Skincare 2022 Beauty Diaries – Parte 2

beauty skincare 2022

Skincare em 2022 teve muitos desafios, sobre os quais já falei na primeira parte destes Skincare 2022 Beauty Diaries, aqui. Na primeira parte falei sobre a limpeza da pele, tónicos, antioxidantes, despigmentantes, séruns, hidratantes, protetores solares e cuidados para o contorno ocular. Dada a extensão desse artigo, a temática das máscaras, esfoliantes, óleos, SOS, dispositivos, gadgets e procedimentos médico estéticos ficou para esta segunda parte! Espero que seja uma viagem bonita, esta que conta a minha experiência e preferências em 2022 no que toca a skincare!

NOTA IMPORTANTE: este é o meu trabalho, eu tenho contacto regular com muitas marcas e recebo inúmeras PR Samples. Não defendo o consumo desenfreado e uma pessoa normal não precisa de ter muitos produtos!

Beauty Diaries 2022

Os artigos que já publiquei nesta coleção de Beauty Diaries 2022 são os seguintes:

  • Skincare 2022 Beauty Diaries – parte 1, que pode ser consultado aqui
  • Haircare 2022 Beauty Diaries, que pode ser consultado aqui
  • Corpo 2022 Beauty Diaries, que pode ser consultado aqui
Máscaras

Tenho de começar este capítulo por referir que para mim usar uma máscara, não é, de todo, um milagre, é um mimo, um cuidado extra. Nunca percebi a predileção que muitas mulheres têm com a temática das máscaras nem toda a expectativa que depositam nelas. Para mim não há nada como começar com os cuidados que têm um impacto tremendo na pele (horas de sono, alimentação rica em vitaminas, proteínas e antioxidantes, evicção do tabaco, álcool e açúcar, exercício físico e gestão do stress) e uma rotina correta e adaptada com os passos importantes: limpeza, utilização de um antioxidante, hidratação com ácido hialurónico, proteção solar e renovador celular na rotina da noite. A utilização de uma máscara é, neste quadro, apenas um mimo e longe de ser um milagre. Mas com isto dito, eu sou aquela pessoa que faz religiosamente uma máscara por semana desde que me lembro (o meu objetivo é chegar a duas vezes por semana… mas ainda não se tornou um hábito – talvez seja em 2023).

Máscaras que uso desde anos anteriores e que mantenho para dar um boost de hidratação à pele: a máscara Intensive Hyaluronic da Esthederm, a máscara Thirstymud da Glamglow, a Máscara Vinosource-Hydra da Caudalie e a Phyto Corrective Mask da Skinceuticals. Em 2022 descobri, no entanto, duas máscaras que ficaram registadas para sempre, pois são uma delícia! A Ultimate Nourishing Rice Overnight Spa Mask da COSRX e a Hyperdew da Skintegra. Mas voltemos um pouco atrás para referir os pontos positivos destas máscaras.

A máscara Intensive Hyaluronic da Esthederm, de que já falei várias vezes, é das máscaras MAIS hidratantes que alguma vez usei! O conforto é imediato e imenso! É uma máscara de hidratação INTENSA que preenche a pele. Funciona como um tratamento instantâneo SOS para pele desidratada, e combina 3 formas de ácido hialurónico: elevado e médio pesos moleculares e vetorizado em microesferas. A textura é muito cremosa, fundente e sem colar, com uma fragrância muito suave. Aplica-se em camada espessa no rosto, pescoço e decote durante 15 a 20 minutos e no final basta remover o excesso (com compressas húmidas por exemplo) ou enxaguar. A pele fica muito hidratada, confortável e luminosa! Também pode ser usada como cuidado flash antes de uma saída / evento para uma luminosidade imediata.

A máscara Thirstymud da Glamglow, de que já falei várias vezes também, não é uma máscara propriamente muito acessível, mas é das mais hidratantes e nutritivas que conheço, excelente para peles mistas a secas, dá um conforto incomparável, e embora tenha um aroma a côco, resulta lindamente na minha pele sensível. Rica em glicerina, ácido hialurónico, triglicéridos reconstituintes, água de côco e mel, a textura é untuosa como um creme. Uso-a muitas vezes!

