinceuticals. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Este ano fiz 42 anos e sem dúvida que das maiores transformações que senti na minha pele foi com a utilização de ácido hialurónico injetável, produtos cosméticos com este ingrediente e suplementação. O processo de envelhecimento da pele, tal como já referi várias vezes, é um processo misto, que inclui a nossa herança genética (envelhecimento intrínseco) e o envelhecimento extrínseco (em que o sol, bem como os hábitos de vida têm um papel fulcral). Por isso, é natural, com uma certa idade, começarmos a sentir alterações profundas na pele, como perda de firmeza, pele menos viçosa, sem brilho, com linhas finas ou rugas, perda de elasticidade e densidade e hiperpigmentação. De que é capaz o ácido hialurónico injetável, em produto cosmético e em suplemento?

ácido hialurónico injetável

Ácido hialurónico – o que é e qual o interesse do ácido hialurónico injetável?

O ácido hialurónico é uma substância que existe na nossa pele, e cuja presença vai diminuindo à medida que os anos passam. Ele tem a capacidade de armazenar 1.000 vezes o seu peso em água devido às propriedades higroscópicas, que permitem que extraia água do meio ambiente, tal como uma esponja. O ácido hialurónico é como uma reserva de água, dá volume e estrutura à matriz extracelular da pele, cria tensão nesta matriz atuando como agente de firmeza, mantém o espaço e nutre e hidrata o colagénio e elastina presentes na pele. Há alterações profundas no rosto à medida que envelhecemos, como a diminuição da gordura facial e também o turnover ósseo (perda normal de massa óssea, incluindo no rosto) que nos dão um aspeto mais envelhecido e com os traços descaídos. A aplicação de ácido hialurónico injetável é uma resposta, não só preenchendo a pele, como oferecendo uma maior hidratação. Quando faço um preenchimento sinto exatamente isto, traços repousados, pele preenchida, mais firme, mais hidratada e suave. Já falei sobre preenchimentos com ácido hialurónico aqui, aqui, aqui e aqui. Podes ver uma review sobre o tema aqui.

ácido hialurónico injetável

Ácido hialurónico injetável em combinação com produtos cosméticos + suplementos

Esta é a abordagem para o meu caso, orientada pela minha dermatologista, Dra. Marisa André. Se por um lado reforço a presença de ácido hialurónico com o injetável, por outro dou um boost com cuidados cosméticos e suplementação. Para mim é completamente indispensável um sérum de ácido hialurónico na minha rotina porque:

  1. Preocupação específica: um sérum permite uma abordagem específica a questões concretas no envelhecimento da pele
  2. Ingredientes concentrados: os séruns têm uma concentração mais elevada em ingredientes com um peso molecular menor para uma penetração mais profunda e resultados mais eficazes
  3. Oportunidade de aplicar em camadas: podemos fazer mix and match de séruns para tratar várias preocupações da pele ao mesmo tempo e esta abordagem é segura e eficaz em todas as peles, mesmo as oleosas – e um sérum com ácido hialurónico tem um papel importantíssimo na hidratação e aparência de todas as peles, em todas as idades.

A Dra. Marisa André explicou-me que um suplemento é ainda um cuidado extra, e que embora não se saiba a eficácia real destes suplementos na pele, a verdade é que todas as suas doentes que fazem este tipo de suplementos gostam dos resultados, embora façam várias abordagens à pele. Vou mostrar no fim do artigo alguns suplementos de ácido hialurónico que gosto de tomar.

Ácido hialurónico em sérum

Vamos a regras? Como usar e o que escolher?

  1. Séruns go first! A regra é séruns primeiro na rotina. Com um tamanho molecular mais pequeno penetram mais profundamente na pele. Assim, na rotina da manhã, este é um exemplo: limpeza + sérum antioxidante (podes saber mais aqui) + sérum com ácido hialurónico + hidratante + protetor solar. Na rotina da noite: limpeza + sérum/produto renovador celular (podes saber mais aqui) + sérum com ácido hialurónico + hidratante.
  2. Mix and match: adoro! E faço isto todos os dias. Os séruns são team players. Podemos usá-los em conjunto para benefícios acrescidos. Não uso mais que 2 a 3 séruns / pré séruns numa rotina.
  3. Thin to thick: aplicamos os séruns mais leves primeiro e depois os menos leves. Se a consistência é semelhante a regra é a que referi no ponto anterior: deve ser priorizado o ingrediente a usar em pele limpa (antioxidante ou renovador celular).
Que sérum com ácido hialurónico escolher? Retexturing Activator, o sérum de dupla ação esfoliante e hidratante

retexturing activator

retexturing activator

Vou mostrar 4 séruns de ácido hialurónico da Skinceuticals, cada um com características diferentes. Este é um excelente exemplo e que uso todas as noites, como primeiro passo, sempre que não faço um outro renovador celular como ácido glicólico ou retinol (que uso no máximo 3 noites por semana). Este sérum contém: 20% HidroxietilUreia + 5% Ácido Aminosulfónico + 0,9% Kombucha + 0,2% Ácido Hialurónico epidérmico e os benefícios são:

