Primeiros passos para fazer um preenchimento com ácido hialurónico

preenchimento acido hialuronico

Nota importante: O meu objetivo não é incentivar ao recurso a este procedimento, mas sim informar sobre a experiência que tive com o mesmo. Todos os procedimentos médico-estéticos devem ser analisados com o médico segundo as características individuais de cada pessoa. Já te falei sobre a minha vontade em repor algum do volume perdido na face. Já falei sobre o tema ácido hialurónico aqui e aqui. Com o passar dos anos, com a idade, e agora que já cheguei aos 40, sinto menos volume e 2 sulcos marcados de cada lado da boca, os sulcos nasogenianos. Por isso decidi dar este passo, pois sei que as vantagens de fazer um preenchimento são várias, desde mais volume na face, bem como uma pele mais bonita e hidratada. E aproveito para dar um toque nos lábios muito subtil, porque tenho uma assimetria.

acido hialuronico

acido hialuronico

Avaliar em consulta de dermatologia

Decidi falar deste assunto com a Dra. Marisa André, minha dermatologista, que tem muita experiência neste tipo de procedimentos. Ela explicou-me que é muito importante o tipo de ácido hialurónico utilizado porque há várias alternativas. Como tal deverá ser adaptado às nossas características (idade, objetivos, etc) . Por exemplo, uma mulher com mais idade deverá usar um ácido hialurónico mais reticulado (mais “denso”). Deve ser sempre um médico a fazer este procedimento, nomeadamente dermatologista ou cirurgião plástico. Dessa forma temos a garantia de que o ácido hialurónico escolhido é eficaz e seguro e o mais adequado à nossa condição pessoal. E também que o profissional que o está a fazer está habilitado e tem muita experiência. Há marcas que só vendem este tipo de produtos exclusivamente a médicos e isso é uma garantia a todos os níveis. O ácido hialurónico pode ser aplicado com vários objetivos, nomeadamente: preencher sulcos e rugas, preencher depressões cutâneas, aumentar os lábios e maçãs do rosto, remodelar o nariz e o queixo, corrigir pequenas assimetrias (até da mandíbula) e outras alterações.

acido hialuronico

Perdemos 5 CC de volume na face por ano a partir dos 40

Na consulta de avaliação de preenchimento, a Dra. Marisa referiu que mais ou menos a partir dos 40 anos perdemos 5 CC de volume na face por ano! Isto é impressionante, e a razão para irmos perdendo aquele ar mais redondinho com a idade. Também o nosso rosto, que poderia aos 20 anos encaixar num triângulo invertido (vértice no maxilar), com o passar dos anos tende a alterar-se (vértice entre os olhos e a base em baixo). Isto significa que todo o rosto vai “caindo” com a idade. Por exemplo, ao fim de 5 anos já perdemos 25 CC em volume (imagina a quantidade que isto é, o equivalente a 25 ml!). Daí que é irreal mantermos um aspeto mais jovem só com a aplicação de cremes. Os cremes não têm a capacidade de repor todo este volume perdido. As mulheres costumam preocupar-se muito com as rugas, mas eu noto logo neste pormenor numa mulher. Muito mais do que nas rugas, confesso.

acido hialuronico

Avaliar ao espelho

A Dra. Marisa colocou-me o espelho à frente e disse-me para lhe mostrar o que pretendo melhorar. Gostei também do seu discurso, pois claramente é adepta de procedimentos naturais, em que não é suposto as pessoas dizerem “Fizeste um preenchimento?!”. Não. O objetivo é fazer uma correção de volume, não alterar as feições, nem é isso que quero para mim. Aquilo que pretendo é diminuir a profundidade dos sulcos e corrigir uma assimetria dos lábios, para além de os preencher ligeiramente e definir o seu contorno. A Dra. Marisa também me explicou que para o rosto ficar harmonioso irá também preencher muito ligeiramente na zona das maçãs do rosto.

acido hialuronico

acido hialuronico

Os cantos (comissura) dos lábios têm uma certa tendência para descair com a idade e vamos também trabalhar nesse sentido. Nesta primeira vez vamos fazer a aplicação de uma dose de 1 ml de ácido hialurónico (existem várias marcas no mercado comercializadas por vários laboratórios, como a Filorga, a Galderma e a Allergan, por exemplo, e cada marca tem um nome diferente). A Dra. Marisa utilizou um lápis branco para marcar as zonas a tratar e explicou-me que uma dose de 1 ml é suficiente para fazer tudo o que pretendo. Mas avisou-me logo: com a minha idade, com as minhas características, com este pequeno volume injetado, é provável que o tratamento dure apenas 3 meses. Por isso muita atenção às expectativas. Fiquei logo a pensar nos anúncios que vejo onde se refere que um preenchimento vai durar 6 meses a um ano. Depende! Da pessoa, da zona, do produto, de tantas coisas.

acido hialuronico

E no dia do procedimento?

Também me explicou que no dia do procedimento, devo vir completamente desmaquilhada. Posso vir maquilhada e desmaquilhar-me previamente (é fornecido um desmaquilhante, por norma uma água micelar). Tal como mencionei neste artigo, podem acontecer alguns efeitos secundários, que não devem ser completamente descartados, como edema e hematomas. No próprio dia, e durante cerca de 24h não devemos fazer exercício físico nem nos baixarmos, e nos dias seguintes não devemos mexer na zona onde foi aplicado o ácido hialurónico.