A Máscara Vinosource-Hydra da Caudalie é uma máscara-creme hidratante que até pode ser usada no contorno ocular (pontos extra por este motivo também) e um indispensável para metamorfosear a pele. Apazigua as peles desidratadas, mesmo as sensíveis, e nutre intensamente. A pele fica mais preenchida, suave e hidratada. Contém água de uva bio, centelha asiática bio apaziguadora e polifenóis antioxidantes e pode ser usada de 3 formas: 1) como booster de hidratação em todo o rosto, deixando atuar 10 minutos – retirar o excesso (sem passar por água) por exemplo com uma compressa humedecida e proceder à rotina de rosto; 2) como creme de noite em camada fina, deixando atuar toda a noite; 3) como máscara hidratante expresso para o contorno ocular, aplicando no contorno e nas pálpebras. Depois basta retirar com uma compressa ou algodão e proceder à aplicação do cuidado específico para esta zona.

A Phyto Corrective Masque da Skinceuticals, é uma das minhas máscaras de eleição, já falei dela imensas vezes. Excelente para todas as peles, mesmo as oleosas, muito sensíveis e intolerantes, hidrata intensamente mesmo as peles oleosas (e hidrata muito as normais e secas também), sem qualquer sensação gordurosa. Apazigua de imediato a pele, pode mesmo ser usada como SOS, após o verão, depois de procedimentos médico estéticos, em queimaduras solares. A textura é um gel muito fácil de espalhar, com elevada concentração de extratos botânicos (extrato de pepino, tomilho e azeitona), um dipeptídeo calmante e ácido hialurónico, que sinergicamente acalmam e hidratam intensamente a pele em caso de reatividade. Pode ser usada até 3 x por semana, mesmo durante a noite, em camada fina, como creme noturno. Deixa a pele ultra suave e hidratada.

Quanto a novidades para mim em 2022 na categoria máscaras, estas são duas a que tenho de dar TODO o destaque. A Ultimate Nourishing Rice Overnight Spa Mask da COSRX foi talvez a que mais usei. Ultra hidratante, deixa a pele como seda e apazigua a pele. Não tem perfume na composição. Enriquecida com mais de 68% de extrato de arroz, um ingrediente bastante usado na cosmética asiática, que suaviza a pele e niacinamida, para uma pele mais luminosa e protegida, tem um efeito hidratante imediato e revitaliza a pele cansada e desidratada. Pode ser usada como máscara overnight, em substituição do creme de noite, em camada fina, ou como máscara a retirar com compressa húmida, durante 10 minutos e foi sobretudo assim que a usei. É excelente!

Relativamente à Hyperdew da Skintegra, é uma máscara “diferente”! Diria mais que é um passo adicional de hidratação pois ela aplica-se como último passo da rotina da noite sempre que quisermos. Sim, très simple! Com uma textura gel, que contém 5% de um derivado do ácido azelaico, probióticos fermentados, cerca de 30% de fatores de hidratação naturais, espirulina e extratos de algas é uma solução muito engenhosa para quem procura uma máscara de hidratação com um efeito duradouro e com funções extra (plim, plim, plim!, só pontos a favor!): pele alisada, menos irregularidades e prevenção dos sinais de envelhecimento. O derivado de ácido azelaico hidrata, ilumina e melhora a textura da pele. Este derivado possui todos os benefícios do ácido azelaico com a exceção do efeito queratolítico, por isso, pode ser combinado com qualquer rotina de noite, mesmo com ácidos esfoliantes ou retinoides! Uma espécie de slugging, mas em bom, na minha opinião. Não contém perfume.

Não posso deixar de mencionar no capítulo máscaras a Máscara Sensifine da SVR: uma máscara que hidrata intensamente as peles mais sensíveis e intolerantes. Adoro-a! É uma excelente máscara hidratante até mesmo para as peles polialérgicas. Com uma fórmula minimalista com 13 ingredientes, concentrada em ingredientes apaziguantes e nutritivos e proporciona um alívio intenso. Tem uma ação suavizante rápida graças à niacinamida, fornece uma hidratação intensa graças ao complexo nutritivo a 25% – óleo de algodão e manteiga de karité – e contém 15% de agentes emolientes.

Esfoliantes físicos

Depois de o esfoliante que eu usava, da marca Rilastil, ter sido descontinuado (era um esfoliante muito cremoso e nutritivo simultaneamente), abri uma caixa de perguntas nas Stories do meu Instagram e a maioria das respostas referia Caudalie. A marca tem dois esfoliantes diferentes e de facto usei os dois em 2022. Boa descoberta. A decisão da escolha no momento dependeu basicamente se pretendia uma esfoliação mais intensa ou mais suave. O Creme Esfoliante Desincrustante, o esfoliante da Caudalie de embalagem verde e que faz uma esfoliação mais intensa, purifica e afina o grão da pele sem a secar. Com microesferas esfoliantes de areia vulcânica e água de uva hidratante e apaziguadora, a pele fica suave, fresca e luminosa em segundos. Tem um aroma efervescente, com notas de toranja, menta e laranja doce. É um esfoliante bastante eficaz.

Quanto ao Creme Esfoliante Suave, o esfoliante da Caudalie de embalagem branca e mais suave, é ideal para peles mais sensíveis e que preferem grãos esfoliantes mais “finos”. Elimina as células mortas com suavidade graças às microesferas de jojoba associadas ao óleo de grainhas de uva nutritivo. É um cuidado muito interessante para quem tem receio de usar um esfoliante físico. Entre os dois não sei escolher, pois efetivamente usei os dois em 2022 – quando quis uma esfoliação mais intensa usei a embalagem verde e quando quis uma esfoliação mais suave usei a embalagem branca. Para quem me pergunta, eu faço apenas uma esfoliação física por semana, sempre ao domingo à noite e nunca utilizo na mesma rotina ácidos esfoliantes ou retinol. De seguida faço SEMPRE uma máscara hidratante, my tip for you!

Óleos

Penso que posso dizer que 2022 foi o ano em que me apaixonei profundamente por óleos faciais. Um deles já conhecia e veio de anos anteriores, um favorito desde a primeira gota que usei – o Óleo Regenerador de noite da Caudalie – e, uma novidade para mim, o icónico Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s. Ambos devem ser usados como primeiro passo na rotina da noite (como um sérum), mas nem sempre assim fiz, confesso! Uma vez que normalmente faço a minha rotina de rosto por volta das 20 h, quando me vou deitar gosto de dar um mimo nutritivo à pele (não o faço sempre, mas é um hábito que é muito querido para mim e me ajuda a relaxar). E tanto assim é que para além de 2 a 3 gotas no rosto aproveito e coloco também nas mãos. De facto os óleos duram tanto que sinto ser uma boa maneira de os rentabilizar. E tenho uma técnica específica! Coloco duas a três gotas na palma de uma mão, espalho ligeiramente entre as duas mãos e depois apenas encosto ao rosto, sem esfregar. I love it!

O Óleo Regenerador de Noite da Caudalie é uma autêntica experiência sensorial. A pele fica suave e hidratada. 99% composto por ingredientes de origem natural, com 5 óleos que atuam em conjunto para regenerar intensamente a pele: óleo de grainhas de uva bio, óleo de sésamo bio, óleo de jojoba bio, óleo essencial de rosa e óleo essencial de palmarosa bio (como contém óleos essenciais não deve ser usado por grávidas e mulheres a amamentar). Nutre e repara a barreira cutânea, dá imenso conforto, numa textura deliciosa adaptada a peles mistas a secas.

O icónico Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s é um óleo que absorve muito rapidamente, numa textura quase sérum, bastante leve para óleo facial e diria até indicado em todos os tipos de pele (talvez não nas muito oleosas), com 10 óleos botânicos e 99,8% constituído de ingredientes de origem natural. Com óleo essencial de lavanda, óleo de onagra e esqualano, hidrata intensamente e graças ao aroma a lavanda ajuda-me a relaxar. Já associo o seu aroma ao momento de ir dormir. Suaviza a pele, confere luminosidade e reduz as linhas de expressão. Vale mesmo a pena conhecer!

Uma boa novidade que conheci no final de 2022 foi o Superstar Retinoid Night Oil da Pestle & Mortar, um óleo formulado com dois tipos de retinol numa base de óleos orgânicos, como o óleo de grainha de uva e o óleo de rosa mosqueta, que ajuda a diminuir a aparência dos poros, das linhas de expressão, aumenta a produção de colagénio e ainda uniformiza a pele. Muito nutritivo, pode ser usado sozinho em peles mistas ou seguido de um creme hidratante nas peles secas ou muito secas. Bastante interessante!

Entretanto… TCHA-NAN… não posso deixar de falar numa paixão bastante recente (e que certamente vai continuar a fazer parte dos meus cuidados de rosto em 2023)! De facto, seria mais apropriado falar nele no artigo do próximo ano, mas é IMPOSSÍVEL não o mencionar já! Trata-se de um sérum em óleo, o Rich Night Serum da Ignae, a incrível marca high end portuguesa com soluções tão diferenciadas. É um verdadeiro tratamento facial. Um sérum que combate os sinais avançados de envelhecimento, com uma textura em óleo ultra nutritiva devido aos lipossomas EPC Factor® (a aguardar patente), que transportam os ativos para as camadas mais profundas da pele para uma regeneração celular máxima. E é exatamente isso que sinto quando o uso, a pele parece que se transforma! Tive essa sensação na primeira noite em que o usei. Depois deixei passar uns dias, voltei a usar e voltei a sentir o mesmo. E o mesmo se passa, SEMPRE que o uso. O Rich Night Serum é um concentrado de um dos ingredientes antienvelhecimento mais eficazes: o bakuchiol, a alternativa “limpa” ao retinol, que traz os benefícios do retinol sem os efeitos indesejados como a vermelhidão ou possíveis reações alérgicas e com a vantagem de ser seguro durante a gravidez e amamentação. O bakuchiol incrementa a produção de colagénio tipo I, III e IV e age como uma defesa face ao fotoenvelhecimento. Um produto incrível para uma regeneração profunda. E a little goes a long way. Duas ou três gotas são suficientes. Usa-se como sérum no início da rotina da noite e eu achei muito interessante intercalar nas noites em que não faço ácidos esfoliantes ou retinol. Que maravilha! Com um price point mais elevado que outras marcas deixo no entanto, por cortesia da marca, um código exclusivo de 15% de desconto para as minhas leitoras (em qualquer produto) até 28/02/2023 – código BEAUTYST, aqui. Por exemplo este sérum fica por 187,85€ em vez de 221€.

Cuidados SOS

Já expliquei com todo o detalhe neste artigo a razão de ter passado muitos meses de 2022 com uma urticária colinérgica que fez com que durante meses a fio eu não conseguisse fazer quase nada à minha pele a não ser hidratar, hidratar, hidratar (o que manifestamente comigo não resulta para aquele glow que eu gosto tanto de ter e que depende dos renovadores celulares, antioxidante e despigmentante). Por isso em 2022 eu usei alguns cuidados SOS que fizeram diferença quando o assunto foi apaziguar a minha pele durante as crises.

Usei muito a Água Termal da Avène. Tenho sempre uma água termal em casa (para além da minha querida Eau Cellulaire que não troco por nada) e usei-a bastante para apaziguar a pele. É uma água termal leve (resíduo seco), muito bem caracterizada e com inúmeros estudos de eficácia, incluindo na inflamação pele. Utilizei para pulverizar o rosto incluindo durante o exercício, uma vez que a urticária se devia à transpiração (a cada gota de transpiração sequei com uma toalha e pulverizei com a água termal).

Quem tem uma urticária colinérgica sofre MUITO com comichão. Não foram raras as noites em 2022 em que acordei a coçar a pele do rosto e pescoço (muito, muito incomodativo). Mas um gesto fez diferença e este foi um produto que passei a ter na minha mesa da cabeceira para pulverizar a pele: a Phyto Corrective Essence Mist da Skinceuticals. Trata-se de uma bruma muito leve que alivia imediatamente a vermelhidão e a irritação da pele, ao mesmo tempo que melhora a hidratação natural e reforça a barreira cutânea. Deve ser agitada antes de usar e sem dúvida que foi um verdadeiro SOS em 2022! Com extratos botânicos de toranja, pepino, tomilho, amora, folha de oliveira e alecrim (com propriedades apaziguantes e suavizantes), ácido hialurónico e glicerina (para uma ação hidratante) trata-se de uma bruma “obrigatória” para peles muito sensíveis e para usar pós procedimento também. Para quem gosta de brumas hidratantes, recomendo a leitura deste artigo onde explico a diferença entre 8 brumas.

Dispositivos, gadgets e outros

Não é um dispositivo mas para mim é bem diferente de um comum cosmético. Estou a falar do Tratamento Intensivo Fillerina (eu fiz o Grau 4), um tratamento com ação filler que usei em 2022 e que fez mesmo bastante diferença no meu rosto (mostrei o antes e depois no destaque “PELE 8” do meu Instagram, aqui). Trata-se de um produto de características únicas, uma alternativa às injeções de preenchimento com ácido hialurónico, com uma ação notável de preenchimento das rugas bem como uma solução para quem procura volumizar zonas específicas do rosto como as maçãs do rosto e lábios (também usei nas concavidades das olheiras). Pode ser usado como alternativa aos preenchimentos ou entre dois preenchimentos. Como já falei desta solução com tanto pormenor aqui e aqui, recomendo a leitura. É de facto uma solução única no mercado.