  • Promove uma esfoliação e hidratação em simultâneo
  • Melhora significativamente a textura à superfície
  • Melhora a aparência de rugas e rídulas
  • Promove a luminosidade da pele

Para que peles? Todas, mesmo as que não toleram peelings, alfahidroxiácidos como o ácido glicólico, ou retinol. Para quem tem rugas e rídulas superficiais e em pele baça. É um glow sérum e é bem tolerado por pele sensível. Como usar? Manhã e/ou noite (se manhã usar antes o antioxidante) e à noite como primeiro passo em pele limpa. Apesar de ser um renovador celular, pode ser usado 365 dias por ano. Onde encontrar? Por exemplo, aqui. Mais detalhes aqui.

Que sérum com ácido hialurónico escolher? Phyto Corrective, o sérum hidratante e apaziguante para pele sensibilizada

phyto corrective

Tenho adorado usar, uma vez que faço regularmente procedimentos médico estéticos e este sérum pode ser usado pós procedimento. Ele contém: Extratos botânicos (pepino + tomilho) + extrato de folha de oliveira + 0,2% Ácido Hialurónico epidérmico e os benefícios são:

  • Funciona como excelente hidratante oil-free
  • Acalma, hidrata e suaviza a pele
  • Diminui a vermelhidão na pele sensível e pós-procedimento estético

Para que peles? Todas, mesmo as oleosas, e especialmente as irritadas e sensíveis ou sensibilizadas e propensas a vermelhidão temporária e pós procedimento. Dicas: Também pode ser usado após a depilação, em queimaduras solares, picadas de insetos e por homens no pós-barbear. Como usar? De manhã e/ou à noite após o antioxidante (manhã) e o renovador celular (noite) ou como cuidado único à noite antes do hidratante. Onde encontrar? Por exemplo, aqui. Mais detalhes aqui.

Que sérum com ácido hialurónico escolher? Hydrating B5, o sérum com efeito booster para uma pele mais suave, lisa e radiante

hydrating b5

É um sérum para todas as peles, mesmo as oleosas, que procuram conforto e suavidade! Ele contém: 0.5% Ácido Hialurónico epidérmico + Vitamina B5 + Complexo de hidratação avançado (glicerina, ureia, sódio PCA, trealose) e os benefícios são:

  • Elevado poder hidratante
  • Deixa a pele suave e visivelmente mais lisa
  • Oil-free, com uma leve textura em gel, adequado a todos os tipos de pele

Para que peles? Todas, mesmo as oleosas! E peles que sintam desidratação. Dicas: Se a pele apresentar desidratação severa, podemos aplicar em rosto húmido (humedecido por exemplo com água termal) para captar e prolongar a hidratação. Como usar? De manhã e/ou à noite após o antioxidante (manhã) e o renovador celular (noite) ou como cuidado único à noite antes do hidratante. Onde encontrar? Por exemplo, aqui. Mais detalhes aqui.

Que sérum com ácido hialurónico escolher? H A Intensifier, o sérum que combina hidratação intensa e ação anti envelhecimento

h a intensifier

h a intensifier

Se a preocupação são os sinais de envelhecimento então este é o sérum a usar! Ele contém: 1.3% Ácido Hialurónico com vários pesos moleculares (hidratando intensamente as várias camadas da pele) + 10% Pro-Xylane®+ 2% Glicirrizinato dipotássico + 0.2% extrato de arroz roxo e os benefícios são:

  • Níveis de ácido hialurónico aumentados em 30%
  • Pele mais firme e preenchida
  • Hidratação imediata e a longo prazo
  • Reduz a aparência de rugas e linhas finas

Para que peles? Todos os tipos de pele com sinais de envelhecimento e perda de firmeza. Dicas: Pode também ser usado no contorno ocular (excelente antes do creme de contorno de olhos para um boost de hidratação nesta zona!) e nos lábios! Como usar? De manhã e/ou à noite após o antioxidante (manhã) e o renovador celular (noite) ou como cuidado único à noite antes do hidratante. Onde encontrar? Por exemplo, aqui. Mais detalhes aqui.