Fiquei entusiasmada com a decisão que tomei e 100% informada, por isso muito tranquila. Para além do benefício do preenchimento, o ácido hialurónico tem a capacidade de reter água na pele, daí que seja expectável um aumento na hidratação e na qualidade da pele, referiu-me a médica. Claro que vou mostrar como se faz este procedimento, mas caso tenhas dúvidas diz-me que prometo responder, sim?

Já pensaste em fazer um preenchimento com ácido hialurónico?

Fotografia: Yellow Savages

Disclaimer: este procedimento foi-me recomendado após serem avaliadas as minhas características individuais pelo que não aconselho que o faças sem antes avaliares com um médico. Os procedimentos estéticos têm efeitos secundários e não são completamente inócuos. Este post não é patrocinado.

Posts relacionados

Filler Biotic: exímio efeito lifting e “botox-like”, nota 10!

Mais uma novidade imperdível da SVR! Só posso começar este artigo assim porque o Filler Biotic é uma daquelas surpresas para o contorno ocular e contorno de lábios que não esperamos, de todo, num produto tão aces...

Fevereiro 20, 2024

Proteoma e Age Proteom: qual é afinal todo o buzz?

Age Proteom não tem “dado uma folga” e ainda não parou de aparecer basicamente em todo o lado. Este sérum demonstrou clinicamente que a pele pode envelhecer duas vezes mais devagar, com base num mecanismo de ação...

Fevereiro 10, 2024

Para envelhecer bem é preciso gastar muito dinheiro?

Há uns tempos recebi uma mensagem que dizia: “Para envelhecer bem é preciso gastar muito dinheiro”. E eu não podia concordar menos. Pequenos hábitos têm um impacto tremendo na forma como me sinto a envelhecer e h...

Janeiro 21, 2024

8 comentários

  1. Fátima Álvares diz:

    Este procedimento é caro?

    1. Joana Alvares diz:

      Não é um procedimento barato. No meu caso rondou os 200-300€. Há várias condicionantes, como o produto, a durabilidade do tratamento, entre outros fatores.

  2. Cláudia Caeiro diz:

    A duração do procedimento tem a ver com o tipo de reticulação do ácido hilurónico, sendo que obviamente os menos reticulados duram muito pouco. A reticulação tridimensional, com um.crosslink com moléculas de alto e baixo peso molecular, como é o caso da gama Juvederm da Allergan, têm a durabilidade de 1 ano a 24 meses mediante o grau de volumetrização. Mas uma coisa é certa, nunca voltamos ao estado inicial uma.vez que o AH promove a produção de cologeneo e AH endógeno. Trabalho para a Allergan Aesthethics há 10 anos e a titulo pessoal comprovo os excelentes resultados em termos de naturalidade e durabilidade.
    Fazer um tratamento deste género para durar 3/4 meses é impensável nos dias de hoje quando existem produtos que nos proporcionam resultados muito acima disto. Só é aceitável esta durabilidade para tratamento das rugas dinâmicas com BOTOX, uma.vez que a toxina deixa de fazer efeito após este período de tempo.
    As marcas de AH são todas distintas tendo em.conta a sua produção por parte dos laboratórios e respectivos componentes, e existem centenas no mercado europeu, mas é importante perceber as diferenças de cada uma e escolher a melhor opção para obter um tratamento de excelência.
    Gosto de ver um artigo sobre este assunto que infelizmente neste país ainda continua a ser tabu.

    1. Joana Alvares diz:

      Cláudia, muito obrigada pela tua intervenção. Acredito que existem diferenças grandes entre diversos produtos. A título de exemplo, o primeiro tratamento que fiz com ácido hialurónico foi com outra marca e foi essa a duração média, e não voltei a repetir. Em termos de durabilidade há outras condicionantes como a profundidade a que o ácido hialurónico é injetado, área do rosto (durará menos tempo na zona periocular e perioral – áreas mais dinâmicas – porque a reticulação é mais facilmente degradada pela mímica facial) e tipo de ácido sendo que quanto mais reticulado for, menor a sua taxa de degradação. Vou questionar vários intervenientes sobre este assunto que me parece de grande importância. Quando referes o período de 1 ano a 24 meses, estás a mencionar o caso de um preenchimento feito com 1 ml nos sulcos nasogenianos, numa mulher com 40 anos, ativa, com uma reticulação baixa?

  3. Catarina diz:

    Boa tarde Joana.

    Consegues partilhar mais sobre este tema, bem como clínicas ou médicos que habitualmente fazem este tipo de procedimentos?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Catarina! Em Lisboa faço todos os meus tratamentos com a Dra. Marisa André, na Clínica Laser de Belém. No Porto recomendo a Dra. Filipa Ventura ou o Prof. Dr. Osvaldo Correia na Clínica Epidermis. Tenho vários artigos sobre este tema, aqui no site! Basta pesquisares por “preenchimento” ou “ácido hialurónico” na lupa na homepage (canto superior direito). Um beijinho!

  4. Inês diz:

    Olá Joana,

    Quando fala de 200€-300€, está a referir-se ao preço por ML de ácido hialurónico?

    Obgd

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Inês, estou-me a referir ao procedimento em si com uma ampola de 1.2 ml de ácido hialurónico na Clínica Laser de Belém. Antes de fazer qualquer procedimento devemos avaliar junto do médico que produtos e quantidades serão necessários para não haver surpresas. Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024