Sou a pior pessoa no que toca a gadgets porque a minha máxima é mexer o menos possível na pele. E ainda porque não encontrei uma marca que publicasse resultados de eficácia. Ainda assim, sou utilizadora da Foreo Luna 3 Pele Sensível apenas uma vez por semana (falei da Foreo com todo o pormenor aqui e com a opinião de duas dermatologistas e onde expliquei porque é que a uso com pouca regularidade).

Para finalizar este breve capítulo, um gadget que gosto muito de usar são os Ice Globes (tenho uns muito parecidos com estes). Coloco no frigorífico e passo no rosto sobretudo se dormi mal ou acordei com olheiras / olhos inchados. A forma é excelente para se adaptar a cada curva da pele. Adoro a sensação e é uma solução tão simples para fazer uma massagem super fresca e descongestionante! Algumas vezes uso também um roller de massagem e já falei sobre este assunto aqui (expliquei para que serve e o que faz na prática um roller).

Procedimentos médico estéticos

Em 2022 tenho de destacar os seguintes procedimentos médico estéticos que fiz:

O Medical Highlighting de que já falei aqui, e que tem como inspiração para este protocolo Fillmed as técnicas dos profissionais de maquilhagem, assente numa abordagem less is more: com pouco produto e colocado de forma estratégica consegue-se, através de injeções de ácido hialurónico, “jogar com a luz” no rosto em três zonas: 1) ampliar o olhar (subindo a arcada da sobrancelha, o olhar fica como que elevado, o rosto com aspeto mais jovem imediatamente); 2) enaltecer as maçãs do rosto; 3) fazer o lábio parecer maior.

Tratamento para a flacidez com Potenza da Cynosure. Fiz no rosto, pescoço e zona abdominal. De facto, como tinha muito pouca flacidez no rosto e pescoço onde notei maiores diferenças foi mesmo na zona abdominal onde tinha de facto bastante flacidez instalada e onde este tratamento foi MUITO eficaz! Expliquei tudo sobre este tratamento aqui e mostrei os meus resultados aqui.

2022 finalizou com um tratamento do qual fiquei absolutamente fã! Picosure Pro, um laser de picossegundos de que vou falar em breve, e que, no meu caso, foi utilizado para revitalizar a pele e reduzir o tamanho dos poros e ainda usado nas minhas estrias. No total irei fazer 3 sessões, com 2 já feitas. A maior diferença que notei desde logo foi na “luz” que emana da pele e sobretudo no tamanho dos poros. É inacreditável a diferença – os poros desapareceram (uau)! A pele ficou com um aspeto revitalizado. Mas ainda falta uma sessão e já só quero é fazê-la! Nas estrias ainda é cedo para contar os resultados, pois só fiz uma sessão nestas zonas, no entanto posso dizer que já sinto diferenças sim. Este laser é o único com aprovação FDA no melasma, e tem ainda várias indicações, nomeadamente em manchas como lentigos solares, nevos de Ota e nevos de Hori, cicatrizes de acne, estrias, remoção de tatuagens de todas as cores, revitalização da pele e diminuição da aparência dos poros. Como ainda não tenho artigo sobre o tema, deixo a indicação de que estou a fazer este tratamento na Clínica Derma 360 com a Dra. Eugénia Matos Pires.

 

Fica assim finalizado o tema Skincare 2022 num formato bem diferente do habitual, um formato mais “real” que corresponde aos meus cuidados de pele durante um ano inteiro! Espero que seja apreciado, tal como eu gostei TANTO de idealizar e escrever estes artigos (fica agora a faltar Makeup e Crianças que publicarei assim que possível).

 

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu conheço todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir novas soluções que quero testar ou fotografar. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra.

Posts relacionados

Rotina de inverno: as 5 alterações que faço

As temperaturas baixas, o vento, a chuva (e mesmo a neve) são factos que fazem parte do inverno. Mas são agressões externas para o maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é a maior proteção que temos contra o...

Fevereiro 2, 2023

Crianças 2022 Beauty Diaries

Muitas pessoas que acompanham o meu trabalho têm filhos e acabo por receber bastantes perguntas sobre os cuidados que os meus filhos utilizam. Em 2022 os meus filhos usaram soluções ótimas, algumas que vêm de ano...

Janeiro 21, 2023

Makeup 2022 Beauty Diaries

Este foi um tema muito pedido, as minhas escolhas de maquilhagem em 2022, ano em que descobri boas novidades. Para mim, na maquilhagem, bem como noutras áreas da minha vida, menos sempre foi mais. Posso dizer que...

Janeiro 18, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023