Ácido hialurónico injetável + produtos cosméticos + suplementação e o extra das máscaras

phyto masque

Ninguém me tira esta abordagem ao envelhecimento da pele! O extra das máscaras é o cuidado semanal que todas precisamos para um boost que se sente mesmo! Tenho usado muito a máscara Phyto Masque, que considero uma “extensão” do sérum Phyto Corrective (hidrata e apazigua pele sensível ou reativa). Dos meus produtos favoritos de sempre! Pode ser usada de algumas maneiras diferentes: como sleeping mask, até 3 noites por semana (em camada fina, deixando atuar toda a noite), como máscara deixando atuar 10-15 minutos e retirando com água fria ou com compressa húmida, fazendo penetrar o remanescente na pele. O sérum Hydrating B5 tem ainda “uma irmã”, a máscara com o mesmo nome, a Hydrating B5, que pode ser usada por exemplo em ambiente húmido, como o duche, para captar mais água à superfície da pele e prolongar a hidratação. Ambas as máscaras podem ser usadas por todos os tipos de pele que necessitam de hidratação extra. Mais detalhes aqui e aqui.

phyto masque

hydrating b5

Ácido hialurónico: a suplementação para além do injetável e dos produtos cosméticos

Tenho este artigo no site onde falo sobre o tema suplementação para a pele. Os suplementos de ácido hialurónico que faço mais regularmente são estes: o Hyaluronic Extra Plus ou o Hyaluronic Max e o Hilastine, que conjuga ácido hialurónico, elastina e vitamina C. Para um efeito notório na pele procuro sempre uma concentração superior a 150 mg de ácido hialurónico por toma.

acido hialuronico suplemento

Esta é a minha abordagem, sou fã de ácido hialurónico e só tenho pena de não ter começado a usar ácido hialurónico na minha rotina de skincare mais cedo! Desde então a minha pele mudou para muito melhor, não há mesmo comparação!

skinceuticals

 

Já usas um cuidado com ácido hialurónico?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo.

Posts relacionados

Lift Integral da Lierac – creme estrela com efeito tensor

Provavelmente uma das perguntas que recebo mais vezes é: “Qual um bom creme antienvelhecimento”? Antes de mais é importante referir que uma rotina de rosto não é “um creme”. Mas eu entendo esta pergunta sim, até ...

Maio 13, 2021

Colagénio – testei 5 suplementos. Como respondeu a pele?

Desde há alguns anos que faço suplementação com colagénio e a razão pela qual a faço é porque me foi recomendada em consulta de dermatologia, como um add on aos tratamentos e aos cuidados de pele que tenho. Hoje ...

Maio 11, 2021

Protetor solar de rosto – basta numa rotina antienvelhecimento?

Cada vez mais estamos consciencializadas de que a utilização de um protetor solar de rosto é fundamental para prevenir o envelhecimento da pele. Mas grande parte das mulheres faz apenas o protetor solar de rosto ...

Abril 29, 2021

3 comentários

  1. Carla Araújo diz:

    Bom dia Joana,

    tenho 51 anos e como gostaria de perder peso e a minha pele, embora com poucas rugas, denota flacidez (oval do rosto e pescoço), gostaria de saber se estes suplementos poderiam ajudar a minorar o efeito da flacidez na pele. Quais seriam os mais indicados – Hilastine, Hyaluronic e/ou Collagen Express, de que fala noutro post?
    Obrigada e um beijinho

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla! A flacidez é um conjunto de diversas questões: perda de ácido hialurónico, colagénio e elastina com o avançar da idade, que dão suporte à pele e vão diminuindo com a idade; exposição à radiação solar sem proteção diária; falta de cuidados que atuem especificamente na perda de firmeza (e nos restantes sinais de envelhecimento), como o uso de antioxidantes, renovadores celulares e produtos com ácido hialurónico (tenho artigos sobre todos estes temas aqui no site, basta pesquisar no símbolo lupa) e o uso de alguns suplementos, embora estes não tenham a opinião consensual da dermatologia. Regularmente faço o Hilastine e o Collagen Express em simultâneo (o Collagen Express só 10 dias por mês) e por conselho da minha dermatologista. Espero fazer um artigo sobre este tema, mais detalhado, em breve! Um beijinho!

  2. Carla Araújo diz:

    Muito obrigada, Joana

    Esse artigo sobre este tema será muito bem vindo.

    Beijinho

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist