O que são preenchimentos com ácido hialurónico (segundo a dermatologista)

O que são preenchimentos com ácido hialurónico

Nota importante: O meu objetivo não é incentivar ao recurso a este procedimento, mas sim fornecer informação sobre o mesmo. Todos os procedimentos médico-estéticos devem ser analisados com o médico segundo as características individuais de cada pessoa. Quando olho para fotos minhas de há uns anos, vejo-me com um rosto mais novo. Mas em quê concretamente? O envelhecimento do rosto é muito mais do que o envelhecimento da pele e desde há uns meses que tenho lido e estudado sobre este assunto. De facto, à medida que o tempo vai passando, existem alterações no osso e na gordura da face (para além de alterações na qualidade da pele, isso é mais óbvio). O que sustenta a pele (osso e gordura) ao sofrer a alteração normal com a idade, dá-nos um ar menos preenchido e por conseguinte mais velho. Menos redondinho! Mas é possível alterar esse aspeto? O que são preenchimentos com ácido hialurónico?

O que são preenchimentos com ácido hialurónico

Percebi que há coisas que posso melhorar no meu rosto nesse sentido, pois não gosto mesmo dos sulcos que vão do nariz à ponta dos lábios. Os preenchimentos! Já ouviste falar? Estive com a Dra. Marisa André da Clínica Laser de Belém para perceber mais sobre este tema!

P: O que são afinal os preenchimentos?

R: À medida que nós vamos envelhecendo a nossa estrutura muda. Não é só a parte mole (a pele). A parte óssea também muda ao longo do tempo, bem como a gordura. O que fazemos com o preenchimento é tentar compensar essas alterações que vão surgindo com a idade. No caso dos preenchimentos, o que fazemos é colocá-los nalguns locais que são estratégicos para tentar reduzir a diminuição desse preenchimento endógeno de algumas zonas e por outro lado como são produtos que são “amigos da água” (chamam a água), permitem ainda um volume maior. Por norma utilizamos o ácido hialurónico e conseguimos um aumento de volume e também aumento de hidratação. Depois do preenchimento, há uma alteração da própria textura da pele, fica com um ar muito mais hidratado.

Estes preenchimentos são utilizados tanto em zonas onde se dá a perda óssea, como nas zonas onde há perda de gordura. Se por exemplo colocarmos nas maçãs do rosto essa zona deixa de ficar tão plana, passa a ficar mais volumosa, mas por outro lado ao fazer o preenchimento e ao “chamar a água” os sulcos nasogenianos (sulcos dos lados do nariz até à boca) vão ficar muito menos acentuados. Por outro lado, a própria comissura dos lábios, se estiver para baixo faz-nos ter um ar mais triste, se a comissura estiver para cima temos um ar mais contente, mais feliz. Existem zonas que são estratégicas e permitem a melhoria do aspeto da pessoa.

Marisa André (Dermatologista)

O que são preenchimentos com ácido hialurónico

Antes era comum baralhar preenchimentos, ácido hialurónico, botox… Sei que posso tomar escolhas mais sensatas e informadas quando a minha médica me explica todos os pormenores sobre estes procedimentos. Sei que vou ficar mais velha e aceito esse facto com muita serenidade! Ter mais anos significa ter mais experiência. E sinto-me cada vez melhor com mais idade. Mas se puder melhorar pequenas coisas que me incomodam, não vem mal nenhum ao mundo, pois não?

Já pensaste em fazer um preenchimento com ácido hialurónico?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

12 protetores solares imperdíveis e as novidades mais quentes!

Tenho de começar por dizer que o protetor solar é, sem dúvida, o meu produto cosmético favorito e o produto antienvelhecimento número 1. 80% dos sinais de envelhecimento da pele são devidos à exposição solar todo...

Junho 8, 2024

Espuma Micro-Peeling Vinoperfect: pele nova em 30 segundos!

A gama Vinoperfect da Caudalie é uma referência no segmento antimanchas e luminosidade. A estrela desta gama é o maravilhoso Sérum Vinoperfect, o mais vendido dentro deste segmento nas farmácias europeias. Esta g...

Maio 14, 2024

Cica Daily Uriage: pós procedimento ou uso diário (sem perfume)

Que boa novidade da Uriage que me chegou a casa há já algumas semanas! A novidade da gama Cica Daily encantou-me, uma gama com 3 produtos hidratantes e reparadores de cuidado diário ou pós procedimento, sem perfu...

Abril 29, 2024

4 comentários

  1. Ana A. M. Pires diz:

    Boa tarde.
    As minhas desculpas- o assunto tem a ver com preenchimento com ácido hialuronico, mas trata- se de uma questão delicada, pata qial peço, desde já, o seu parecer, já que está familiarizada nestes meandros da medicina estética.
    Assim, coloquei ácido hialuronico no ” bidode chinês ” e cantos da boca. Acontece que a médica achou que um dos lados ( canto da boca)precisava mais quantidade ( ao contrário do eu achava), pois o sulco era maior do lado oposto. tal veio a verifica. O lado que eu achava que precisava, precisa mesmo! Só que a médica quer cobrar exatamente o mesmo valor que cobrou pelo procedimento inicial, alegando que precisa de nova seringa e mais produto.
    Tal será lícito? Pagar em dobro por um procedimento que deveria ter ficado bem mas que por erro( mau cálculo/ doseamento) da médica, não aconteceu assim? Gostaria de saber se este procedimento é normal e eticamente aceite. Muito obrigada.
    Ana P.

    1. Joana Alvares diz:

      Ana, é muito importante antes de um procedimento destes saber qual a quantidade de ácido hialurónico (ou outra substância) necessária pois isso determina o valor do mesmo. Isso deveria ser discutido previamente e não no momento, exatamente para não haver surpresas. Em todo o caso tenho de referir que durante um procedimento o médico pode perceber que é necessária maior quantidade, por algum motivo. Cada caso é mesmo um caso, mas para não haver surpresas o ideal é sabermos, antes do dia do procedimento, exatamente o que vai ser necessário. Também deves verificar a tabela de preços do médico / clínica. Um beijinho, Joana

  2. Giselle Ferreira diz:

    Olá Joana, qual o valor para fazer um procedimento destes hoje em dia? Sei que depende muito da quantidade de seringas utilizadas e que cada caso é um caso, mas mesmo assim gostaria de ter uma ideia dos valores reais médios praticados e quantas seringas costumam ser usadas em cada sessão. Gostaria de fazer (nunca fiz e já sinto que preciso). Obrigada e parabéns adoro ler os seus conteúdos!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Giselle, os valores de facto podem ter uma variação enorme tendo em conta tudo isto e principalmente a quantidade de produto utilizado. No meu caso, para 1,2 ml de ácido hialurónico estamos a falar num valor que ronda os 300 € na clínica em questão (mediante as clínicas os valores podem também sofrer alterações). Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024